16/12/2025
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Rússia: Netflix suspende a transmissão do seu streaming no país

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Seguindo o movimento de diversas empresas que cortaram seus negócios com a Rússia, agora foi a vez da Netflix comunicar a suspensão do seu serviço de streaming no país. Na semana passada, a plataforma afirmou que não iria cumprir a lei russa “Vitirina TV”, que determina que tais serviços com mais de 100 mil assinantes inclua no catálogo 20 canais estatais gratuitos, incluindo NTV e Spa.

Essa determinação foi dada pelo órgão regulador russo Roskomnadzor em dezembro de 2021. Até o momento, a medida ainda não tinha sido aplicada. No entanto, devido ao número considerável de assinantes, a Netflix não estava considerando essa possibilidade.

Neste domingo (6), um porta-voz do streaming falou da decisão com a CNBC. “Dadas as circunstâncias no terreno, decidimos suspender nosso serviço na Rússia“.

De acordo com o The Wall Street, a plataforma, na semana passada, tinha cerca de 1 milhão de assinantes na Rússia. Sendo que na mesma ocasião, a empresa decidiu também “pausar” todos os projetos que estavam planejando para realizar no país russo.

Por exemplo, uma adaptação de Anna Karenina, de Leo Tolstoy, uma produção original que estava em andamento na Rússia. Mas com a defensiva contra a Ucrânia e a exigência de canais abertos russos, a situação destes e outros projetos ficam na incerteza.

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Outras empresas

Entre as outras companhias que também estão abandonando os negócios no país estão Shell e BP (grupo de energia britânico). Já as empresas como a Apple, Volvo e gigantes dos transportes, como MSC e Maersk, suspenderam as suas remessas.

A Disney, Warner e Sony também anunciaram que não vão mais exibir os seus lançamentos em cinemas da Rússia, sendo que os serviços só voltarão, possivelmente, depois que Putin dê um fim aos ataques contra a Ucrânia. A estreia de Batman, por exemplo, foi suspensa.

A Meta, assim como o YouTube, Twitter e Microsoft, também agiram contra o país russo. A dona do Facebook restringiu o acesso aos meios de comunicação estatais da Rússia: RT e Sputnik. Enquanto que os últimos três bloquearam tais canais em toda a Europa.

Operadoras de telefonia precisam mesmo ser tão burocráticas?

Quem nunca ouviu uma história de um amigo que passou mais de duas horas no telefone tentando resolver um problema com a operadora de telefonia? Ou ainda, aquele amigo que teve os valores do pacote aumentados sem justificativa ou solicitação?

Muito se fala de taxas abusivas, dificuldade de comunicação direta e eficiente com as operadoras, além de procedimentos longos e demorados que muitas vezes desencorajam os consumidores a buscarem a garantia dos seus direitos. Não é o caso da Fluke: uma operadora de telefonia móvel brasileira que é 100% humanizada e digital, que vem trazer mais transparência e flexibilidade para os consumidores de telefonia móvel.

Outro problema que o consumidor enfrenta são os valores abusivos de pacotes com poucos benefícios e internet. Na Fluke, os pacotes podem ser personalizados de acordo com a necessidade dos usuários, que além de ligações e WhatsApp ilimitado, podem comprar mais gigas e SMS a qualquer momento diretamente pelo aplicativo. Além disso, a operadora também conta com pacotes prontos com valor a partir de R$ 29,99 e assinatura mensal de R$ 4,99. Confira aqui e obtenha um serviço de qualidade com transparência.

A insatisfação com as operadoras de telefonia também é algo que faz com que os consumidores fiquem pulando de uma para outra. Cerca de 90 milhões de brasileiros trocam de operadora ao ano. 70% das reclamações feitas no Procon contra operadoras de telefonia são por falta de transparência. Sem contar as reclamações por dificuldades diversas nos atendimentos.

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Além disso, na Fluke é possível fazer a portabilidade de forma fácil e transparente, sem burocracia e ter que ficar lendo as letrinhas pequenas de contrato. Faça a portabilidade do seu número e descubra a tranquilidade de poder estar no controle do seu pacote de telefonia, com transparência, segurança e conectividade.

Na Fluke também tem economia. Peça seu chip pelo site ou pelo aplicativo da operadora e ganhe um desconto de R$ 10 na compra do primeiro pacote, usando o cupom “MINHAOPERADORA”.

TIM promove ‘feira de empregabilidade’ com cerca de 500 vagas de emprego

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Nesta terça-feira (08) é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar essa data, a TIM promove uma grande “feira virtual de empregabilidade” com as empresas participantes do projeto Mulheres Positivas. O evento teve início nesta segunda-feira (7) e vai até o dia 11 de março, onde estarão disponíveis quase 500 vagas em todo o país, além de cursos e workshops para apoiar as mulheres em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Estão disponíveis oportunidades para os mais variados níveis profissionais e em todas as regiões do país. Há vagas nas áreas administrativa, comercial, finanças, atendimento ao cliente, tecnologia da informação, engenharia, operações e logística.

Estão participando da programação da semana do evento 54 empresas de diferentes setores, que estão comprometidas em ampliar a participação das brasileiras no mercado de trabalho. Entre as companhias estão: O Boticário, C6 Bank, Bradesco, Catho, Ericsson, Enel, Energisa, InfoJobs, Surf Telecom, Oracle, HP Brasil, Highline, Grupo HOPE, Assaí Atacadista, Between do Brasil, Huawei, Microsoft, Nokia, TIM, XP Investimentos, entre outros.

Para conferir as vagas de emprego, os interessados devem acessar a pagina home.mulherespositivas.com.br/empregabilidade e fazer sua inscrição. Nas ações de capacitação, os temas vão desde educação financeira, marketing pessoal, habilidades e carreiras do futuro até preparação para entrevistas de emprego, planejamento de tempo, empreendedorismo e informática.

O hotsite também traz o link para download do aplicativo Mulheres Positivas, criado pela empresária Fabi Saad, que funciona como uma plataforma digital para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. Além disso, o app também possui cursos de capacitação, sendo que o acesso às vagas e aos cursos é gratuito para qualquer pessoa e clientes TIM navegam sem consumir o pacote de dados.

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“Nos orgulhamos da mobilização que iniciamos para que cada vez mais mulheres tenham oportunidades no mercado de trabalho e no seu cotidiano pessoal”, comenta Maria Antonietta Russo, VP de Recursos Humanos da TIM.

Ação Instituo Avon

Além da ação através do app Mulheres Positivas, a TIM também anunciou uma parceria com o Instituto Avon, focada no apoio e acolhimento de mulheres em situação de violência. A iniciativa é parte da adesão da TIM à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas.

A operadora fará uma ampla campanha em suas redes sociais com o mote “Imagine que é possível ser ouvida”, além de promover mais uma edição do bate-papo virtual TIM Convida, desta vez sobre caminhos para o enfrentamento à violência contra mulheres.

Envio de SMS com alertas para desastres naturais passaram dos 100 milhões em janeiro

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Há mais de dois anos que o mundo está tendo que conviver com o vírus da Covid-19, assim como com desastres naturais. Entre os trabalhos das empresas de telefonia móvel em tais situações está o envio de SMS como alertas. Somente em janeiro deste ano foram enviadas 116,9 milhões de mensagens de textos com alertas para risco de desastres naturais, sendo que 80% foram sobre chuvas intensas.

O estado que registrou o maior número de SMS enviados em janeiro de 2022 foi São Paulo, com 58,3 milhões, seguido por Minas Gerais com 21,5 milhões e pelo Rio de Janeiro com 12,8 milhões.

O sistema foi implantado pelas operadoras em parceria com a Defesa Civil dos Estados e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e é coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional.

De acordo com o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, o recurso faz parte de uma série de ações tomadas pelo setor de telecomunicações para melhorar o cotidiano da população. “O envio de SMS se soma a uma série de iniciativas do setor de telecom para melhorar o dia a dia da população. O envio de SMS é uma ferramenta importante e, vale destacar, o serviço é gratuito. A pessoa só precisa se cadastrar”.

Para receber os alertas, o usuário deve enviar uma mensagem pelo seu aparelho celular para o número 40199, com CEP do endereço que será monitorado. A partir daí, as pessoas cadastradas no sistema passam a receber alertas de forma gratuita, pois os custos de envio das mensagens são custeados pelas prestadoras.

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SMS enviados em 2021

Em 2021, as operadoras de telefonia móvel enviaram 762,9 milhões de SMS com alertas para risco de desastres naturais, como chuvas fortes, alagamentos e granizo, assim como mensagens de texto sobre a Covid-19. Entre esses alertas, 18,176 foram emitidos pela Defesa Civil e, desde 2017, acumulou 58,334 alertas.

A maior parte dos alertas foi de chuvas intensas, com 67% dos SMS. Informações sobre baixa umidade do ar somaram 12% das mensagens e informações sobre doenças infecciosas virais (Covid-19) somaram 8% dos alertas, seguida de alertas sobre granizo (3%). Também foram enviados SMS com alertas sobre deslizamentos, vendavais, alagamentos, inundações, onda de frio, enxurradas e incêndios.

Em relação aos estados, São Paulo registrou 347,2 milhões de SMS enviados, seguido do Rio de Janeiro com 112,1 milhões e Minas Gerais com 108,1 milhões.

Criado em fevereiro de 2017 para Santa Catarina, o sistema de envio de alertas foi ampliado gradativamente, estando em todo o país desde fevereiro de 2018. Desde que foi criado, já foram enviados aos usuários cadastrados 2,6 bilhões de mensagens.

Anatel determina que empresas de telecom ampliem o ‘Não Me Perturbe’

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Na última semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que a operadoras de telecomunicações ampliassem as funcionalidades do serviço de bloqueio de chamadas indesejadas “Não Me Perturbe” caso queiram, através dele, atender ao novo Procedimento Operacional para Atribuição de Recursos de Numeração.

Será determinado pelo Grupo Técnico de Numeração da agência um cronograma, e poderá ser de seis meses a um ano. A determinação é fruto de questionamentos feitos pelas empresas em relação às novas regras de numeração e resultado de negociação com a Anatel.

As novas regras determinadas pela agência afetam o funcionamento dos call center, uma vez que será criado o prefixo 0303 para identificar chamadas realizadas por empresas de telemarketing ativo. Dessa forma, o consumidor saberá que tal ligação que está recebendo é proveniente de tal serviço, pois o número 0303 será exibido na tela do celular.

O Ato entrou em vigor no final de novembro de 2021. Entre as regras, as empresas de telecomunicações são obrigadas a oferecer aos clientes um sistema de bloqueio de chamadas indesejadas.

Sobre o prefixo 0303, as operadoras pediram esclarecimentos, pois argumentam que já possuem um sistema de bloqueio de chamadas, o Não Me Perturbe, restrito ao setor e que, para eles, atendem ao requisito. O NMP é usado pela Claro, Oi, TIM, Vivo, Algar, Sercomtel e Sky.

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No entanto, na sexta-feira (4), a Anatel soltou um despacho esclarecendo que as empresas podem recorrer ao NMP para tal bloqueio, mas antes precisam ampliar muito suas atribuições. Em resposta ao superintendente Vinícius Caram a Conexis, ainda em fevereiro, foi dito que as empresas devem apresentar um plano que permita o bloqueio a pedido de clientes em seis meses, e em um ano definitivo.

No mesmo mês, o presidente da Conexis, Marcos Ferrari, defendeu o uso do Não Me Perturbe e que o recurso deveria ser usado por empresas de outros setores.

Oi oferece a clientes e colaboradores graduação com bolsas de até 73%

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Em uma iniciativa inédita de sua nova vertical de Educação, a Oi oferece aos seus clientes e colaboradores bolsas de estudos de até 73% para cursos de graduação, nas modalidades de ensino a distância (EAD) e presencial. A ação contempla nove cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos com mensalidades de R$ 99, sendo que os clientes e colaboradoras pagaram esse valor durante toda a graduação.

Os cursos disponíveis na modalidade EAD são: Bacharelado em Administração, Licenciatura em Pedagogia e Tecnólogo em Processos Gerenciais. Já na modalidade presencial, os cursos oferecidos são: Bacharelado em Administração, Licenciatura em Pedagogia, Tecnólogo em Processos Gerenciais, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Tecnólogo em Logística, Tecnólogo em Marketing, com aulas sediadas na cidade de São Paulo.

A empresa explica que esses cursos foram escolhidos na ação, pois são graduações que possuem alta procura em todo o país e também por serem estratégicos na melhoria da empregabilidade e da colocação profissional.

Os cursos são ministrados pela Faculdade Phorte e aprovados pelo MEC, com duração entre dois (Tecnólogo) e quatro (Bacharelado e Licenciatura) anos. As bolsas para clientes Oi são válidas do início ao fim da graduação, com mensalidades de R$ 99.

As inscrições ficarão abertas até o dia 31 de março e podem ser realizadas pela internet, pelo portal quero.vestibulardigital.com. Após as inscrições, os interessados podem optar pelo ingresso via ENEM, vestibular digital ou segunda graduação. Serão oferecidas 300 vagas para cada curso a distância e 100 vagas para cada curso da modalidade presencial. Após o processo de seleção, o início das aulas é imediato.

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A iniciativa reforça o posicionamento da Oi como uma plataforma de serviços digitais para melhorar a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, traduz o compromisso da Oi com a democratização da Educação e o desenvolvimento social do Brasil, refletindo a pauta ESG (Ambiental, Social e Governança) da companhia.

Educação da Oi

A vertical de Educação da Oi foi lançada em novembro de 2021 e sua estreia foi feita através dos cursos Oi Masterdados, um programa on-line inédito de capacitação de profissionais para o mercado de Data Analytics, que atraiu mais de 500 participantes.

Essa vertical de educação é uma plataforma aberta que agrega cursos para os mais diversos públicos e necessidades, prestados por instituições de ensino parceiras da Oi em todo o país, e já conta com mais de 100 cursos disponíveis no Oi Place.

Telefónica Tech abre 60 vagas de emprego para profissionais de tecnologia

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Nesta segunda-feira (07), a Telefónica Tech, holding de serviços digitais do Grupo Telefónica, anunciou que está com processo seletivo aberto para o preenchimento de 60 vagas de emprego para profissionais especializados em tecnologia para ampliar sua unidade de soluções em cloud computing.

Inserida na estratégia de negócio da Vivo para o segmento empresas ao longo do ano passado, a Telefónica Tech trará às empresas brasileiras um portfólio mais robusto e mais bem pensado de serviços digitais, contemplando iniciativas em Cibersegurança, IoT, Big Data e Cloud, projetando soluções formatadas para diferentes setores e ramos de atividades.

As vagas de emprego estão divididas em diversas funções, como arquitetos, administradores de sistemas operativos e bancos de dados, consultores de gestão de aplicações, data e inteligência artificial, dentre outros. Todas as oportunidades são destinadas à sede da empresa, que fica localizada na cidade de Barueri, região metropolitana de São Paulo.

O diretor de Operações da Telefónica, Salvador Hierrezuelo, afirma

“Telefónica Cloud chega para consolidar o segmento de empresas da Vivo como provedor de serviços de cloud, com um dos portfólios mais completos do país. Com as novas contratações, o foco e o desenho de novas soluções serão ainda maior. Trabalhamos com uma visão e estratégia global, somados ao nosso modelo de atuação local já consolidado no mercado, o que nos diferencia dos demais players regionais”.

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Para o executivo, os novos colaboradores chegarão para compor um ambiente inovador e focado em pessoas. “Nosso diferencial como empresa é sermos uma companhia diversa e focada no desenvolvimento dos nossos talentos. Portanto, quem quiser fazer parte da nossa equipe, vai encontrar um espaço inclusivo para colaboradores com vontade de fazer acontecer”.

De acordo com a empresa, o salário é compatível com o mercado os novos colaboradores contarão com o VIBE, o programa de benefícios flexíveis da companhia, que possui uma extensa lista de vantagens adaptáveis às necessidades de cada um, como vale refeição; plano de saúde e odontológico, Gym Pass, entre outros, além do modelo híbrido de trabalho.

Além disso, terá benefícios como oferta exclusiva da Vivo, com desconto especial em linha fixa, banda larga, TV e apps; dia de folga (Day off) para comemorar seu aniversário; Usufruir do nosso Programa de Desenvolvimento Educacional que oferece parcerias em instituições de ensino com desconto; certificações e cursos online, entre outros.

Os profissionais interessados podem fazer a inscrição pelo Talentos CloudCo (Telefônica Tech), no gupy.io.

Justiça mantém multa do Procon aplicada a Claro por causa do Brasileirão

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A Justiça de São Paulo decidiu manter a multa de aproximadamente R$ 10,2 milhões aplicada pelo Procon à Claro S.A. por causa da não exibição de alguns jogos do Brasileirão de 2019. A operadora foi multada pelo órgão pró-consumidor por não ter avisado, de forma prévia, clara e ostensiva, os seus assinantes de que a Rede Globo, sua parceria comercial, não conseguiu obter os direitos de transmissão das partidas do Palmeiras e do Athletico Paranaense.

O que aconteceu foi que a Claro comercializou os pacotes de assinatura, segundo o Procon, prometendo a transmissão de todos as partidas, o que não ocorreu. Em 2019, parte dos jogos do Palmeiras e a totalidade dos do Athletico Paranaense não foram transmitidos no pay-per-view do futebol, pela falta de acordo com os times, sendo que o acordo com o clube palmeirense só foi realizado quando o campeonato já estava em andamento, no final de maio.

Ao recorrer a Justiça da multa aplicada pelo Procon, a Claro defende sua causa argumentando que é uma distribuidora de conteúdos audiovisuais e não é responsável pela produção e programação dos canais.

“Os conteúdos audiovisuais distribuídos [pela Claro] são de responsabilidade das programadoras e produtoras”, afirmou na defesa apresentada à Justiça. “Tanto assim que um mesmo conteúdo pode ser veiculado por diferentes distribuidoras”.

Além disso, também afirmou que não prometeu ao seus clientes a transmissão de todos as partidas do Brasileirão, mas apenas a “maior cobertura”, dos campeonatos exibidos pelo Premiere. “A Claro não divulgou informação que pudesse levar à compreensão de que todos os jogos em absoluto seriam transmitidos“.

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No entanto, o argumento não foi aceito pelo juiz Emílio Migliano Neto, que afirmou na sentença o seguinte: “A Claro se beneficiou na venda dos pacotes Premiere sabendo de antemão da limitação na transmissão dos jogos“.

Além disso, para o juiz a expressão “maior cobertura” gera confusão e deixa a entender de que o assinante terá direito a assistir todas as partidas, inclusive programas de debates esportivos e quaisquer outras coberturas típicas do campeonato. “A confusão gerada pela publicidade fica patente pela quantidade de reclamações de consumidores junto ao Procon”.

A Claro ainda tem o direito de recorrer da decisão e reverter a multa aplicada pelo Procon.

Disney+ lançará novo plano de assinatura com preço mais baixo

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A Disney+ está preparando uma novidade para os seus assinantes, assim como para os futuros clientes. Por meio de comunicado de imprensa oficial, foi anunciado pela Disney que em breve será lançado um novo plano de assinatura para o streaming, o mais interessante é que será com um preço mais baixo.

No entanto, mas como nem tudo são flores, o novo plano terá algo bastante irritante e que muita gente não gosta: a necessidade de assistir anúncios. Será um valor mais em conta, mas o assinante ficará exposto a propagandas publicitárias em meio ao conteúdo para compensar o valor popular da modalidade.

A princípio, a novidade será lançada no final deste ano somente para os norte-americanos, mas será ampliada para outros países no ano seguinte, inclusive o Brasil.

De acordo com o responsável pela divisão de Entretenimento e distribuição da Disney Media, Kareem Daniel, o novo plano é uma vitória e é um movimento lucrativo para todos os envolvidos: assinantes, anunciantes e produtos de conteúdos da empresa. Além de que, os anunciantes e cineastas poderão alcançar mais espectadores com um preço mais acessível do serviço.

“Mais consumidores vão poder acessar nosso incrível conteúdo. Anunciantes vão poder alcançar um público ainda maior e nossos contadores de história vão poder compartilhar seu trabalho com muito mais fãs e famílias”, declarou.

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A novidade agradou tanto o CEO da Companhia, Bob Chapek, que segundo rumores, ele já conversou com entusiasmo sobre o tema com os acionistas. Dessa forma, o novo plano de assinatura mais barato será consolidado, uma vez que já estava sendo desenhado internamente, com estudo interno que já estava sendo realizado a algum tempo.

De acordo com The Wrap, esse movimento e a fala dos responsáveis maquia expectativas econômicas, pois o objetivo da empresa é atrair até 260 milhões de novos assinantes em 2024, o que será impulsionado pelo novo plano no Disney+.

Atualmente, a assinatura única do Disney Plus está em R$ 27,90/mês ou R$ 279,90/ano a vista. Enquanto que o Combo Disney+ e Star+ está por R$ 45,90/mês. Um novo plano foi citado apenas para o DisneyPlus, não foi revelado se valerá também para o combo.

Oi Móvel: Cade julgará recurso contra a decisão que aprovou a operação no dia 09

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O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) agendou para a próxima quarta-feira (9), o julgamento dos embargos de declaração que foram apresentados contra a decisão que aprovou a venda da Oi móvel para a TIM, Vivo e Claro. A conselheira Lenisa Prado, que votou a favor da operação, será a relatora do recurso.

De acordo com o sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o Broadcast, a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp) recorreu ao Cade alegando que os termos do Acordo em Controle de Concentração (ACC) negociados pelas empresas com o órgão diferem daquele impostos por Prado e informados na sessão de julgamento.

Na última semana, a Algar Telecom também entrou com uma reclamação contra os termos, com argumentação semelhante à apresentada pela Telcomp.

Na reunião que decidiu a aprovação da operação, três conselheiros foram contra a venda da Oi móvel e outros três consideraram as restrições suficientes para aprovar o negócio e manter a concorrência no setor. No caso, o voto de minerva foi do presidente Alexandre Cordeiro, que desempatou e aprovou a transação.

De acordo com o Broadcast, entre os termos do acordo estão o aluguel de 10% a 15% do espectro adquirido da Oi, venda da menta das antenas e equipamentos adquirido na operadora e aluguel da faixa de 900 Mhz, usadas em locais de menor densidade populacional, como áreas rurais.

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“A partir da disponibilização do ACC, foi possível verificar, além de sua potencial incapacidade para mitigar todas as sérias e reconhecidas preocupações concorrenciais, um verdadeiro descompasso entre o voto-condutor e a certidão de julgamento”, apontou a Telcomp no documento.

Segundo a Telcomp, o Tribunal do Cade “determinou outras condições” para aprovar a operação, como regras de precificação de determinadas ofertas de serviços no atacado, que deveriam ter sido refletidas e incorporadas ao texto final do acordo.

Durante o julgamento, o conselheiro Luis Braido, que foi contra a aprovação do negócio, teve questionamentos similares ao afirmar que os termos trazidos pelo voto de Lenisa Prado durante a reunião eram diferentes das negociados com as empresas no ACC.