20/04/2024

94% das operadoras móveis adotarão Open RAN nos próximos 5 anos, segundo pesquisa

Segundo o estudo da Mavenir e da Mobile World Live, 94% das empresas de telefonia celular irão implementar a tecnologia.

De acordo com uma pesquisa da Mavenir e da Mobile World Live, 94% das operadoras de rede móveis planejam implementar a Open RAN (Radio Access Network), que significa Rede de Acesso de Rádio Aberto, dentro dos próximos cinco anos. Cerca de 78% das entrevistadas já estão fazendo a migração para a nuvem nativa, enquanto que somente 22% estão receosas em relação a tal ação.

As operadoras estão planejando migrar para soluções 100% baseadas em software para automatizar mais as funções de rede. 98% dos executivos entrevistado compreendem a importância da virtualização e as miram no seu campo de atuação e a mesma porcentagem de operadoras estão considerado arquiteturas aberta ou abertura de suas redes.

Na pesquisa foram considerados dados quantitativos do entendimento das operadoras de pequeno, médio e grande porte do mundo sobre inovações tecnológicas, virtualização, arquiteturas abertas, redes nativas de nuvem e automatização de rede. O objetivo buscado é popularizar as informações e evidenciar a importância de investir nessas operações que podem provocar uma revolução positiva na sociedade.

A metodologia utilizada foi baseada na divisão equilibrada entre operadoras com mais de US$ 10 bilhões em receitas anuais e as com menos de 10 bilhões. A representação geográfica foi composta por executivos de operadoras europeias (29%), Asiáticas (29%), Norte Americana (24%) e o restante dividido em toda a América do Sul, África e o Oriente Médio.

LEIA TAMBÉM:

–> TIM Brasil faz parceria com a Qualcomm para a rede 5G Open RAN

–> Anatel não pretende obrigar operadoras a adotar o Open RAN

–> Dona da TIM adere à iniciativa de criação de tecnologia Open RAN

A pesquisa buscou entender quais os passos que a operadoras estão dando nos processo de implementação de arquiteturas abertas , como o Open RAN, assim como na adoção dos procedimentos de virtualização e automatização de rede.

No geral, grande parte dos executivos que foram entrevistados consideraram essas inovações como caminhos essenciais para seguir dentro de suas empresas, uma vez que as operadoras otimizam custos e garantem flexibilidade nos processo, com a possibilidade de gerenciar a rede com um conjunto de ferramentas de automação, além de impactar positivamente a sociedade com soluções tecnológicas inovadoras.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários