14/12/2025
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Anatel lança mapa interativo com a cobertura 3G e 4G em todo o país

Dashboard vai trazer informações atualizadas sobre o sinal de telefonia celular no Brasil, inclusive nas estradas. Confira o vídeo.

Anatel lança mapa interativo com a cobertura 3G e 4G em todo o país

Nesta segunda-feira, 3 de maio, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o “Painel Cobertura Móvel”, uma ferramenta que permite consultar as regiões que são cobertas por sinais de telefonia e banda larga móvel.

Por meio de mapas interativos, é possível verificar a existência do sinal 3G ou 4G na residência do consumidor, e nas localidades que ele circula, como escola, faculdade ou trabalho.

O recurso está disponível para todas as regiões do Brasil, inclusive indicando as estradas e rodovias cobertas.

Também é possível filtrar as informações por operadora, município e localidade.

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A ideia é que o Painel Cobertura Móvel seja utilizado não apenas por consumidores, mas também instituições de pesquisa e órgãos públicos para realizar estudos sobre a expansão das redes móveis e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

“Nessa perspectiva é fundamental aprimorar os dados setoriais e compartilhar essas informações com diversos setores, como acadêmicos, formuladores de políticas públicas, imprensa e sociedade civil organizada”, afirmou Leonardo Euler, presidente da Anatel, em vídeo (disponível no final da matéria).

O mapa interativo está disponível na página de painéis de dados da Anatel.

Uma versão beta para celulares também será disponibilizada.

De acordo com o Painel Cobertura Móvel, o Brasil tem 88,23% dos moradores com acesso ao sinal da tecnologia 4G, sendo 5.484 municípios cobertos e 81 sem cobertura.

Na malha rodoviária pavimentada que tem jurisdição do Governo Federal, 46% da extensão já possuem sinal 3G ou 4G.

A Anatel disponibilizou o vídeo informativo abaixo sobre o lançamento da nova ferramenta, com os depoimentos do presidente da Anatel e o chefe da Assessoria Técnica da agência, Humberto Pontes.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

Após reclamações, Todes Telecom reduz preços de planos

Primeira MVNO LGBT+ do país aposta no atendimento personalizado como grande diferencial.

Após reclamações, Todes Telecom reajusta preços de planos

Menos de um mês após o lançamento, a operadora virtual Todes Telecom fez um reajuste no portfólio de planos móveis.

A estreia da MVNO foi no dia 10 de abril, mas, no mesmo dia, muitos usuários demonstraram o desapontamento pelos valores altos cobrados pelos planos (algo comum em outras operadoras virtuais).

“Vocês pediram, nós ouvimos!”, afirmou a nova operadora.

A Todes Telecom reduziu os preços dos planos de telefonia celular entre 8,57% e 11,58%.

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O plano “Tá On” (de 3GB) reduziu de R$ 49,99 para R$ 44,99 mensais.

O pacote “Amey” (5GB) – que é o plano recomendado pelo Todes – mudou de R$ 59,99 para R$ 53,99 por mês.

O “Mix” (7GB) variou de R$ 69,99 para R$ 63,99/mês.

Finalmente, o “Pluri” (15GB), passou de R$ 94,99 para R$ 83,99 mensais.

A operadora também manteve o bônus de 1GB para todos os pacotes se o cliente renovar o plano até o vencimento.

Na portabilidade, o usuário ganha 3GB no primeiro mês.

Já a internet não utilizada é acumulada no mês seguinte, até o limite de 30GB.

Além do desconto nos preços, a Todes Telecom também prometeu promoções neste mês de maio, mas sem detalhar quais.

A operadora virtual afirma que tem como benefícios o atendimento 100% personalizado, internet que acumula, planos sem fidelidade, cobertura nacional e WhatsApp ilimitado.

Os usuários também participam de um clube de vantagens com mais de 3.000 parceiros, como Cinemark, Submarino, Amazon, Saraiva, Netflix, Spotify, entre outros.

A operadora também busca gerar um impacto social, revertendo parte dos lucros para apoiar organizações sem fins lucrativos.

“O que queremos como marca é impactar a sociedade e além de pensar e exercer a causa, vamos incorporá-la em uma estratégia diária e contínua. Buscaremos transmitir isso da melhor forma possível, esbanjando autenticidade e promovendo a pluralidade através da liberdade e do respeito”, diz a operadora em comunicado.

A Todes Telecom foi criada em parceria com a Surf Telecom e utiliza as redes da TIM e Oi, além da Vivo em determinadas regiões.

Novas emissoras afiliadas entram na grade da SKY

Inclusão está disponível para diferentes regiões do país. Confira a lista.

Novas emissoras afiliadas entram na grade da SKY

A operadora SKY acaba de anunciar que recebeu a inclusão do sinal de emissoras afiliadas do SBT e Record na grade de programação da TV por assinatura, estando disponível em diferentes regiões do país.

A programação local é acessível para clientes dos pacotes pós-pago e pré-pago com recarga ativa, nas resoluções SD e HD.

O som e imagens são totalmente digitais.

Ao todo, cinco afiliadas do SBT estarão disponíveis nos canais 9 e 409 em estados das regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul.

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Na lista estão afiliadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul e Pará.

Sobre a afiliada do SBT no Pará, a operadora ressalta que algumas cidades do interior do Maranhão, Mato Grosso e Pará continuarão a receber o sinal nacional da emissora de Silvio Santos.

Da Record são três afiliadas (da Bahia, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul), estando disponíveis em todas as cidades dos três estados, nos canais 7 e 407.

Segundo a operadora, a iniciativa visa reforçar o compromisso da SKY de democratizar a diversão para todos os brasileiros, “oferecendo mais conteúdo para os micro momentos do dia a dia”.

“Estamos presentes em 100% dos municípios e queremos, cada vez mais, entregar um conteúdo relevante por meio de uma programação diversificada, acessível e inclusiva, que atenda as individualidades e necessidades de consumo de cada vez mais brasileiros, de acordo com as suas características e preferências. Faz parte da nossa missão entregar diferentes soluções de conteúdo e diversão para qualquer região do país, onde e quando os usuários quiserem e puderem”, afirmou Evandro Marchetto, diretor de produtos da operadora.

Confira abaixo a área de abrangência das emissoras que entraram na grade da SKY.

Emissoras AfiliadasÁrea de Abrangência
Record TV ItapoanEstado da Bahia
Record TV RioEstado do Rio de Janeiro
Record TV RSEstado do Rio Grande do Sul
SBT em BrasíliaEstado do Distrito Federal
SBT em São PauloGrande São Paulo e Capital
SBT no ParáEstados do Acre, Amapá, Amazonas,  Rondônia e Roraima e parcialmente os estados do Maranhão, Mato Grosso e Pará
SBT no Rio de JaneiroEstado do Rio de Janeiro
SBT no Rio Grande do SulEstados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

Vivo e Vikstar descumprem acordo e funcionários de call center entram em greve

Trabalhadores ficaram sem pagamento após operadora rescindir contrato com terceirizada.

Vivo e Vikstar descumprem acordo e funcionários de call center entra em greve

Nesta segunda-feira, 3 de maio, os cerca de 2.400 de funcionários da Vikstar – empresa terceirizada da Vivo (VIVT3) – em Teresina/PI, entraram em greve.

A Vickstar prestava serviços de call center para a Vivo até o último dia 18 de março, quando a operadora rescindiu o contrato, o que afetou 8 mil trabalhadores dos estados de São Paulo, Paraná e Piauí.

O contrato com a Vivo representava 90% das receitas da Vikstar.

No dia 19 de abril, os funcionários da Vikstar entraram em greve por falta de pagamento.

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Na época, para resolver a demanda, a Vivo concordou em adiantar a quantia de R$ 3,85 milhões, desde que a empresa utilizasse todo o dinheiro para pagar 60% do pagamento dos funcionários, o que encerrou a greve.

O acordo foi feito junto ao Tribunal Regional do Trabalho, sendo assinado pela Vikstar e pela Vivo.

Agora, a nova paralisação é motivada pela falta de pagamento de vales transporte e refeição para os funcionários de Teresina, a partir de 30 de abril.

De acordo com João de Moura Neto, presidente do Sinttel-PI, sindicato da categoria, o acordo previa o pagamento de todos os compromissos até a completa desmobilização das atividades em 18 de junho.

“É uma demonstração de falta de compromisso e um desrespeito aos trabalhadores”, afirmou Neto.

“São trabalhadores que dependem do emprego para sobreviver com dignidade, o contrato acabou e serão todos demitidos, até lá, deveriam ser respeitados por tudo que contribuíram para o êxito do contrato. A paralisação das atividades foi a única saída para garantir o acerto de contas”, completou.

Procurada, a Vivo afirmou que já antecipou todos os pagamentos contratuais pendentes à Vikstar, com o objetivo de cumprir as obrigações trabalhistas do call center.

“A Telefonica/Vivo reitera mais uma vez que o contrato com a Vikstar foi encerrado por questões relacionadas à deterioração financeira da Vikstar. E informa que para evitar qualquer impacto aos clientes, o atendimento será feito a partir de outras posições de call center próprio ou de terceiros”, afirmou a operadora.

Já a Vikstar não quis se pronunciar sobre o caso.

Com informações de Convergência Digital.

Facebook pode vir a cobrar usuários pela utilização da rede social

Queda de braço entre Apple e empresa de Mark Zuckerberg afeta diretamente os usuários.

Facebook pode vir a cobrar usuários pela utilização da rede social

Com o lançamento do sistema iOS 14.5, usuários de iPhone poderão ser cobrados caso não aceitem o termo de rastreamento dos aplicativos do Facebook ou Instagram.

A novidade é reflexo de uma queda de braço entre Facebook e Apple.

A empresa da maçã atualizou recentemente as regras da App Store e proibiu que aplicativos ofereçam incentivos financeiros ou prêmios pelo rastreamento de dados dos usuários.

Assim, ao atualizar o iPhone será necessário autorizar aqueles aplicativos que podem monitorar a atividade do dispositivo, aumentando assim a privacidade de usuários.

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Porém, isso afeta diretamente o funcionamento das campanhas de anúncio do Facebook, a principal fonte de renda da rede social.

A mudança pode provocar grandes prejuízos para a empresa de Mark Zuckerberg, uma vez que a falta de rastreamento tornaria as campanhas publicitárias menos efetivas.

Por isso, o Facebook e o Instagram estão incentivando os usuários do iOS a aceitaram a política de rastreamento, caso contrário poderá haver uma cobrança para o uso das redes sociais da empresa.

O texto apresentando aos usuários não fala explicitamente em taxas, mas que o aceite do rastreamento será possível manter o “serviço livre de cobranças”.

Mensagem apresentada aos usuários de iPhone na versão iOS 14.5. Imagem: Facebook

A mensagem aos usuários também afirma que se o usuário recusar o rastreamento eles continuarão a ver anúncios, mas eles serão menos relevantes.

Por outro lado, se ele aceitar, os anúncios continuarão a ser exibidos como já ocorre hoje em dia.

Vale lembrar que as regras da Apple também vedam que aplicativos tentem iludir ou forçar o usuário a aceitar o monitoramento.

Há quem diga que o “incentivo emocional” do Facebook poderia estar descumprindo essa regra.

A Apple afirma que aqueles que violarem os termos terão os aplicativos banidos da loja de aplicativos.

Com informações de Canaltech.

Verizon vende Yahoo e outros ativos por US$ 5 bilhões

Provedor de conteúdo é vendido menos de quatro anos após ser comprado pela operadora.

Verizon vende Yahoo e outros ativos por US$ 5 bilhões

A americana Verizon anunciou nesta segunda-feira, 3 de maio, que vendeu a subsidiária de mídia da operadora (a “Verizon Media”) para o fundo “Apollo Global Management” por US$ 5 bilhões (R$ 27,06 bilhões na cotação atual).

Na lista de marcas da divisão estão os provedores de serviços online Yahoo e American Online (AOL), além de outras empresas voltadas para tecnologia de publicidade e plataformas de mídia.

A transação deve ser concluída no segundo semestre, com a Verizon mantendo uma participação de 10% da unidade, mas sob o nome “AOL Yahoo”.

Guru Gowrappan, continuará na função de CEO da empresa de mídia.

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“Com a experiência do setor e visão estratégica da Apollo, o Yahoo estará bem posicionado para capitalizar as oportunidades de mercado, mídia e experiência em transações e continuar a expandir nossa plataforma de publicidade digital full stack. Essa transição ajudará a acelerar nosso crescimento para o sucesso de longo prazo da empresa”, afirmou Gowrappan.

“A Apollo tem um longo histórico de investimentos em empresas de tecnologia e mídia e estamos ansiosos para aproveitar essa experiência para ajudar o Yahoo a continuar a prosperar”, disse David Sambur, sócio sênior e co-chefe de patrimônio privado da Apollo.

O portal Yahoo! foi comprado pela Verizon em 2017.

A intenção da operadora era apostar em anúncios online para os quase 1 bilhão de usuários em todo o mundo do provedor de conteúdo.

Entretanto, os investimentos em anúncios nunca compensaram para a Verizon.

Em março do ano passado, o Yahoo chegou a lançar uma operadora móvel virtual (MVNO), utilizando a rede da Verizon.

Com a venda, a Verizon se afasta do mercado de publicidade online.

Nos últimos dois anos, a operadora já tinha vendido o serviço de notícias HuffPost e a plataforma Tumblr.

Agora, a companhia deverá focar as operações na telefonia móvel e na construção de infraestruturas para as redes 5G.

Com informações de Assessoria de Imprensa Verizon e Valor Econômico.

Com Fórmula 1, Band alcança a vice-liderança na audiência

Operadora Claro é a primeira a patrocinar o campeonato automobilístico na nova emissora.

Com Fórmula 1, Band alcança a vice-liderança na audiência
Imagem: Twitter/Reprodução

Neste domingo, 2 de maio, durante o Grande Prêmio de Portugal, da Fórmula 1, a Band alcançou a vice-liderança na audiência durante 2 minutos, atrás apenas da Globo.

De acordo com o Teleguiado, a emissora atingiu média de 3,9 pontos e pico de 4,6 pontos, deixando SBT (4,4) e Record (4,0) para trás.

Já a Globo registrou 7,2 pontos. Os números são preliminares.

A boa audiência seguiu a mesma tendência alcançada no GP de Emília-Romanha, em Ímola.

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Em fevereiro passado, após 40 anos, os direitos de transmissão do campeonato automobilístico passaram da Globo para a Band.

No novo acordo com a Liberty (detentora dos direitos da Fórmula 1), a Band se comprometeu a transmitir as corridas em várias plataformas, incluindo TV aberta, internet e rádio.

O novo acordo também abriu as portas para a chegada da plataforma de streaming da Fórmula 1 no Brasil, algo que era vetado pela Globo.

A boa audiência também está atraindo a atenção das marcas.

Na Globo, Renault, Cervejaria Petrópolis (Itaipava), Nivea, Renault e Santander estavam na lista de empresas patrocinadoras.

Era esperado que as mesmas marcas migrassem para a Band, mas não foi isso que aconteceu.

A operadora TIM, por exemplo, também era uma das cotistas na transmissão do GP da Globo, mas não seguiu adiante nas negociações na mudança de emissora.

Na Band, coube à operadora Claro comprar a primeira cota, em negócio anunciado em março passado.

“Neste momento estamos vendendo somente as cotas Master, que são seis no total, e a Claro já é a primeira patrocinadora da Fórmula 1”, comentou a diretor comercial da Band, Cris Moreira, em nota.

Além da operadora, já fecharam com a Band a Philco, Heineken e Banco do Brasil.

A Band e a rádio Bandnews FM farão a transmissão da Fórmula 1 pelos próximos dois anos.

Já os treinos, Fórmula 2 e Fórmula 3 serão exibidos na BandSports, na TV Paga.

Com informações de Máquina de Esporte e Terra.

Ações da Oi despencam na Bolsa durante abril

Vivo e TIM também apresentaram resultado negativo no mês passado.

Ações da Oi despencam durante abril

Após um mês acumulando alta, os papéis da Oi negociados na Bolsa de Valores (B3) apresentaram queda no mês de abril de 2021.

No mês passado, as ações ordinárias (OIBR3) da operadora variaram -10,99%, fechando o mês sendo contatadas a R$ 1,70.

No dia 9 de abril, os papéis chegaram a valer R$ 2,07, época em que havia a expectativa sobre o aceite por parte da Oi da proposta de exclusividade do Grupo BTG Pactual para a compra majoritária da Infraco, a nova empresa de fibra da operadora.

Entretanto, as ações seguiram a tendência de queda no restante do mês.

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O mesmo vale para as ações preferenciais (OIBR4), que registraram variação de -11,19%, encerrando o mês com o preço de R$ 2,38.

Apesar de uma disparada no ano passado, em 2021 as ações da Oi estão com baixo desempenho.

Nos últimos quatro meses, os papéis OIBR3 acumulam baixa de 20% e a OIBR4 queda de -14%.

Mesmo assim, analistas do Credit Suisse elevaram o preço-alvo das ações ordinárias da Oi para R$ 1,80 (ante os R$ 0,50), um número considerado cauteloso, já que fecharam o último pregão a R$ 1,70.

Evolução no mês de abril das ações OIBR3 (Oi) na B3. Imagem: InfoMoney
Evolução no mês de abril das ações OIBR4 (Oi) na B3. Imagem: InfoMoney

Vivo

As ações da Vivo (VIVT3) apresentaram uma leve queda de -2,33% no mês de abril, fechando o pregão na sexta-feira, 30 de abril, sendo cotada a R$ 43,20.

A maior alta foi registrada no dia 8 de abril (R$ 45,18) e a maior baixa no dia 28 de abril (R$ 42,60).

Segundo análise do Safra, as ações da Vivo estão atrativas e devem subir até R$ 58.

Com o fechamento da compra da Oi Móvel, atualmente em análise no Cade, os papéis da Vivo podem chegar a R$ 61.

“Após a aprovação regulatória para a venda da unidade móvel da Oi, a Vivo deve consolidar sua posição dominante no setor, apesar de não ter ficado com a maior fatia dos ativos”, afirmaram os analistas Luis Azevedo e Silvio Dória, do Safra.

Evolução no mês de abril das ações VIVT3 (Vivo) na B3. Imagem: InfoMoney

TIM

A TIM também apresentou resultado negativo na Bolsa de Valores, com variação de -3,79%, com as ações encerrando abril com a cotação de R$ 12,19.

A maior alta foi registrada no dia 1º de abril (R$ 12,79) e a maior baixa no dia 22 de abril (R$ 11,81).

Evolução no mês de abril das ações TIMS3 (TIM) na B3. Imagem: InfoMoney

Resultados financeiros do primeiro trimestre

Nesta semana, no dia 5 de maio, a TIM deverá apresentar os resultados financeiros referente ao primeiro trimestre de 2021.

No dia 11 de maio será a vez da Vivo e no dia 12 a Oi.

A Claro apresentou os resultados na semana passada, reportando uma queda de -0,3% na receita líquida.

Vale lembrar que a Claro não possui ações negociadas na Bolsa brasileira.

Com informações de Investing e InfoMoney.

Aplicativo de vídeos Kwai oferece até 300 MB de internet por 80 centavos

Oferta é válida para clientes de qualquer operadora de celular do Brasil, sendo que em algumas teles o app também dá bônus de ligações e SMS.

Aplicativo de vídeos Kwai oferece internet por 80 centavos

O aplicativo de compartilhamento de vídeos Kwai (similar ao TikTok) está realizando uma promoção para novos usuários que concede uma franquia de internet com até 300 MB por apenas R$ 0,80.

Não é necessário pagar esses R$ 0,80 para ter a “recarga de dados” com dinheiro do próprio bolso. Ao instalar o aplicativo utilizando o código de outra pessoa, o usuário já recebe R$ 1,00 na conta Kwai.

Fazendo login pelo menos uma vez por dia, também há uma bonificação. Em 7 dias, é possível receber até 30.000 Kwai Golds como recompensa só por abrir o aplicativo diariamente.

“Kwai Golds” é a moeda virtual do Kwai. Cada 10.000 Kwai Golds equivale a R$ 1,00, que pode ser convertido em recarga de celular ou dinheiro, que por sua vez será transferido via PIX ou conta bancária.

Assistir vídeos também rende moedas que viram dinheiro ou créditos para celular. O ideal é ver pelo menos três minutos de conteúdo por dia, pois a recompensa é maior. É possível filtrar os assuntos que você mais gostaria de ver, como tecnologia, música, receitas, beleza, educação ou carros. Assim a pessoa ganha moedas vendo aquilo que realmente lhe interessa.

Mas atenção: mesmo que você não tenha tempo para assistir aos vídeos, é importante pelo menos fazer check-in todos os dias no aplicativo. De acordo com o regulamento do programa de prêmios do Kwai, se uma pessoa ficar sem logar no app durante 30 dias seguidos, ela perde todo o saldo acumulado e ainda não sacado!

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Opções de pacotes de internet, ligações e SMS

Chamada no aplicativo Kwai divulga 84% de desconto no valor do pacote com até 300 Mega de internet para o primeiro resgate.

Agora que você já conheceu um pouco sobre a ferramenta, e como acumular saldo em reais, vamos voltar a falar sobre a promoção do Kwai que dá 300 MB de internet móvel por R$ 0,80.

Obviamente, só podem recarregar pelo aplicativo clientes dos planos pré-pago e controle e a validade dos pacotes é de 30 dias a partir do momento do resgate. Veja abaixo os benefícios oferecidos para cada operadora:

Vivo

A operadora com a maior franquia de internet é a Vivo. São três pacotes diários de 100 MB, totalizando 300 MB de dados. O usuário também recebe 2 minutos em chamadas (o aplicativo não especifica se essas ligações são locais ou longa distância, nem se são válidas para números de qualquer operadora).

TIM

Na TIM, 80 centavos valem 2 pacotes diários de 100 MB, 2 mensagens de texto (SMS) e 2 chamadas para usuários da mesma operadora (o app não diz se existe um limite de duração para essas ligações).

Claro

Para a Claro o Kwai oferece 250 MB de internet móvel e 2 minutos em chamadas, tudo pelos mesmos R$ 0,80.

Oi

Já para os clientes Oi a promoção traz franquia única de 250 MB de internet, 100 mensagens SMS e 2 minutos em ligações.

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Como instalar o aplicativo Kwai

Instalar o Kwai no seu celular é fácil. Clique neste link para começar. Ele contém o código de indicação do Minha Operadora para baixar o aplicativo. Como dissemos no começo do artigo, você vai receber R$ 1,00 logo de cara por utilizar o código de um indicado. Depois, basta seguir as instruções na tela para fazer o cadastro com uma conta Facebook, Google ou utilizando um número de celular.

Caso você não receba a bonificação por ter sido indicado, vá até a Central Financeira do app e digite o código do convite manualmente. O nosso código é: Kwai 327 452 601, tudo junto.

Central Financeira do aplicativo Kwai

Sobre o Kwai

Lançado em novembro 2012, o Kwai foi desenvolvido pela empresa Beijing Kuaishou Technology Co., Ltd, sediada na China. Ao todo, possui atualmente cerca de 26 milhões de usuários ativos por mês no Brasil. Na China, esse número ultrapassa 300 milhões. Pela similaridade da interface e proposta, atualmente concorre diretamente com o TikTok, da também chinesa ByteDance.

Investimentos no 5G devem chegar a R$ 40 bilhões nos próximos 20 anos

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Estimativa foi informada pelo presidente da Anatel, Leonardo Euller.

Celular com a inscrição do 5G na tela.
Imagem ilustrativa.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler, disse que o 5G deve revolucionar toda a sociedade e os meios produtivos.

Segundo Euler, não se trata apenas de mais um G, mas de um guarda-chuva que envolve e potencializa outras tecnologias.

Em entrevista para o programa “Brasil em Pauta”, da TV Brasil, Euler explicou que o 5G será catalisador de tecnologias como a Internet das Coisas, inteligência artificial, robótica, inteligência mista e aumentada.

A afirmação está de acordo com a fala do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que disse que o 5G deve modificar a vida das indústrias e empresas, assim como o 4G modificou a vida de pessoas.

“Nós teremos ‘coisa’ falando com ‘coisa’, isso se chama IoT (sigla em inglês para internet das coisas)”, disse o ministro em entrevista à jornalista Lilian Tahan, do Metrópoles.

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Isso deve acontecer por causa da baixa latência trazida com o 5G, que é o tempo que os dados demoram para trafegar. Segundo Euler, a rapidez será equivalente a de um piscar de olhos.

Atualmente, o edital do leilão 5G está sendo apreciado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e a licitação deve acontecer até agosto deste ano.

“Vamos liberar a outorga do direito de uso da frequência, que são essas vias por onde os sinais trafegam”, explica o presidente da Anatel.

Euler ainda explica que o leilão não terá um caráter arrecadatório, já que além de implantarem o 5G, as empresas que adquirirem faixas de frequências terão a obrigação de investirem na cobertura de internet em estradas e localidades que ainda não contem com conectividade alguma.

Ainda de acordo com o presidente da Anatel, o novo padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga deve trazer cerca de R$ 40 bilhões em investimentos nos próximos 20 anos.

Com informações de TV Brasil.