22/04/2024

Claro, Vivo, TIM e Oi somam 216 mil reclamações na Anatel em março

Queixas de consumidores cresceram 17,2% entre os meses de fevereiro e março.

Claro, Vivo, TIM e Oi somam 216 mil reclamações na Anatel em março

No mês de março de 2021, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu 244,4 mil reclamações de clientes de operadoras e provedores de todo o Brasil, uma variação de +17,2% em relação ao mês anterior, que foi de 208,6 mil.

Somente a Claro, Vivo, TIM e Oi, as maiores empresas do setor, somam 216,5 mil queixas de consumidores.

A operadora com o maior número de reclamações é a operadora Claro, com 64,1 mil queixas, aumento de +21,2% em relação a fevereiro.

Deste total, 24,8 mil reclamações são relacionadas ao serviço de telefonia móvel pós-pago e 18,5 mil na banda larga fixa.

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A Vivo aparece em segundo lugar no ranking com 62,0 mil reclamações, crescimento de +21,8% em relação ao mês anterior, a maior variação entre as operadoras.

As maiores queixas dos clientes da Vivo também são em relação ao serviço de celular pós-pago (20,5 mil) e internet banda larga (19,0 mil).

A operadora Oi fechou o mês de março com 53,1 mil reclamações (aumento de 16,83%).

No caso da Oi, a maior quantidade de queixas é relacionada ao serviço de telefonia fixa (25,4 mil), seguido da banda larga fixa (11,5 mil).

Finalmente, a TIM registrou 37,3 mil reclamações, variação positiva de +1,15%, a menor taxa entre as grandes operadoras.

A operadora também possui o maior número de registros no serviço móvel pós (21,1 mil), seguido do pré-pago (10,2 mil).

OperadoraBanda Larga FixaTV por assinaturaMóvel PósMóvel PréTelefonia FixaTotal Geral
Claro18.4758.25824.8276.9655.56364.088
Vivo19.0012.29620.4796.90413.31361.993
Oi11.5282.1768.9215.07325.39453.092
TIM4.941021.13210.1611.05837.292

Os consumidores dos serviços de telefonia (fixa e móvel), internet e TV por assinatura podem registrar queixas diretamente no site da Anatel, por meio do app “Anatel Consumidor” ou pela Central de Atendimento no telefone 1331.

As empresas têm prazo de até 10 dias corridos para responder a solicitação dos usuários.

Com informações de Anatel.

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