28/03/2024

Brasil deve arrecadar R$ 20 bilhões com o leilão do 5G, diz Morais

Presidente da Anatel acredita que a conexão de nova geração será mais impactante que a introdução do serviço móvel.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Nesta quarta-feira, 9, durante live, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo de Morais, afirmou que o leilão de frequências do 5G deve movimentar cerca de R$ 20 bilhões em arrecadação com outorgas.

A estimativa é que Carlos Baigorri, relator do processo na Anatel, entregue o seu parecer até fevereiro e que o leilão ocorra no final do primeiro semestre de 2021.

Segundo Leonardo, este será o edital mais complexo da história da agência, e que além dos detalhes arrecadatórios e tecnológicos, a Anatel busca incluir investimentos em expansão da infraestrutura e redemocratização da rede móvel.

O presidente da Anatel ressaltou que o 4G mudou a vida das pessoas, mas que o 5G tem o potencial de remodelar a vida da sociedade e impactar a economia.

VIU ISSO?

–> Fábio Faria exclui Mourão das discussões sobre o 5G

–> Deputados cobram o fim da interferência política sobre o 5G

–> Ericsson prevê que 60% da população mundial terá 5G em 2026

“Não se trata de apenas mais 1G. Trata-se de um guarda-chuva que envolve e potencializa muitas outras tecnologias”, afirmou Morais.

Ele cita como benefícios da conexão de nova geração, a inovação no agronegócio, na previsão do tempo e na Internet das Coisas.

A expectativa é que a nova tecnologia injete trilhões de reais ao Produto Interno Bruno (PIB), além de criar empregos de melhor qualidade e mais remunerados, disse.

Com informações de Correio Braziliense.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários