5G poderá substituir banda larga fixa residencial

Operadoras estrangeiras já começam a implantar o conceito na mente dos consumidores. Entenda como tudo pode funcionar.

Cidades digitais, ilustração. Imagem: PxHere
Imagem: PxHere

Desde sempre, a conexão de banda larga fixa residencial é vendida como mais segura, estável e rápida para os usuários. Seja na casa de um amigo ou na sua, é só você entrar e pedir pela senha do Wi-Fi. Afinal, para que sofrer com a instabilidade da cobertura de uma operadora quando se tem uma internet rápida via cabos?

Entretanto, sabemos que uma banda larga fixa requer a instalação de um modem, fios e toda aquela bagunça que fica na estante em que o equipamento é posicionado.


Esse é o conceito que deve cair por terra, já que com a chegada do 5G, as conexões via Wi-Fi não terão tanta vantagem assim. A quinta geração vai permitir transferência de dados em altíssima velocidade. Isso vai permitir que as pessoas contratem suas internets fixas pelo 5G.

A visão das operadoras estrangeiras

Ilustração 5G
Ilustração 5G. Imagem: PxHere

No exterior, o conceito já é espalhado pelas operadoras. A Three, por exemplo, prevê o lançamento de planos residenciais do 5G para a casa dos moradores de Londres. Os testes iniciais tiveram sucesso.

A Verizon menciona que será muito mais prático oferecer um modem sem fio com conexão 5G do que dar ao usuário um monte de cabos. Os planos ainda devem envolver uma Apple TV e assinatura do YouTube.

Já a AT&T também vê a substituição como viável para os próximos três ou cinco anos. Na visão da empresa, o 5G pode levar velocidades mais rápidas do que as conexões via cabo ou DSL para a residência dos consumidores.

VIU ISSO?
Huawei, Samsung e LG começam pesquisas para o 6G
Confira a primeira chamada holográfica via 5G
Até 2025, 5G estará em 60% do planeta

Vai ser uma opção interessante para todos?

Antenas. Imagem: PxHere
Imagem: PxHere

Para diversos especialistas da área de telecomunicações, o serviço será apenas complementar na oferta tradicional das operadoras. A substituição total não deve acontecer, mas uma parcela dos usuários deve ter o benefício de dispensar os cabos.

Paulo Bernardocki, diretor de soluções e tecnologias da Ericsson, não vê uma migração total. Para ele, a capacidade da fibra é maior que o 5G, mas a conectividade de quinta geração vai servir para atender regiões distantes em que a estrutura da primeira mencionada não é viável.

Já Basílio Perez, diretor da ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), diz que o serão necessárias muitas antenas próximas uma das outras para o 5G funcionar. Todas interligadas por fibra ótica.

Portanto, qual a necessidade de usar a conexão móvel de quinta geração quando os cabos passam pela própria residência? Perez não crê que o 5G vai substituir tudo e explica que a tecnologia precisa da fibra, mas só para levar até uma torre. O executivo defende que serão casos pontuais, onde há dificuldade para chegada dos cabos.

A OpenSignal complementa que conectar determinadas regiões pela banda larga fixa requer um custo com a infraestrutura. A tecnologia sem fio do 5G pode facilitar nesse sentido.

Outra perspectiva interessante é a do Dr. Junehee Lee, vice-presidente da Samsung. Ele diz que é forte dizer que terá uma substituição geral, mas faz sentido para os lugares em que é caro cabear.

Em países como Brasil e Estados Unidos, essa é a realidade. Entretanto, para cidades grandes e com muita densidade, o cabo ainda deve ser a melhor opção.

Wi-Fi ou conexão móvel? Conforto ou velocidade?

Ilustração tecnologia holográfica
Imagem: PxHere

A fins comparativos, o 4G já é mais veloz do que o Wi-Fi em 50 de 80 países analisados pela OpenSignal. No Brasil, a velocidade média da quarta geração da conexão móvel é de 18,5 Mbps contra 13,9 Mbps do Wi-Fi.

Entretanto, se tratando da estrutura de fibra ótica, as coisas podem ser diferentes. O 5G promete velocidades de 1 a 20 Gigabits por segundo. Os cabos tem capacidade para chegar até 255 Terabits por segundo.

Mas tudo dependerá da estrutura. Para o usuário ter uma boa experiência com a quinta geração da conectividade móvel, serão necessárias várias antenas para atender diferentes públicos e sem congestionamento, como ocorre atualmente com o 4G.

Para os que terão as duas opções disponíveis, a fibra ainda deve ser mais veloz, mas o 5G oferecerá conforto e praticidade com o modem móvel.

E as operadoras? Vão cumprir o que prometem?

Fibra ótica
Fibra ótica. Imagem: PxHere

Aqui mora o grande problema. A reputação das operadoras, no Brasil e em outros países, não é das melhores. Especialmente quando se trata se cumprir o que prometeu. Para lidar com a legislação brasileira e a infraestrutura disponibilizada, todas terão que ter muita flexibilidade e estratégia nos negócios.

Há quem se preocupe com o retorno da cobrança de franquias, apesar do consumidor ter tido uma vitória anos atrás. As empresas continuam a defender que isso pode ser necessário para atender a cada tipo de cliente.

Entretanto, o 5G pode ter franquias mais generosas e por um preço mais acessível. Paulo Bernardocki explica que o custo do bit é menor. Empresas estrangeiras, inclusive, já disponibilizam planos ilimitados da conectividade. No caso de um plano residencial, vai ajudar muito.

Com informações do UOL

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

19
Deixe um comentário

avatar
16 Número de Comentários
3 Número de Respostas
3 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
17 Autores de comentários
SilvaItalo DioneJossimar LopesSephirothAlexandre Cardoso Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Paulera
Visitante
Paulera

Conheço pessoas que consomem poucos dados e que já trocaram a banda larga fixa pela móvel alegando que é preciso pagar instalação, comprar roteador, passar fios e que por utilizarem dados esporadicamente para os perfis atuais, não justifica o investimento. Não acredito que a banda larga móvel irá substituir totalmente a cabeada, mas nem todas as pessoas necessitam de altíssimas velocidades proporcionadas pela fibra ótica, desde que as conexões móveis consigam oferecer velocidades razoáveis, conexão estável, pacotes justos com preços competitivos, acho muito válido oferecer o serviço por essa modalidade, já que pelo menos aqui em São Paulo os postes… Leia mais »

Cidade - UF
São Paulo
Rogério Pires
Visitante
Rogério Pires

Concordo plenamente.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Carlos
Visitante
Carlos

No Brasil terá franquia de dados com valor alto. Compensará quando chegar o 7G.

Cidade - UF
Ceará
Anderson
Visitante
Anderson

Kkkk pode até ser mas se vinher com essa de dados limitados vai passando longe de mim. Substituir internet fixa só se a móvel acabar com limitação de dados. Pensa que o povo é besta pra acreditar em balela.

Cidade - UF
Natal RN
LEONARDO
Visitante
LEONARDO

EU USO INTERNET FIXA MAS POR CAUSA QUE AMOVEL TEM LIMITES DE USO AQUI TEM 4 G DA VIVO E CLARO MAS NAO TROCO A FIXA PELO 4 G E NEM PELO 5 G QUANDO TIVER NAO ADIANTA TANTA VELOCIDADE SEM NAO PODE USALA A VONTADADE EU GASTO EM MEDIA 200 GB ATE MAIS DE COMSUMO COM A FIXA MAS E ILIMITADA NAO BLOQUEIA E NEM REDUZ .

Cidade - UF
SANTANA DA BOA VISTA RS
santos
Visitante
santos

Ah tá difícil no pais dos planos de dados fica complicado demais, quando for o caso provavelmente vai ser caro, limitado e pra poucos. E sinceramente não entendo como uma torre consegue ser teoricamente mais cara que implantar um monte de fios em ruas, postes, bueiros e sabe-se lá mais em que usam pra espalhar internet pela cidade, fora os vários tipos de modens e roteadores necessários. Enquanto que uma boa torre ou algumas dariam conta do recado, ou até mesmo uma rede compartilhada. Ou seja, se o problema fosse a limitação de licenças de torres, isso bem que poderia… Leia mais »

Cidade - UF
ananindeua
Silva
Visitante
Silva

Quando o governo FHC optou pela privatização do setor de telecomunicações, no século passado, foi visando tirar do governo federal a incumbência de instalar TORRES, etc por todo o Brasil. . . Agora, que o Neoliberalismo voltou com força total, essa hipótese (que seria ótima) não tem nenhuma chance. . .

Cidade - UF
RJ
HELLITON SOARES MESQUITA
Visitante
HELLITON SOARES MESQUITA

O 4G também era uma baita promessa. E a velocidade é até rápida mesmo. O problema é que é muita velocidade para pouca franquia. Se fosse 2mbps de velocidade a franquia renderia muito mais.

Cidade - UF
Rondonópolis - MT
Rogério Pires
Visitante
Rogério Pires

A fibra é comprovadamente mais eficaz e robusta (quase sem limites). Acredito ser difícil o 5G vir a substituir as conexões fixas de forma definitiva. Conexão móvel é sinônimo de praticidade, afinal, ninguém está afim de ficar preso e limitado e ter uma boa conexão móvel é crucial e evidentemente que se já é legal utilizar a internet via 4G será melhor ainda via 5G, mas aí entra a questão… vai ter antena suficiente? Vai ser estável? Quantidade de usuários na mesma antena? Condições climáticas afetam o desempenho? Creio que vai depender muito do perfil de consumo e necessidade de… Leia mais »

Cidade - UF
Uberlândia - MG
ALEXSANDRO DE ALMEIDA
Visitante
ALEXSANDRO DE ALMEIDA

Eu já troquei a internet via cabos pela móvel a mais de um ano e não me arrependo, me atende muito bem, e olha que ainda só temos o 4G. Quando chegar o 5G a esperança e que seja melhor ainda. Faço tudo que quero com a internet móvel, com a vantagem que posso levar comigo o modem, super prático.

Cidade - UF
São Gabriel da Palha - ES
Roseval alves
Visitante
Roseval alves

Quando chegar, em 2050, eu mudo pq onde moro só tem cabeada de 5M

Cidade - UF
Rio de janeiro
Leonardo Gedeão Barreto
Visitante
Leonardo Gedeão Barreto

FTTH muito melhor

Cidade - UF
Salvador
Jadeilson
Visitante
Jadeilson

NÃO SEI SE A IDÉIA DO 5G É SER DADOS MÓVEIS ILIMITADO, MAS SE FOR , SERÁ MARAVILHOSO :-).
HOJE EM DIA EU PAGO WI-FI E DADOS MÓVEIS, JÁ PENSOU TER DADOS MÓVEIS ILIMITADO ?!
NO BRASIL JÁ EXISTE DADOS MÓVEIS ILIMITADO, NÃO SEI PORQUE AINDA NÃO EXPANDIU PARA O PAÍS INTEIRO.

Cidade - UF
São Paulo -sp
Marciel
Visitante
Marciel

No campo os equipamentos interligados via tecnologia mesh, se mostram estáveis e não dependentes da web. Não sei como funciona o 5G ,mas, creio nas grandes cidades ou cidades pequenas poderia haver uma mescla dessas tecnologias desafogando o tráfego na rede.

Cidade - UF
ES
Alexandre Cardoso
Visitante
Alexandre Cardoso

Mas, ninguém fala do mal que está causando 5G!
Tem países que não querem está tecnologia por conta da alta radiação eletromagnética, sendo pior que a atual…
Estam matando a humanidade aos poucos!

Cidade - UF
Bauru
Sephiroth
Visitante
Sephiroth

Pode ser 1tera e 300G que ainda assim pra quem curte um jogo online a cabo vai ser sempre prioridade. Não interessa a velocidade e sim a qualidade do sinal, latência e perda de pacotes.

Cidade - UF
Campos dos Goytacazes
Jossimar Lopes
Colaborador

Enquanto houver franquia de dados, vai ser o mesmo lixo móvel. Seria como se você tivesse um super carro pra andar em 1km de pista reta.

Cidade - UF
Campina do Monte Alegre SP
Italo Dione
Colaborador

Como assim será necessário uma antena muito próximo da outra tornando os custos muito altos ?? Eu vi uma matéria estrangeira que diz que as antenas 5g atendem com boa precisão de velocidade, até 10km de distância…!!! Os repetidores de sinal sim, REPETIDORES, precisam estar perto uns dos outros, mas a antena principal não.
Na Califórnia já estão sendo vendidos os planos 5g da Verizon 5G baratos, modem potente e ilimitados.

Como pode ser checado nesse link do Youtube um teste de velocidade do wi-fi 5g Verizon.

[SUPRIMIDO]

Cidade - UF
Florianópolis
Italo Dione
Colaborador

Para efeito de exemplo eu tinha vivo fixa 50MB. E tbm um modem portátil 4G de beckup, a fixa vivia caindo e lenta percebi q em um mês usamos somente 10 dias a fixa de tanto problema que dava, ok, cancelei a fixa e ficamos somente com a 4g no modem. Temos 100gb por mês no plano, no entanto em SC, onde moro, existe uma lei que proíbe as operadoras de bloquear a internet após acabar a franquia, resultado, vivo 4g bate 35 MB de velocidade usamos 5 pessoas ao mesmo tempo e o ping é excelente pra nosso uso.… Leia mais »

Cidade - UF
Florianópolis