Brasil já conta com 54 MVNOs no mercado

Operadoras móveis virtuais já possuem mais de 1,6 milhão de usuários no país.

MVNOs no Brasil já contam com mais de 1,6 milhão de usuários.

Neste mês de fevereiro, o Brasil contava com 54 operadoras móveis virtuais (MVNOs), sendo 10 autorizadas e 44 credenciadas.

As operadoras virtuais autorizadas são aquelas que prestam o serviço móvel, mas não possuem radiofrequências, operando por meio de compartilhamento de rede com as empresas de telefonia tradicionais. Neste caso, a MVNO se relaciona diretamente com a Anatel.


Já nas credenciadas, o relacionamento com a Anatel é feito pela habilitadora de rede virtual móvel (MVNE). A MVNO é uma revendedora dos planos da operadora proprietária da rede, sem muita autonomia na precificação.

Na categoria de MVNOs autorizadas, a Vivo e a TIM contam com quatro operadoras virtuais cada, e a Claro e a Algar Telecom com uma cada.

VIU ISSO?

–> Fluke lança novos planos com preços a partir de R$ 39,99 por 5GB

–> Veek expande operação para mais 17 DDDs

–> Banco Bmg lança oficialmente MVNO própria

A Americanet é a prestadora com maior número de MVNOs credenciadas (com 16 operadoras virtuais), seguido da Surf Telecom (11), Datora/Arquia (11), Vivo (3), Telecall (2) e Claro 1.

É válido destacar que uma das credenciadas da Surf Telecom, a Dry Company, lançou várias outras MVNOs, principalmente de clubes de futebol, mas que não entram na lista de total de operadoras virtuais.

Recentemente, foi lançada a “Fala Mangueira”, voltada para fãs do Carnaval, também pela Dry Company.

De acordo com levantamento do site Teleco, em 2020, o país contava com 1,6 milhão de usuários de celulares utilizando MVNOs, crescimento de 36% em relação ao ano anterior.

O site ressalta que neste total não estão os usuários das operadoras credenciadas da Vivo e da Claro.

Atualmente, cerca de 1% dos celulares ativos no Brasil utilizam MVNOs.

Nos Estados Unidos essa porcentagem é superior a 5% e pode chegar a 40% em países como Holanda e Alemanha.

Com informações de Teleco.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

4 Comments

  1. Eu prefiro as operadoras tradicionais, qualquer problema que eu conseguir resolver via central, vou na loja física.

  2. Eu mudei a 3 meses para a Cruzeiro Telecom, da faculdade Cruzeiro do Sul Educacional, no começo achei a internet não tão rápida como a das operadoras, mas hoje esta melhor, atualmente não tenho do que reclamar, o preço que eu pago comparado as operadoras do mercado esta bom, tenho 9Gb por mês (que se acumulam se não forem usados no mês e não tem corte de internet se usar mais que os 9gb e o WhatsApp não consome da franquia) ligações ilimitadas para qualquer DDD e operadora, 100Sms por apenas R$25,00 mensais..
    Achei uma outra MVNOs que tem um preço muito atraente também, Alô Social, comparando os planos dessas MVNOs e os preços acho que hoje esta mais vantajoso as MVNOs..

  3. É muito bom que tenha isso e outras alternativas, mas sinceramente, não vejo AINDA vantagem alguma. Mas futuramente, com a evolução natural das coisas, quem sabe não valha a pena…

Leave a comment