19/12/2025
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Cade instaura inquérito contra Globo por conduta anticoncorrencial

Emissora carioca tem 30 dias para apresentar defesa à autarquia.

Cade instaura inquérito contra Globo por conduta anticoncorrencial
Imagem: Youtube/Reprodução

O Comitê Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou um inquérito para investigar se o Grupo Globo utiliza de práticas anticoncorrenciais para obter vantagem no mercado de publicidade, tanto na TV aberta, quanto na TV Paga. Na discussão, está o uso da chamada “bonificação por volume” – também chamada de “BV” -, que consiste em uma empresa oferecer um bônus para a agência de publicidade que conseguir veicular um maior número de ações comerciais.

O processo é antigo, de 2019. O inquérito foi instaurado após técnicos da autarquia apresentarem um novo relatório sobre o assunto no último dia 14 de julho, com o superintendente-geral interino, Diogo Thomson de Andrade, dando 30 dias para a Globo apresentar defesa.

Entretanto, a Globo não é a única a adotar tal prática. Os “planos de incentivo” são utilizados por boa parte do mercado de comunicação, sendo inclusive regulamentada por uma legislação de 2010 e constando nas Normas-Padrão da Atividade Publicitária.

Dessa forma, a discussão é controversa, com várias ressalvas. Além disso, dependendo da decisão do Cade, é possível que ela gere reflexos prejudiciais não apenas para a Globo, mas também para outras grandes empresas brasileiras que contratam os serviços de agências de publicidade. O precedente também pode atingir em cheio as big techs, como o Google, Twitter e Facebook.

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Do lado da Globo, o processo é visto como parcial, por ela ser a única investigada pela prática de BV. Mas o Cade argumenta que a Globo concede a bonificação de forma abusiva, se valendo da posição dominante da empresa no mercado.

Emissoras como SBT e Record TV também adotam a bonificação por volume para empresas que trabalham com impressos e digitais, incluindo jornais, revistas, sites e redes sociais. Além disso, o Google e o Facebook são os que mais têm utilizado o bônus de forma agressiva no Brasil.

Vale lembrar que a Globo – assim como outras empresas de mídia – também já foi investigada pelo Cade no concorrido mercado de compra de direitos de transmissões esportivas.

Nos bastidores, o andamento no processo sobre o BV pode esconder uma disputa política. O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), pressiona para que o Cade tome alguma atitude contra a emissora carioca. Por outro lado, a investida contra a Globo pode acabar acertando outros importantes “alvos” empresarias, o que gera desconforto no meio político em Brasília, principalmente aqueles que defendem o liberalismo econômico.

Além disso, uma decisão com viés político pode manchar a imagem do Cade, o que pode gerar temor entre investimentos estrangeiros, diante da insegurança jurídica no mercado de publicidade.

Com informações de Telesíntese e Notícias de TV.

Bandidos usam nome da Vivo para roubar dinheiro de consumidores

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Usuários estão recebendo mensagens de textos oferecendo desconto em fatura ao fazer pagamentos via Pix.

Bandidos usam nome da Vivo para roubar dinheiro de consumidores

Nos últimos dias, usuários de celular estão recebendo mensagens de texto (SMS) oferecendo descontos para quem pagar faturas da operadora Vivo por meio do Pix. Entretanto, o benefício é na realidade um novo golpe aplicado por criminosos para roubar dinheiro dos consumidores.

No SMS, a mensagem menciona um “super desconto” e informa o número de um CNPJ para ser utilizado como chave para que os clientes possam fazer o pagamento via Pix. O texto ainda estipula uma data próxima para o fim da “promoção”.

O Minha Operadora fez uma consulta junto à Receita Federal e descobriu que o CNPJ informado nas mensagens não é de fato da operadora Vivo, mas de uma empresa individual do tipo MEI (Microempreendedor Individual), aberta em maio de 2020. Atualmente, a empresa está com situação cadastral como “baixada”, com a extinção voluntária pelo próprio empresário.

A empresa utilizava o nome fantasia de “CT Pagamentos” e prestava serviços de poda de árvores para lavouras, no Estado do Rio de Janeiro. Ou seja, a mensagem deve ser ignorada, para que o consumidor não caia em um golpe.

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Procurada pelo Minha Operadora, a Vivo informou que não envia mensagens ou promoções por SMS e que não recebe pagamentos pelo sistema de pagamento instantâneo por meio de chaves CNPJ. A operadora também tem enviado aos clientes a seguinte mensagem por SMS: “Atenção! A Vivo não envia promoções de desconto em fatura por SMS e nem aceita pagamento por Pix CNPJ. Desconsidere qualquer mensagem recebida“.

Especialistas em segurança recomendam que usuários não cliquem em links enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail, principalmente de fontes desconhecidas ou suspeitas. Na dúvida, consulte sites e canais oficiais das operadoras ou entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor das empresas.

Com informações de Boatos.org.

DirecTV Go está com oferta relâmpago na contratação de pacote premium

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Plataforma de IPTV também está promovendo seção exclusiva com conteúdos dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

DirecTV Go está com oferta relâmpago na contratação de pacote premium

O serviço IPTV da DirecTV Go está oferecendo 1 mês de acesso gratuito para aqueles que contrataram o pacote de três canais da Conmebol TV. A oferta é relâmpago, estando disponível até esta quarta-feira, 21 de julho, apenas para novos assinantes da plataforma.

O pacote tem custo de R$ 39,90 por mês e oferece acesso aos jogos da Copa Libertadores, Copa Sulamericana e Recopa SulAmericana, com acesso aos principais campeonatos de futebol da América do Sul. A oferta está disponível para clientes do plano básico do DirecTV Go, nas modalidades mensal ou anual.

A plataforma afirma que após o período de degustação, o usuário será cobrado automaticamente pelo serviço. Caso queira cancelar, o assinante precisa cancelar a assinatura do pacote da Conmebol TV, por meio da opção “Gerenciar Assinatura”.

Além da promoção na assinatura do pacote esportivo, a DirecTV Go está promovendo uma nova página exclusiva dedicada a oferecer a programação completa (ao vivo e sob demanda) da cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A nova seção vai estar disponível a partir da próxima sexta-feira, 23 de julho.

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Os assinantes terão acesso aos conteúdos dos canais BandSports, TV Globo e SporTV, além de, temporariamente, do SporTV 4, com transmissão exclusiva dos jogos. A página está disponível no catálogo com o card “Olimpíadas de Tóquio”, já na pagina inicial do aplicativo.

Enquanto os Jogos Olímpicos não começam, a DirecTV Go está recomendando filmes, séries e documentários esportivos que já estão disponíveis na plataforma. Entre eles, estão a série “Ballers”, sobre a Liga Nacional de Futebol Americano, ou o filme “Os Futeboleiros”, baseado na série de livros de Roberto Santiago “Os Futebolíssimos”.

A DirecTV Go conta com conteúdos sob demanda e acesso a mais de 70 canais fechados ao vivo. Na última semana, o serviço IPTV reajustou os preços de assinatura em 17% para a contratação de novos clientes, passando de R$ 59,90 mensais para R$ 69,90 por mês.

Com informações de Assessoria de Imprensa DirecTV Go.

Serasa promove feirão para negociação de dívidas com descontos de até 99%

Clientes das operadoras podem quitar débitos em aberto em valores de até R$ 100.

Serasa promove feirão para negociação de dívidas com descontos de até 99%

A empresa Serasa está promovendo uma nova edição do “Feirão Serasa Limpa Nome”, uma campanha com o objetivo de renegociar dívidas dos consumidores, oferecendo descontos de até 99%. Os débitos poderão ser quitados em valores de até R$ 100.

Batizado de “Cenzão Nome Limpo“, a campanha tem a participação de empresas de vários setores, incluindo de telecomunicações. Na lista estão as operadoras Claro (incluindo a Claro nxt), Oi, Vivo, TIM, SKY e Algar Telecom.

É possível negociar dívidas negativas ou contas atrasadas (não negativadas). A ideia é oferecer R$ 12 bilhões em descontos e outras condições especiais para 14 milhões de débitos. Não é possível negociar protestos, cheques sem fundo ou falências.

A Serasa ressalta que as ofertas disponíveis seguem as condições impostas pelas próprias operadoras credoras. A empresa afirma ainda que o processo de negociação é feito por meio do próprio site da Serasa, que o procedimento demora cerca de três minutos e que a dívida pode sair do CPF do consumidor em um prazo de até 5 dias úteis após o pagamento.

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Além do site do Serasa Limpa Nome, os inadimplentes também podem negociar dívidas e contas atrasadas pelo telefone 0800 591 1222, no WhatsApp pelo número (11) 99575-2096 ou nas 7 mil agências dos Correios pelo país.

O Cenzão Nome Limpo é a segunda campanha do Serasa neste ano. Em fevereiro passado, o Feirão Serasa Limpa Nome já havia feito uma campanha focada nas empresas de telefonia, com descontos entre 60% e 92%.

“Nós queremos estimular as pessoas que buscam sair da inadimplência para quitar as dívidas e, quem sabe no futuro, voltar a ter crédito no mercado, ter uma perspectiva melhor”, afirma a gerente de marketing da Serasa, Haíla Ismerim.

A nova ação vale apenas durante este mês de julho de 2021. Segundo levantamento da Serasa, em maio o país tinha 62,6 milhões de pessoas inadimplentes.

Com informações de Serasa e Band.

Netflix divulga lista de estreias em agosto

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Confira as datas de lançamento das novas produções originais da plataforma de streaming.

Netflix divulga lista de estreias em agosto

A Netflix acaba de anunciar as principais estreias do mês de agosto na plataforma de streaming. A lista inclui séries, filmes, documentários e outras produções originais, incluindo conteúdo nacional.

Entre as séries, têm o suspense “Clickbait”, a série policial “Desaparecido para sempre”, o drama “D.P. Dog Day” e a comédia “The Chair”. A plataforma também recebe as segundas temporadas de “Valéria” e “Control Z”, assim como a quarta temporada de “Good Girls”. Outra novidade é a nova série de Marie Kondo, “A magia do dia a dia com Marie Kondo”, famosa por ensinar técnicas de organização.

Na lista de longas, tem “A Barraca do Beijo 3”, “Justiça em Família” e a “Nuvem”. Em agosto, a Netflix também estreia os documentários “Pray Away”, sobre o movimento de terapia de conversão para a comunidade LGBT+, e “Untold”, mostrando histórias épicas do mundo dos esportes.

Seguindo a promessa de entregar todos os meses conteúdos produzidos no país, a Netflix vai lançar “Diários de Intercâmbio”, um filme de comédia interpretado pelas atrizes Larissa Manoela e Thati Lope. Na trama, elas fazem um intercâmbio para fora do país para resolver todos os problemas delas.

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Outro lançamento nacional da Netflix é o documentário “João de Deus – Cura e crime”. O título mostra a história do famoso médium brasileiro, desde a fama internacional até a recente denúncia de abusos sexuais.

Para o público infantil e para toda a família tem “Velozes & Furiosos – Espiões do Asfalto”, “Go! Go! Cory Carson”, “Reunião de Família”, “A casa mágica da Gabby”, “The Loud House – O Filme” e “Bebê Oggy”. Tem ainda animes, os famosos desenhos animados japoneses. Na lista estão “The Witcher: Lenda do Lobo”, “Shaman King” e “Edens Zero”, todos originais da Netflix.

Confira abaixo as datas de estreia das produções da Netflix em agosto.

3/08/2021 – Pray Away
4/08/2021 – Control Z – Temporada 2
4/08/2021 – Cozinhando com Paris Hilton
6/08/2021 – A Jornada de Vivo
6/08/2021 – A Nuvem
9/08/2021 – Shaman King
10/08/2021 – A Casa Mágica da Gabby
11/08/2021 – A Barraca do Beijo 3
13/08/2021 – Beckett
13/08/2021 – Desaparecido para Sempre
13/08/2021 – Valéria
13/08/2021 – Velozes & Furiosos – Espiões do Asfalto
17/08/2021 – Go! Go! Cory Carson
18/08/2021 – Diários de Intercâmbio
20/08/2021 – Justiça em Família
20/08/2021 – The Chair
20/08/2021 – The Loud House: O Filme
23/08/2021 – The Witcher: Lenda do Lobo
24/08/2021 – Bebê Oggy
25/08/2021 – Clickbait
25/08/2021 – João de Deus – Cura e Crime
26/08/2021 – Edens Zero
26/08/2021 – Reunião De Família – Parte 4
27/08/2021 – Ele É Demais
31/08/2021 – A Magia Do Dia A Dia Com Marie Kondo
31/08/2021 – Good Girls
Durante o mês de agosto – Untold
Em Breve – D.P Dog Day

Com informações de Assessoria de Imprensa Netflix.

Senado quer isentar cobrança de tarifas no Pix para fins de doação

Em resolução, Banco Central concedeu liberdade para que os bancos cobrem pelas transações instantâneas.

Senado quer isentar cobrança de tarifas no Pix para fins de doação
Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Está tramitando no Senado o projeto de lei nº 2.495/2021, que busca garantir a proibição da cobrança de tarifas bancárias em transações realizadas pelo Pix com o objetivo de fazer doações às organizações da sociedade civil e aos institutos de pesquisa sem fins lucrativos. A matéria é de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Conforme noticiado pelo Minha Operadora, bancos tradicionais começaram a cobrar tarifas nas transações feitas pelo Pix por pessoas jurídicas. Já para as pessoas físicas as transferências continuam sendo oferecidas de graça.

No texto do projeto, a senadora lembra que o sistema de pagamentos instantâneos foi lançado com o objetivo de baratear custos e aumentar a competição nos sistemas digitais de pagamento. Porém, o Banco Central autorizou em resolução que as instituições financeiras podem cobrar tarifas de empresas (tanto do pagador quanto do recebedor), com exceção das pessoas físicas ou de empresários individuais.

Os bancos têm liberdade para definir as tarifas, desde que indicando previamente aos clientes. Atualmente, os valores podem chegar a R$ 10 por transação, dependendo da quantia transferida.

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Porém, não é prevista a isenção no caso de doações. Se a norma continuar da forma que está, as instituições recebedoras de doações serão cobradas pelo recebimento desses recursos.

“Já é evidente no Brasil a importância das organizações civis que suprem a inércia e a incapacidade estatal, em especial no atendimento à população de baixa renda. Na medida em que o Estado não possui os recursos necessários à cobertura dos direitos sociais, ganha relevância a atuação das entidades privadas sem fins lucrativos e que prestam serviços altamente qualificados. Através de seus programas e de suas ações promovem a superação de desigualdades, a defesa de direitos, a democracia, a inclusão social, a saúde, a educação e a assistência social. Defendem o meio ambiente e fomentam pesquisas científicas, entre outros objetivos sociais”, argumentou a deputada.

Com informações de Senado Notícias.

Claro pretende levantar R$ 1,5 bilhão com a emissão de debêntures

Dinheiro será utilizado para reperfilamento de passivos da operadora, com foco na gestão do negócio.

Claro pretende levantar R$ 1,5 bilhão com a emissão de debêntures

Em reunião realizada nesta terça-feira, 20 de julho, o conselho de administração da operadora Claro aprovou a emissão de R$ 1,5 bilhão em debêntures. O recurso será utilizado para reperfilamento de passivos (realinhamento de despesas, dívidas e obrigações financeiras) da operadora e do grupo econômico, no âmbito da gestão do negócio.

Ao todo serão emitidas em série única 153,8 mil debêntures, com valor nominal unitário de R$ 10 mil. Os títulos emitidos serão do tipo simples, o que não garante a conversão em ações.

A emissão será no próximo dia 27 de julho. A validade das debêntures é de três anos contados a partir da data de emissão. Ou seja, a data de vencimento será de 27 de julho de 2024.

A emissão foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros da Claro. A companhia explicou que “as debêntures serão objeto de colocação privada, sem qualquer esforço de venda junto ao público em geral e sem intermediação de instituições financeiras integrantes do sistema de distribuição”.

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As debêntures são títulos públicos para venda no mercado de ações, como forma de levantar dinheiro para que as empresas financiem projetos de negócio. Funciona como uma espécie de empréstimo, com os investidores recebendo juros pelos recursos aplicados.

Esta é a segunda emissão de debêntures pela Claro. No final do ano passado, o Ministério das Comunicações autorizou a operadora a emitir quase R$ 4 bilhões para financiar 3 projetos de implantação, expansão e modernização de infraestrutura em redes fixas e móveis.

Na lista está o “Projeto Fotônico”, que implementará uma arquitetura de rede de fibra mais eficiente no país e o “Projeto Modernização” para atualizar as redes 2G, 3G e 4G. Tem ainda o “Projeto de Implementação de Solução GPON”, implantando a tecnologia GPON, que reduz espaço, custos e consumo de energia em redes de fibra.

Com informações de Relações com Investidores Claro.

Em Olinda, Câmara aprova R$ 470 mil para compra de celulares para vereadores

Usando dinheiro público, parlamentares terão acesso a aparelhos top de linha e pacotes de telefonia de até 20GB.

Em Olinda, Câmara aprova R$ 470 mil para compra de celulares para vereadores

A Câmara Municipal de Olinda, no estado de Pernambuco, aprovou uma licitação para compra de celulares do tipo premium para vereadores do município. O valor total do edital é de R$ 470,7 mil e inclui contratar serviços de telefonia e internet.

Ao todo, deverão ser contratadas 75 linhas móveis, com a compra de celulares de última geração, custando até R$ 7 mil por unidade. Com isso, a despesa será de aproximadamente R$ 27 mil para cada um dos 17 vereadores de Olinda.

Segundo as regras do edital, os smartphones precisam ter tela de seis polegadas, além de câmeras com capacidade para gravar vídeos na resolução 4K. No mercado, aparelhos do tipo custam entre R$ 5 mil e R$ 7 mil.

Os contratos deverão ser celebrados com operadoras especializadas e autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a prestação de serviços móveis de longa distância nacional. Os aparelhos serão oferecidos pelas empresas em regime de comodato.

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Os dispositivos serão oferecidos para dois grupos distintos. O primeiro são 26 aparelhos com pacotes de dados de 20GB, ligações e mensagens de texto ilimitadas. Já para o segundo, foram solicitados 49 celulares com franquia de 10GB. Ambos os grupos deverão ter acesso ilimitado a redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram.

A licitação estabeleceu um período de 24 meses para o uso do serviço pelos vereadores. O edital foi publicado em junho, com a expectativa de que os aparelhos sejam entregues ainda neste mês de julho.

Cada parlamentar receberá três celulares, sendo um para uso próprio e os outros dois para assessores. A Mesa Diretora também terá acesso aos celulares contratados com dinheiro público.

Em nota, a prefeitura de Olinda afirma que foram executados todos os procedimentos previstos em licitações do tipo. A gestão municipal também afirmou que o contrato vigente já perdurava por quatro anos (o que demandava a nova licitação), e que a contratação não gera prejuízo para os cofres públicos, uma vez que ela já estava prevista no orçamento do Poder Legislativo.

Recentemente, a Câmara Municipal do Recife também foi alvo de críticas, por lançar uma licitação de quase R$ 2 milhões para a contratação de celulares e modens de internet para vereadores e servidores. O pregão foi suspenso após o Ministério Público de Contas recomendar o adiamento da compra.

Também em Recife, foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado a compra emergencial de 2.500 smartphones pela Prefeitura. Os aparelhos seriam distribuídos para alunos do 9º ano do ensino fundamental, para que eles pudessem continuar os estudos por meio de uma plataforma digital de ensino à distância, durante a pandemia da Covid-19.

Com informações de G1.

Netflix perde mais assinantes; o que aconteceu com a ‘gigante’?

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Empresa teve uma evasão de quase meio milhão de assinantes nos Estados Unidos e Canadá, que representam seus maiores mercados.

Divulgação da série The Crown, da Netflix. Imagem ilustrativa.
Cartaz de The Crown, série da Netflix. Imagem: Divulgação

Se o ano de 2020 foi todo da Netflix, que cresceu assustadoramente, o sucesso não parece se repetir. Ao que tudo indica, 2021 será um ano mais ‘pé no chão’ para a empresa, que já lida com uma quebra de expectativas por parte de analistas e investidores.

Nos Estados Unidos e no Canadá, que representam os maiores mercados da companhia, o serviço perdeu aproximadamente 430 mil assinantes. As previsões para o segundo semestre do ano também estão abaixo do que os investidores esperavam, mas mostram que a marca está mais realista em relação aos seus resultados.

Afinal, o grande impulso no crescimento abrupto do serviço se deu em função do isolamento social, coordenado para conter a pandemia da COVID-19. Agora, com a vacinação em massa, alguns países preparam uma reabertura econômica e começaram a flexibilizar as medidas restritivas. Os números da empresa respondem diretamente a isso.

Óbvio que a concorrência também deve ser um fator a considerar. O consumidor atual possui muitas opções e busca ter assinaturas apenas quando conteúdos que lhe interessam são lançados. Mas aqui entram em jogo diferentes ações das empresas para ‘fidelizar’ seus clientes.

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No caso da Netflix, o alto escalão da companhia, liderado pelo executivo Reed Hastings, nega sofrer impacto da concorrência. O Disney+, serviço mais próximo da ‘pioneira do streaming’, tem mais de 70 milhões a menos de assinantes, ou seja, precisava caminhar expressivamente para superar sua maior concorrente.

Ao desempenho abaixo do esperado, a Netflix atribui ao período mais ‘leve’ de lançamentos, com a ausência dos grandes ‘hits’ da empresa. Séries de sucesso como “Sex Education”, “The Witcher”, “Stranger Things”, “YOU” e outras ficaram para o segundo semestre ou 2022, por conta dos protocolos contra a COVID-19, que dificultaram gravações.

Isso significa que a Netflix segue confiante em seus futuros lançamentos, mas fez previsões mais ‘discretas’ e ‘pé no chão’ para surpreender futuramente. Será que vai dar certo? O tempo dirá.

Com informações de Folha de S.Paulo

HBO Max: 6 conteúdos que deveriam estar no catálogo (mas não estão)

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Streaming que reúne obras da Warner Bros. começou a ser comercializado este mês no Brasil e já acumula insatisfações dos consumidores.

Imagem: Divulgações de Mortal Kombat e Aquaman - Warner Bros. (Conteúdos ausentes do HBO Max)
Imagem: Divulgações de Mortal Kombat e Aquaman – Warner Bros.

Após muita espera, o HBO Max finalmente aterrissou no Brasil, mas não livre de polêmicas. Para começar, falhas e problemas no app não conseguiram afastar o estigma do HBO Go, app de streaming exclusivo dos canais HBO, conhecido por ser uma das mais problemáticas plataformas de conteúdo sob demanda.

Mas, um outro fator que deixou muitos fãs com a pulga atrás da orelha foi a ausência de filmes e séries conhecidos do grande público. Alguns são até mesmo citados como clássicos e eram aguardados com expectativa no serviço, mas não virão por agora. Aqui vão algumas produções ausentes no HBO Max:

1. The O.C (Disponível no Globoplay)

Cartaz de The O.C. Imagem: Divulgação Warner Bros. - Conteúdo ausente do HBO Max.
Cartaz de The O.C. Imagem: Divulgação Warner Bros.

Febre no início dos anos 2000, muitos esperavam ter a oportunidade de maratonar a aclamada série adolescente no HBO Max, mas não foi dessa vez. Para quem não sabe, o Globoplay comprou os direitos de distribuição da série e ainda vai estreá-la. Portanto, o contrato com o streaming do Grupo Globo ainda vai começar e pode demorar para terminar. É provável que a série só fique disponível no HBO Max quando o fim desse acordo acontecer.

2. Aquaman (Disponível no Telecine)

Cena de Aquaman. Imagem: Divulgação Warner Bros. - Conteúdo ausente do HBO Max.
Cena de Aquaman. Imagem: Divulgação Warner Bros.

Misteriosamente, o rei dos mares não está disponível no streaming e deveria compor as produções do selo DC Comics. A resposta para isso pode estar no contrato com o Telecine, que transmite o filme em seu serviço de vídeo sob demanda. Mas, nada confirmado até então.

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3. Shazam (Disponível no Telecine)

Cena de Shazam. Imagem: Divulgação Warner Bros. - Conteúdo ausente do HBO Max.
Cena de Shazam. Imagem: Divulgação Warner Bros.

Mais um herói da DC que explora outros territórios (também o Telecine). Não se sabe se o contrato exige exclusividade na distribuição via streaming, mas é provável que sim. Afinal, o HBO Max é o verdadeiro detentor das propriedades da Warner Bros. e pode estar apenas respeitando acordos fechados com outras plataformas antes da chegada do seu próprio serviço.

4. One Tree Hill (Disponível no Globoplay)

Cartaz de One Tree Hill. Imagem: Divulgação Warner Bros. - Conteúdo ausente do HBO Max.
Cartaz de One Tree Hill. Imagem: Divulgação Warner Bros.

Mais uma série adolescente fenômeno dos anos 2000 ficou de fora do HBO Max. A produção também está em posse do Globoplay, que a distribui via streaming no Brasil. Será que podemos aguardá-la no HBO Max após o fim desse contrato?

5. Trilogia O Hobbit

Cena de O Hobbit. Imagem: Divulgação Warner Bros. - Conteúdo ausente do HBO Max.
Cena de O Hobbit. Imagem: Divulgação Warner Bros.

No lançamento, os assinantes notaram a ausência dos filmes “O Senhor dos Anéis”, mas o problema aparentemente foi resolvido. Mas, se tratando da trilogia que antecede a história, “O Hobbit, os três filmes continuam ausentes e não estão atualmente em nenhuma plataforma de streaming.

6. Mortal Kombat

Cena de Mortal Kombat. Imagem: Divulgação Warner Bros. - Conteúdo ausente do HBO Max.
Cena de Mortal Kombat. Imagem: Divulgação Warner Bros.

Se nos Estados Unidos a promessa foi de estreias simultâneas entre streaming e cinema, no Brasil foi estabelecido um intervalo de 35 dias para os filmes chegarem na plataforma. Mas, no lançamento do HBO Max, alguns filmes já haviam debutado nos cinemas há mais de 35 dias e ainda assim estavam ausentes na plataforma. Atualmente é o caso de Mortal Kombat, prometido para agosto de 2021.

No mais, é comum que as plataformas de streaming queiram distribuir aos poucos suas produções, a fim de chamar cada vez mais assinantes ter atrativos. Mas, se tratando da Warner e o HBO Max, faltou um planejamento visto que o serviço chegou e a empresa sequer finalizou contratos em vigência, a exemplo do Disney+.