19/04/2024

Consumidores podem renegociar dívidas pelo Consumidor.gov.br

Durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira os usuários de serviços de telefonia e internet podem solicitar a renegociação online.

A partir desta segunda-feira, 23, os consumidores que possuem dívidas com operadoras em serviços de telefonia e internet poderão solicitar a renegociação ou parcelamento por meio do portal Consumidor.gov.br.

A ação do Governo Federal integra a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, que busca incentivar a população a aprender como lidar com o dinheiro.

Os pedidos de renegociação podem ser feitos até o próximo domingo, 29 de novembro.

Além dos serviços de telecomunicações é possível renegociar dívidas de água, energia, transporte aéreo e comércio eletrônico, desde que as empresas estejam cadastradas no Consumidor.gov.br.

“A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor entende que, nesse momento difícil para muitos brasileiros, em virtude do coronavírus, a estratégia de renegociação de dívidas poderá constituir uma iniciativa muito importante para a redução do endividamento do consumidor brasileiro”, afirma Pedro Aurélio da Silva, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon).

VIU ISSO?

–> ‘Atendimento ao cliente’ da Anatel leva prêmio internacional

–> Anatel determina que operadoras disponibilizem ouvidorias próprias

–> Tempo máximo de espera para ser atendido em call center é suspenso

Para solicitar a renegociação, basta acessar o Consumidor.gov.br e realizar o cadastro. A seguir, é só escolher a empresa e preencher a solicitação, não esquecendo de selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/Parcelamento de Dívida”.

O usuário precisa descrever na “Descrição da Reclamação” os débitos que gostaria de renegociar.

A operadora tem até 10 dias para responder a solicitação. Já o devedor terá 20 dias para avaliar o atendimento.

Caso necessário, é possível anexar documentos, tirar dúvidas ou complementar a reclamação durante esse período.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários