InícioDefesa do ConsumidorNúmero de endividados com as operadoras diminui

Número de endividados com as operadoras diminui

País abre 2020 com menos brasileiros negativados por conta de faturas atrasadas de telefonia, internet e TV por assinatura.

Segundo dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgados nesta quinta-feira, 16, o número de brasileiros endividados caiu pelo segundo mês seguido e encerrou o ano de 2019 com uma queda de 0,2% na comparação com o ano anterior.

A estimativa é que o ano de 2020 começou com aproximadamente 61 milhões de brasileiros com alguma conta em atraso e com o CPF restrito.


No entanto, a pesquisa também apontou que o setor de comunicação — que inclui os serviços de telefonia, internet e TV por assinatura — apresentou o recuo mais expressivo no índice de inadimplência. Na comparação com o ano anterior, a queda foi de 16,4%.

O número é superior aos de dívidas bancárias, que caíram apenas 1,9%. Já as dívidas de crediário subiram 0,9% e água e luz cresceram 2,1%. Considerando todos os tipos de dívidas em atraso, houve queda de 3,3% na comparação anual.

VIU ISSO?

–> Dívidas com telefonia lideram mutirão de renegociação do Procon

–> Dívidas com a Oi, Claro e SKY podem ser negociadas no app do Serasa

–> Sercomtel dá até 70% de desconto em renegociação de dívidas

O setor de comunicação apresentou fortes altas no início da crise econômica, no entanto, a melhora da conjuntura da economia, bem como campanhas de renegociação de dívidas e liberação dos recursos do FGTS contribuíram para a melhora do índice.

Segundo o estudo, o ano passado foi o primeiro em que ocorreu uma queda no número de inadimplentes desde que começou a série histórica. A expectativa é de que a quantidade de endividados continue em queda.

“O cenário é de continuidade da recuperação econômica com destaque para o mercado de trabalho, o que aumenta a massa de rendimentos e facilita o pagamento de dívidas em atraso”, diz o documento.

Com informações de Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários