Número de endividados com as operadoras diminui

País abre 2020 com menos brasileiros negativados por conta de faturas atrasadas de telefonia, internet e TV por assinatura.

Segundo dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgados nesta quinta-feira, 16, o número de brasileiros endividados caiu pelo segundo mês seguido e encerrou o ano de 2019 com uma queda de 0,2% na comparação com o ano anterior.

A estimativa é que o ano de 2020 começou com aproximadamente 61 milhões de brasileiros com alguma conta em atraso e com o CPF restrito.


No entanto, a pesquisa também apontou que o setor de comunicação — que inclui os serviços de telefonia, internet e TV por assinatura — apresentou o recuo mais expressivo no índice de inadimplência. Na comparação com o ano anterior, a queda foi de 16,4%.

O número é superior aos de dívidas bancárias, que caíram apenas 1,9%. Já as dívidas de crediário subiram 0,9% e água e luz cresceram 2,1%. Considerando todos os tipos de dívidas em atraso, houve queda de 3,3% na comparação anual.

VIU ISSO?

–> Dívidas com telefonia lideram mutirão de renegociação do Procon

–> Dívidas com a Oi, Claro e SKY podem ser negociadas no app do Serasa

–> Sercomtel dá até 70% de desconto em renegociação de dívidas

O setor de comunicação apresentou fortes altas no início da crise econômica, no entanto, a melhora da conjuntura da economia, bem como campanhas de renegociação de dívidas e liberação dos recursos do FGTS contribuíram para a melhora do índice.

Segundo o estudo, o ano passado foi o primeiro em que ocorreu uma queda no número de inadimplentes desde que começou a série histórica. A expectativa é de que a quantidade de endividados continue em queda.

“O cenário é de continuidade da recuperação econômica com destaque para o mercado de trabalho, o que aumenta a massa de rendimentos e facilita o pagamento de dívidas em atraso”, diz o documento.

Com informações de Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários