InícioTV por AssinaturaNetflix perde um terço de participação no mercado de streaming dos EUA

Netflix perde um terço de participação no mercado de streaming dos EUA

Concorrência cada vez maior no setor pode explicar a queda da empresa entre 2020 e 2021.

Logotipo das plataformas de streaming em uma tela de tablet.
Imagem ilustrativa.

Segundo um levantamento realizado pela Ampere Analysis para o site The Wrap, a Netflix vem perdendo espaço no mercado de streaming dos Estados Unidos.

Os números mostram que a empresa perdeu 9% de sua fatia no ano passado, quando liderava com folga e detinha 29% do mercado, aparecendo agora com 20%.

Na segunda posição aparece o Amazon Prime Video, que também registrou uma queda de 21% para 16%, seguido pelo Hulu, com 13% do mercado.

Imagens: Ampere Analytics/The Wrap.

Apesar de a Netflix estar conquistando cada vez mais assinantes, o que pode ter feito a plataforma perder quase um terço de sua fatia no mercado foi a chegada de novos concorrentes no ano passado.

Entre eles, o HBO Max foi quem mais viu crescer sua participação entre 2020 e 2021, subindo de 3% para 12%. Isso faz da empresa, a quarta maior plataforma de streaming do país norte-americano.

Uma possível explicação para isso é que o HBO Max vem acrescentando cada vez mais títulos à sua plataforma e, com isso, vem atraindo mais assinantes, principalmente neste momento de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19.

VIU ISSO?

–> Netflix e Disney+ disputam espaço com lançamentos

–> Netflix adota nova estratégia para bater de frente com o Globoplay

–> Netflix Brasil já tem mais assinantes que TV paga, dizem analistas

Por outro lado, mesmo apostando cada vez mais em produções originais, a Netflix vem perdendo uma parte de seu catálogo para seus novos concorrentes, como Disney+, HBO Max e Peacock.

Aliás, esta plataforma, pertencente à NBC Universal, estreou no ano passado e já aparece na sexta posição, com 5% do mercado.

Com a mesma porcentagem aparece a Apple TV, que viu sua participação crescer de 4% para 5% entre 2020 e 2021.

Apesar da queda, Netflix se mantém na liderança do mercado de streaming.

Já o Disney+, que no mês passado alcançou a marca de 100 milhões de assinantes, viu sua fatia no mercado cair de 12% para 11%, ocupando a quinta posição.

Segundo a Ampere Analysis, isso acontece porque, apesar do número expressivo de assinantes, a plataforma não tem muita força nos Estados Unidos, onde conta com 40 milhões de assinaturas.

Ainda assim, a previsão da Ampere Analysis é de que a Diney+ alcance a terceira posição no mercado internacional, ainda este ano.

Vale destacar que o HBO Max tem um espaço ainda maior de crescimento, pois em junho, irá ampliar sua participação, com o lançamento de sua plataforma na América Latina.

Com informações de The Wrap.

CONTEUDO RELACIONADO
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários

MAIS POPULARES