17/04/2024

Claro lança novo satélite no final deste mês

Artefato vai expandir a oferta de banda larga, além de servir como backhaul para redes móveis e para transmissões de TV.

Claro lança novo satélite no final deste mês

No próximo dia 30 de julho, a Embratel (empresa pertencente ao Grupo da Claro) deverá lançar em órbita o Star One D2, o novo satélite da companhia brasileira, a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. O lançamento será feito pelo foguete Ariane 5, que também deverá transportar o satélite Eutelsat Quantum, da empresa Eutelsat.

O lançamento estava previsto para outubro de 2020, mas foi atrasado devido aos efeitos da pandemia. O cronograma já havia sido modificado para fevereiro e agora para o final de julho. Este é o 11º satélite da Embratel lançado pela empresa Arianespace.

O novo satélite substituirá o C2 (focado em TV via satélite) e ampliará a capacidade da empresa nas bandas Ku, Ka, C e X, além de expandir a cobertura de banda larga na América do Sul e Central. Ele também será utilizado como um backhaul para redes móveis para o Brasil, para a transmissão de TV (paga e aberta) e também para a oferta de internet para clientes corporativos e governamentais.

O lançamento foi alvo de disputa entre a Claro e a Viasat pelo uso da posição orbital 70º Oeste, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu em favor da primeira. Entretanto, a agência reguladora deu prazo para que o artefato fosse colocado em órbita até 31 de agosto de 2021.

VEJA TAMBÉM:

–> Eutelsat propõe solução para o problema da banda C no leilão do 5G

–> Embratel conquista prêmio internacional de comunicação por satélite

–> TVs pedem suspensão de pagamento por transmissões via satélite

Já o Eutelsat Quantum foi construído em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) e deverá operar como um satélite de comunicação operando na banda Ku. Ele será utilizado por clientes governamentais, militares e comerciais.

A janela de lançamento está marcada para ocorrer entre as 18h e 19h30 (horário de Brasília) do dia 30. É possível acompanhar a decolagem do Ariane 5 por meio do perfil no YouTube da empresa Arianespace.

Com informações de Teletime.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários