20/12/2025
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Vivo investe na rede telco-cloud pensando no 5G; entenda

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Com a chegada do 5G no Brasil, é esperado que as operadoras comecem a investir no processo de implementação da tecnologia. É o caso da Vivo, que está investindo na modernização de aplicações e infraestrutura de rede com a plataforma Vivo Telco Cloud. Com a plataforma, a operadora pode integrar, implantar e gerenciar funções virtuais de rede (VNFs) e funções nativas de nuvem (CNFs).

A Vivo Telco Cloud passou por dois anos de testes laboratoriais, reuniões e discussões técnicas para que fosse definido o melhor formato na modernização de aplicações e habilitação de novas experiências de uso com conectividade do 5G. Para isso, a operadora usou a infraestrutura definida por software, automatizada e virtualizada, baseada nas tecnologias NFV e CNF, uma abordagem que habilita o uso de containers em redes de telecomunicações.

A equipe da VWware, parceira de tecnologia da Vivo, passou os últimos 24 meses focada em demonstrar as capacidades técnicas da solução VMware Telco Cloud Platform usada para otimizar arquiteturas 4G e 5G ao redor do mundo. Testadas e provadas em ambientes de produção nesse período, as tecnologias permitiram a aceleração da conectividade da tecnologia, sendo que ao mesmo tempo servem como ponte para otimizar a rede já existente.

Elmo Matos, diretor de planejamento e tecnologia da Vivo, declarou que

“É essencial a virtualização da nossa rede para cumprir os desafios de implantação dos novos serviços propiciados pela tecnologia 5G. Trabalhamos em um processo de seleção detalhado e fechamos a parceria com a VMware para esse novo modelo de construção de redes”.

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O presidente da VMware no Brasil, José Duarte, afirma que

“Como um dos parceiros estratégicos de tecnologia da Vivo, esperamos fazer uma parceria para a modernização das redes. “Além dos benefícios de infraestrutura e conectividade da Vivo, o projeto vai conferir maior flexibilidade aos times técnicos da companhia. Desenvolvemos em conjunto uma plataforma robusta e, como resultado, a Vivo se torna mais estruturada e especializada em sua operação com o 5G, o que garante maior eficiência aos profissionais técnicos no dia a dia”.

Para que o impacto fosse imperceptível na estabilidade das redes Vivo, a implantação do ambiente produtivo foi dividida em etapas. A primeira foi a preparação de todo o local, com a instalação de equipamentos de rede, servidores, software e customizações. A segunda, que está em andamento atualmente, é a implementação das tecnologias de VNF e CNF.

A NTT Ltd. empresa líder em serviços de tecnologia, parceiro de telecomunicações da VMwae, será a responsável pela realização do Project Management Office (PMO), assim como pela a integração entre os sistemas, o suporte em todas as camadas previstas e a definição das redes.

“Através do nosso conhecimento abrangente fomos escolhidos para, em parceria com a VMware, instalar toda a tecnologia necessária para implantar esse projeto. Além de desenvolver o papel de integradora de sistemas, iremos auxiliar a Vivo a implementar os elementos necessários que fazem com que as pessoas consigam realizar uma chamada ou navegar pela internet utilizando a rede 5G. A VMware é uma fabricante de tecnologia respeitada em todo o mundo e é uma honra fazer parte de um projeto tão importante como esse, que irá reverberar em todo o país,” diz Augusto Panachão, vice-presidente de tecnologia da NTT Ltd.

O diretor de venda para contas estratégicas da VWware, Guilherme Soares, explica “O Vivo Telco Cloud é um projeto de grande proporção e alta escalabilidade. Por essa razão, entendemos os desafios que a Vivo enfrentou para elaborar uma abordagem de desenvolvimento contínuo durante todos os anos de operação, em que as etapas iniciais são fundamentais e dão suporte aos planos de expansão das redes no futuro”.

Retrospectiva 2021: as 20 notícias mais lidas e acessadas do ano

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O ano de 2022 chegou e o Minha Operadora segue na missão de compartilhar informações e conhecimentos para os seus leitores se manterem informados sobre o que acontece no setor de telecomunicações no Brasil e no mundo.

Em 2021, a pandemia de Covid-19 continuou fazendo parte das nossas vidas, embora com menos intensidade, mas isso não desacelerou a indústria que continuou a todo vapor, com inovação nacional e internacional.

Sem dúvidas, o grande destaque de 2021 foi a realização do leilão do 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações, no mês de novembro. Após muitas idas e vindas, o Brasil iniciou sua caminhada para a chegada da tão esperada quinta geração de internet móvel, que promete maior velocidade.

Neste ano que se passou, o Minha Operadora acompanhou as principais notícias do setor de telecomunicações, desde as novidades da TV até questões de regulação e defesa do consumidor.

Selecionamos as 20 matérias mais lidas de 2021, em uma retrospectiva para que o leitor relembre as principais notícias que demos aqui, além de ser uma ótima forma de ficar por dentro de alguma novidade que tenha deixado passar.

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1 – Canal Jovem Pan News estreia nesta quarta; veja como acompanhar

A líder do nosso site fala um pouco sobre o lançamento da Jovem Pan News, que teve sua estreia na TV por assinatura, TV aberta, internet e rádio. A estreia da nova emissora foi realizada em 27 de outubro de 2021.

2 – Claro está com ‘sinal aberto’ em dois canais na TV Paga

Notícia relacionada ao dia em que a Claro liberou o sinal de dois canais para o seus assinantes: History 2 e BandSports.

3 – Claro lança plano pré-pago mensal com 6GB por R$ 19,99

A operadora lançou um novo plano pré-pago chamado de Prezão, onde tinha ligações e SMS ilimitadas, assim como o dobro de internet com 6 GB (3 GB do plano + 3 GB de bônus por 6 meses)

4 – Vivo Turbo Mensal de volta: 3 GB durante 30 dias por R$ 19,99

Clientes da operadora observaram o retorno do plano pré-pago “turbo Mensal”, que depois foi confirmado pela Vivo, mas a ativação era exclusiva para os DDDs 98 e 99.

5 – TIM Pré Top Classic: 4 GB de internet por R$ 20

Reportagem falou sobre a promoção que a operadora estava ofertando 4 GB de franquia de internet por R$ 20/mês, durante três meses, onde o cliente poderia contratar o plano pela metade do preço, uma vez que o valor original era de R$ 40.

6 – Novo canal é disponibilizado no pacote básico da Claro TV

No dia 19 de abril de 2012, noticiamos que a operadora estava adicionando o canal Nick Jr Brasil ao pacote básico “Mix” do serviço de TV por Assinatura, uma vez que o canal era disponibilizado apenas nos pacotes “TOP”.

7 – Nova plataforma IPTV gratuita desembarca no Brasil

Chegava ao Brasil mais uma plataforma de IPTV, a Soul TV, que estava disponível para smartphones iOS e Android. Além disso, tinha fechado um acordo com a LG e Samsung para disponibilizar em suas smart TVs.

8 – Claro, Vivo e TIM seguem Oi e lançam planos de Internet Móvel sem limites

Pregando uma peça nos seus leitores, a matéria fez parte de uma campanha do Minha Operadora no dia 1 de Abril, recomendando que as pessoas não acreditassem em tudo que veem na internet, pois muita informação pode ser falsa.

9 – Técnico da Claro liga modem, mas esquece da fibra óptica

Matéria que falou sobre o caso de uma cliente da Claro/NET que foi cobrada pelos serviços de internet via fibra óptica, mas não tinha acesso ao serviço por causa de erro do técnico da operadora.

10 – Mercado de TV por assinatura poderá ter mudanças significativas

Matéria explicava às mudanças que o mercado iria enfrentar pela frente, principalmente depois da Lei da TV por Assinatura, conhecida como Lei do SeAc. Também falamos sobre as produções locais que as empresas deveriam investir.

11 – IPTV: Mais 3 canais desembarcam na Pluto TV

Foi anunciada a chegada do canal Jeannie é um Gênio, MasterChef Brasil e MTV Biggest Pop no IPTV da Pluto TV, onde estrearam na plataforma no dia 10 de agosto.

12 – Google TV já está disponível no Brasil; saiba como aproveitar

Chega ao Brasil o Google TV, um sistema que foi integrado aos televisores da TCL, com atualização disponibilizada em algumas smarts com Android TV.

13 – Prime Video anuncia plano de assinatura de baixo custo

Era anunciado na Índia um plano mais barato para os assinantes do Amazon Prime Video. Na época, foi ofertado pelo valor de 89 rúpias indianas mensais, o equivalente a R$ 6,48, na cotação daquela data.

14 – HBO Max anuncia plano de assinatura com valor reduzido

Até então indisponível no Brasil, streaming ofertava um plano de assinatura mais barato nos Estados Unidos. A redução do valor era pela presença de anúncios. Na época, o preço mensal foi de US$ 9,99, o equivalente a R$ 52,33 na cotação do período.

15 – TV por assinatura e Pluto TV liberam novo canal

É anunciada a saída do canal VH1 Internacional do mercado brasileiro, que foi substituído pelo MTV 00s, sendo sua possível integração feita pelo IPTV Pluto TV.

16 – Oi oferta plano pré-pago mensal com 8GB por R$ 25

Dobrando a franquia de um plano anterior, operadora ofertou o pacote de 8GB por R$ 25, com a disponibilidade para determinados DDDs e limitada a 500 mil clientes.

17 – Claro vai atualizar decodificadores da TV Paga com nova tecnologia

A operadora anuncia atualização dos codificadores (set-top-box) no seu Claro Box TV, onde os usuários teriam acesso à novas soluções e aplicativos de conteúdo.

18 – Brasil pode ganhar mais uma IPTV grátis (com streaming de vídeo)

O Brasil teria mais um serviço de IPTV. O Roku TV negociava a aquisição de conteúdos originais, onde teria um acervo próprio de produções para oferecer aos seus usuários.

19 – TV Jovem Pan confirmada em mais uma operadora de TV paga

O canal de notícias estaria na programação de mais uma operadora de TV por assinatura. A TV Jovem Pan já fazia parte da Claro, e iria fazer parte da grade da SKY.

20 – Conheça as 6 novas operadoras do Brasil

No auge do leilão do 5G, o Brasil ganhava mais 6 novas operadoras que arremataram lotes nacionais e regionais da faixa de frequência na licitação realizada pela Anatel.

Inter Cel oferta novos planos com gigas de bônus e cashback

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A Inter Cel está com novos planos de celular com mais internet e ainda dá 7% de cashback para novos clientes e para aqueles que optarem pela portabilidade numérica. Além disso, a depender do pacote, a operadora ainda está dando mais 2 meses de assinatura Duo Gourmet, um guia de restaurantes. São ofertados quatro planos entre os valores de R$ 30 e R$ 75.

O plano 4 GB (2GB + 2 GB de bônus) é válido por 30 dias pelo valor de R$ 30, com SMS e ligações ilimitadas para fixo, celular e DDDs usando o 15, 1 GB de bônus de recarga válido por 7 dias, além de 4GB de bônus mensal na portabilidade numérica válido por 12 meses, além de R$ 2,10 de cashback.

No plano 6 GB são 4 GB + 2 GB de bônus, com os mesmos benefícios do plano anterior pelo o valor de R$ 40, além de R$ 2,80 de cashback.

O pacote de 8 GB 5GB +3GB de bônus é ofertado por R$ 50/mês e R$ 3,50 do dinheiro retorna para o cliente. O plano de 13 GB são 8 GB + 5 GB de bônus pelo valor de R$ 75, além de R$ 5,25 de cashback. Em ambos planos, o cliente terá mais 2 meses de assinatura Duo Gourmet.

Em todos os planos, o usuário terá acesso gratuito aos aplicativos da Inter, WhatsApp, Waze e Moovit. Além disso, não é exigida a permanência de 12 meses, ou seja, sem fidelidade.

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Vale ressaltar que os bônus para a portabilidade numérica não é válido para chips da Vivo e de suas operadoras móveis virtuais. Além disso, os benefícios dos planos da Intel acumula, sendo que o saldo não utilizado da franquia de dados no período de validade do seu plano, que é de 30 dias, será acumulado por mais 30 dias.

Para acumular os dados da franquia, o plano deve ser renovado até o dia após o término do período de vigência. Se o saldo da franquia de dados acumulado não for usado no período seguinte, ele não estará mais disponível.

Como ter um número da Inter Cel

Além da portabilidade, o consumidor pode adquirir um chip novo da operadora acessando o app do Inter e procurar pela Inter Cel no menu inicial. Após isso, escolhe um dos quatros planos e aguarda que o chip chegará na residência do cliente.

Após receber o SIM Card, é necessário fazer o desbloqueio que é feito de forma simples no próprio aplicativo e ativar o chip, que estará pronto para ser usado.

Parte da operadora de satélites Hispamar é vendida pela Oi

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Desde que declarou estar em recuperação judicial, a Oi tem vendido seus patrimônios, sendo que o principal de todos é a venda da sua unidade móvel para as operadoras TIM, Vivo e Claro. Dessa vez, a operadora vendeu toda a fatia que ainda detinha na operadora de satélite Hispamar para a sócia Hispasat. O valor da transação não foi revelado.

Hispamar Satélites situado no Centro Administrativo, no Rio de Janeiro

Rodrigo Abreu, presidente da Oi, afirma que a venda é um avanço no plano estratégico da operadora na sua recuperação. “Trata-se de um ativo que estava previsto para alienação no aditamento ao Plano de Recuperação Judicial aprovado em 2020. É mais uma etapa que estamos cumprindo no processo de soerguimento e transformação da companhia”.

Na transação, haverá a transferência de 19,04% do capital social para a compradora que passará a ser a única dona dos satélites. O negócio ainda será analisado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que precisam aprovar o acordo para ser concluído.

A Hispasat afirma que a compra do restante da Hispamar é uma demonstração da importância que a companhia tem para o mercado do Brasil, sendo considerado internamente como o mais importante em termos estratégicos desde 2001, quando a companhia de satélites foi criada.

A Hispamar é resultado da aquisição do direito de exploração da posição orbital 61º leste, que desde então tem se tornado uma peça fundamental na atividade da empresa espanhola, de onde saem 60% da sua receita. A empresa é dona de três satélites, Amazonas 2, 3 e 5, que são usados na distribuição de conteúdo audiovisual em banda C ou para soluções de televisão DTH (“Direct to home”, direto para casa, em inglês) em banda Ku.

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A transação vem a acontecer em um momento em que a empresa pretende lançar um novo satélite, o Amazonas Nexus, que pode ser colocado em órbita no final de 2022. O dispositivo será utilizado para a oferta de banda larga na rural, rodovias, aviação e embarcações nos corredores Norte e Sul do Atlântico e na Groenlândia.

“O país apresenta um enorme potencial para o desenvolvimento de soluções de comunicações por satélite e estamos dispostos a colaborar com os setores público e privado em projetos que proporcionem mais valor para a sociedade brasileira”, afirma Clovis José Baptista Neto, presidente da Hispamar.

Sem carregador? Apple e Samsung são multadas pelo Procon Fortaleza

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Nesta quarta-feira (12), o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) multou as empresas Apple e Samsung em R$ 25.931.250,00 pela venda de smartphones sem o carregador. Após visitas de fiscais, o órgão defensor afirmou que encontrou irregularidades nas lojas que comercializam os aparelhos no Centro e em shoppings da capital do estado.

A Apple e a Samsung foram multadas em R$ 15.558.750,00 cada. No entanto, no caso da fabricante do iPhone, como prevê a legislação, por ser a primeira autuação do Procon Fortaleza contra a companhia, o valor foi reduzido em um terço, ficando a multa por R$ 10.372.500,00.

Segundo Eneylândia Rabelo Lemos, diretora do Procon, o carregador é um acessório indispensável para o funcionamento do aparelho, sendo que retirá-lo da venda conjunta com o dispositivo principal se caracteriza como uma venda casada, que é um crime contra as relações de consumo.

“Fica evidente que o consumidor terá que adquirir o carregador futuramente, obrigando-o a uma nova compra. Isto caracteriza venda casada”, afirmou Eneylândia.

De acordo com o portal G1, as duas fabricantes foram procuradas para dar seu parecer sobre o assunto. A Samsung se pronunciou informando que não tem conhecimento ainda da multa e que os clientes podem estar solicitando o resgate do carregado através do próprio site dentro do prazo de 30 dias após a compra. A Apple resolveu não fazer declarações sobre o assunto.

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Saga dos carregadores

Na Apple, o anúncio de que deixaria de comercializar os carregadores juntamente com o fones de ouvido na caixa dos aparelhos celulares foi dado em outubro de 2020. Segundo a empresa, era uma forma de fazer com que os usuários reaproveitassem os acessórios antigos.

A defesa da norte-americana foi de que seria economizado em torno de 2 milhões de toneladas métricas de carbono ao ano com a renovação do carregamento. Meses depois, a Samsung seguiu o mesmo caminho.

Embora algumas pessoas tenham concordado com a linha de pensamento da Maça, outras acusaram a empresa de querer maiores lucros com a venda de mais acessórios. No Brasil, houve casos de clientes que processaram a companhia.

5 Canais da Disney serão encerrados na TV por assinatura; saiba quais são

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A cada dia observamos a migração das empresas donas de canais da TV por assinatura para o serviço de streaming, que vem sendo o segmento de sucesso do momento. As companhias estão investindo em suas plataformas e deixando a TV paga de lado, pelo menos é o que está acontecendo com a Disney que irá encerrar cinco de seus canais fechados.

Com o argumento de “se adaptar às mudanças do mercado de conteúdos”, por meio de carta enviada às operadoras de TV por assinatura, a dona do Mickey informou nesta quarta-feira (12) que os canais Disney XD, Nat Geo Wild, Nat Geo Kids, FXM e Star Life serão descontinuados na América Latina a partir de 31 de março.

O encerramento dos canais diz respeito a migração de todo o conteúdo da Disney para sua plataforma de streaming DisneyPlus, que desde o seu lançamento tem conseguido conquistar muitos assinantes ao redor mundo. Esse movimento já estava acontecendo também em outros países, pois em outubro de 2021, os canais Disney Channel e Disney Junior foram retirados do ar na Ásia, Austrália, Nova Zelândia e no Reino Unido, seguindo o mesmo motivo de migração.

Na época, a América Latina não estava no radar como parte da decisão. Embora não sejam os mesmos canais, a tendência é que esse movimento aconteça mais frequentemente, não somente com a Disney, mas também com outras empresas donas de serviços de streamings. Vale lembrar que o canal Star Life foi comprado pela emissora Fox. Dessa forma, irá permanecer no Brasil, mas terá um novo nome: CineCanal.

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Streamings do Grupo Disney

Atualmente, o grupo possui dois serviços de streamings disponíveis na América Latina: Disney+ e Star+. O primeiro conta com um catálogo mais voltado para o público infanto-juvenil, com lançamentos de filmes e séries, conteúdo do universo cinematográfico da Marvel, entre outros.

Já o Star+, os conteúdos são voltados para um público mais adulto com séries como Grey’s Anatomy, This Is Us e Os Simpsons, além de conteúdo esportivo da grade linear.

Oi promove aula aberta e online sobre Ciência de Dados

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Nesta quinta-feira (13), a Oi promoverá uma aula online e gratuita sobre Ciência de Dados, uma das áreas profissionais que mais crescem e abrem oportunidades de trabalho no país. Além do conhecimento nessa área tão promissora, os participantes receberão um certificado e terão condições especiais de matrícula no curso Oi Masterdados, focado em Data Analytics, que está com inscrições abertas.

A aula aberta será apresentada pelos coordenadores do curso Oi Masterdados, vertical de educação da operadora lançada recentemente como parte da evolução da empresa para ser uma plataforma de serviços digitais.

O conteúdo foi produzido por Elisamara de Oliveira, Doutora em Engenharia Elétrica, Mestre em Ciência da Computação e Gestora de T.I e pelos professores Juliano Castro, Diretor de Negócios, que ajuda os clientes a tomarem as melhores decisões com visão estratégica e Marcelo Fernandes, Estatístico, Pós-graduado em Engenharia Econômica, Mestre em Administração de Empresas, Analytics e Machine Learning e Gerente de Desenvolvimentos de Negócios.

Serão discutidos assuntos sobre a rotina de trabalho de um profissional de Ciência de Dados, suas principais ferramentas e como ingressar nesse mercado de trabalho que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.

Os interessados em participar da aula devem fazer sua inscrição de forma gratuita pelo link https://bit.ly/3sYFlkU. Vale ressaltar que no momento, as inscrições ainda estão abertas, mas como o curso começa hoje (13), às 20h, o quanto antes fazer melhor, pois podem ser finalizadas a qualquer momento.

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Sobre o Oi Masterdados

A Oi Masterdados é plataforma de cursos para capacitação de profissionais , onde podem ser encontrados cursos para os mais diversificados públicos e necessidades. A operadora fechou parcerias com instituições de ensino em todo mundo, sendo que a plataforma e já conta com mais de 100 disponíveis no Oi Place.

Claro lança campanha com Anitta e o rapper Spinardi Haikaiss

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A Claro lança nova campanha do Prezão estrelada pela cantora Anitta, com a participação do rapper Spinardi Haikaiss, onde são apresentados os benefícios e vantagens do plano da operadora. A escolha de Spinardi é uma boa sacada da operadora, em uma referência a internet mais rápida do Brasil com o título que o rapper ganhou de ser o mais veloz do país.

O Spinardi ganhou o título de rapper mais rápido do Brasil. A Claro, de internet móvel mais rápida do país. Além disso, é tanto benefício no Prezão, que pra falar tudo… só em ultra velocidade” afirma Diego Ferrite, Diretor de Criação da Talent Marcel.

O vídeo que começa com a cantora falando a frase “Prezão da Claro tem tudo o que você, e até o que não espera” foi produzido pela Talent Marcel, o filme será veiculado em todo o Brasil na TV aberta, rádio, mídia exterior e no digital, além dos canais próprios da operadora.

A campanha foi dividida em duas versões: 30’ e 15’, onde os personagens cantam e fazem rimas com os benefícios e vantagens disponíveis no plano pré-pago. Ambas versões possuem o título “Não fique sem internet. Vem pro Prezão”, com a diferença de que no final a diferença é a presença de 30’ e 15’.

De acordo com a diretora de Marca e Comunicação da Claro, Ane Lopes, a união dos artistas na campanha é uma forma de reforçar os benefícios e vantagens para o público do plano.

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“Unir o Spinardi com a Anitta reforça, de forma leve e ainda mais aproxima, as vantagens e os muitos benefícios que o público do Prezão tem nos nossos planos para trabalhar, estudar e se divertir, tudo no seu celular e numa velocidade que só a Claro oferece”.

Sobre o Prezão

O Prezão da Claro oferece até 12 GB de internet por 30 dias, sendo que usuário tem acesso ilimitado ao WhatsApp, assim como ligações e chamadas de vídeo. Além disso, é possível observar no filme que o plano também destaca a Claro Curso e o Descomplica.

Clientes da Claro tem acesso gratuito ao Descomplica para que os estudantes aprimorem seus conhecimentos, assim como para se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio. No Claro cursos, o cliente terá acesso a mais de 100 capacitações para aprender uma nova “profissão” e conseguir gerar renda extra.

Confira o vídeo da campanha:


TV por assinatura perdeu 300 mil clientes entre outubro e novembro de 2021

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De acordo com dados divulgados essa semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em novembro, o segmento de TV por assinatura apresentou uma queda de 300 mil clientes ante o mês anterior, onde registrou 16,4 milhões de acessos. Embora tenha números negativos em comparação a outubro, o setor obteve crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2020, onde teve 14,9 milhões de acessos.

Entre outubro e novembro, houve também um declínio das tecnologias que dão suporte a TV por assinatura, sendo que por satélite perdeu 200 mil clientes entre os meses. O cabo coaxial obteve 5,49 milhões de acessos em novembro, contra 5,56 no mês anterior. Enquanto que a fibra óptica registrou 1,29 milhões de clientes, sendo que em outubro havia registrado 1,34 milhões.

Das dez companhias que possuem os maiores market share na TV por assinatura, somente a OpçãoNet e a Unifique apresentaram crescimento em acesso, com 2,7% e 5,54%, respectivamente. A operadora que apresentou a maior queda foi a SKY, que perdeu 2,3% de sua base de clientes. A Tecnoserve, que em outubro tinha o market share de 0,2%, deixou de fazer parte da lista dos provedores de TV da Anatel.

Em relação às regiões brasileiras, o Norte e o Nordeste apresentaram a maior redução de acessos entre os dois meses. No norte foi registrado uma variação negativa de 6,5% nos acessos e o Nordeste de 6,4%.

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Quando se trata do ano, a região nordestina foi a que mais adicionou novos clientes, com um aumento de 66,7%. No mesmo período, quem apresentou a maior queda registrando 11,8% de acesso a menos foi a Região Centro-Oeste.

De forma geral, a operadora que dominou o market share em novembro de 2012 foi a Claro, com 42,4% do mercado, seguida da SKY com 28,3%, Oi com 20,2%, Vivo com 6,9% e Outros com 2,1%.

Claro tem mais 6 meses para concluir implantação de rede de banda larga em Raposos (MG)

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O Conselho Diretor da Anatel prorrogou o prazo por mais seis meses da obrigação da Claro na conclusão da implantação de rede de banda larga no município Raposos, em Minas Gerais. De acordo com a operadora, a conclusão do serviço foi impedida pela resposta negativa da prefeitura de Nova Lima (MG), que indeferiu o pedido de instalação de postes, por onde deveria passar a rede.

Um projeto alternativo foi feito pela Claro, mas o prazo para a implantação da rede de banda larga não foi suficiente devido a demora da prefeitura em responder a solicitação da operadora. De acordo com o relator, conselheiro Vicente de Aquino, o conselho entendeu que não há indício de má fé da empresa em concluir o serviço, sendo que para ele, ainda atende o interesse público quanto à construção de backhaul de alta capacidade de fibra óptica na cidade.

Juntamente com o novo projeto, a Claro apresentou documentos que comprovem as tratativas que teve com a prefeitura de Nova Lima para ter as licenças de instalação dos postes, sendo que a alternativa prevê a construção de um trecho de 6,2 km de extensão, sendo que 2,1 km já estão concluídos.

Área Técnica discorda e defende multa

Embora tenha prorrogado a obrigação de fazer, a Área Técnica da Anatel é contrária à decisão, que defende a cobrança integral da multa no valor de R$ 917 mil. Segundo o informe, a Claro entende que na escolha do município é razoável supor que envolve juízo prévio quando as dificuldades relacionadas à execução do projeto. Além disso, a maior parte do prazo concedido à operadora foi usado apenas para instaurar um processo de licenciamento das obras junto aos órgãos competentes.

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A área técnica também ressalta que mesmo com os atrasos da licença pelo município de Nova Lima, a situação era previsível, uma vez que são normais dificuldades encontradas na aquisição de licença para instalação de infraestrutura, onde a Claro deveria ter adotado medidas mais céleres para obter a resposta positiva da prefeita.

Para Aquino, a operadora não deve ser responsabilizada pela demora do órgão público em responder ao pleito de autorização de instalação da infraestrutura de rede de banda larga, ainda mais pela resposta negativa a tal solicitação. No entanto, o relator deixa bem claro no relatório que a prorrogação é única e já começou a contar do dia 4 de outubro de 2021. Se a rede não for concluída pela Claro, a mesma será multada em valores corrigidos.