15/12/2025
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MCom pode prorrogar o prazo para a ativação do 5G nas capitais

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Durante evento realizado nesta quarta-feira (23), o ministro do Ministério das Comunicações (MCom) Fábio Faria afirmou que há possibilidade do cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ser alterado para prorrogar o tempo para as operadoras ativarem o 5G. Ou seja, o ministro cogita atrasar por dois meses a implementação da rede na faixa de 3,5 GHz nas capitais brasileiras.

De acordo com ele, o leilão do tipo arrecadatório permitiu ao governo impor obrigações de instalação da quinta geração de internet móvel em todas as cidades, assim como em diversas localidades do Brasil, que talvez não fosse receber a tecnologia.

“Por isso [com leilão não arrecadatório] garantimos que todas as localidades e cidades receberão 5G, começando esse ano em julho, com 5G total nas capitais, o que tem um prazo máximo até setembro [para ser concluído]”, comentou Fábio Faria durante o evento CEO Conference, organizado pelo banco BTG Pactual.

Conforme definido no cronograma da Anatel, as empresas ganhadoras deveriam ativar o 5G Standalone em todas as capitais até 31 de junho, mas há abertura para prorrogação do prazo. No entanto, para isso acontecer, as operadoras precisam explicar ao Gaispi, o grupo que coordena o cumprimento das obrigações relacionadas à faixa de 3,5 GHz, os motivos para não conseguir implantar a rede dentro do prazo.

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Com isso, o pedido será encaminhado para votação no Conselho Diretor da Anatel. Conforme o edital do leilão 5G, o prazo pode ocorrer em 60 dias, e ainda uma segunda vez, por mais 60 dias.

O evento teve participação, além do ministro da MCom, Ailton Santos, CEO da Nokia Brasil; Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil; e Marcelo Motta, Head de Soluções e Cibersegurança da Huawei América Latina.

TIM cresce 60,4% e registra lucro líquido de R$ 2,95 bilhões em 2021

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Nesta quarta-feira (23), a TIM divulgou os resultados do ano e do quarto trimestre de 2021, onde registrou um forte aumento no lucro líquido, somando R$ 2,95 bilhões no ano, um crescimento de 60,4%.

Segundo a operadora, este número é resultado das entradas ano recorrentes de dinheiro, em especial, o pagamento da IHS pela participação majoritária na empresa de rede neutra I-Systems, operação que somou R$ 782,2 milhões ao caixa no 4T21.

No quarto trimestre, a TIM atingiu a receita líquida de R$ 4,8 bilhões, um aumento de 2,6% nas receitas líquidas, em relação ao mesmo período do ano anterior. O EBITDA cresceu 35,7% ano a ano e somou R$ 3,19 bilhões, enquanto que o lucro líquido foi de R$ 1 bilhão, alta de 0,2%. Desconsiderando os ganhos com a venda do controle da I-Systems, a operadora contabilizaria lucro líquido de R$ 768 milhões, queda de 26% a.a.

Em todo o ano de 2021, a empresa registrou receitas de R$ 18 bilhões, uma alta de 4,6%. O EBITDA cresceu 13,4%, para R$ 9,45 bilhões. Se normalizado, o EBITDA foi de R$ 8,73 bilhões, aumento de 4,4%. Excluindo os efeitos recorrentes ao longo do ano, o lucro líquido “normalizado” da TIM no ano passado foi de R$ 2,2 bilhões, um aumento de 17,6% em comparação com 2020.

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Base de clientes

Em questões operacionais, a TIM terminou o ano de 2021 com uma base móvel de clientes de 52 milhões, crescimento de 1,2% no comparativo com o ano anterior. Embora tenha perdido no pré-pago, onde registrou queda de 1,4% da base e somou 29,2 milhões, a operadora teve compensação no pós-pago, com alta de 4,7%, totalizando 22,86 milhões de clientes.

Em relação ao market share, tanto no pré quanto no pós, a operadora perdeu participação em 2021. No entanto, o churn (rotatividade de clientes) diminuiu de 4,4% para 3,5%. E a receita por cliente (ARPU) aumentou 5,9%, em média, para R$ 26,4.

Na banda larga fixa, a TIM Live ampliou a base Fiber To The Home (FTTH- fibra até a casa do consumidor) em 33,6%, totalizando 399 mil clientes. No entanto, na base FTTC (fibra até o armário da operadora no bairro atendido), houve queda de 17,6%, diminuindo para 286 mil conexões.

Dessa forma, a TIM registrou em 2021 adições líquidas em banda larga fixa para apenas 40 mil clientes. Ao todo, a TIM Live chegou ao fim de 2021 com 685 mil clientes. A receita média por acesso cresceu 3,7%, a R$ 90,4.

Oi faz parceria com Plamev e anuncia venda de planos de saúde para pets

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A Oi acaba de expandir seus negócios para mais um segmento do mercado, o mundo dos pets. Por meio da Oi Place, plataforma de venda online da operadora, a empresa fez uma parceria com a Plamev Pet, empresas de planos de saúde para cães e gatos.

A venda do serviço, a preços acessíveis e com tele atendimento ilimitado, permite à Oi uma aproximação estratégica com um mercado estimado em R$ 50 bilhões em 2022. A estimativa é do Instituto Pet Brasil, órgão que representa as empresas do setor.

No plano será oferecido, além de tele orientação com médicos veterinários disponíveis 24h por dia, direito a duas consultas presenciais por ano, auxílio para doenças graves, auxílio funeral e auxílio de até 3 mensalidades em caso de desemprego do contratante. O valor mensal do plano é R$ 24,99.

De acordo com Rogerio Takayanagi, Diretor de Estratégia e Experiência do Cliente da Oi, a parceria é parte da estratégia da empresa em ampliar os serviços digitais, impactando positivamente a vida das pessoas.

“A parceria com a Plamev Pet faz parte da nossa estratégia de ampliar a oferta de serviços digitais que impactam positivamente a vida das pessoas. Com nosso foco em desenvolver soluções digitais para as residências, observamos uma tendência crescente de serviços de saúde de PETs. Os animais de estimação são nossos grandes aliados e, assim como as pessoas, muitas vezes demandam cuidados médicos sem sair de casa”, explica.

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Pedro Svacina, CEO e Co-founder da Plamev Pet, afirma que

“Nossa missão é ampliar a vida dos Pets em 3 anos, para isso trabalhamos na conscientização, prevenção e disponibilidade dos serviços. Precisamos chegar em mais casas do Brasil, a OI nos traz essa capilaridade e acelera a possibilidade de mais peludinhos terem a proteção que precisam. O SOS PET dá segurança e tranquilidade aos tutores que poderão cuidar mais e melhor dos seus “filhos” sem pagar muito por isso”.

Sobre a Plamev

Fundada em 2013, a Plamev Pet nasceu com a missão de estimular exames preventivos para evitar a morte de animais, que geralmente chegavam à clínica do Raphael Clímaco, médico veterinário e fundador da Plamev, já com doenças em estágio avançado.

A empresa ganhou escala nacional após receber investimento tecnológico e financeiro de um Grupo Empresarial Mineiro, representado pelos sócios Henrique Tinti, atual Diretor Financeiro, Getúlio Cavalcante e Samuel Ferreira, conselheiros da Plamev Pet. Em março de 2019, o executivo Pedro Svacina, ex-vice-presidente da Claro, assumiu a direção da companhia.

Svacina liderou a expansão da marca em 2019, ampliando a atuação para todo o Brasil e para o exterior. Em julho de 2021, a Plamev Pet recebeu um aporte milionário do fundo da FIR Capital – Health Invest – Duxx, intermediado pela VS1 Capital, especializada em M&A (fusões e aquisições).

Algar Telecom registra receita líquida de mais de R$ 2.5 milhões em 2021

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Nesta terça-feira (23), a Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, divulgou os seus resultados financeiros consolidados de 2021. No acumulado do ano, a receita líquida atingiu R$ 2.588,4 milhões, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, impulsionado, sobretudo, pelo desempenho do B2B.

O EBITDA recorrente alcançou R$ 1,1 bilhão, evolução de 10%, com margem de 43%. No quarto trimestre, a receita líquida foi R$ 711,6 milhões (+18%) e o EBITDA R$ 310,9 milhões (+29%), também com margem de 43%.

A empresa finalizou o ano de 2021 com 183,7 mil clientes B2B (corporativo e MPE) e trouxe uma receita líquida de R$ 1.660,4 milhões, uma evolução de 17%, respondendo por 64% da receita total líquida da companhia.

Em dezembro de 2020, os clientes corporativos (médias e grandes empresas) contabilizaram 16,5 mil, aumentando para 20,4 mil clientes em dezembro de 2021, um crescimento de 24%. As micro e pequenas empresas (MPEs), por sua vez, somavam 143,5 mil em 2020 e encerraram 2021 em 163,3 mil, um aumento de 14%. Esse desempenho é resultado tanto do movimento de expansão geográfica quanto da aquisição da Vogel Telecom, em agosto de 2021.

A fibra óptica da Algar Telecom fechou o ano com mais de 95% dos mais de 1 milhão de domicílios da sua região de atuação, sendo que 52% possuíam conexão da empresa. Dos 506 mil clientes residenciais de banda larga, 473 mil estavam conectados à fibra óptica – 93,5%, o que significa alta de 18,7 p.p. em relação a 2020. A receita líquida gerada pelos clientes B2C totalizou R$ 928 milhões em 2021.

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Desconsiderando as receitas de TV paga, produto descontinuado em dezembro de 2020, o crescimento anual seria de 3%, fruto das maiores receitas com banda larga, telefonia móvel e serviços adicionados, que mais do que compensaram a queda das outras linhas de receita.

Investimentos

Em 2021, a Algar Telecom investiu R$ 690,9 milhões destinados, sobretudo, à expansão da rede de fibra óptica e conexão de novos clientes. Foi registrado um total de R$ 1.068,5 milhões quando somados ao investimento realizado pela Vogel Telecom, sem os efeitos do IFRS16 (+131% no comparativo anual).

Quando se trata apenas do quatro trimestre de 2021, a empresa investiu R$ 301,9 milhões, alta de mais de 123% em relação ao mesmo período do ano anterior. O lucro líquido consolidado foi de R$ 229.5 milhões, aumento de 13% frente ao valor de R$ 202.4 milhões registrado em 2020, mesmo em um cenário macroeconômico desafiador.

“Mais do que um aumento de demanda provocado pela pandemia, esses resultados revelam a assertividade de nossa estratégia de crescimento. Os números são frutos do empenho dos nossos cerca de 5 mil colaboradores, dos investimentos nas mais recentes tecnologias, da constante evolução das nossas práticas de governança corporativa e de uma cultura empresarial na qual inovação e as melhores práticas ESG perpassam todas as áreas e atividades da companhia”, comenta Tulio Abi-Saber, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Algar Telecom.

MPF quer limitar o uso do Telegram no Brasil

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O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício para o Google e a Apple questionando as empresas sobre a permanência de aplicativos que não estão cumprindo as ordens da Justiça. A iniciativa é limitar a presença do Telegram nas lojas da Play Store e App Store, uma vez que a rede social é considerada uma ameaça à democracia nas eleições de 2022.

O Telegram, que está presente em 60% dos smartphones do Brasil, está na mira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Diferente de outras plataformas como o WhatsApp e o Twitter, o aplicativo de mensagem do russo Pavel Durov não tem representante no país e vem ignorando diversas tentativas de contato das autoridades, que estão realizando acordo para combater a disseminação de fake news.

Como está ficando sem alternativas restantes, o MPF acredita que, por meio da Apple e do Google, será possível limitar o alcance do Telegram no país. No ofício, o procurador regional dos Direitos do Cidadão Adjunto em São Paulo, Yuri Correa da Luz, está sondando as duas bigtech para bloquear ou suspender aplicativos que violam leis brasileiras.

O procurador está buscando informações sobre regras, e se elas existem, para proibir a disponibilização de aplicativos que não se adequam à legislação do Brasil, ou que “causem potencial dano a interesses coletivos”, incluindo a saúde pública.

As empresas de plataformas como Google Play e App Store são lembradas no documento de que elas não são isentas de responsabilidade diante potenciais danos causados por aplicativos presentes em suas lojas, segundo informações da Folha. As duas companhias possuem o prazo de até 15 dias para responder o ofício do MPF.

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Exemplo Alemão

Parece que o Brasil quer seguir o mesmo movimento feito pelo governo da Alemanha, pois ano passado, o Google e a Apple foram obrigadas a remover o Telegram de suas lojas de aplicativos. A decisão aconteceu após a crescente onda de grupos neonazistas e do movimento antivacina na plataforma de mensagens.

Embora não bloqueie o uso do mensageiro em smartphones que já possuem o app instalado, a ação é uma forma de desacelerar o crescimento da rede social, assim como pressionar a empresa que controla o Telegram.

Assim como está acontecendo no Brasil, o Telegram também ignorou as autoridades da Alemanha após ter sido utilizado para promover ações violentas no país alemão. No entanto, recentemente, o cenário mudou, sob as ameaças de banimento, onde o Telegram bloqueou canais que disseminavam conteúdo de radicais no país sob ordem policial, mostrando cooperação com a situação.

Brisanet assina acordo e vai levar 5G para Jaboatão dos Guararapes

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A Brisanet assinou um acordo de cooperação técnica com o Jaboatão dos Guararapes para implantar a tecnologia 5G de internet e telefonia móvel. Com isso, Jaboatão dos Guararapes é o primeiro município do Nordeste a receber a quinta geração de conectividade móvel na região.

O acordo foi formalizado nesta segunda-feira (21), durante uma reunião no complexo Administrativo da Prefeitura da cidade com o prefeito, Anderson Ferreira, e o CEO da empresa, José Roberto Nogueira,

Dentro do prazo de 60 dias, a rede de fibra óptica estará distribuída em todas as ruas, garantindo a estrutura necessária para atender os órgãos públicos e a população com internet fixa e, em 2023, implementar o 5G. Na reunião, Anderson e Roberto também trataram sobre o início dos estudos para a implantação do videomonitoramento do Parque da Cidade e da Nova Orla.

O CEO da Brisanet, Roberto Nogueira, disse que “o acordo de cooperação possibilita a análise técnica de implantação da tecnologia 5G em todo o município de Jaboatão. Com isso, mesmo os bairros mais distantes e as zonas rurais estarão sendo incluídos tecnologicamente e socialmente”.

No acordo de cooperação técnica, a Prefeitura de Jaboatão disponibilizará informações sobre as bases legais do Plano Diretor, do licenciamento e da fiscalização ambiental e urbana. Também apresentará o Sistema de Licenciamento Integrado, o Licenciamento de Infraestrutura de Telecomunicações, cadastro de imóveis, logradouros e espaços públicos onde a rede 5G poderá ser instalada.

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Através dessas informações, a Brisanet apresentará o plano de investimentos em infraestrutura de telecomunicações e propostas de parcerias para investimentos em áreas e prédios públicos. Outro ponto do acordo, é apoiar a cidade na identificação de soluções tecnológicas para melhorar o serviço público.

Jaboatão dos Guararapes e o 5G

O município está andando a passos largos para receber a nova rede de internet móvel. Em novembro de 2021, Jaboatão foi a primeira cidade a se adequar à lei federal que dispõe sobre medidas para estimular o desenvolvimento da infraestrutura de redes de telecomunicações.

“Jaboatão se preparou com antecedência e, antes mesmo do leilão da Anatel ser realizado, nós já tínhamos a legislação pronta para termos o 5G. Agora, estamos à frente novamente, em tempo recorde, fazendo essa parceria com uma empresa que tem experiência no mercado para garantir 100% de acesso à internet 5G. E ainda temos o diferencial de que, também, levaremos a tecnologia para a zona rural do município”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.

No mesmo mês, foi realizado o leilão do 5G pelo Ministério das Telecomunicações e pela Anatel, onde a Brisanet arrematou lotes nas frequências 3,5GHz e 2,3GHz no Nordeste e 3,5GHz no Centro-Oeste, ficando, assim, responsável pela implantação da tecnologia nessas regiões.

Vivo inicia as vendas dos smartphones da linha Galaxy S22 5G

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Nesta terça-feira (22), a Vivo iniciou as ações de venda dos novos modelos da linha Galaxy S22 5G e a pré-venda do Galaxy Tab S8 5G em suas lojas físicas e online. Além do frete grátis, os clientes também poderão parcelar as compras em até 21 vezes sem juros no cartão de crédito, incluindo os cartões Vivo Itaucard que oferecem 10% de cashback.

Ainda há a ação compre & ganhe, onde os clientes podem resgatar vouchers de produtos voltados para games, entretenimento & música e saúde. O Galaxy Tab S8 5G, vendido exclusivamente na Vivo durante a fase de pré-venda no Brasil, estará disponível nas próximas semanas.

Todos os canais de venda da Vivo comercializarão os modelos Samsung Galaxy S22 5G, Galaxy S22+ 5G e Galaxy S22 Ultra 5G* e, na compra de qualquer um dos três modelos, o cliente pode escolher entre três kits que tenham mais a ver com o seu perfil: o Kit Música e ganhar 1 ingresso para o festival Lollapalooza Brasil e 1 fone Galaxy Buds2 preto.

O Kit Game e aproveitar o melhor do desempenho dos smartphones para games como a taxa de leitura de toques na tela de 240Hz no Modo Game do Galaxy S22 Ultra 5G, e ganhar até R$ 2.000 para utilizar em jogos na Galaxy Store.

O Kit Bem-Estar2 e resgatar o smartwatch Galaxy Watch4 para acompanhar de perto o desempenho do sono e padrões de ronco, batimentos e frequência cardíaca3, níveis de oxigênio4, composição corporal5 com dados sobre massa muscular, massa óssea, água, percentual de gordura entre outros. Vale ressaltar que há período válido das ações e condições para o resgate dos kits.

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Ofertas Vivo

A Vivo apresenta ofertas especiais para os lançamentos dos smartphones da Samsung com o plano Vivo Família 60GB, que permite o uso de 60GB de dados e inclusão gratuita de até 1 dependente do plano, ligações grátis nas Américas todos os dias do ano, ligações, SMS e aplicativos WhatsApp, Waze e Moovit sem descontar do pacote de internet, além de 7 aplicativos inclusos, como o Atma (meditação), NBA Básico (basquete) e NFL Básico (futebol americano).

Por exemplo, o Galaxy S22 5G de 128GB sai por 21x de R$ 181 (ou R$ 3.799 à vista), o Galaxy S22+ 5G de 128GB custa 21 vezes de R$ 229 (ou R$ 4.799 à vista) e o Galaxy S22 Ultra 5G com 256GB de capacidade de armazenamento fica por 21x de R$ 282 (ou à vista por R$ 5.999).

Todas as informações e detalhes dos produtos, disponibilidade de cores e modelos, podem ser encontrados na Loja Online da operadora.

Sabatina e nomeação de presidente da Anatel é de urgência, afirma Telcomp

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A TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) faz cobrança ao Senado para agilizar a sabatina de Carlos Baigorri da presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de Artur Coimbra ao assento no Conselho Diretor do órgão.

No momento, a Anatel é comandada por Wilson Wellisch, servidor que integra a lista tríplice de presidentes substitutos, que são indicados para ocuparem a cadeira do presidente enquanto um nome não for oficialmente indicado pelo governo.

A sabatina dos executivos está sendo negociada desde dezembro de 2021 entre governo e senadores. Há o interesse de que seja realizada em conjunto com a análise de indicações de nomes para outras agências e postos relevantes do Executivo. No entanto, com essa demora, o Conselho Diretor da Anatel fica com um integrante a menos, e sem um presidente definitivo.

Há rumores que circulam nos bastidores de Brasília, que o governo está analisando rever as indicações. De acordo com a TelComp isso é ruim para o governo, para o Congresso, para a Anatel e para a sociedade.

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Por meio de nota, a associação afirma que a Anatel é

“de longe, a agência mais estratégica para o desenvolvimento do Brasil. Por isso, deve ser tratada com o maior cuidado para não deixar o consumidor na dúvida ou as prestadoras de serviços desorientadas, além de não afastar investidores, nem desanimar os servidores”.

A possível indicação de novo nome para a presidência da agência, “não apenas perturbam o ambiente das telecomunicações, mas introduzem dúvidas sobre a correção de procedimentos envolvendo o Executivo, o Legislativo e a própria Anatel na indicação de seus novos conselheiros e presidente”.

Para a Telcomp, a sabatina de Carlos Baigorri e de Artur Coimbra é de urgência. “A TelComp urge com as autoridades e políticos para concluírem rapidamente o processo de sabatina, nomeação e posse de Carlos Baigorri, como presidente, e Artur Coimbra, como conselheiro, da agência”, frisa.

Vivo tem alta de 103% e lucra R$ 2,628 bilhões no 4T21

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Nesta terça-feira (22), a Vivo divulgou os resultados financeiros do último trimestre de 2021, onde registrou um lucro de R$ 2,628 bilhões, uma alta de 103% na comparação anual, sendo que no ano chegou a R$ 6,2 bilhões, um aumento de 31% em relação a 2020. Entre outubro e dezembro, os investimentos ultrapassaram R$ 2,3 bilhões e foram direcionados ao reforço da rede móvel e à expansão da rede de fibra.

O Capex foi de R$ 8,7 bilhões no ano, um crescimento anual de 11,5% em comparação a 2020. De acordo com a operadora, esse resultado decorre, principalmente, do reconhecimento de crédito fiscal no valor de R$ 1,408 bilhão, referente à decisão do STF da inconstitucionalidade da incidência do IRPJ e da CSLL sobre as correções a taxa Selic recebidas em razão de devolução de impostos recolhido indevidamente.

O Ebitda (lucro antes do juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente cresceu 1,2% em relação ao mesmo período de 2020, totalizando R$ 4,933 bilhões. O bom desempenho, segundo a Telefônica, reflete a expansão de 3,2% a/a das receitas móveis e o controle contínuo dos custos da operação. Já a margem Ebitda recorrente atingiu 42,9% no 4T21, uma queda de 0,7 p.p. na relação com o trimestre de 2020.

A receita líquida da Telefônica somou R$ 11,501 bilhões no quarto trimestre de 2021, um crescimento de 2,8% em comparação ao período de 2020. O negócio core representou 90,6% (+2,7 p.p.) da receita total e apresentou aumento de receita de +6,0% a/a no 4T21. Já a receita líquida móvel cresceu 3,7% a/a no 4T21 em função da maior receita de serviços e aparelhos.

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Desempenho Móvel da Vivo

No quarto trimestre de 2021, a Vivo teve um crescimento do setor móvel de 3,7%, atingindo R$ 7,8 bilhões, encerrando o ano com evolução de 3,4% em relação ao ano anterior. Resultado esse impulsionado pela receita do pós-pago, que evolui 3,9%, representando 81% da receita de serviços móveis nos últimos três meses de 2021.

No 4T21, retomou o crescimento da receita total fixa com alta anual de 0,8%, puxada pela receita de fibra com atuação 31,2% superior na comparação com o trimestre do ano anterior.

Quanto à base de clientes, a operadora chegou a 99 milhões de acessos, impulsionada pelo segmento móvel, que atingiu 83,9 milhões, sendo 50 milhões pós-pagos. Quando as adições, que também ajudaram no crescimento, no ano, foram mais de 1,2 milhão, terminando o 4T21 com 4,6 milhões de acessos, uma alta anual de 36,4%.

Ao decorrer do ano passado, a Vivo expandiu sua rede de fibra para 61 novas cidades, incluindo cobertura em 3,9 milhões de domicílios e empresas. Sua rede de Fibra está disponível para 19,6 milhões de residências, em 327 municípios. A operadora afirma que tem o plano para elevar sua cobertura para 29 milhões até o final de 2024.

Quanto à receita dos serviços digitais, composta por soluções em cloud, cibersegurança, IoT e Big Data, registrou R$ 2,1 bilhões, alta anual de 46%. Os serviços de cloud lideram a expansão, com alta de 96%. Segundo a Vivo, é o resultado das parcerias com os principais provedores do mercado, como AWS, Microsoft Azure e Google que, somadas às dezenas de outras marcas, fortalecem o portfólio digital dedicado às empresas de todos os portes.

Recompra de ações

Segundo Fato Relevante, também nesta terça-feira, a Vivo aprovou o programa para recompra de 42 milhões de ações. A empresa afirma que o objetivo é incrementar o valor aos acionistas pela aplicação eficiente dos recursos disponíveis em caixa. A operação terá um ano de duração e será coordenada pelo Bradesco BBI, Itaú BBA e Santander.

Amazon Prime transmitirá partidas da Copa do Brasil 2022

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A Amazon anunciou uma grande novidade para seus assinantes, especialmente os apaixonados pelo futebol. As transmissões de um dos maiores eventos esportivos do Brasil não ficarão apenas com a TV aberta, tradicionalmente exibidas na Globo. Acontece que a Copa do Brasil 2022 será transmitida pelo Prime Video, ocupando um espaço importante no mercado crescente de exibições esportivas do país.

De acordo com João Ferraz de Mesquita, Country Manager do Amazon Prime Video Brasil, a empresa não investiu no campeonato pensando no crescimento da competição no segmento, mas no consumidor. “Nós não nos pautamos pelo que o concorrente faz ou não faz. [Desde 2019] procuramos o produto certo de esporte para o consumidor brasileiro”.

Por meio de acordo realizado com o Grupo Globo, que tem os direitos de transmissão do evento esportivo, os assinantes do Prime poderão acompanhar 36 partidas da Copa do Brasil 2022, sendo que 30 delas serão exclusivamente do streaming entre a primeira fase e as quartas de final. As outras seis partidas não serão exclusivas e os jogos das semifinais e a final.

Com a novidade, mais um evento esportivo entra para a grade da Amazon Prime que já investe em campeonatos há algum tempo. Atualmente, o streaming já tem direito a transmissão de torneios como a Ligue 1 e Roland-Garros na França; Premier League no Reino Unido; US Open, no Reino Unido e Irlanda; UEFA Champions League na Alemanha e Itália; Thursday Night Football nos Estados Unidos; entre outros.

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Outro fator bastante importante é o valor da mensalidade do streaming que é bastante acessível e barato. O plano do Prime custa R$ 9,90 por mês ou R$ 89 na assinatura anual. Além do acesso à plataforma, o cliente também tem diversos benefícios, como entrega grátis no e-commerce.

“Este é um passo muito importante para expandir e diversificar o conteúdo oferecido aos membros Prime. Estamos muito satisfeitos e entusiasmados em oferecer esta transmissão para os torcedores brasileiros”, disse Mesquita.