5G elevou a velocidade média de download em países com a rede

Além do aumento na velocidade, a tecnologia também tem ajudado as operadoras no descongestionamento das redes em horários de alto tráfego.

De acordo com um levantamento da Opensignal, a tecnologia 5G, embora não tenha chegado ainda no Brasil, já promoveu diversos benefícios pelo mundo, desde o seu lançamento em 2019. A rede já aumentou significamente a velocidade média da internet nos países onde já foi implementada. A pesquisa mostra mudanças entre o início de 2019 e o final de 2021.

As velocidades médias de download aumentaram bastante com o 5G em 95 dos 100 mercados analisados. A Coreia do Sul foi o país que teve o maior aumento de velocidade média de download, fazendo saltar de 52,4 Mbps para 129,7 Mbps, uma alta de 147%, sendo o primeiro país a ultrapassar a barreira de 100 Mbps na velocidade média de download.

Ainda de acordo com o levantamento, a Coreia do Sul é classificada como o melhor lugar para jogos baseado na conexão com a internet. Resultados proveniente do forte investimento nas redes 5G.

No Canadá, a velocidade média passou de 42,5 Mbps para 64,1 Mbps; na Alemanha, ela passou de 22,6 Mbps para 48,7 Mbps; já no Reino Unido, ela saltou de 21,7 Mbps para 39,7 Mbps; na Arábia Saudita o número quase triplicou, de 13,6 Mbps para 31,1 Mbps, ja nos Estados Unidos, foi de 21,3 Mbps para 37 Mbps.

O estudo da Opensignal também indicou que o 5G ajudará as operadoras de telefonia móvel a aliviar o congestionamento da rede em horário de alto tráfego. Além disso, mencionou que a tecnologia está em evolução.

LEIA TAMBÉM:

–> Rio de Janeiro está pronto para receber o 5G, afirma vereador Carlo Caiado

–> Claro leva 5G e conteúdo interativo com túnel imersivo para o Rio Open

–> Projeto de Lei que autoriza instalação de antenas 5G em Belo Horizonte é aprovado

Enquanto as redes mais recentes são baseadas na Release 15, é esperado que a quinta geração de internet móvel (Release 16) traga melhorias de eficiência e consumo energético aos dispositivos conectados. Já a Release 17 possibilitará a conexão de uma quantidade bem maior de dispositivos à mesma rede.

Infelizmente, a tecnologia ainda está dando seus primeiros passos no Brasil, que aguarda a instalação da infraestrutura capaz de suportar a rede. As cidades estão se movimentando para modificar as legiões municipais para fazer a implementação das antenas da tecnologia.

O 5G deve chegar primeiro as capitais até o meado desde ano, sendo que todo o país deve acontecer apenas em 2029.

Cleane Lima
Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore. E-mail para contato: [email protected]
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
0
O que você acha? Comente!x