18/05/2022

Vivo é eleita a banda larga fixa mais rápida do Brasil, segundo Speedtest

Medidor de desempenho da Ookla revelou os dados de 2021 e também registrou as 10 capitais com mediana mais elevada; saiba detalhes.

Nesta terça-feira (18), a Ookla divulgou os resultados de 2021 sobre a velocidade da internet das operadoras. De acordo com o medidor de desempenho Speedtest, no quarto semestre, a Vivo foi considerada a empresa com banda larga fixa mais rápida do Brasil. Conforme os dados, a operadora registrou uma nota de 105,49 no índice de velocidades.

Esta nota é um conjunto da velocidade média de download e upload, sendo que são utilizados 90% da velocidade média registrada no download e 10% de upload. Em segundo lugar, ficou a Oi, que registrou a nota de 99,62. A Claro ocupa a terceira posição, com 98,44.

O Speedtest by Ookla também apontou o tempo de resposta das redes de cada operadora. Também conhecido como latência ou ping, quanto mais baixo for o tempo de resposta, melhor é o desempenho. No caso, a Oi foi a operadora com o menor tempo de latência, registrando apenas 4 milissegundos e media. A Vivo ficou em segundo com 5 ms. A Claro, que ainda usa a tecnologia híbrida coaxial, teve uma média de 12 ms. Outros provedores não apareceram nos resultados.

Vale ressaltar que a Oi e a Vivo estão investindo e ampliando o uso da fibra óptica na banda larga fixa, além de estar fazendo a migração de clientes do cobre. Tudo isso é algo que pode contribuir bastante para a latência.

LEIA TAMBÉM:

–> TIM, Vivo, Claro e Oi são acionadas pelo Ministério Público da Bahia; saiba por que

–> Vivo e Atelex são notificadas pelo Procon-SP; saiba o motivo

–> Vivo investe na rede telco-cloud pensando no 5G; entenda

A nível nacional, os dados do Speedtest registraram a média e a média de velocidade praticada no país. No caso da medida, o download teve na maioria dos casos uma velocidade de 85,25 Mbps, upload de 41,93 e latência de 5 milissegundos. No caso da velocidade média, o Brasil registrou 128,31 Mbps por conexão, 73,26 no upload e ping de 12 ms.

O Speedtest da Ookla também apontou os dados de velocidade nas capitais brasileiro, identificando em Brasília, a velocidade mediana mais alta, de 105 Mbps.

Importante ressaltar que o medidor passou a usar medianas, em vez de média, que traduz melhor qual a maioria dos planos assinados, além de mostrar qual faixa de velocidade é mais comum. Enquanto a média resulta em números mais elevados em função de planos caros e velozes, assinados por poucos, mas que acabam pesando no resultado final.

Confira na imagem o ranking das 10 cidades com mediana mais elevada.

Cleane Lima
Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.

3 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários