16/12/2025
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PL das Fake News: Facebook faz campanha criticando o projeto de lei

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Nesta quinta-feira (3), o Facebook anunciou em uma campanha publicitária em todo o território brasileiro criticando o projeto de lei 2630/2020, popularmente conhecido como PL das fake news. A rede social, assim como outras plataformas de mídias, são contra a aprovação da regulamentação por considerar o texto problemático.

As propagandas do Facebook estampam páginas inteiras dos principais jornais brasileiros, além das mídias digitais. A versão atual da lei deve ser debatida e votada em breve no Congresso Nacional.

Sob o slogan “O PL das fake news deveria combater fake news; e não a lanchonete do seu bairro“, a propaganda do Facebook utiliza de um aspecto do projeto de lei para descredibilizá-lo como um todo. A campanha já foi publicada em jornais como O Globo, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo e leva para uma carta aberta contra o projeto assinada pelo Facebook, Instagram, Google, Mercado Livre e Twitter, na última semana.

De acordo com o texto, a versão atual do PL das fake news “traz consequências negativas às pequenas empresas que usam publicidade online para vender mais e gerar mais empregos“.

Para a rede social de Mark Zuckerberg, vários pontos da atual versão são considerados controversos. Entre esses trechos estão a proibição de disparos em massa, além de exigir a remuneração a sites jornalísticos e limitar o uso massivo de dados pessoais dos usuários.

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Na parte em que a rede social diz “lanchonete do seu bairro”, se refere ao trecho da PL que impede até mesmo o uso responsável de informações mesmo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, o Facebook também reforça que investiu mais de US$ 13 bilhões em segurança e tem como prioridades o combate à desinformação e o apoio ao empreendedorismo.

Todos os argumentos da Meta que são contra o PL das fake news estão listados em uma postagem no blog da empresa.

iPhone 13 Pro Max é eleito o melhor celular no Global Mobile Awards 2022

Durante essa semana ocorreu, em Barcelona, o Mobile World Congress 2022 (MWC 22). No inventou foram divulgados os vencedores do prêmio Global Mobile Awards (GLOMO) deste ano. Na categoria ‘Dispositivo”, o Apple iPhone 13 Pro Max foi eleito o melhor smartphones do mercado durante o período de janeiro de 2021 a dezembro do mesmo ano.

Na premiação foram reconhecidas sete categorias, sendo que cada uma possui outras divisões que também foram avaliadas. Já o júri foi composto por analistas independentes, jornalistas e influenciadores do setor.

Na categoria que deu o prêmio ao iPhone 13 Pro Max , também estavam concorrendo os modelos Google Pixel 6 Pro, Samsung Galaxy S21 Ultra, e os dobráveis Galaxy Z Flip 3 e o Galaxy Z Fold 3, mas o iPhone venceu todas na opinião dos jurados.

Na categoria ‘Inovação Disruptiva de dispositivos’, a vencedora foi a fabricante chinesa Oppo com o celular dobrável Find N, que desbancou os concorrentes Apple AirTag, FairPhone 4, Google Tensor Chip e a série Galaxy Z da Samsung.

No segmento da tecnologia móvel, a Samsung Networks para a solução 5G RAN totalmente virtualizada ganhou na categoria tecnologia móvel geral e melhor inovação em tecnologia móvel. Huawei para os novos módulos MIMO FDD Giga Band como a melhor infraestrutura de rede móvel. Melhor inovação de software de rede: Rakuten Mobile para o 5G Open RAN.

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Na categoria Melhor inovação tecnológica digital para empresas com receita global anual inferior a US$ 10 milhões, quem levou o prêmio foi o AccelerComm para o IP de camada física 5G para RAN aberto que maximiza a eficiência espectral. Melhor solução de autenticação e segurança móvel: AdaptiveMobile Security, uma empresa da Enea para a primeira solução de segurança de rede 5G unificada do mundo e Prêmio de parceria da indústria 5G: China Unicom Beijing e Huawei para a Meta Life da 5G Capital na Giga Society.

Confira as outras categorias e premiações:

Indústria X

  • Melhor inovação móvel para economia conectada: Porto de Tianjin, Huawei e China Mobile para Port Renaissance, Intelligent Twin capacita um porto de Tianjin verde e inteligente;
  • Melhor inovação móvel para o humano vonectado: China Unicom, Comissão de Saúde da Província de Hainan e Huawei para 5G Smart Healthcare iluminam a Ilha Saudável de Hainan;
  • Melhor inovação móvel para vida conectada: Safaricom for M-PESA App.

Tech4Good

  • Melhor inovação móvel para mercados emergentes: Starlogik IP LLC para StarZRO;
  • Melhor inovação móvel em apoio a situações de emergência ou humanitárias: Hormuud Telecoms para o aplicativo WAAFI;
  • Melhor uso do celular para acessibilidade e inclusão: SK Telecom e Tuat para o serviço de assistente visual baseado em IA ‘Sullivan Plus X NUGU’;
  • Melhor inovação móvel para ação climática: China Mobile e Huawei para o projeto 5G verde;
  • Excelente contribuição móvel para os ODS da ONU: Safaricom, Close the Gap e Huawei para o projeto DigiTruck

Prêmio de Liderança Governamental

  • Categoria única: Governo da Espanha, por facilitar o desenvolvimento tecnológico.

Conquista Incrível

  • Contribuição geral para a indústria móvel: Houlin Zhao, Secretário-Geral, UIT;
  • Prêmio diversidade em tecnologia: Vodafone para a #ChangeTheFace Leadership Alliance;
  • Melhor inovação para resposta e recuperação à pandemia de COVID-19: Telit e Controlant for Cellular IoT rollout para a distribuição de vacinas contra a Covid-19.

4YFN 2022 (startups)

  • Categoria única: iLoF.

Claro é condenada a indenizar cliente que teve dados usados por criminosos

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A Claro foi condenada pela 9ª Vara Cível de Ribeirão Preto a indenizar cliente que teve seus dados usados por criminosos em contratações fraudulentas de linha telefônica. A operadora terá que pagar uma indenização fixada em R$ 5 mil por danos materiais e R$ 20 mil por danos morais.

O que aconteceu foi que os dados pessoais de um cliente foram utilizados indevidamente na contratação de uma linha telefônica, cujo número foi usado em ação criminosa. Após o crime, o número foi rastreado pela polícia e o cliente acabou figurando como investigado pela prática de furto e organização criminosa, que foi conduzido à delegacia e ficou preso por três dias. Por causa disso, foi necessário constituir advogado para sua defesa e esclarecimento dos fatos, o que lhe custou R$ 5 mil.

Em sua decisão, o juiz Alex Ricardo dos Santos Tavares, afirmou que é responsabilidade da operadora zelar pela segurança em seus serviços oferecidos ao mercado, com medidas para verificar a autenticidade dos dados fornecidos pelo cliente na hora da contratação.

“É obrigação da prestadora de serviços zelar pela segurança dos serviços que oferece ao mercado, bem como no tratamento dos dados de seus consumidores, adotando todas as medidas cabíveis para se verificar a autenticidade dos dados fornecidos no momento da contratação, bem como a regularidade na utilização dos serviços”.

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Outro ponto importante foi o fato do autor da ação já possuir linha telefônica com a Claro, sendo que a operadora poderia ter verificado os dados no ato da contratação do número.

“Conclui-se, portanto, que ao violar o dever de segurança e adotar sistema claramente frágil, revela-se a conduta da ré extremamente defeituosa e negligente, devendo responder pelos danos causados às vítimas de seus atos”, afirma o magistrado.

Além do pagamento de indenização , conforme a sentença, a Claro deverá cancelar toda e qualquer linha ou produto vinculada ao nome do cliente no prazo de 5 dias a partir da intimação, sob pena de multa de R$ 5 mil.

TIM anuncia patrocínio ao Festival Verão & Música no Rio de Janeiro

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Em mais uma ação reafirmando o compromisso com o universos musicais e sua retomada de sua plataforma de música, a TIM divulgou que irá patrocinar o Festival Verão & Música, que acontecerá entre 12 de março e 17 de abril e vai levar diversos shows para o Parque Madureira e Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

Entre as atrações do festival estão grandes nomes da música popular, como Revelação, Arlindinho, Mumuzinho, Bom Gosto, Pique Novo, Suel e Diogo Nogueira, além de DJs que irão animar a galera antes e no intervalo das apresentações. Parte da entrada ao evento será totalmente gratuita, mas os interessados estarão sujeitos a lotação.

As apresentações em Madureira acontecerão no palco principal do Parque Madureira Mestre Monarco, todos os sábados e domingos de 12 de março a 3 de abril, a partir das 16 horas. as apresentações acontecem na Praia do Saco, nos dias 16 e 17 de abril, a partir das 15 horas, com entrada franca, exceto para os camarotes, que são pagos e podem ser adquiridos nos pontos de venda indicados na página do evento no Instagram @fvmmangaratiba.

No evento, será montado um espaço instagramável da TIM, onde o público poderá tirar fotos e postar nas redes sociais. Vale ressaltar que para participar do Festival Verão & Música será obrigatório o uso de máscaras, além de apresentar o comprovante de vacina contra a Covid-19.

“Queremos estar ainda mais próximos dos nossos clientes cariocas e estamos, aos poucos e com todo o cuidado necessário, retornando às atividades em eventos como o Festival Verão & Música. Ficamos felizes de marcar presença em shows regionalizados como estes, que são a cara do Rio”, afirma Daniel Oliveira, diretor comercial da regional Sudeste da TIM Brasil.

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Os clientes da operadora ganharão brindes nas lojas da TIM em Madureira. Para isso, basta comprar qualquer produto ou serviço nos pontos de venda do bairro e levar para casa brindes do evento, como copos, chaveiros, entre outros.

Programação do Festival Verão & Música

Local: Parque Madureira Mestre Monarco, a partir das 16h

12/03 (sábado) – João Diniz, Revelação, Clareou
13/03 (domingo) – Jecy, Vou Zoar, Diogo Nogueira
19/03 (sábado) – Limusine Negra, Imaginasamba, Vou Pro Sereno
20/03 (domingo) – Primeiro Amor, Thiago Martins, Tá na Mente
26/03 (sábado) – Jecy, Thiago Soares, Rodriguinho
27/03 (domingo) – Balocobaco, Gustavo Lins, Caju pra Baixo
02/04 (sábado) – Jecy, Swing & Simpatia, Tiee
03/04 (domingo) – Tentasamba, Arlindinho, Mumuzinho

Local: Praia do Saco, Mangaratiba, a partir das 15 horas

16/04 (sábado) – Fundo de Quintal, Pique Novo
17/04 (domingo) – Bom Gosto, Suel

TIM Italia teve prejuízo de 8,6 bilhões de euros em 2021

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Nesta quinta-feira (3), a TIM Italia divulgou os resultados financeiros de 2021, onde terminou o ano com um prejuízo de 8,6 bilhões de euros, resultado líquido atribuível aos acionistas. De acordo com a companhia, esse número “foi impactado pela redução do valor recuperável do ágio doméstico de 4,1 bilhões de euros e pela baixa, por 3,8 bilhões de euros, pela Controladora TIM S.p.A., dos ativos fiscais diferidos”.

Em 2021, a receita foi de 15,3 bilhões de euros, uma queda de -1,9% em relação ao ano anterior, quando obteve 15,8 bilhões. Em 2020, a empresa aderiu ao programa do governo local de financiamento da banda larga. Outra queda da TIM Italia foi o EBITDA orgânico, que caiu para 6,2 bilhões de euros, -9,6% a menos do que em 2020.

Segundo a companhia, essa queda aconteceu “devido à pressão competitiva, atraso no esquema de vouchers e custos de start-up para empresas digitais”. Em 31 de dezembro de 2021, a dívida líquida era de 22,2 bilhões de euros, uma queda de 1,1 bilhão de euros em relação ao exercício anterior.

A dívida financeira líquida após locação foi em 17,6 bilhões de euros, queda de 1 bilhão, “apesar do aumento de 14,1% no investimento, em 2021, para acelerar a implantação de fibra, nuvem e streaming de futebol”.

Em relação ao quarto trimestre de e2021, a TIM Italia afirma que o churn continuou a melhora tanto no fixo (3,5%) como no móvel (3,6%), “estabilizando no nível mais baixo dos últimos 14 anos”.

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No móvel, se mantiveram estáveis o desempenho das linha totais (30,5 milhões) e o ARPU, que, segundo a operadora, significa “uma fase de regresso parcial à racionalidade do mercado, também visível no abrandamento dos fluxos de clientes entre operadoras”.

Já no fixo, o desempenho das linhas totais desacelerou no trimestre (-82 mil em relação ao trimestre anterior), justificado pela empresa “também devido ao término da primeira fase do programa de vouchers e ao atraso no lançamento da segunda fase”.

No entanto, a TIM Italia teve melhora na satisfação do cliente em 4,1 pontos percentuais. “O ARPU dos clientes consumidores caiu devido ao aumento da pressão competitiva“. Na ultra banda larga, a empresa conseguiu ultrapassar, pela primeira vez, 10 milhões de linhas (varejo e atacado), um crescimento de 300 mil linhas no trimestre, em relação ao ano anterior.

94% das operadoras móveis adotarão Open RAN nos próximos 5 anos, segundo pesquisa

De acordo com uma pesquisa da Mavenir e da Mobile World Live, 94% das operadoras de rede móveis planejam implementar a Open RAN (Radio Access Network), que significa Rede de Acesso de Rádio Aberto, dentro dos próximos cinco anos. Cerca de 78% das entrevistadas já estão fazendo a migração para a nuvem nativa, enquanto que somente 22% estão receosas em relação a tal ação.

As operadoras estão planejando migrar para soluções 100% baseadas em software para automatizar mais as funções de rede. 98% dos executivos entrevistado compreendem a importância da virtualização e as miram no seu campo de atuação e a mesma porcentagem de operadoras estão considerado arquiteturas aberta ou abertura de suas redes.

Na pesquisa foram considerados dados quantitativos do entendimento das operadoras de pequeno, médio e grande porte do mundo sobre inovações tecnológicas, virtualização, arquiteturas abertas, redes nativas de nuvem e automatização de rede. O objetivo buscado é popularizar as informações e evidenciar a importância de investir nessas operações que podem provocar uma revolução positiva na sociedade.

A metodologia utilizada foi baseada na divisão equilibrada entre operadoras com mais de US$ 10 bilhões em receitas anuais e as com menos de 10 bilhões. A representação geográfica foi composta por executivos de operadoras europeias (29%), Asiáticas (29%), Norte Americana (24%) e o restante dividido em toda a América do Sul, África e o Oriente Médio.

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A pesquisa buscou entender quais os passos que a operadoras estão dando nos processo de implementação de arquiteturas abertas , como o Open RAN, assim como na adoção dos procedimentos de virtualização e automatização de rede.

No geral, grande parte dos executivos que foram entrevistados consideraram essas inovações como caminhos essenciais para seguir dentro de suas empresas, uma vez que as operadoras otimizam custos e garantem flexibilidade nos processo, com a possibilidade de gerenciar a rede com um conjunto de ferramentas de automação, além de impactar positivamente a sociedade com soluções tecnológicas inovadoras.

Sony lançará novo canal de filmes na TV por assinatura

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Ultimamente, a Disney tem cancelado canais lineares da TV por assinatura. Aproveitando o buraco deixado pelo conglomerado do Mickey Mouse, a Sony irá lançar um canal em toda a América Latina neste mês de março, incluindo o Brasil. A empresa irá lançar o Sony Movies.

A ideia da Sony é oferecer um novo canal para as operadoras como opção para o vácuo deixado pelos canais da Disney. Assim como revela o próprio nome, o Sony Movies exibirá somente longa-metragens produzidos pela gigante. Entre eles, estão os da franquia Homem-Aranha, feita em parceria com a Marvel desde 2002.

Ainda não foram divulgadas a data exata da chegada do Sony Movies. De acordo com o portal Notícias da TV, já existem negociações com as maiores operadoras do Brasil, como Claro/Net e Sky. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essas operadoras juntas detêm cerca de 80% dos quase 16 milhões de assinantes de TV por assinatura no Brasil.

Entre janeiro e março deste ano, a Disney já retirou do serviço oito canais. No dia 31 de janeiro, foram cancelados os Star Hits 1 e 2, que faziam parte do pacote Star Premium, vendidos como um pay-per-view de filmes, assim como os canais HBO e Telecine. A empresa pretende tirar do ar mais outros cinco canais no final do mês.

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Serão cancelados da TV por assinatura, os canais Disney XD, Nat Geo Wild, Nat Geo Kids, Disney Junior e o Star Life, sendo que o último passa a ser chamado de Cinecanal, dedicado a filmes água com açúcar e latino-americanos. Esses cancelamentos estão marcados para acontecer no próximo dia 31.

Essas movimentações fazem parte da nova estratégia da Disney em focar em seus streaming em detrimento da TV paga, cuja ação está sendo criticada no mercado. Por exemplo, a Claro já apresentou um documento ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) reclamando da situação.

Telecom Italia aprova plano de segregação apresentado por Pietro Labriola

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Na segunda-feira (2), o conselho de administração da Telecom Itália aprovou o novo plano industrial, cuja estratégia envolve a segregação entre a infraestrutura fixa e o restante da empresa. O plano da companhia é para o período entre 2022 e 2024. De acordo com os termos, é previsto a criação de duas entidades distintas, que serão chamadas temporariamente de ServCo e NetCo.

A ServCo serão reunidos os ativos de redes móveis do grupo, plataformas de serviços e data centers, sendo que serão divididas em três áreas; clientes empresariais, clientes de varejo e TIM Brasil – que é controlada do grupo europeu.

Embora tenha mudado a organização, não foram apresentadas grandes alterações na estratégia da operação brasileira. “A empresa continua focada em uma estratégia de valor e desfrutará de um impulso adicional de crescimento com a integração dos ativos da Oi, continuando seu caminho em direção a uma Next Gen Telco [tele de próxima geração]“, afirmou a Telecom Italia.

A NetCo ficará com os ativos de rede fixa da multinacional, negócio de atacado no país sede e a operação da subsidiária internacional Sparkle. “O novo plano visa criar uma nova empresa com bases industriais e tecnológicas sólidas, capaz de avançar mais rapidamente para uma geração de fluxo de caixa sustentável, também graças à superação do atual modelo de integração vertical“, afirmou a empresa.

De acordo com a Telecom Italia, a nova configuração dará maior visibilidade do desempenho operacional e financeiro de cada segmento, ampliando o “leque de opções estrategicas”, como atrair novos parceiros e investidores financeiros. Além disso, a empresa acredita que terá baixo impacto dos custos para realizar a separação total, uma vez que parte dos investimentos necessários já foi implementada. Detalhes sobre o processo serão informados no meio do ano pela companhia.

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PropostaFundo KKR

Ao mesmo que faz um novo plano industrial, os assessores financeiros e jurídicos do conselho de administração passaram a considerar todos os elementos importantes para decidir sobre a proposta não vinculativa oferecida pelo fundo KKR.

O novo plano foi apresentado pelo CEO da Telecom Italia, Pietro Labriola, como uma alternativa estratégica à abordagem da proposta, que propôs fechar o capital da Telecom Italia ainda no ano passado.

“Estou convencido de que a evolução que planejamos para o grupo é uma ruptura positiva com o passado. Estamos desempenhando um papel de liderança no setor de telecomunicações e esperamos que outros sigam nosso exemplo”, afirmou Labriola, em comunicado.

TIM amplia cobertura via satélite e expande rede 4G na região Norte

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A TIM Brasil ampliou a sua parceria com a Intelsat e está expandindo o Sky Coverage para outros pontos na região Norte do Brasil. Um dos objetivos do projeto, que já conta com mais de 1 mil sites, é levar conectividade de maneira sustentável por meio de modelos “off-grid” para áreas mais distantes do país, onde há problema de infraestrutura da rede elétrica.

A operadora tem o plano de cobrir 100% dos municípios brasileiros com o 4G até 2023. Com o projeto Sky Coverage, a TIM abrange distritos, localidade, rodovias e resorts, com conexão via satélite em áreas remotas. O projeto também amplia sua rede ao setor de agronegócio, com investimentos em equipamentos de Internet das Coisas (IoT).

“Atualmente temos o maior backhaul satelital da América Latina para nos apoiarmos na expansão do 4G de norte a sul do país. Queremos auxiliar o Brasil na inclusão digital com o projeto Sky Coverage e para isso contamos com parceiros importantes, como a Intelsat, com quem trabalhamos especialmente na região Norte”, destacou Marco Di Costanzo, diretor de Engenharia de Redes da TIM Brasil.

A TIM Brasil ainda anunciou que é possível levar o 4G de forma mais sustentável e com baixo impacto ambiental através de suas torres autossustentáveis, com geração de energia solar por painéis fotovoltaicos.

Ricardo La Guardia, vice-presidente regional da Intelsat na LATAM, afirma que

“A confiabilidade da rede e a alta cobertura da Intelsat permitirão que a TIM forneça serviços com ainda mais qualidade aos clientes nessas regiões de difícil acesso e conectividade, para atender aos objetivos de negócios da empresa e em conformidade com suas iniciativas e governança ambientais, sociais e ambientais”.

Além disso, a TIM afirma que a capacidade satelital da Intelsat é utilizada para backhaul celular em vários países ao redor do mundo, incluindo soluções CellBackhaul totalmente gerenciadas na Europa, Congo, Estados Unidos e Japão.

Vivo assina Termo de Ajustamento de Conduta junto à Anatel

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Na segunda-feira (28), a Vivo e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) assinaram o termo de ajustamento de conduta (TAC) que foi aprovado pelo conselho diretor em dezembro de 2021. Na assinatura foi feita a leve correção do valor de referência do termo para R$ 435 milhões.

De acordo com a informação dada pela Anatel nesta quarta-feira (2), a assinatura do TAC ainda estava aguardando a análise da Procuradoria Federal Especializada da agência (PEE), que já foi concluída. Foi estabelecido no termo o prazo de quatro anos para que as obrigações sejam cumpridas, ou seja, até março de 2026.

Além das obrigações, para a operadora, o total do acordo ainda engloba R$ 216 milhões em compromissos adicionais para a implantação de três rotas de backbones no Nordeste.

Essas serão realizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Piauí, fazendo a interligação com 42 cidades, sendo dessas, 25 ainda não tem conexão em fibra, seis são “pontas de rotas” e outras 11 são passagem de rotas. Essa infraestrutura cobrirá assim uma região de mais de 1,4 mil quilômetros.

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Os compromissos assumidos pela operadora na assinatura do termo de ajustamento de conduta são:

  • Ampliar atendimento em canais digitais;
  • Implementar procedimentos técnicos na URA;
  • Implementar aplicação de Front End Único que permita maior facilidade de atendimento pelo call center;
  • Ressarcir usuários conforme Procedimentos de Apuração de Descumprimento de Obrigações (Pados) constantes do TAC;
  • Ampliar atendimento 4G com a implantação de 337 ERBs em 284 municípios;
  • Instalar equipamentos que possibilitem o incremento dos padrões de resiliência e latência de rede; e
  • Promover ações para efetivar o tratamento adequado do ressarcimento aos usuários fora da base e depósito de valores remanescentes ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD);
  • Ampliar a capacidade 4G com a implementação de 1.204 portadoras nas faixas de 700 MHz, 1.800 MHz, 2,1 GHz e 2,6 GHz em 653 municípios onde já existe o LTE da empresa – a maioria dessas cidades também se encontra no NO/NE;
  • Atingir metas progressivas do Índice de Qualidade Percebida (IQP) em abrangência nacional e por Unidade da Federação, por meio de pesquisa com os consumidores para efeitos do Regulamento de Qualidade dos serviços de telecomunicações.