14/04/2024

TIM implanta primeira antena movida a energia eólica em Pipa (RN)

Além de ampliar e reforçar a cobertura 4G na localidade, o biosite também servirá para realizar testes com a tecnologia 5G.

Alinhada aos pilares ESG, a TIM investiu na implantação da primeira antena movida a energia eólica em Pipa, Rio Grande do Norte. A praia, localizada em Tibau do Sul, é procurada por turistas pela combinação das ondas, bons ventos e da beleza natural. O biosite foi implementado em parceria com a AlfaSite.

Com a antena celular, a operadora amplia e reforça a cobertura da rede 4G na localidade, situada a 77 km de Natal, e que em breve, também servirá para teste da tecnologia 5G. O equipamento, que está recebendo grafites do artista local Rafa Santos, é parecido a um poste de iluminação pública com dispositivo de telecomunicações em seu interior.

O intuito da operadora é incorporar o equipamento à paisagem e ao mobiliário urbano, melhorando ainda mais a experiência dos clientes. De acordo com a TIM, do ponto de vista técnico, a antena movida a energia renovável é diferente das torres eólicas tradicionais, pois suas pás são posicionadas na vertical, no topo do poste metálico. A operadora afirma que o design da antena garante que o movimento seja mais silencioso e eficiente, além de causar menor impacto visual.

Atualmente, há mais de 1.700 biosites no modelo tradicional em todo o país cidades e o novo equipamento poderá reforçar a cobertura da rede 4G até em ambientes fechados ao redor.

LEIA TAMBÉM:

–> Labriola vê crescimento com a compra dos ativos da Oi Móvel pela TIM

–> TIM integra, pela primeira vez, o anuário Sustainability Yearbook 2022

–> Mais uma! Oi, TIM, Vivo e Claro são notificadas pelo Procon-JP

Para Mario Girasole, vice-presidente de Relações Institucionais e Regulatórias da TIM Brasil, a instalação do biosite eólico em Pipa mostra como é possível priorizar soluções ambientais e enrgerticatemente sustentavel, contribuindo para ampliação da conectividade e alinhadas ao compromisso da TIM de ter as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

“A jornada ESG da TIM já é uma realidade de mais de uma década, sendo tema prioritário desde o início das operações da empresa no Brasil. Muito desse avanço, sem dúvida, é fruto da estrutura organizacional da companhia, que estimula a inovação. O biosite é um desses recursos inovadores, bastante usado, inclusive, por prefeituras em todo o país, que agregam à ampliação da capacidade de rede, soluções como câmeras de segurança e iluminação pública”, afirma.

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, ressalta a importância que o Nordeste tem para a estratégia da operadora, afirmando que “nossa meta é atingir 100% dos municípios brasileiros com o 4G até 2023. No Nordeste, estamos fazendo aportes importantes para antecipar esta meta, alcançando já cinco estados com cobertura 4G em 100% dos municípios“.

“O biosite é um dos investimentos da operadora, representando uma solução eficiente e uma das alternativas mais sustentáveis para ampliar o número de antenas, que é fundamental para o adequado funcionamento do 5G, tão logo que a frequência for liberada pela Anatel. Até lá o equipamento poderá ser utilizado para testes da nova tecnologia”, reforça.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários