25/04/2024

TIM amplia cobertura via satélite e expande rede 4G na região Norte

Em parceria com a Intelsat, operadora continua ampliando seu projeto 'Sky Coverage' para outras regiões e já conta com mais de mil sites.

A TIM Brasil ampliou a sua parceria com a Intelsat e está expandindo o Sky Coverage para outros pontos na região Norte do Brasil. Um dos objetivos do projeto, que já conta com mais de 1 mil sites, é levar conectividade de maneira sustentável por meio de modelos “off-grid” para áreas mais distantes do país, onde há problema de infraestrutura da rede elétrica.

A operadora tem o plano de cobrir 100% dos municípios brasileiros com o 4G até 2023. Com o projeto Sky Coverage, a TIM abrange distritos, localidade, rodovias e resorts, com conexão via satélite em áreas remotas. O projeto também amplia sua rede ao setor de agronegócio, com investimentos em equipamentos de Internet das Coisas (IoT).

“Atualmente temos o maior backhaul satelital da América Latina para nos apoiarmos na expansão do 4G de norte a sul do país. Queremos auxiliar o Brasil na inclusão digital com o projeto Sky Coverage e para isso contamos com parceiros importantes, como a Intelsat, com quem trabalhamos especialmente na região Norte”, destacou Marco Di Costanzo, diretor de Engenharia de Redes da TIM Brasil.

A TIM Brasil ainda anunciou que é possível levar o 4G de forma mais sustentável e com baixo impacto ambiental através de suas torres autossustentáveis, com geração de energia solar por painéis fotovoltaicos.

Ricardo La Guardia, vice-presidente regional da Intelsat na LATAM, afirma que

“A confiabilidade da rede e a alta cobertura da Intelsat permitirão que a TIM forneça serviços com ainda mais qualidade aos clientes nessas regiões de difícil acesso e conectividade, para atender aos objetivos de negócios da empresa e em conformidade com suas iniciativas e governança ambientais, sociais e ambientais”.

Além disso, a TIM afirma que a capacidade satelital da Intelsat é utilizada para backhaul celular em vários países ao redor do mundo, incluindo soluções CellBackhaul totalmente gerenciadas na Europa, Congo, Estados Unidos e Japão.

7 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários