20/12/2025
Início Site Página 1202

Claro fatura R$ 9,8 bilhões no terceiro trimestre de 2020

Operação móvel impulsionou resultados da operadora. Por outro lado, TV Paga derruba receitas dos serviços fixos.

Na noite desta segunda-feira, 20, a Claro divulgou os seus resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre de 2020. A empresa registrou R$ 9,852 bilhões de receita líquida total, um crescimento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2019.

Segundo o relatório apresentado pela operadora, o crescimento na operação móvel foi o responsável pelo bom resultado da companhia.

O destaque ficou para o pós-pago que aumentou sua base em 7,4 milhões de clientes, alta de 28,3% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Deste total, 3,2 milhões de linhas são oriundas da Nextel, agora sob a marca Claro nxt.

No geral, a receita líquida de serviços móveis teve crescimento de 8,5%, totalizando R$ 4,025 bilhões, e alcançando a cifra de 60,0 milhões de usuários.

Apesar de manter a liderança na TV por assinatura, com 47,9% de participação, a retração do mercado fez as receitas líquidas do serviço fixo da operadora despencar 4,9%, registrando R$ 5,376 bilhões.

A queda não foi maior porque o serviço de banda larga da Claro apresentou crescimento de 10,7% no 3º trimestre.

VIU ISSO?

–> Embratel lança nova campanha publicitária para empresas

–> Nova loja da Claro virtualiza experiência física

–> Claro Box TV terá taxa de adesão para quem não é cliente Claro

Atualmente, a operadora mantém 28,75% de market share em banda larga no país. Já nas conexões acima de 34 Mbps, a Claro assume a liderança no número de acessos, com 39,3% de participação em agosto de 2020.

A empresa implantou sua rede de fibra em 70 novas cidades e conquistou mais de 1,5 milhões de clientes nos últimos doze meses.

Já no mercado corporativo, por meio da Embratel, os serviços de Cloud foi o que mais se destacou, com alta de 237,6%, em relação ao 3T19. Em seguida aparecem voz avançada (+33,4%), TI (+23,9%) e telemetria/ IoT (+19,3%).

Com informações de Relações com Investidores da Claro.

SKY entra para a lista das melhores empresas para se trabalhar

Esta é a terceira vez que a operadora de TV por assinatura é premiada pelo Great Place to Work.

A SKY acaba de conquistar a 23ª posição na lista brasileira do Great Place to Work 2020. A premiação evidencia as empresas que se destacam pela excelência em seus ambientes de trabalho.

Esta é a terceira vez que a SKY figura entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, e a primeira vez que aparece entre as 25 primeiras colocações.

De acordo com a operadora, o reconhecimento é resultado de mudanças na cultura da empresa, buscando “investir em pessoas e na transformação digital da empresa”.

“A evolução da nota SKY é a resposta do esforço contínuo em alcançarmos uma cultura focada no cliente, na inclusão, no sentido de dono e de urgência, na preocupação genuína com as pessoas e seu crescimento, demonstrada através da camaradagem, do feedback e comunicação transparentes e respeitosos e sobretudo da colaboração”, afirmou Estanislau Bassols, presidente da SKY.

VIU ISSO?

–> SKY está com vagas de emprego abertas para São Paulo

–> SKY adere ao programa de audiências virtuais do Procon Piauí

–> Desvalorização da DirecTV está acima de 75%

Em junho passado, a AT&T Latin America, controladora da SKY no Brasil, já tinha entrado no ranking das 25 melhores empresas multinacionais na América Latina para se trabalhar em 2020.

A consultoria Great Place to Work leva em consideração pesquisas realizadas com os colaboradores, além das práticas culturais das empresas para criar os rankings.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

Oi pode lançar serviço de banda larga residencial em São Paulo

0

Atualmente, operadora disponibiliza internet por fibra no estado paulista apenas para clientes corporativos.

De acordo com Bernardo Winik, diretor da área de clientes da Oi, a operadora estuda a possibilidade de oferecer internet banda larga para clientes residenciais no estado de São Paulo.

A novidade foi classificada como uma “oportunidade” e já tinha sido ventilada recentemente pelo presidente da operadora, Rodrigo Abreu.

“Prefiro guardar a informação, a gente não costuma avisar o concorrente”, afirmou Winik, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, 20.

A Oi possui infraestrutura de rede na cidade e boa parte do interior do estado de São Paulo, a partir das aquisições da BR Telecom e Telemar.

VIU ISSO?

–> Oi oficializa lançamento do Oi Place e reforça nova estratégia

–> Oi Play terá pacote com canais ao vivo por R$ 6,90 e mais

–> Oi lança série com a presença de Whindersson Nunes

A operadora já atende o mercado corporativo com o serviço de banda larga, por meio do Oi Soluções, braço B2B, da Oi.

Porém, a operadora não tem ofertado serviços de banda larga para clientes residenciais em regiões onde a Vivo mantém outorgas de concessão.

Com a futura venda da Oi Móvel e o foco exclusivo da companhia no serviço Oi Fibra, a Oi poderia explorar a sua infraestrutura para também oferecer conexão fixa para consumidores finais, além de pequenas e médias empresas.

Com informações de Teletime.

WhatsApp receberá em breve um novo recurso

Novidade permitirá integrar comunicações do usuário em apenas uma única plataforma.

O Facebook deverá liberar um recurso há muito tempo esperado pelos seus usuários: a possibilidade de realizar chamadas de voz e vídeo por meio do WhatsApp Web.

Ainda não há previsão para o lançamento oficial da novidade, mas a versão mais recente do WhatsApp (2.2043.7) já está com o recurso habilitado, mas ainda não liberado para os usuários.

A informação foi divulgada pelo WABetaInfo. Segundo o site, o recurso ainda está em desenvolvimento e que ela chegará “em breve”.

A versão web do WhatsApp já permite manter conversas e transferir arquivos entre dispositivos enquanto o usuário está no computador.

Com o recurso de chamadas, o Facebook oferta uma plataforma completa, que tem o poder de centralizar toda a comunicação do usuário.

VIU ISSO?

–> WhatsApp prepara recurso semelhante ao do Telegram

–> Banco Central autoriza Visa a iniciar testes com WhatsApp Pay

–> Integração entre WhatsApp e Messenger está à caminho

É provável que o novo WhatsApp Web não substitua outros serviços do tipo, como o Zoom e o Google Meet. Estas ferramentas possuem outros recursos mais avançados, como a possibilidade de compartilhar a tela.

Porém, para aqueles que precisam fazer uma reunião rápida e sem o uso de apresentações, a chamada de voz e vídeo no WhatsApp Web pode ser uma boa ferramenta.

Com informações de Gizmodo.

Oi Play terá pacote com canais ao vivo por R$ 6,90 e mais

2

Em coletiva recente, streaming ‘Oi Play’, assim como o programa de benefícios ‘Oi + Alegria’, foram considerados pilares da nova estratégia da marca.

Interface do Oi Play
Imagem: Interface do Oi Play

Como parte da nova estratégia da Oi, serviços como o streaming “Oi Play” e o programa de benefícios “Oi + Alegria” se tornaram peças centrais na nova estratégia da operadora, assim como a loja virtual “Oi Place”.

Além de ser uma “empresa de fibra”, a companhia enfatizou seu desejo em se tornar uma marca que oferece produtos, serviços e experiências que potencializam a conexão de ultra velocidade.

Durante a coletiva realizada nesta terça-feira, 20 de outubro, Bernardo Winik, VP de clientes e Roberto Guenzburger, diretor de marketing, anunciaram as novidades que são verdadeiros “upgrades” nos dois serviços já existentes do grupo.

Obviamente, a evolução do “Oi Play” foi motivada pelo aumento da demanda. Segundo o destaque dos executivos, a mudança foi além da aparência e modelo de negócio.

Atualmente, o acesso majoritário (72%) vem diretamente de usuários com pacotes básicos do pós de telefonia móvel, assim como de fibra.

Os 25% restantes são acessos de clientes da TV por assinatura. Os usuários avançados de pós e fibra representam apenas 3%.

VIU ISSO?

–> Streaming da Oi reduz valores de assinatura

–> Oi +Alegria: Conheça o novo clube de vantagens da Oi

–> Ministro das Comunicações quer garantir sucesso de plano da Oi

Mas, na parte expressiva, o crescimento em receita foi de 87%, com aumento de 58% no número de usuários ativos e 161% no tempo de uso.

Evolução do Oi Play
Evolução do Oi Play

Oi Play com canais ao vivo

Depois de iniciar a comercialização individual da sua plataforma de streaming, a Oi incluiu a transmissão de canais ao vivo para consumidores que não possuem vínculo com a TV por assinatura.

Confira abaixo as opções de contratação para cada usuário:

  • Oi Play Básico: Coleção Oi / 10 canais (Band, RN, CNN Brasil, TV Cultura, TV Rá Tim Bum, Prime, Music, Travel, Fish TV e Fashion TV) = R$ 6,90
  • Oi Play Avançado: Coleção Oi / Paramount+ / 15 canais (Todas as emissoras supracitadas + ESPN, ESPN 2, ESPN Brasil, ESPN Extra, Paramount Channel, MTV, Nick Jr., Nickelodeon e Comedy Central) = R$ 19,90

Assinantes Oi Fibra com até 200 Mbps terão o primeiro plano gratuito, assim como clientes do pós da Oi de 8 até 50 GB.

Já os clientes com 400 Mbps contratado terão acesso ao segundo plano sem custo. Consumidores de telefonia móvel com o plano de 100 GB também contam com o benefício.

Coleção Oi ampliada

Catálogo da NBCUniversal no Oi Play
Catálogo da NBCUniversal no Oi Play

Para aprimorar ainda mais a experiência dos usuários, a Oi destacou também o aumento do acervo que fica disponível para todos os clientes, sem a necessidade de contratar serviços à parte na plataforma.

Os usuários podem aproveitar um vasto catálogo de filmes e séries do estúdio NBCUniversal.

Franquias como “Jurassic Park”, “De Volta para o Futuro”, “A Múmia”, “Identidade Bourne”, “Shrek” e outros sucessos estão entre as novidades.

Já na parte de séries, tramas aclamadas como “House”, “Parks and Recreation”, “30 Rock”, “Heroes” e outras foram disponibilizadas.

Oi + Alegria, o hub de experiências

Detalhes do Oi + Alegria
Detalhes do Oi + Alegria

Para finalizar, o último foco da apresentação da marca foi o recente programa de benefícios “Oi + Alegria”.

Clientes da operadora serão segmentados em categorias e terão ainda mais benefícios para resgate. Entenda melhor na explicação abaixo:

  • Ouro: Combos de fibra com telefonia móvel ou TV por assinatura.
  • Prata: Fibra de 200 Mbps ou pós-pago de 100, 50, 35 e 25 GBs.
  • Bronze: Demais planos da Oi.

Quanto maior a categoria, mais vantajosa é a disponibilização dos benefícios.

Descontos em serviços de massagens, SPA, cursos online, aplicativos e na loja Omelete Store foram alguns dos exemplos mencionados no evento.

Todos os clientes da Oi participam do clube de vantagens.

O Minha Operadora participou do evento de lançamento a convite da Oi.

Leia também sobre o lançamento do Oi Place:

Vivo abre mil vagas de emprego para telemarketing

Candidatos precisam ter ensino médio e conhecimento em pacote Office.

A Vivo (VIVT3 / VIVT4) acaba de abrir mil vagas efetivas de emprego para profissionais interessados na área de telemarketing, para trabalhar na função de analista de relacionamento com cliente.

As vagas são para trabalhar nos call centers próprios da Vivo, localizados em Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).

Os interessados precisam ter o ensino médio completo e conhecimentos em informática e no pacote Office. O candidato que estiver cursando o ensino superior será considerado um diferencial.

A companhia busca pessoas que tenham escuta ativa, excelente comunicação e empatia. Além disso, é preciso facilidade de concentração, disciplina, mobilidade e estrutura para trabalhar “home office”.

VIU ISSO?

–> TIM e Vivo devem apresentar melhoras nos próximos resultados

–> Dona da Vivo lança nova marca global

–> Não para! Vivo expande fibra óptica para mais 3 cidades

As vagas estão abertas também para candidatos de diferentes gêneros, etnias, LGBTI+, acima de 50 anos e deficientes.

A operadora não revelou o salário, afirmando apenas que ele é compatível com o mercado.

Entre os benefícios estão plano de saúde, vale-refeição, seguro de vida, entre outros.

Para se inscrever nas vagas de analista de relacionamento com cliente basta acessar a página: https://talentosvivo-relacionamento.gupy.io/

Com informações de iBahia.

Oi oficializa lançamento do Oi Place e reforça nova estratégia

Além da oferta de fibra óptica, futuro da Oi envolve uma concentração também na venda de produtos, experiência e conteúdo para potencializar conexão.

Logotipo do Oi Place
Imagem: Logotipo do Oi Place

Nesta terça-feira, 20 de outubro, a Oi oficializou o lançamento do “Oi Place“, sua plataforma de marketplace. No entanto, o evento realizado pela operadora não se concentrou apenas nessa novidade.

A tele aproveitou para reforçar um novo posicionamento estratégico. Se no ano passado a marca manifestava a intenção de se tornar uma “empresa de fibra”, hoje a proposta parece mais abrangente e soa como um verdadeiro “hub”.

Com novas ideias, a companhia manifesta o desejo de ser uma empresa que, além da conexão, oferece produtos, conteúdos e experiências que potencializam uma navegação com fibra óptica.

Por isso, além do lançamento, serviços como o “Oi Play” e “Oi + Alegria” foram posicionados com mais destaque na nova estratégia.

Os três pilares da nova estratégia da Oi
Os três pilares da nova estratégia da Oi

É por isso que, a partir de agora, o processo de transformação da operadora contempla os três pilares: produtos, experiência e conteúdo.

A apresentação da nova estratégia ficou a cargo de Bernardo Winik, VP de clientes da empresa e Roberto Guenzburger, diretor de marketing.

VIU ISSO?

–> Oi terá modelo de negócio semelhante à Amazon

–> Serviço Oi Fibra recebe prêmio internacional

–> TIM inaugura primeiro marketplace IoT do Brasil

Conheça o marketplace

Para não ser apenas mais um na internet, o “Oi Place” desenvolve uma proposta diferente do convencional para atender uma demanda em aberto.

Na plataforma, consumidores poderão encontrar em breve serviços como manutenção, instalação de produtos e diversos outros relacionados à conectividade.

Para emplacar a novidade, a tele carioca promete descontos exclusivos e já divulgou uma prévia do que está por vir, conforme mostra a imagem abaixo:

Descontos no Oi Place
Descontos no Oi Place

Mas, para início de atuação, o marketplace se divide em cinco categorias: Celular e Telefonia, Casa Inteligente, Eletrônicos, Games e Informática.

Entre os produtos, é possível comprar smartphones, fones de ouvido, smart tvs, roteadores, controle remoto universal, fechaduras digitais, lâmpadas com Wi-Fi e diversas outras novidades que se encaixam nas categorias.

A marca é uma das parceiras da operadora no marketplace, que conta também com Xiaomi, Samsung, Pixel, TecNeo, D-Link, Motorola, Multilaser, Nokia, DPR e TP-Link.

Para o futuro, é prevista uma parceria com o The Games Shop e Positivo.

O Minha Operadora participou do evento de lançamento a convite da operadora.

EUA prometem crédito para que teles não comprem produtos da Huawei

1

Delegação americana desembarcou no Brasil para pressionar Bolsonaro a não fazer negócios com a China.

Em mais uma ofensiva para tentar barrar o avanço da Huawei, os Estados Unidos estão prometendo para operadoras brasileiras financiamento para as suas futuras redes 5G, desde que elas comprem produtos de empresas rivais da fabricante chinesa.

O crédito para empresas de telefonia já havia sido ventilado há alguns meses pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman.

No entanto, nesta segunda-feira, 19, uma delegação do governo de Donald Trump desembarcou no Brasil com o principal objetivo de dissuadir o presidente Jair Bolsonaro a não fazer negócios com a Huawei.

A comitiva é liderada pelo conselheiro de segurança nacional Robert O’Brien. Muito além da agenda comercial, a ideia é defender o argumento de que a Huawei pratica espionagem industrial a serviço do governo chinês.

Como a Huawei tem produtos mais baratos e eficientes, os Estados Unidos buscam reduzir a competitividade oferecendo linhas de crédito de agências públicas, para que as teles brasileiras comprem de fornecedores rivais, como a sueca Ericsson ou a finlandesa Nokia.

VIU ISSO?

–> Conselheiro aponta riscos no envolvimento da Huawei no 5G do Brasil

–> Banir a China pode encarecer valor final do 5G

–> Bolsonaro pode estar considerando bloquear a Huawei no Brasil

De acordo com o embaixador brasileiro Nestor Forster Jr., os Estados Unidos disponibilizaram US$ 1 bilhão (R$ 5,56 bilhões na cotação atual) para financiar projetos de infraestrutura no Brasil, inclusive no 5G.

O financiamento viria da U.S. International Development Finance Corporation (DFC), instituição criado por Trump para financiar projetos geopolíticos considerados estratégicos para os EUA.

É válido ressaltar que em torno de 40% e 50% da rede 4G atualmente implantada no Brasil utiliza produtos da Huawei.

Com informações de Folha de São Paulo e Valor Econômico.

CNN Brasil terá serviço de streaming gratuito

0

Contratação do jornalista Márcio Gomes é o primeiro passo para o projeto que vai expandir a operação da CNN Brasil; entenda.

Imagem: Divulgação CNN Brasil (Instagram)
Imagem: Divulgação CNN Brasil (Instagram)

Até aqui, não há surpresas. Conforme havia anunciado antes mesmo de seu lançamento oficial, a CNN Brasil prepara uma plataforma de streaming para os próximos meses.

Agora, já com uma bagagem de atuação e identidade jornalística no Brasil, a emissora agiliza o desenvolvimento do projeto, que vai marcar a expansão das operações para outras mídias.

O primeiro passo foi a contratação do jornalista Márcio Gomes, nome conhecido do jornalismo da TV Globo.

Ele será o principal nome da “expansão” das operações da versão brasileira da rede. Nos últimos dias, a emissora também começou a operar nas rádios, pela Rede Transamérica.

O novo canal de jornalismo via streaming será gratuito e contará com uma programação exclusiva entre às 19h e 0h. Gomes será o âncora do noticiário da faixa, exclusivo para o VOD.

Nos demais horários, outros programas da rede serão transmitidos, mas não de forma simultânea com a TV por assinatura. Pois não pode configurar uma concorrência.

VIU ISSO?

–> CNN Brasil negocia fusão com rede nacional de TV

–> Programa de viagens da CNN Brasil supera Ibope da GloboNews

–> Como será o Brasileirão nas mãos da CNN Brasil?

A plataforma já ganhou o nome de CNN Brasil+. A receita, obviamente, será baseada na publicidade.

Outra novidade é que há negociações em andamento para hospedar o canal online em outras plataformas. Uma delas é a Pluto TV.

O serviço da Viacom é sucesso no exterior com esse modelo de negócio. A estreia no Brasil é certeza para dezembro, já com 24 canais.

Com informações de UOL

Intercel suspende venda dos planos de telefonia móvel

11

Conta da Intercel confirmou a paralisação temporária na oferta dos planos de telefonia móvel, mas anda não destacou motivos; entenda.

App do Banco Inter (Intercel)
Imagem: App do Banco Inter (Intercel)

Nos últimos dias, os clientes foram pegos de surpresa com uma suspensão na venda de planos da Intercel, operadora virtual do Banco Inter.

Até a noite da última segunda-feira, 19 de outubro, a opção para compra de chips e contratação de planos não estava mais disponível no aplicativo, de acordo com relatos de consumidores.

No mercado das MVNO’s, a operação da marca é vista como “atrativa”.

Os planos vão de 3 GB até 9 GB por valores entre R$ 30 e R$ 50. Os clientes conseguem também WhatsApp e ligações ilimitadas, a depender da escolha que façam.

Entretanto, alguns problemas recentes atrapalham a experiência dos usuários da Intercel.

VIU ISSO?

–> Operadora do Banco Inter, Intercel aumenta agressividade dos planos

–> Clientes relatam que problemas com a Surf Telecom persistem

–> Intercel começa a operar com redes da TIM e Oi

Histórico de instabilidades

Além dessa atual suspensão de vendas, a operadora enfrentou instabilidades de serviço que começaram no mês de julho, por causa de falhas na rede da Surf.

Em nota para o Minha Operadora, a enabler destacou que as prestadoras que utilizam seu serviço foram afetadas por uma falha em uma de suas plataformas, controlada pelo provedor Plintron, que desligou o sistema sem aviso prévio.

O problema envolveu até mesmo o Ministério Público de São Paulo, mas tudo foi resolvido.

Suspensão ainda sem esclarecimentos

Sobre a atual paralisação das vendas de planos, a Intercel confirmou a medida para clientes que se manifestaram no Twitter, mas os tranquilizou.

A conta oficial da marca no Twitter comunicou que a venda estará disponível novamente em breve.

A fim de obter mais detalhes, o Minha Operadora entrou em contato com a assessoria de imprensa da empresa, mas ainda não obteve respostas. Assim que mais detalhes ficarem disponíveis, o conteúdo da publicação passará por atualizações.

[ATUALIZAÇÃO – 20/10/2020 17h36]:

Em contato com o Minha Operadora, a assessoria de imprensa do Banco Inter enviou o seguinte esclarecimento.

O Inter informa que no mês de agosto, após comunicar seus clientes, paralisou temporariamente a venda de novos planos de telefonia móvel e dados da Intercel, sem impacto para quem já havia contratado o produto. O objetivo é garantir a prestação dos serviços e oferecer um produto cada vez melhor e com mais qualidade.