Conselheiro aponta riscos no envolvimento da Huawei no 5G do Brasil

Complexo debate sobre o envolvimento da chinesa no fornecimento do equipamentos para o 5G ganhou um novo embasamento; entenda.

Ilustração 5G
Imagem: Pixabay

Robert O’Brien, conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, explicou a principal preocupação do país com o possível “passe livre” da Huawei no Brasil, no fornecimento da tecnologia de conectividade 5G.

Segundo a autoridade, a atuação da marca no país envolverá backdoors, ou seja, a marca terá a capacidade de decifrar quase todos os dados gerados em qualquer região do Brasil.


Na conta, é possível incluir o Governo Federal com suas informações de segurança, assim como empresas privadas, que terão seus produtos, técnicas e práticas expostos.

O’Brien destaca o Brasil como um país “high tech”, assim como Israel, Cingapura e outros.

VIU ISSO?

–> 5G será fator decisivo na relação entre China e Brasil

–> Bolsonaro pode estar considerando bloquear a Huawei no Brasil

–> 5G: Migração para banda KU pode custar R$ 1,75 bilhão

Afinal, há indústria aeroespacial, de defesa, mineração e tecnologia. Existe uma preocupação de que a China se volte para países com essas características.

Para o conselheiro, a propriedade intelectual deve ser protegida e ainda mais encorajada.

O sucesso da relação entre Brasil e Estados Unidos é previsto, mas dependerá da capacidade de criadores norte-americanos para capitalizar com ideias brasileiras.

Para finalizar, O’Brien enfatiza o conselho de que o país deve utilizar “fontes confiáveis” para desenvolver sua tecnologia 5G.

Nesta segunda-feira, o presidente da Huawei também comentou sobre a questão e argumento sobre o ônus do banimento da empresa. Confira:

Com informações de Valor Econômico

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários