Banir a China pode encarecer valor final do 5G

De acordo com o presidente da Huawei, principal consequência cairá para os consumidores brasileiros, que vão pagar mais caro pelo 5G.

Equipamento da Huawei (Divulgação Instagram)
Imagem: Equipamento da Huawei (Divulgação Instagram)

Em entrevista recente, Sun Baocheng, CEO da Huawei, comentou sobre o possível banimento da marca como fornecedora do 5G brasileiro. Para ele, a principal consequência cairá para os consumidores.

Antes de tudo, é importante destacar que o leilão da conectividade é feito para as operadoras comprarem frequências.


A participação da Huawei seria indireta e as teles vão decidir os fornecedores, de acordo com as diretrizes do governo. Sobre o processo, a chinesa já promete a solução com melhor custo benefício.

Mas, na contramão, existem as investidas dos Estados Unidos, cujo governo pressiona seus aliados a impedirem uma entrada da companhia no fornecimento da nova conectividade. O Brasil, obviamente, está incluso.

VIU ISSO?

–> 5G: Migração para banda KU pode custar R$ 1,75 bilhão

–> Conheça as cidades e bairros com cobertura ‘5G’ da Claro

–> 5G DSS é marketing, ironiza CEO da TIM

Afinal, os norte-americanos acreditam que a Huawei é um “instrumento” para promover a espionagem governamental chinesa.

Sobre a questão, Baocheng destaca que pode acarretar em um atraso na transformação digital do Brasil. Além do mais, os consumidores vão sofrer as consequências.

As operadoras terão custos maiores com fornecedores e o aumento dos preços será refletido na entrega aos clientes. Os serviços vão ficar mais caros.

E quando menciona um “atraso” na transformação digital, o CEO destaca a participação que a Huawei já tem no Brasil e vê um prejuízo na substituição de todos os equipamentos da marca por parte das teles. Trocá-los levará muito tempo.

Com informações de Folha de S. Paulo

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
4 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários