17/12/2025
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Vivo TV adiciona três novos canais na grade de programação

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Emissoras ofertam telejornais, reality shows, programas musicais, entre outros.

Vivo TV adiciona novos canais na grade de programação

A operadora Vivo acaba de adicionar três novos canais na grade de programação do serviço “Vivo TV Fibra”.

O primeiro deles é o recém-lançado Sabor&Arte (numeração 617), criado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. Voltado para o setor de gastronomia, ele nasceu a partir do sucesso alcançado pelo reality MasterChef Brasil, exibido na TV aberta pela Band.

A ideia por trás da nova emissora é explorar e expandir o universo da comida, tendo a curadoria da jornalista Josimar Melo. Além de reexibir temporadas do MasterChef, o canal fechado produz novos programas com grandes nomes do setor gastronômico.

O objetivo é ir muito além de ser um canal de culinária, mas abordar o tema sobre diferentes ângulos.

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O segundo canal que chega ao line-up da Vivo TV Fibra é o Terraviva (canal 582), também pertencente ao Grupo Bandeirantes.

Voltado para o mercado do agronegócio, o canal existe desde 2005 e traz na grade entrevistas, reportagens, previsão do tempo, cotações, compras e, até mesmo, programas musicais.

O Terraviva também faz a cobertura das principais feiras agropecuárias realizadas em todo o país.

Já o terceiro canal é a TV Novo Tempo (número 401), canal religioso ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A programação inclui telejornais, séries juvenis, programas musicais e de estudo bíblico.

É importante ressaltar que a disponibilidade dos canais pode variar dependendo do pacote contratado e a localidade do assinante.

Em São Paulo, por exemplo, serviço de TV por assinatura da operadora Vivo tem planos com pacotes a partir de 40 canais e com valores de R$ 109,99/mês (na oferta com combo).

Os assinantes têm acesso ao Vivo Play, o serviço de streaming da operadora, que oferece canais ao vivo e conteúdos sob demanda.

Com informações de Line-Up.

Instituto TIM lança novo curso gratuito voltado para o setor do agronegócio

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Plataforma de ensino também conta com outros 30 treinamentos voltados para diferentes áreas.

Instituto TIM lança novo curso gratuito voltado para o mercado do agronegócio

A operadora TIM, por meio do Instituto TIM, acaba de lançar um novo curso online e gratuito voltado para estudantes, trabalhadores e empresários do setor do agronegócio.

Por meio da plataforma TIM Tec, os usuários podem acessar o “Conectividade: A transformação digital do Agronegócio”. O curso aborda três temáticas principais, sendo elas a transformação digital, a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e a inteligência artificial.

O curso tem 18 horas de conteúdo, incluindo vídeos, materiais complementares e atividades. Ao fim, o usuário recebe um atestado de participação.

As aulas explicam, por exemplo, o funcionamento de redes móveis (do 2G ao 5G), o processo de comunicação entre máquinas (M2), assim como aproveitar outras tecnologias disponíveis para melhorar a produção no campo.

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Não há pré-requisitos para assistir às aulas, basta ter acesso à internet.

“É mais um passo para democratizar o acesso às tecnologias existentes de conectividade — e outras que estão na iminência de serem implantadas, como o 5G — para todas as pessoas envolvidas no agronegócio. O campo conectado pode aumentar a produtividade e a qualidade da produção rural e mudar a realidade de muitas pessoas, trazendo mais qualidade de vida para pequenos agricultores, por exemplo”, explicou Mario Girasole, presidente do Instituto TIM.

Com a chegada do 5G, é esperado que ocorra uma revolução digital no campo, com equipamentos e sensores conectados informando em tempo real ao agricultor sobre a disponibilidade de nutrientes no solo, existência de pragas, previsão do tempo, quantidade de alimentos para os animais, entre outros.

Segundo a empresa, a TIM já é líder em cobertura 4G no campo, alcançando 6 milhões de hectares no país.

A operadora também tem reforçando a presença no setor com diversas ações, como é o caso da participação na ConectarAGRO, além de outras alianças estratégicas para fomentar a automação do campo.

Além do curso voltado para o agronegócio, o TIM Tec também conta com cerca de 30 cursos gratuitos de diversas áreas, como desenvolvimento, empreendedorismo, comunicação, entre outros.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Algar Telecom busca startups para melhorar experiência do consumidor

Operadora quer investir em novas soluções para potencializar a gestão de lojas físicas abertas por franqueados.

Algar Telecom busca startups para melhorar experiência do consumidor

A operadora Algar Telecom acabou de lançar um desafio que tem o objetivo de buscar soluções de startups e empresas para melhorar a gestão das lojas físicas abertas por franqueados, assim como a experiência dos clientes (dentro e fora dos estabelecimentos).

A iniciativa de inovação visa utilizar soluções modernas de tecnologia, por exemplo, que forneçam informações em tempo real para fins de previsibilidade, desempenho de vendas, mapas de calor, entre outros.

O desafio é um dos realizados por meio do Open Maker, hub de inovação voltado para a Indústria 4.0 localizado em Uberlândia (MG), que tem a Algar Telecom como uma das mantenedoras.

Batizado de Open Maker Challenge, o programa é realizado pelo Brain, um centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom e também pelo Sebrae.

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Podem participar do desafio qualquer empresa do setor de tecnologia, de qualquer tempo de atuação, mas que tenha cases já validados no mercado. As interessadas também precisam adotar um modelo de negócios com renda recorrente, além de disponibilidade para participar das atividades do programa.

As startups selecionadas receberão mentoria com especialistas em negócios e tecnologias do Brain e do Sebrae. A ideia é avaliar o nível de amadurecimento das soluções e os pontos fortes, preparando-as para a apresentação das soluções.

Todas as empresas poderão ser escolhidas para dar continuidade ao trabalho em conjunto com a Algar Telecom.

Os interessados no desafio podem se inscrever por meio de um formulário disponibilizado pela empresa de telecom.

Algar Franquias

Desde agosto de 2018, a Algar Telecom adota um programa de franquias, no qual os franqueados são responsáveis por fazer a gestão de expansão de rede, equipe, instalação e manutenção de serviços, além de gerenciar toda a experiência do cliente – desde o primeiro atendimento até o pós-venda.

Já a Algar Telecom oferece suporte especializado para os franqueados.

“Trata-se de um investimento de alto retorno que permite empreender localmente em parceria com uma empresa que acumula mais de 60 anos de experiência no segmento”, disse a empresa em comunicado.

Com informações de Assessoria de Imprensa Algar Telecom.

Vivo inaugura primeira usina de biogás na região Nordeste

Operadora vai gerar energia a partir do gás proveniente de aterros sanitários.

Vivo inaugura primeira usina de biogás na região Nordeste

A operadora Vivo (VIVT3) anunciou que inaugurou a primeira usina de biogás da empresa na região Nordeste. O projeto faz parte das políticas de desenvolvimento sustentável da companhia.

A nova unidade foi instalada na cidade de Caruaru, no estado de Pernambuco, e terá capacidade para gerar 18,8 mil MWh/ano, o suficiente para atender mais de 1.100 unidades consumidoras da empresa localizadas no estado. Na lista estão lojas, sites e antenas.

No caso da energia por meio do biogás, a empresa converte o gás proveniente de aterros sanitários em energia mecânica, por meio de um processo controlado de combustão. A fonte faz funcionar um gerador que produz a energia elétrica, sendo injetada na rede da concessionária local.

No caso de Caruaru, a energia gerada pela Vivo é utilizada pela Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), concessionária do grupo Neoenergia.

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A Vivo afirma que a instalação da usina de biogás de Caruaru gerou cerca de 83 empregos, entre diretos e indiretos. A operação contará com 11 postos de trabalho.

Esta é a segunda usina do tipo inaugurada pela Vivo. Ao todo já são 17 unidades operando com diversas fontes, como solar, hídrica e biogás.

A operadora prevê o uso de 70 usinas funcionando em 23 estados, além do Distrito Federal, com a maioria em operação até o final deste ano.

A ideia é que 80% do consumo em baixa tensão da Vivo seja atendido por este projeto de geração distribuída, atendendo mais de 28 mil unidades da empresa.

Quando todas usinas estiverem em operação, serão cerca de 670 mil MWh/ano de energia, o que pode abastecer o consumo de uma cidade de até 300 mil habitantes.

“A produção de energia renovável no modelo de geração distribuída traz benefícios econômicos, sociais e ambientais, pois contribui para minimizar perdas no sistema, alivia a carga da rede, evita impacto no meio ambiente e ainda incentiva o desenvolvimento local”, revela o diretor de patrimônio da Vivo, Caio Guimarães.

Dentro das práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG, na sigla em inglês), a operadora mantém 100% do consumo de energia sendo proveniente de fontes renováveis, desde novembro de 2018.

Nos últimos cinco anos, a Vivo também reduziu em 70% as emissões de gases causadores do efeito estufa. As emissões que não são evitadas são compensadas com a aquisição de créditos de carbono.

Recentemente, a Telefónica (controladora da Vivo) passou a integrar o programa “The Climate Pledge” (“O Compromisso do Clima”, em inglês), no qual se compromete a reduzir as emissões de carbono na atmosfera.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Oi pretende realizar nova captação de recursos para financiar dívidas

Operadora afirma que contratou bancos para avaliar alternativas de financiamento.

Oi pretende realizar nova captação de recursos para financiar dívidas

Nesta quarta-feira, 14 de julho, a operadora Oi (OIBR3/OIBR4) emitiu comunicado aos acionistas e ao mercado em geral afirmando que estuda a possibilidade de fazer uma nova rodada de captação de recursos no mercado doméstico ou internacional de capitais de dívida.

Segundo a Oi, esses novos recursos deverão ser utilizados para refinanciar as debêntures emitidas pela Oi e que tem vencimento em janeiro do ano que vem. Para isso, a companhia afirma que contratou instituições financeiras para avaliar as alternativas de financiamento.

A operadora afirma que o movimento está em linha com a estratégia de financiamento aprovada no aditamento ao Plano de Recuperação Judicial, aprovado em setembro do ano passado.

Neste ano, o Grupo Oi já fez duas emissões de debêntures, uma em fevereiro e outra em abril.

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Na primeira emissão, a subsidiária Brasil Telecom emitiu R$ 2,5 bilhões em debêntures conversíveis em ações. Conforme explicou a Oi, o dinheiro seria utilizado para investir na expansão da rede de fibra óptica, com foco no negócio da InfraCo.

Em leilão realizado no último dia 7 de julho, o Grupo BTG arrematou o controle acionário da InfraCo, por R$ 12,9 bilhões.

Já a segunda emissão de debêntures, de mais R$ 2 bilhões (não conversíveis em ações), serviu para reforçar o caixa da companhia, garantindo as atividades operacionais e despesas gerais administrativas, da Oi e das subsidiárias, até o fechamento da venda da Oi Móvel.

A venda dos ativos móveis da Oi para o consórcio formado por Vivo (VIVT3), TIM (TIMS3) e Claro está em análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A expectativa é que a venda da Oi Móvel seja aprovada até o final deste ano, injetando R$ 16,5 bilhões na empresa.

Com informações de Relações com Investidores Oi e Money Times.

Votação do edital do 5G pelo TCU já tem data marcada

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Anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações durante coletiva de imprensa.

Votação do edital do 5G pelo TCU já tem data de marcada

Na tarde desta quarta-feira, 14 de julho, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou que o Tribunal de Contas da União (TCU) deverá votar o edital do leilão do 5G em meados de agosto. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa.

Segundo o ministro, a votação ocorrerá no dia 18 de agosto de 2021, às 10 horas da manhã, durante uma reunião extraordinária no TCU.

Com isso, o TCU utilizará 54 dias corridos para analisar e votar o edital, desde que o prazo começou a correr em 25 de junho, data em que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enviou todos os documentos e prestou todos os esclarecimentos ao tribunal de contas.

O prazo bate com a promessa dos ministros do TCU, feita em janeiro, de aprovar o edital em 60 dias. Normalmente, a análise pode demorar até 150 dias.

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“Então já temos dia e hora da votação do TCU”, afirmou Faria.

Durante a coletiva, o ministro disse que a expectativa do Governo Federal é realizar o leilão de frequências ainda neste ano, mas não fixou uma data para tal. Ele também voltou a prometer que todas as capitais brasileiras contarão com a rede com sinal 5G “puro” (standalone).

Ele ressaltou ainda que algumas capitais já terão o 5G standalone ainda neste ano, e que a conexão de nova geração chegará a portos e aeroportos, com foco em potencializar diversos setores da economia.

Somente no agronegócio, a expectativa é que o 5G promova um crescimento do PIB de 20% ao ano, após toda a linha de produção ser conectada.

Próximos passos

O Ministério das Comunicações explica que após a votação pelo tribunal de contas, o edital será encaminhado para a Anatel em até cinco dias.

A pasta também afirma que a agência reguladora deverá publicar o edital em sete dias. Porém, isso vai contra a previsão de que a Anatel pode demorar cerca de 30 dias para fazer os ajustes no edital, isso, é claro, se as modificações não forem extensas.

Em recente participação em evento online, Carlos Baigorri, conselheiro relator do edital do 5G na Anatel, afirmou que dependendo da quantidade de alterações solicitadas pelo TCU, o período pode ir além dos 30 dias, podendo ser alvo inclusive de nova consulta pública.

Além disso, após a versão final da minuta ser publicada pela Anatel, ainda deve demorar outros 30 ou 40 dias para que as empresas enviem questionamentos sobre o edital e se preparem para o leilão.

Com informações de Ministério das Comunicações.

Oi Fibra ultrapassa marca de 300 mil clientes no Paraná

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Serviço de banda larga por fibra acaba de chegar a mais duas cidades no estado.

Oi Fibra ultrapassa marca de 300 mil clientes no Paraná
Imagem: Oi/Divulgação

A operadora Oi acaba de anunciar a chegada do serviço de internet banda larga por fibra em mais duas cidades do Paraná. O estado já possui mais de 320 mil assinantes do Oi Fibra.

A primeira delas é a cidade de Paranaguá, situada no litoral paranaense. O serviço está disponível nos bairros Centro Histórico, Conjunto Nilson Neves, Costeira, Jardim Samambaia, Oceania, Parque Agari, Vila do Caic e Vila dos Comerciários.

Ao todo, são oito mil residências na cidade aptas a receber o serviço Oi Fibra.

A outra cidade é Araucária, situada na região Metropolitana de Curitiba. Os bairros não foram divulgados pela operadora.

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Além dos dois municípios, o Oi Fibra pode ser contratado por moradores das cidades de Almirante Tamandaré, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais, somando 1,2 milhões de casas aptas a receber o serviço no estado.

Nas mais de 142 cidades de todo o país que está presente, o serviço de banda larga de alta velocidade de Oi cresceu 150% em número de clientes entre março de 2020 e março de 2021, o que equivale a 1,5 milhão de novas assinaturas. Somente o Paraná registrou um aumento de mais de 227% no número de usuários nos últimos 12 meses.

Em abril, a Oi atingiu a marca de 2,5 milhões de clientes conectados por fibra em todo o país, ultrapassando a quantidade de conectados pela tecnologia de cobre.

A operadora informa que investiu cerca de R$ 559 milhões no estado do Paraná no ano passado.

“A principal estratégia de negócios da companhia é seguir com a expansão da fibra óptica pelo Paraná, oferecendo a melhor experiência no uso da internet aos nossos clientes, que precisam de conectividade de alta qualidade para estudar, trabalhar e se divertir. Estamos muito felizes com a chegada da nossa fibra em Paranaguá, uma das maiores cidades do estado e um importante polo Naval e comercial”, disse Giovani da Silva, diretor de varejo e empresarial da Região Sul.

A operadora comercializa planos de banda larga com velocidade de até 1 Gbps de download e 500 Mbps de upload, além de serviços de telefonia e TV por assinatura por fibra.

Os serviços da Oi podem ser contratados por clientes residenciais e empresariais.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

Claro Box TV pode lançar oferta diretamente via app?

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Streaming Box da operadora com serviço de IPTV atingiu números expressivos de venda, que podem indicar novas possibilidades de negócio.

Imagem: Site do Claro Box TV - Captura de Tela
Imagem: Site do Claro Box TV – Captura de Tela

Muito além da bolha dos serviços de streaming como a Netflix e seus concorrentes, o mercado das IPTVs legalizadas ‘corre pelas beiradas’. Na prática, temos DirecTV Go, Claro Box TV e Guigo TV disponíveis, porém, o serviço da Claro conta com uma limitação.

Enquanto as concorrentes funcionam apenas com um acesso via app, disponível em diversos modelos de Smart TVs e outros dispositivos, o Claro Box TV exige a contratação de um aparelho a parte.

Para somar, há ainda uma taxa de R$ 399 para quem não é assinante de nenhum serviço da operadora. São dois fatos que podem comprometer o crescimento frente aos concorrentes supracitados.

Especialmente no caso do DirecTV Go, que possui uma larga variedade de canais e disponibiliza acesso via app em qualquer dispositivo com suporte. Se tratando de uma IPTV, é o serviço mais ‘avançado’ da atualidade.

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No entanto, as limitações não interromperam o crescimento do Claro Box TV, que unifica as funcionalidades de uma Streaming Box com a oferta de IPTV.

De acordo com os últimos resultados financeiros da operadora, 122 mil clientes foram alcançados pelo serviço. A iniciativa, inclusive, pode ser uma alternativa para a TV paga. A Claro lidera o setor, mas as quedas seguem expressivas para todos os players.

O salto no número de clientes do Claro Box TV é também significativo, já que avançou de uma base com 30 mil para mais de 100 mil.

Agora, resta saber se a operadora vai aproveitar que o mercado de IPTVs ainda se encontra ‘vazio’ para flexibilizar sua oferta e fazer frente aos concorrentes.

Para ter o Claro Box TV, os assinantes da operadora precisam pagar R$ 20 mensais. Para adicionar grade de canais e outros serviços de streaming, o consumidor precisa pagar a mais.

Se a oferta evoluir para um acesso único via app, sem a necessidade da contratação da Streaming Box, a operadora pode crescer ainda mais no segmento.

Viúva Negra ficará disponível para todos os assinantes do Disney+; saiba quando

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Sucesso nos cinemas, filme foi disponibilizado de forma simultânea no streaming, mas com custo de R$ 69,90 no Premier Access.

Pôster de Viúva Negra. Imagem: Divulgação Disney+
Pôster de Viúva Negra. Imagem: Divulgação Disney

Já que nem todos estão dispostos a desembolsar R$ 69,90 para assistir Viúva Negra no Disney+, novo sucesso da Marvel Studios, a alternativa é aguardar pela disponibilização do longa-metragem sem custo extra no streaming.

Afinal, as salas de cinema ainda podem ser alternativas arriscadas para quem não está vacinado(a) ou vive em região com um alto número de casos da COVID-19.

Portanto, a pergunta que não quer calar: quando Viúva Negra ficará disponível para todos os assinantes do Disney Plus? No dia 25 de agosto.

Isso significa que assinantes da plataforma terão que aguardar ainda mais de 30 dias para ter acesso ao novo sucesso do estúdio.

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Até lá, o serviço de streaming seguirá com as vendas do Premier Access, que apesar de caro se provou uma estratégia bem-sucedida para complementar o lucro do filme.

Com uma ajuda extra do Disney+, Viúva Negra se tornou a estreia mais lucrativa do período de pandemia em Hollywood e ultrapassou até mesmo a franquia Velozes & Furiosos.

O filme solo da anti-heroína acumulou mais de US$ 200 milhões nos primeiros dias de exibição e o streaming contribuiu com aproximadamente US$ 60 milhões. Na conversão, o valor ultrapassa R$ 300 milhões.

O lançamento marca o retorno da Marvel Studios para os cinemas. Fora das redes desde 2019, o estúdio deu uma pausa nos longas-metragens e começou a investir em séries.

A aposta deu tão certo que rendeu ao Disney+ mais de 25 indicações ao Emmy, com as séries “WandaVision” e “Falcão e Soldado Invernal”.

No entanto, mesmo com a vacinação ainda em ritmo lento em vários países, a empresa conhecida como a ‘mãe dos Vingadores’ está oficialmente de volta aos cinemas e possui mais filmes agendados para os próximos meses.

Viúva Negra marca a despedida da atriz Scarlett Johansson ao universo de super heróis estabelecido desde 2008.

Na trama, o público tem a oportunidade de conhecer a origem e mais detalhes sobre Natasha Romanoff, personagem que se despediu do grande público em 2019, em Vingadores Ultimato e não retornará mais em obras inéditas.

TIM anuncia novas parcerias estaduais para expandir cobertura móvel

Operadora pretende levar o 4G para todos os municípios do país até 2023.

TIM anuncia novas parcerias para expandir cobertura móvel

A operadora TIM acaba de anunciar dois novos acordos estaduais para a expansão do 4G no país. O primeiro deles foi firmado com o governo do estado de Minas Gerais, a partir de uma reunião com o governador Romeu Zema (NOVO-MG).

Atualmente, 655 cidades mineiras já contam com a rede 4G da TIM.

A proposta é expandir a cobertura móvel da operadora para mais 155 cidades até o fim deste ano. Esse montante se somará às 58 cidades que já receberam o 4G em 2021.

A meta é alcançar 100% das cidades de Minas Gerais até o final de 2022, incluindo cidades como Araporã, no Triângulo Mineiro; Delfinópolis, no Sul de Minas; Inhaúma, na Região Central; e Mirabela, no Norte de Minas.

A operadora afirma que está reforçando os investimentos para levar mais tecnologia e bem estar aos clientes.

“Com a segunda maior população do país, Minas Gerais é um desafio à parte, pois é um estado enorme, com território superior a Espanha, por exemplo. Algumas regiões com áreas urbanas mais isoladas ainda não tinham acesso à internet móvel, mesmo no auge da pandemia com todas as incertezas por ela provocadas. Para atender este público, a TIM seguiu investindo fortemente em infraestrutura de rede no estado para oferecer novas tecnologias”, anunciou Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, após reunião com o governador mineiro, nesta terça-feira, 13 de julho.

“A ampliação da cobertura 4G em Minas Gerais é sempre um avanço importante na inclusão digital. Essa ação representa uma melhoria na acessibilidade dos mineiros possibilitando a utilização de serviços digitais, incluindo os disponibilizados pelo governo, como o aplicativo MG App e o portal MG”, afirmou o governador de Minas Gerais.

Para reforçar o compromisso, a TIM adesivou um ônibus que vai percorrer dezenas de cidades, onde colaboradores da operadora vão explicar aos moradores os benefícios da tecnologia do 4G.

Pernambuco

Além de Minas Gerais, a TIM também fechou um acordo de ampliação de infraestrutura com o governo de Pernambuco. A ideia é implantar e ampliar 183 sites (antenas) em 67 localidades pernambucanas e resultando em 23 novos municípios cobertos pela tecnologia.

Com isso, a operadora deverá expandir a abrangência móvel em 23%, no comparativo com o ano passado, e alcançando 100% das cidades pernambucanas.

O acordo foi alinhado em reunião na manhã desta quarta-feira, 14 de junho, entre o CEO da TIM e o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB/PE).

“Pernambuco é um estado estratégico para a operadora, e nossa missão é levar até o fim desse ano a tecnologia 4G para todas as cidades do Estado. No Brasil, a retomada da economia passa também pela digitalização. Então a TIM quer mostrar toda essa potencialidade do Estado de Pernambuco”, disse Labriola.

Durante a reunião, a operadora destacou a campanha “Quero 4G da TIM na Minha Cidade”, que percorreu cidades pernambucanas para ouvir da população os locais prioritários para ativação da rede móvel.

“Esta é uma boa notícia, porque sabemos das dificuldades de infraestrutura da rede e a conectividade é fundamental para nossa economia, porque gera mais oportunidades para as pessoas e aquece o mercado de trabalho, além de impactar diretamente em outros setores, como nas áreas de educação com as aulas remotas”, afirmou Câmara.

Recentemente, a operadora também já havia anunciado planos de expansão de infraestrutura para os estados do Piauí e no Paraná, além de levar o 4G para rodovias paulistas.

A TIM pretende levar o 4G para todos os municípios brasileiros até dezembro de 2023.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.