15/03/2024

Algar Telecom quer expandir rede de fibra óptica através de novas aquisições

Empresa também deve seguir apostando no modelo de franquias chegando, inclusive, a estados fora da área de concessão.

Logotipo da Algar Telecom.

A aquisição de rivais é uma das alternativas que vêm sendo estudadas pela Algar Telecom, que busca acelerar a expansão de suas redes de fibra óptica e ofertar internet banda larga para o interior do país.

Esse objetivo foi revelado pelo presidente da empresa, Jean Carlos Borges, em entrevista para o Estadão/Broadcast.

Segundo Borges, esse plano também pode ajudar a companhia a encarar uma concorrência cada vez maior no setor, principalmente com a vinda de novos investidores e a consolidação do mercado pelas empresas abertas.

Vale destacar que os provedores regionais, que há três anos correspondiam apenas a 26% do mercado, já conseguiram abocanhar 41% da fatia relacionada ao setor de banda larga.

O presidente da Algar Telecom disse enxergar isso com bons olhos, já que elas se tornam mais uma alternativa para os clientes, com serviços semelhantes ao dos grandes centros.

No entanto, o fato de haver muitas empresas de pequeno porte, além de regiões não atendidas, abre espaço para investimentos no crescimento orgânico das redes e nas consolidações de mercado.

VIU ISSO?

–> Algar Telecom pretende investir R$ 568 milhões ao longo de 2021

–> Algar Telecom aumenta catálogo para clientes empresariais

–> Algar Telecom anuncia novo projeto de atendimento digital

Ainda de acordo com o presidente da Algar Telecom, existe um vácuo de ofertas no interior do país, assim como de opções que possam se consolidar nesses lugares, o que vem sendo observado por muitos operadores e fundos de private equity, que investem de forma privada em empresas com potencial de crescimento.

Vale destacar que em 2019, a Algar Telecom comprou a Smart Telecomunicações, com o objetivo de expandir sua fibra óptica para a grande Recife e o interior de Pernambuco. A empresa ainda incorporou a Cemig Telecom, em 2018, e a Optitel Redes em 2015.

Os recursos para as próximas aquisições da empresa devem vir de tomada de dívida, e podem vir acrescidos ainda de um aporte de sócios, dependendo do valor.

Franquias

A Algar Telecom também pretende expandir sua fibra óptica por meio de franquias, que é quando o franqueado implementa a rede e fornece equipe técnica, instalação e manutenção de serviços, enquanto a empresa entraria com o suporte especializado no ramo.

Através desse modelo de negócio, a Algar Telecom já expandiu sua rede de fibra para 1,3 mil quilômetros e está implementando outros 300 quilômetros.

Com isso, a empresa passou a atender 57 municípios de pequeno porte, muitos eles com cerca de 20 mil habitantes, o que não aconteceria sem o modelo de franquias, por causa da falta de escala.

A empresa planeja ainda expandir o modelo por todo o país, abarcando estados fora da área de concessão. Testes já estão sendo realizados nas cidades de São José do Rio Preto, Sorocaba e São Carlos, localizadas no interior de São Paulo.

Com informações de Estadão.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários