17/12/2025
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Prefeitura de Natal sanciona lei sobre o licenciamento de antenas para o 5G

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O município de Natal está ficando cada vez mais perto de receber a quinta geração de conectividade móvel, pois a Prefeitura da cidade sancionou uma nova lei que regulamenta as diretrizes para os licenciamento das antenas para receber o 5G. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o objetivo é agilizar a liberação de licenças já realizadas na localidade.

De acordo com a pasta, é esperado que a rede 5G já esteja em operação na capital potiguar “nos próximos meses”. A lei complementar nº 206/2021, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 31 de dezembro de 2021.

Vale lembrar que as estações de transmissão – Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR), Estação Transmissora de Radiocomunicação Transitória (ETR-T) e Estação Transmissora de Radiocomunicação de Pequeno Porte (ETR-PP) só poderão ser instaladas depois que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizar e homologar, além de que ainda depende de pagamento de taxas.

A Semurb afirma que será a responsável pela emissão das autorizações para a instalação dos aparelhos, sendo que o sistema de registro será realizado via cadastro digital, que segundo o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, é uma forma de agilizar e automatizar a análise das antenas para o 5G.

“Essa nova Lei substitui a antiga, que data de 2001, trazendo novas diretrizes sobre a instalação e funcionamento desses equipamentos que deixarão a cidade pronta para receber o novo serviço de internet 5G. Ao mesmo tempo, permite que a Semurb possa realizar mais facilmente o controle e fiscalização das infraestruturas e equipamentos instalados e em operação”, afirma.

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As antenas são consideradas equipamentos urbanos de utilidade pública e podem ser instaladas em imóveis públicos ou privados, obedecendo parâmetros urbanísticos e paisagísticos da área. Além de estarem conformes às normas, respeitando as restrições de instalação das estruturas.

As donas das infraestruturas também são obrigadas a sinalizar o local, em área de fácil acesso e visibilidade, conforme instruções da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, no prazo máximo de 120 dias após a expedição da licença da obra.

A Lei Complementar também se aplica aos equipamentos que já possuem licença mesmo antes da sua publicação e devem seguir e se adequar às novas exigências.

Google e Facebook são multados na França por causa de ‘cookies’

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Nesta quinta-feira (06), a agência francesa de privacidade de dados CNIL anunciou que multou o Google e o Facebook, por causa de “cookies”, rastreadores online para fins publicitários, com o argumento de que ambas plataformas estavam dificultando a recusa dos usuários no uso do recurso. O buscador recebeu uma multa de 150 milhões de euros (R$ 968,5 milhões, na cotação atual) e a rede social 60 milhões de euros (R$ 387 milhões).

Segundo a Comissão Nacional de Informática e Liberdade (CNIL), os sites do Google, Facebook e YouTube não estão permitindo a recusa dos usuários na mesma facilidade da permissão. A CNIL afirma que “constatou que os sites facebook.com, google.fr e youtube.com não permitem rejeitar os cookies com a mesma facilidade“.

“Os sites facebook.com, google.fr e youtube.com oferecem um botão que permite aceitar imediatamente os ‘cookies’, enquanto que, para rejeitá-los totalmente, são necessários vários cliques”, explica o comunicado.

Os chamados “cookies” são pequenos arquivos que, quando permitidos, conseguem rastrear quais os sites visitados pelo usuário, que depois são expostos a mensagens publicitárias que são consideradas personalizadas.

Com isso, o Facebook e o Google (dono do YouTube) têm o prazo de três meses para corrigir o “problema” que prejudica o usuário, sob a pena de pagar 100 mil euros adicionais para cada dia de atraso, de acordo com a CNIL.

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Por meio de nota enviada à agência AFP, o buscador garantiu que irá alterar sua política após a aplicação da multa. “Nos comprometemos a aplicar novas mudanças, assim como a trabalhar ativamente com a CNIL em resposta à sua decisão, de acordo com a diretriz [europeia] ePrivacy“, dizia a nota.

Quanto ao Facebook, em resposta ao G1, a empresa afirmou que está “analisando a decisão da agência reguladora e seguimos comprometidos em trabalhar com as autoridades“.

“Nossas opções sobre consentimento de cookies garantem que as pessoas tenham mais controle sobre seus dados, incluindo um novo menu de configurações no Facebook e no Instagram em que os usuários podem rever e gerenciar suas decisões a qualquer momento”, completou.

Conteúdos do Telecine são integrados ao Globoplay

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Nesta quarta-feira (5), todos os conteúdos do Telecine já estão disponíveis na plataforma do Globoplay. A migração que foi noticiada pelo Minha Operadora em outubro de 2021 finalmente se concretizou. Com a unificação das duas plataformas, o serviço de streaming do Grupo Globo se fortalece e cria um ecossistema de conteúdos mais amplo.

De acordo com comunicado da Globo, a integração das plataformas não tem impacto no preço da assinatura do Telecine, sendo que em breve, os assinantes poderão assistir os seis canais do streaming ao vivo no Globoplay.

A empresa informou ainda que “neste momento, a experiência de consumo no Globoplay estará disponível apenas para os assinantes que contrataram o serviço pela Internet“. Ou seja, assinantes que consumiam o serviço pela internet, site ou aplicativo, serão direcionados para o streaming da Globo. Enquanto que os assinantes do Telecine por TV por assinatura, o acesso continuará sendo pelo serviço original.

Segundo o CEO do Telecine, Sóvero Pereira, o objetivo da integração é a ampliação da capilaridade de distribuição, gerando uma experiência integrada com outros conteúdos Globoplay. “A mudança visa concentrar nosso extenso portfólio em um único ambiente, proporcionando ganho de sinergia operacional”, explica.

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Saiba como funciona

As duas plataformas vão existir como serviços separados, dentro do Globoplay, assim como as assinaturas serão também diferentes, só que os conteúdos serão disponibilizados no mesmo lugar.

Ou seja, para acessar o catálogo de ambas plataformas serão necessárias duas assinaturas diferentes, pois o que mudou foi que são dois produtos distintos existentes dentro de um único ambiente apenas. Quem já tem assinatura Telecine terá que colocar um adicional para acessar os conteúdos do Globoplay e vice e versa.

Vale ressaltar que os assinantes receberão comunicados via e-mail sobre a integração dos streamings e como proceder com suas assinaturas. No entanto, no aplicativo da Telecine nas smart TVs, já aparece a mensagem informando que a plataforma está de casa nova e que será descontinuado no dia 24 de janeiro.

Compartilhamento de contas na Netflix pode estar com seus dias contados

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Desde que surgiu o serviço de streaming no mercado, o compartilhamento de contas se tornou uma prática bastante comum, mas parece que essa atividade está com seus dias contados, principalmente para os assinantes da Netflix. Segundo o portal BGR, a plataforma está impedindo que os seus usuários compartilhem suas assinaturas com outras pessoas.

Em meados de março de 2012, alguns usuários nos Estados Unidos se depararam com uma nova tela ao tentar fazer login na Netflix. O aplicativo estava os incentivando a abrirem suas próprias contas, já que estava usando a assinatura de outra pessoa. Além disso, a tela também oferecia uma nova verificação por meio de um código que seria enviado para o email cadastrado na conta.

Na época, a Netflix afirmou que “Este teste foi desenvolvido para ajudar a garantir que as pessoas que usam contas da Netflix sejam autorizadas a fazê-lo”.

Nada resultou daquele teste de recurso e o compartilhamento de senha continuou sendo praticado por muitos. No entanto, parece que a plataforma pretende tentar novamente inibir a prática, pois alguns usuários da Itália também se depararam com a tela ao acessarem as contas no início deste ano.

Esses assinantes italianos estão recebendo mensagens semelhantes à exibida em março de 2012. Confira uma tradução da mensagem: “Se você não mora com o titular da conta, precisa de uma conta própria para continuar assistindo ao Netflix. É a sua conta? Enviaremos a você um código de verificação”.

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Se o streaming acabasse realmente com o compartilhamento de senha, com certeza haveria uma reação bem significativa dos seus usuários. Sem falar que uma atitude como essa pode prejudicar ainda mais a plataforma, mesmo o compartilhamento já sendo “prejudicial” para os negócios financeiros da Netflix.

O fim do compartilhamento de contas ainda é uma especulação, mas podemos perceber que a plataforma está testando o recurso há um tempo. Mesmo que não coloque em prática, é uma forma de fazer com que as pessoas façam suas próprias assinaturas, uma vez que há uma nova forma de verificação por código. No entanto, se o streaming da Netflix vai extinguir ou não o compartilhamento de senhas, só o tempo dirá.

Confira o tweet postado em março de 2021:

Oi Fibra começa 2022 alcançando a marca de 850 mil clientes na Região Sul

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A Oi já começou 2022 com bons resultados para o seu serviço de fibra óptica. Nesses primeiros dias do ano novo, a operadora que fornece internet, TV (IPTV) e telefonia fixa (VOIP) em fibra ótica conseguiu chegar a marca de 850 mil clientes na Região Sul, além de ter mais de 3,5 milhões de casas aptas para receber o serviço.

No Sul, o Paraná é o estado que possui o maior número de acesso de internet por fibra óptica da Oi com 47%, seguido do Rio Grando do Sul com 39% e Santa Catarina com 14%. Entre outubro de 2020 e outubro de 2021, o serviço de fibra óptica da Oi cresceu 110% na região, muito acima da média do mercado, que é de 61%, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em relação às cidades, Curitiba assume a liderança em número de clientes com 120 mil, seguida de Porto Alegre, São José dos Pinhais, Colombo, Canoas, Maringá, Ponta Grossa, Caxias do Sul e Alvorada. Em Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Itajaí são as que se destacam com os serviços de fibra óptica da Oi.

A capital paranaense também chama a atenção no ranking nacional como a terceira capital brasileira com mais clientes em Oi Fibra e o Paraná o segundo estado com mais clientes, com 400 mil, seguido do Rio Grande do Sul em 4º lugar com 335 mil.

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Quando se trata de taxa de ocupação de HPs x HCs (casa conectadas x cliente), no Paraná, a cidade de Colombo lidera com 51% de ocupação, seguida de seguida de São José dos Pinhais com 46%, Almirante Tamandaré com 42% e Alvorada, no RS, com 41%.

Diretor de Varejo e Empresarial da Região Sul, Giovani da Silva, comemora o marco da Oi Fibra.

“Estamos muito contentes com a chegada na marca de 850 mil clientes na Região Sul e muito empolgados e otimistas que este número será ampliado o mais brevemente possível, com o crescimento de bairros atendidos e casas conectadas. Com foco na expansão da fibra óptica, a Oi tem capacidade para atender à crescente demanda por banda larga de alta velocidade, com a melhor experiência de conectividade e serviços digitais. Com uma internet conectada por pura fibra óptica até o modem, os clientes navegam com mais velocidade e estabilidade. A nossa oferta é completa, ela vai além da conectividade, com a entrega de serviços digitais, como por exemplo de casa inteligente e conteúdo voltado para entretenimento”.

HBO Max possui 73,8 milhões de assinantes no mundo

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A reunião para apresentação do balanço para os investidores da AT&T do Q4 de 2021 da HBO Max, período que engloba os meses de outubro, novembro e dezembro, ainda está para acontecer no dia 26 de janeiro. No entanto, o CEO da AT&T, John Stankey, revelou que a plataforma já soma 73,8 milhões de assinantes globalmente, um número além das expectativas da empresa para o período.

A HBO Max conseguiu aumentar o número de clientes nos últimos três meses do ano por lançamento de produções como Succession, Duna, nova versão e continuação do sucesso de Sex And The City e Matrix Resurrections, além de que o streaming expandiu seus serviços para outras partes do mundo, em especial para países da Europa.

Para 2022, esses números prometem ser maiores, uma vez que a WarnerMedia pretende investir forte na produção de conteúdos para a HBO Max, como o recente sucesso do especial de 20 anos da Saga Harry Potter, que pode ter feito muitos fãs do bruxinho assinarem a plataforma para terem acesso ao conteúdo.

Vale ressaltar que a dona do streaming, WarnerMedia ainda está em processo de fusão com a Discovery, que aguarda aprovação dos órgãos antitrustes. Caso seja aprovado, será criada uma nova empresa, nomeada de WarnerBrosDiscovery.

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A prova do crescimento e do sucesso pode ser observada por efeitos externos provocados por suas produções. De acordo com o site Ig Mais, o especial de Harry Potter tem gerado um boom no e-commerce brasileiro, onde registra um alto interesse por produtos da saga. Diversos produtos de Harry Potter estão no rol dos mais vendidos em seus respectivos departamentos na loja virtual da Amazon. Produtos como livros, álbuns, DVDs, camisetas e cadernos.

Anatel afirma que não irá atrasar o lançamento do 5G no Brasil

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Nesta terça-feira (4) por meio de comunicado ao CNN Brasil Business, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que não pretende adiar o cronograma de lançamento do 5G no Brasil, embora os Estados Unidos tenham atrasado a implementação da tecnologia em duas semanas.

A preocupação com a quinta geração de conectividade móvel veio após as empresas de aviação dos EUA afirmarem que pode ocorrer interferência do 5G nos voos no país. Com isso, as operadoras AT&T e Verizon junto com a indústria de aeronaves firmaram um acordo para adiar a implementação, que ficou para 19 de janeiro.

No caso em questão, as companhias aéreas alegam que a proximidade da infraestrutura de 5G com aeroportos poderia atrapalhar a realização de voos, por causa de uma interferência entre a frequência da tecnologia e os radioaltimetros usado para determinar a altitude de um avião, sendo que isso resultaria no cancelamento ou adiamento em massa de voos por riscos de segurança.

Na nota, a Anatel afirmou que “acompanha o assunto com atenção e cautela”, e que “a convivência entre os serviços móveis, como o 5G, e os radioaltímetros é uma questão debatida internacionalmente há anos”.

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A agência afirma que a frequência que será utilizada no Brasil é a de 3,5 GHz e corresponde a faixa de 3.300 a 3.700 MHz, inferior à utilizada no país norte-americano, que vai de 3.700 até 3.980 MHz.

“Já os equipamentos utilizados nos aviões (radioaltímetros) operam na faixa de 4.200 a 4.400 MHz. Assim, o 5G no Brasil está afastado em pelo menos 500 MHz da frequência de operação desses equipamentos, enquanto nos Estados Unidos esse afastamento é de pouco mais de 200 MHz”, afirma a nota.

Dessa forma, o distanciamento que há entre as faixas do 5G e dos aviões apresentam “melhores condições para a convivência e menores riscos de interferências no território brasileiro”, segundo a Anatel. Entretanto, o órgão também disse que “caso a Anatel identifique a necessidade de medidas adicionais para a proteção de equipamentos utilizados por aviões, estas serão adotadas e divulgadas oportunamente”.

Sobre a solicitação da Embraer de realizar um ensaio de voo e em solo sobre a susceptibilidade das aeronaves produzidas pela empresa, a Anatel afirmou que está avaliando o caso.

TIM abre vagas de emprego exclusivas para mulheres no Rio de Janeiro

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A TIM está com vagas de emprego e estágio exclusivas para mulheres no Rio de Janeiro. Estão sendo oferecidas 56 vagas na capital e nas cidades de Niterói, Petrópolis, Porto Real, Piraí, Volta Redonda. Podem se candidatar mulheres de qualquer lugar do país, pois há oportunidades para posições remotas.

De todas as vagas ofertadas, 23 são para atuar dentro da própria operadora, nas áreas de Vendas, Contabilidade, Direito, Administração, Engenharia, Economia, Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Estatística, Arquitetura de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Relações Internacionais e Secretariado.

As outras oportunidades oferecidas estão espalhadas pelas 46 empresas parceiras da TIM, em áreas como Comunicação Social, Design, Recursos Humanos, Medicina do Trabalho, Logística, Ciências Econômicas, Telemarketing, Engenharia Elétrica e Psicologia, além de ter oportunidade para estágio.

Para se candidatar a uma das vagas de trabalho, é precisa baixar o aplicativo Mulheres Positivas, que pode ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa e cliente de qualquer operadora, e clicar no botão de vagas para fazer a pesquisa.

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Sobre o Mulheres Positivas

Lançado em julho de 2021, o projeto foi criado pela empresária Fabi Saad para apoiar o crescimento pessoal e profissional das mulheres, cujo objetivo é apresentar experiências enriquecedoras, debater sobre o universo feminino e inspirar as mulheres a lutarem por seus sonhos.

No aplicativo, a mulher encontra uma plataforma focada no empoderamento feminino por meio de conteúdos e ferramentas, onde é possível encontrar cursos, dicas, vagas de emprego e um organizado metas.

“Meu objetivo ao criar o projeto Mulheres Positivas foi melhorar a vida de mulher, e é por esse objetivo que trabalho duro todos os dias. Em parceira com a TIM levaremos acesso ilimitado e gratuito para muitas brasileira”, afirma Fabi Saad no portal do projeto.

CEO da Oi rebate tweet sobre remuneração da diretoria da empresa

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Embora não seja muito presente nas redes sociais, o CEO da empresa de telecomunicações Oi, Rodrigo Abreu, se viu “obrigado” a rebater um tweet em que cita a remuneração que a diretoria da telefônica recebe. A situação ocorreu no dia 30 de dezembro de 2021.

No Twitter, o professor da FEA/USP e diretor da plataforma de dados financeiros ComDinheiro, Rafael Paschoarelli, fez uma postagem com uma charada que ele chamou de “desafio super dificil”. O tweet dizia o seguinte:

“O nome da empresa tem 2 vogais. A sede é no RJ. A empresa está em RJ. É penny stock. Informou que a remuneração dos executivos prevista para 2021 é conforme abaixo. Duvido que alguém acerte qual é a empresa”.

O texto de Rafael Paschoarelli veio acompanhado do corte de uma tabela que o professor tinha postado antes, onde mostrava a remuneração de R$ 77,7 milhões para os membros da diretoria no ano de 2021. Após a publicação, a Oi foi alvo de discussões entre os tuiteiros financeiros.

Na postagem com a tabela completa, um usuário comentou não acreditando no valor pago à diretoria. “Das telefônicas a #OIBR3 é a maior em remuneração aos Diretores? Meu Deus!

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No entanto, a postagem do professor não agradou o CEO da Oi que rebateu o tweet, dizendo que o professor tinha deixado um detalhe de fora: “Só esqueceu desse detalhe… Se não tiver desempenho não tem 70% da remuneração. Valeria informar melhor nos tweets”.

A resposta de Rodrigo Abreu veio acompanhada de um infográfico da política de remuneração da operadora, sendo que o salário-base está associado a apenas 30 % daquele valor citado por Paschoarelli, enquanto 30% está relacionado a bônus a curto prazo e os outros 40% a incentivo a longo prazo..

Em uma resposta aos tweets de ambos profissionais, um usuário comentou: “Abreuzão não deixou barato e chegou na jogada mostrando as travas da chuteira. Árbitro mandou seguir o jogo”.

Confira as postagens:

Vivo oferece desconto no Disney+ e acesso gratuito ao Spotify

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Novamente, a Vivo está oferecendo descontos especiais em mensalidades dos serviços de streaming Disney+, que podem ser resgatados na sessão de serviços digitais no site da operadora. Além disso, para aqueles que gostam de música, os clientes Vivo podem usufruir durante três meses a plataforma Spotify de forma totalmente gratuita.

Para os que buscam entretenimento, diversão e curtem as produções da Disney, a operadora está oferecendo três meses de acesso ao streaming com 25% de desconto. Originalmente, o valor da mensalidade é de R$ 27,90, mas como cliente da Vivo, o pagamento mensal durante três meses será de R$ 20,90/mês. Vale ressaltar que a oferta é válida apenas para a primeira assinatura por CPF.

Com assinatura do Disney+, o cliente terá acesso a milhares de conteúdos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic. Além disso, tem direito a uso em até 10 dispositivos com 4 acesso simultâneo em até 7 perfis e poderá baixar produções e assistir quando e onde quiser, sem precisar de internet.

Vale ressaltar que após os três primeiros meses de assinatura, o valor da mensalidade voltará ao original, caso o assinante não cancele. Por isso, é importante ficar atento para as datas de aquisição e fim da ação promocional.

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Quanto ao Spotify, a operadora está oferecendo acesso gratuito durante três meses ao plano Premium e individual. Sendo assim, cliente da Vivo acessa esse período totalmente de graça, mas o quarto mês será cobrado o valor original da assinatura de R$ 19,90/mês.

Para resgatar essas e mais ofertas da operadora, o cliente pode acessar o Vivo App Store, App Vivo no android ou iOS ou no Hub Serviços Digitais no site.