InícioEconomia e NegóciosMeta (Facebook) é a pior empresa de 2021, segundo pesquisa

Meta (Facebook) é a pior empresa de 2021, segundo pesquisa

Parte dos entrevistados reclamaram sobre as recentes polêmicas da empresa envolvendo fake news e segurança e privacidade de seus usuários.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Yahoo! Finance com mais de 1.540 entrevistados, a Meta, controladora da rede social Facebook, foi considerada como a pior companhia do ano. No levantamento foram classificadas as seis piores instituições de 2021, sendo que a empresa de Mark Zuckerberg foi eleita como principal.

No ranking dos entrevistados estão o Facebook, Alibaba, AT&T, Nikola, Tesla Motors e Robinhood. A maioria das queixas registradas pelos entrevistados variam entre a divulgação de fake news e censura no Facebook. Ao apresentar esse resultado, é possível identificar que isso mostra a influência dos recentes acontecimentos sobre a opinião pública sobre a empresa.

A Meta enfrenta denúncias antitruste, negligência em relação a segurança e privacidade de seus usuários, além de encarar uma pressão do Congresso dos Estados Unidos sobre os papéis da rede social. Por causa dessas polêmicas e acusações, Meta ficou no topo da lista de piores empresas com 50% mais votos do que o segundo colocado, Alibaba.

As reclamações dos entrevistados englobam diversos motivos, o que mostra o desagrado da empresa a diferentes públicos. Por exemplo, boa parte das pessoas se queixam da censura que dizem que a empresa não permitem que o público publique o que querem, além de ter tido um grande volume de reclamações na falta de combate do Facebook na disseminação de fake news.


LEIA TAMBÉM:

–> Facebook (Meta) é multado em mais de R$ 11 milhões pelo Procon-SP

–> Sistema de reconhecimento facial do Facebook será removido

–> Telegram, Facebook, Twitter, TikTok e YouTube estão sendo investigados pelo MPF

Além disso, várias reclamações citam os efeitos das redes sociais na saúde mental dos jovens e a privacidade de crianças e adolescentes que acessam aplicativos como o Instagram.

Em outubro, Mark Zuckerberg resolveu mudar o nome da empresa para Meta, como uma forma de demarcar a nova fase da companhia, que agora é focada no desenvolvimento do metaverso. No entanto, parece que o rebranding foi encarado como uma tentativa de apagar os recentes escândalos.

Melhor empresa do ano

Assim como foi eleita a pior empresa do ano, a pesquisa também elegeu a melhor companhia, com base em seu desempenho no mercado e realizações. A Microsoft foi quem ficou com o prêmio e levou a coroa, ultrapassando a marca de $ 2 trilhões de capitalização de mercado.

Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários