19/12/2025
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Cliente Oi com linha bloqueada por atraso vai ter serviço reativado

Operadora adotou medidas para facilitar a vida de clientes durante surto de coronavírus; saiba as demais políticas anunciadas.

Uma boa notícia para quem está tendo problemas financeiros decorrentes da pandemia da Covid-19. A Oi acaba de anunciar uma série de medidas para flexibilizar prazos e oferecer condições especiais de pagamentos para seus clientes.

A ideia é minimizar o impacto financeiro provocado pelo novo coronavírus e manter a base de clientes conectada durante o período de isolamento social. As medidas entram em vigor na próxima segunda-feira, 6, e terá validade durante todo o mês.

A primeira ação da companhia é o desbloqueio de serviços interrompidos por falta de pagamento. O cliente poderá solicitar o restabelecimento por uma semana, desde que o mesmo já tenha pago as faturas em atraso ou se comprometa a quitá-las nos próximos sete dias. A solicitação pode ser feito por meio dos canais digitais de atendimento.

A Oi também está oferecendo a postergação da data de vencimento em 15 dias das contas que vencem durante abril. O serviço também pode ser solicitado pelos usuários por meio do atendimento eletrônico.

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Outra iniciativa é flexibilização da política de parcelamento de dívidas. A operadora está oferecendo a possibilidade de dividir o valor total das faturas em até 10 vezes, sem aplicações de multas, para os clientes que estejam inadimplentes por até 90 dias. As solicitações também pode ser realizadas a partir de 6 de abril.

Os benefícios valem tanto para pessoas físicas quanto pequenos empresários.

“Essas são algumas das diversas iniciativas que a Oi tem adotado para ajudar a seus clientes em um momento de crise, com a recomendação de que todos que puderem permaneçam em suas residências”, diz o comunicado da Oi.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

SKY comunica que sinal aberto segue por tempo indeterminado

Diferentemente das outras operadoras, empresa deve acompanhar a evolução do cenário pandêmico antes de estipular um término para a ação.

Divulgação SKY
Imagem: Divulgação SKY

Não é mais novidade que as maiores operadoras de TV por assinatura do país liberaram diversas emissoras para todos os seus assinantes, em contribuição ao período de reclusão domiciliar preventiva a pandemia do novo coronavírus.

Entretanto, todas elas estipularam uma data de término para ação, com previsão de ser finalizada até meados do mês de abril.

A SKY era a única exceção. A prestadora não divulgou a duração exata da iniciativa, mas informou no site oficial que se tratava de uma liberação por tempo “determinado”.

Em contato com o Minha Operadora, a assessoria da empresa esclareceu que, por enquanto, o sinal aberto de todas as emissoras divulgadas segue por tempo indeterminado.

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É muito provável que a ação acompanhe a evolução do cenário pandêmico no país, que ainda se encontra em quarentena e sem previsão para que todos os brasileiros voltem a normalidade das rotinas.

Recentemente, a operadora anunciou também os filmes “Adoráveis Mulheres” e “1917”, que acumularam indicações ao Oscar, além de “Frozen 2” e “Jumanji: A próxima fase” com estreia prevista para o mês de abril no SKY Play, aplicativo de vídeo sob demanda da marca.

Outra empresa que determinou sinal aberto por período indeterminado foi a Claro net tv, que antes havia estipulado o fim da ação para o dia 14 de abril.

Coronavírus dispara uso de VPN e Netflix

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Crescimento das redes virtuais privadas foi acima de 100% nos Estados Unidos; entenda a estimativa.

Durante o período pandêmico, gerado pelo novo coronavírus, o uso de VPN’s, que também são conhecidas como redes virtuais privadas, cresceu 124% nos EUA nas últimas duas semanas, por conta do crescente auto isolamento de moradores.

Para melhor compreensão, as VPN’s são conhecidas como as ferramentas mais seguras na proteção de dados pessoais em exposição na web.

Normalmente é muito utilizada por pessoas que querem acessar conteúdo ilegal, como downloads de filmes e séries, sem serem autuados pela prática. No entanto, o uso hoje em dia é mais abrangente.

Inúmeros profissionais que passaram a trabalhar de maneira remota utilizam uma rede virtual privada para proteger o tráfego contra espectadores indesejados. [Conheça o Melhor VPN Grátis]

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Por enquanto, os EUA lideram no uso de VPN’s entre os países que enfrentam a pandemia. Itália e Espanha aparecem na sequência, com aumentos acima de 50% na adoção das redes.

Outro serviço que também se beneficia é a Netflix, de acordo com dados do Credit Suisse. A empresa cresceu em downloads na Coréia do Sul, Nova Zelândia, Hong Kong, Itália, Espanha e outras nações que lidam com a pandemia.

Mesmo com uma previsão de crise econômica mundial, gerada pelo COVID-19, a Netflix deve ser um dos serviços enaltecidos pela alta demanda em várias partes do mundo.

Na Itália e na Espanha, o número de downloads registrado pela empresa dobrou de fevereiro até aqui.

“A Netflix deve ter um benefício significativo no envolvimento do usuário, principalmente nos EUA e na Europa, que exigem medidas de distanciamento social em larga escala, resultando em pessoas presas em casa com opções limitadas de entretenimento”, explica Douglas Mitchelson, analista do Credit Suisse.

Com informações de BraveNewCoin

WhatsApp anuncia iniciativa para reduzir tráfego de internet

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Mudanças serão aplicadas no exterior, mas podem servir de modelo para outros países.

WhatsApp - Ilustração
Imagem: Pixabay

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, muitos serviços online tomam iniciativas para não sobrecarregar a infraestrutura dos provedores de internet.

Aqui no Brasil, plataformas de streaming e mídias diversas como Globoplay, Netflix, YouTube, Instagram e outras diminuíram a qualidade de transmissão.

A prática foi adotada até antes em outros países, que inclusive já contam com novas iniciativas para reduzir o consumo de internet.

Na Índia, por exemplo, o WhatsApp não aceita mais vídeos com duração superior a 16 segundos nos status. Apenas conteúdos com frames de até 15 segundos.

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Muitos usuários do país questionam se essa realmente é uma iniciativa que fará diferença para diminuir a demanda de servidores.

Em relação a essa questão, é importante considerar que as ações em cada país vão de acordo com os serviços mais explorados e utilizados pelos habitantes.

Se o resultado for significativo e a publicação de vídeos nos status demandar uma quantidade considerável de infraestrutura, a prática pode ser aplicada em outros países.

No Brasil, segundo indicativos, a redução na qualidade do streaming já surte efeitos na infraestrutura das operadoras.

Vivo também adota home office em call centers

Ação da operadora também engloba empresas prestadoras de serviços.

Ilustração Home Office
Imagem de fundo: Pixabay

As operadoras finalmente parecem conscientizadas a respeito da situação nos call centers. Após a TIM adotar o regime de home office para 100% dos funcionários das suas unidades próprias de atendimento, a Vivo teve a mesma iniciativa.

Com a empresa da Telefônica, a ação é ainda maior. As companhias que prestam serviços para a prestadora também estão inclusas na medida preventiva, que vai proteger um total de 10 mil trabalhadores.

Nos últimos dias, a falta de apoio aos funcionários do setor em cenário de pandemia se tornou uma polêmica no país inteiro. Diversas cidades tiveram protestos de funcionários.

Todos reivindicavam melhores condições de trabalho, artigos de higiene incluídos nas dependências das empresas, além do home office para protege-los da infecção.

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Os trabalhadores, inclusive, estavam expostos já que os assentos são posicionados com muita proximidade e ocorre também um revezamento de lugares e equipamentos com a troca de turnos entre atendentes.

Funcionários diretos da Vivo, que serão beneficiados com a iniciativa, atuavam nas cidades de Curitiba, Fortaleza, Maringá e São Paulo.

A iniciativa de migrar a equipe de atendimento para suas casas foi nossa e sabíamos que seria desafiador. Mobilizamos diversas áreas da companhia para garantir que nossos clientes não fossem impactados com esse movimento e que nossos colaboradores pudessem executar suas atividades com toda infraestrutura que precisam, além de estarem em segurança, com saúde, no conforto de suas casas. Em menos de 15 dias, conseguimos migrar todo nosso time de atendimento próprio trabalhando agora em home office e de forma ainda mais segura“, conta Fabio Avellar, VP de Experiência do Cliente da Vivo.

Em cenário de coronavírus, as dificuldades do setor refletem que ainda é necessária muita adaptação para que os serviços de call center possam ser realizados de qualquer ambiente.

Nos últimos meses todas as operadoras investiram forte nos canais digitais, mas agora, mais do que nunca, se faz necessário pensar em soluções práticas para facilitar o trabalho de atendentes humanos e protege-los da pandemia.

Claro net também amplia período de sinal aberto da TV paga

Operadora agora segue sem previsão para finalizar a iniciativa; entenda.

Divulgação Claro TV
Imagem: Divulgação Claro TV

Após a Oi TV esticar seu período de sinal aberto da TV por assinatura, a Claro net também anunciou a mesma medida para daqui em diante.

A operadora da América Móvil havia decretado que os canais estariam liberados até 15 de abril para minimizar impactos do novo coronavírus.

Com todos os brasileiros reclusos em suas próprias residências, a iniciativa da marca visa prover informação e entretenimento para todos os clientes da TV paga, independente do pacote que eles tenham contratado.

Agora, as emissoras seguem liberadas por tempo indeterminado. A concorrente Oi também esticou o período, mas apenas até o dia 14 de abril.

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É esperado que, apesar da data de término estipulada, as prestadoras continuem com suas ações. Afinal, ainda não há previsão do fim da quarentena para os brasileiros, devido ao avanço da pandemia do COVID-19.

A Claro foi a primeira empresa de telecomunicações a divulgar uma série de iniciativas para contribuir com a recomendação de isolamento social no país.

Entretanto, todas as empresas do setor se uniram em uma campanha inédita para combater os efeitos do vírus na população e manter os brasileiros conectados enquanto todos se protegem.

Fora da ação em conjunto, a SKY também segue com sinal aberto das emissoras por tempo indeterminado.

Com informações de VCFAZ.tv

Parceria permitirá expandir a oferta de internet via satélite

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Banda larga de alta velocidade estará disponível para residências em todo o Brasil.

Imagem: Viasat/Divulgação

A Viasat acaba de anunciar que ampliou a parceria com a Visiontec, com o objetivo de aumentar a oferta de internet de alta velocidade via satélite para clientes residenciais em todo o Brasil. Após a conclusão das fases de lançamento, as empresas poderão atingir 100% do território nacional.

O acordo com a brasileira Visiontec é visto como estratégico para a Viasat. Ao contar com um parceiro local e dedicado, a empresa global de telecomunicações poderá oferecer um melhor suporte nos serviços de vendas até ao fornecimento de instalações rápidas em domicílio, além do suporte técnico presencial.

A Viasat pretende aproveitar suas equipes de campo para treinar a rede distribuidores, revendedores e instaladores da Visiontec, para atender rapidamente à demanda de serviços de internet, principalmente, em locais difíceis de alcançar por outras tecnologias.

“Na Viasat, assumimos o compromisso de investir e ampliar nosso modelo de negócios em serviços de internet no Brasil, e fizemos uma parceria com a Visiontec para nos ajudar a entender melhor as necessidades do mercado. Esperamos oficializar em breve o lançamento do serviço de internet residencial de alta velocidade e de alta qualidade” afirma Bruno Soares Henriques, diretor comercial da Viasat no Brasil.

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A parceria entre a Viasat e a Visiontec teve início em junho do ano passado. Utilizando a capacidade do satélite SGDC-1, da Telebrás, as empresas levaram equipamentos de acesso banda larga via satélite em mais de 11.000 locais, inclusive em escolas, hospitais e instalações remotas do Governo.

Atualmente, a Viasat está empenhada em criar uma rede global para oferecer conectividade via satélite para todo o planeta, tanto em terra, no ar ou no mar.

Com informações de Assessoria de Imprensa Viasat.

Claro é a operadora mais acessível, diz Anatel

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Pelo segundo ano consecutivo, agência avalia ações de acessibilidade promovidas pelas prestadoras de telecomunicações.

Nesta terça-feira, 31, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou o ranking das empresas de telecomunicações que mais promovem ações acessíveis no atendimento às pessoas com deficiência. A Claro aparece em primeiro lugar.

O ranking é criado a partir de uma série de indicadores, avaliados por meio das fiscalizações realizadas pela Anatel no ano passado. As quatro maiores prestadoras de telecomunicações do país foram avaliadas. A Algar Telecom participou da premiação de forma voluntária.

A Claro é a vencedora do Ranking de Acessibilidade 2020, seguida da SKY (2º), Vivo (3º), TIM (4º), Oi (5º) e Algar (6º).

Foram avaliados a acessibilidade na página da internet (API), o atendimento especializado no estabelecimento (ASA), a eficiência dos canais de atendimento remoto (ERA), além de práticas voluntárias das operadoras para com as pessoas com deficiência (AVI).

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Entre as ações promovidas pela Claro estão a adaptação do site às pessoas com deficiência, lojas acessíveis e atendimento em Libras, por meio da Central de Intermediação de Comunicação (CIC).

Confira, a seguir, em quais indicadores as operadoras foram melhor avaliadas.

ClassificaçãoAPIASAERAAVI
TIMSKYOiVIVO
ClaroClaroVIVOClaro
VIVOVIVOClaroOi
SKYOiSKYTIM
OiTIMTIMSKY
AlgarAlgarAlgarAlgar

Este é o segundo ano consecutivo que a agência promove o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações. No ano passado, a TIM figurava em 1° lugar, enquanto a Claro estava em quinto.

Com informações de Anatel.

Como trocar o chip de celular durante o surto da Covid-19?

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Saiba como as operadoras estão lidando com as lojas fechadas para o atendimento dos seus clientes.

Durante o período de isolamento social, por conta do surto do coronavírus, as operadoras têm ampliado o atendimento por meio de seus canais digitais para resolver uma série de demandas dos clientes. Entretanto, um serviço básico, como a troca de um chip de celular – por roubo, furto, perda ou defeito –, pode ser uma dor de cabeça para o consumidor.

Atendendo medidas sanitárias propostas pelo Governo, as empresas estão fechando gradualmente as suas lojas físicas e evitando o atendimento presencial.

Para contornar o problema, as operadoras estão adotando novos processos para garantir a troca dos chips físicos de seus clientes.

A Vivo informou que está disponibilizado para todos os seus clientes, independentemente do tipo de plano móvel, o processo de troca de chip por meio dos canais de atendimento 1058 ou *8486.

Após o pedido do cliente, o chip será emitido e enviado para o endereço de cadastro, sendo entregue pelos parceiros logísticos da operadora. Assim que o usuário receber o novo chip precisará fazer um novo contato com a Vivo para efetuar os procedimentos de ativação.

Os prazos de entrega variam de acordo com cada região. A Vivo afirma que está fazendo todos os esforços para agilizar o processo e atender aos consumidores no menor tempo possível.

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Já a Oi orienta que o cliente que necessitar trocar o chip deverá acionar o atendimento da companhia por meio do número 1057, e solicitar um novo.

Por questões de segurança, a central de atendimento solicitará ao cliente o envio de uma foto e a cópia do seu documento de identificação, por meio do aplicativo Minha Oi, sendo esse passo possível de se realizar de qualquer celular.

O sistema efetuará a verificação de segurança e, após a confirmação, o chip é enviado pelo correio ao ciente.

O Minha Operadora também entrou em contato com as assessorias da TIM e da Claro, para que elas esclarecessem tal assunto para os seus clientes, mas as companhias não demonstraram interesse em responder.

[ATUALIZAÇÃO – 31/03/2020 19H42]

Após a publicação desta matéria, as assessorias de imprensa das operadoras TIM e Claro se manifestaram sobre os procedimentos para a troca de chips, diante do isolamento social.

A TIM comunica que o processo de resgate/substituição de chips em caso de perda, roubo ou quebra do dispositivo de clientes dos segmentos pós pago e controle, está sendo realizado através do Centro de Relacionamento com o Cliente, no número 1056 (de qualquer telefone convencional).

Nos casos de clientes pré pago e express, a companhia orienta que sejam adquiridos novos chips em pontos de venda como supermercados e farmácias, entre outros, para posterior migração da linha original.

Já a Claro esclarece que os clientes que tiverem algum problema com o chip pré ou pós, basta comprar um novo chip nas redes de supermercados e farmácias de sua cidade.

Após efetuar o cadastro e ativação da nova linha, seguindo o passo a passo informado no chip, o consumidor precisa entrar em contato com o 1052 para dar início ao processo de troca de linha para o novo chip.

A operadora salienta que a linha nova e antiga devem ter a mesma titularidade.

Operadoras ganham prazo maior para pagar tributos

Por outro lado, Anatel ainda não decidiu sobre a política de corte de serviços dos consumidores inadimplentes em meio ao surto de coronavírus.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem feito silêncio quanto aos pedidos do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que as operadoras não cortem os serviços de telecomunicações de clientes inadimplentes. Por outro lado, a agência foi rápida ao decidir em favor das teles.

Nesta terça-feira, 31, a Superintendência de Administração e Finanças da Anatel decidiu conceder um prazo adicional de 15 dias para que as operadoras paguem suas obrigações, incluindo o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), que vence na data de hoje.

Até 15 de abril, será suspenso excepcionalmente a incidência de juros e multa de mora sobre as obrigações das empresas de telecomunicações, que tenham vencimento entre 20 de março e 10 de abril.

Segundo a Anatel, a prorrogação foi adotada em virtude do surto do novo coronavírus e as medidas sanitárias que restringiram o atendimento presencial em instituições bancárias. A iniciativa teve sinal verde da Procuradoria Federal Especializada.

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Entretanto, a agência salienta que a iniciativa não dá o direito de restituição das quantias que já tenham sido recolhidas pelas empresas.

O Fistel é arrecadado, principalmente, por meio de taxas de fiscalização referente a instalação e funcionamento dos serviços de telecom. O tributo gera aos cofres públicos em torno de R$ 3 bilhões por ano.

Com informações de Anatel e Teletime.