MPF quer garantir telefonia e internet para inadimplentes

Órgão defende que corte nos serviços de telecomunicações durante o surto de coronavírus aumentaria as dificuldades que a população já está submetida.

O Ministério Público Federal (MPF) enviou um ofício para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando que as operadoras continuem a oferecer os serviços de telefonia e internet caso os usuários fiquem inadimplentes durante o período de surto do coronavírus.

No documento, o órgão mostra preocupação quanto à crise econômica gerada pela pandemia. Neste cenário, muitos setores estão enfrentando restrições em suas atividades, o que pode levar muitos consumidores a não conseguirem manter o pagamento das contas em dia.


A Anatel e as empresas do setor de telecomunicações assinaram na semana passada um compromisso público de manter o Brasil conectado. Entretanto, não é mencionado nenhuma ação nos casos de inadimplência.

As empresas se comprometeram apenas a adequar seus mecanismos para que os clientes possam utilizar meios alternativos para providenciar o pagamento de faturas e continuar a utilizar os serviços.

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Existe a promessa de uma atenção especial para os clientes pré-pago, mas não é explicado exatamente qual será o benefício para a população.

“A interrupção da prestação desses serviços neste momento crítico que o país atravessa pode gerar impactos negativos e contribuir para o aumento das dificuldades a que está submetida parte significativa da sociedade brasileira”, afirma Luiz Augusto Santos Lima, subprocurador-geral do MPF.

Enviado na última sexta-feira, 20, a Anatel tem 10 dias para responder o ofício do Ministério Público.

Com informações de Ministério Púbico Federal.

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é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

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dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

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Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
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A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

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O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

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About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
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