YouTube Brasil começa a reduzir resolução de vídeos

Netflix fará o mesmo nesta semana.

Inicialmente adotado em países europeus, o YouTube decidiu expandir para o mundo todo, inclusive no Brasil, a redução na qualidade dos vídeos de sua plataforma com o objetivo de evitar o congestionamento na internet, durante o período de quarentena do novo coronavírus. A medida começa a valer a partir desta terça-feira, 24, e deve se estender por 30 dias.

O YouTube explica que todos os vídeos serão carregados automaticamente na qualidade padrão (480p). O conteúdo de alta definição (HD, Full HD e 4K) ainda estará disponível, mas o usuário terá que selecioná-lo manualmente.


Nos últimos dias, os principais serviços de streaming atenderam pedidos do governo europeu e anunciaram que reduziriam a qualidade dos vídeos de seus catálogos. Netflix, Amazon Prime Video e Disney+ participam da iniciativa.

Além do Youtube, a Globoplay, Locke e Facebook já adotaram a mesma medida no Brasil.

VIU ISSO?

–> Série vencedora do Globo de Ouro chega ao Globoplay

–> CNN Brasil lidera audiência por 59 minutos

–> Amazon Prime Vídeo libera conteúdo para motivar quarentena

Já a Netflix anunciou que a redução na qualidade do streaming será implementada em todo o país em no máximo dois dias. Em comunicado, a gigante do streaming explica que os usuários terão acesso a todas as resoluções disponíveis, inclusive o 4K, mas poderão experimentar uma leve queda na qualidade da imagem. 

Com centenas de milhões de pessoas confinadas em suas casas, o YouTube registrou nas últimas semanas um aumento em seu tráfego, principalmente, durante o dia. O volume é maior até mesmo do que o registrado pela Netflix.

“Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com governos e operadores de rede em todo o mundo para fazer nossa parte para minimizar o estresse no sistema durante essa situação sem precedentes”, afirmou o Google, proprietário do Youtube, em comunicado.

Com informações de Bloomberg e Netflix.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

1
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Elias Almeida
Colaborador
Elias Almeida

Deveriam então baixar o valor.

Cidade - UF
Pouso Alegre