WhatsApp, Messenger e Instagram correm o risco de sair do ar

Facebook diz que está enfrentando dificuldades por conta da pandemia do coronavírus.

Nesta terça-feira, 24, o Facebook anunciou que está experimentando um aumento extremo no uso de seus serviços em todo mundo, em decorrência da pandemia do Covid-19.

Segundo comunicado, o total de mensagens trocadas no Facebook, Instagram e WhatsApp, em áreas afetadas pelo coronavírus, aumentou mais de 50%.


Já as vídeochamadas no Messenger e WhatsApp mais que dobraram nessas mesmas regiões. Na Itália, por exemplo, o tempo em chamadas em grupo (chamadas com três ou mais participantes) aumentou mais de 1.000% durante o último mês.

Por mais que esta pareça ser uma boa notícia, a verdade é que os negócios não vão bem para a gigante das redes sociais. O principal problema é que a maior parte do pico de acessos é justamente em ferramentas que não geram dinheiro para a companhia.

Além disso, a receita com anúncios tem caído, principalmente em países que adotaram medidas mais agressivas para conter a disseminação do vírus.

VIU ISSO?

–> Operadoras alertam que serviços podem ser interrompidos

–> YouTube Brasil começa a reduzir resolução de vídeos

–> Amazon Prime Vídeo libera conteúdo para motivar quarentena

O Facebook alega que seus serviços foram desenvolvidos para suportar picos esporádicos, como nas Olimpíadas ou na véspera de Ano Novo. No entanto, esses eventos ocorrem com pouca frequência, o que os deixam com tempo de sobra para se prepararem.

A companhia diz que o crescimento do uso de seus aplicativos provocado pelo coronavírus é sem precedentes e que ele tem aumentado a cada dia.

Assim como outras empresas, o Facebook também está tendo que trabalhar com equipe reduzida, com grande parte dos seus 45 mil funcionários trabalhando em casa.

“Estamos apenas tentando manter as luzes acesas por aqui”, disse Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.

Com informações de The Verge.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
17 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Alcione Aranha

Pois é, a empresa tem objetivo único de dinheiro. Não titubeia em reprimir ou penalizar o usuário quando este publica algo que não gosta, mas, quando aparece a necessidade de prestar um serviço, logo vai se preparando para interrompê-lo porque não está dando lucro. Os governos, caso isso aconteça, deveriam não permitir sua volta a operação, e fomentar o desenvolvimento de alternativas locais.

Cidade - UF
Maringá, Paraná

completamente desimportante, redes sociais não servem pra nada

Cidade - UF
jundiaí sp
Valdeci R Ferreira

Compraram tudo, transformaram em monopólio e agora vem com essa conversa fiada!

Cidade - UF
PR
Lara Vila Real

Nossa! Tô muito preocupada kkk já vai tarde 🙋🙋🙋🙋🙋

Cidade - UF
New Jersey
Marcia Sampaio

se sair do ar quem sai perdendo é o dono .o cara e tao inteligente ja deveria ter acabado com o facebook .O IG,whatsap,messenger tudo no mesmo servidor . so vai dar m** mesmo.

Cidade - UF
SP
Felipe

se o whatsapp cair e bom para o telegram, que e mil vezes melhor e nao tem todas as limitaçoes do whatsapp.

Cidade - UF
Goiania - GO
Rodrigo Coelli

E o telegram, que não é tão comentando, teria suspensão temporária de serviços, pois não vi propaganda no app para gerar receita

Cidade - UF
Caxias do Sul - RS
Diogo Gabriel

Uso deliberado, vai prejudicar quem tá precisando, vamos pensar nos médicos que estão a frente de batalha, e precisam tá usando as ferramentas

Cidade - UF
Belém Pará
Rafael Medeiros

Eu acho que muitas pessoas não está entendendo a mataria o que está acontecendo com a rede mundial de internet vou falar direto a rede de internet esta congestionado alguns rotas alguns serviços esta pra entra em colapso só vai funciona alguns serviço básico se funciona o consumo subiu absurdamente só fazer uma pesquisa no Google sobre o assunto e olhar os gráficos de consumo da rede mundial está tudo lá nunca aconteceu isso é a rede mundial ele não está preparada pra isso ela crescer por demanda e não assim do dia pra noite.

Cidade - UF
Bahia
Maribel Balico

Poderiam tirar o facebook q só está servindo pra discuçoes desnecessarias

Cidade - UF
Erechim
Maribel Balico

Tirem o facebook que todos estao brigando

Cidade - UF
ErechimRS
Emerson Catarina

aí as brigas vão pra outra rede social …

Cidade - UF
Florianópolis - SC
Marden Sampaio Santana

#Voltaorkut

Cidade - UF
Nova Xavantina MT
Emerson Catarina

Rapaz … aí que ninguém segura os velhos em casa. Mas por outro lado vai ser bom pra tik tok, twitter, telegram …

Cidade - UF
Florianópolis - SC
Alessandro Alves Viera

Boa noite e fico muito triste com esta situação,mas vamos ter fé que tudo vai se levantar, trabalho com estas ferramentas e tbm divulgação,se fechar ou silenciar tudo,o que será dos pequenos empresários!?
Vamos fazer uma campanha em massa para divulgar as as plataformas mais utilizadas!?
Instagram, Facebook e whatsapp,me respondam aqui com idéias e vamos levantar esta bandeira

Cidade - UF
São Paulo
Kurtis Palmer

Essas redes sociais são muito populares para ficar offline tão rapidamente. Eu acho que o que a pandemia de coronavírus realmente nos mostra é que muitas áreas devem poder mudar seus modos para online. Portanto, não haveria problema em fornecer às pessoas serviços diferentes. Hoje em dia, as redes sociais são o que as pessoas precisam tanto! Se ainda houver isolamento em todos os lugares, tudo o que precisamos fazer é trocar mensagens on-line, na verdade ( Talvez algumas pessoas estejam preocupadas porque muitos serviços agora estão on-line, e há muitos que sabem [SUPRIMIDO], então talvez tenhamos apenas medo de… Leia mais »

Vinícius Guerra

Pessoal também deveria usar o aplicativo Signal, muito mais seguro e sua rede não cai. WhatsApp, está sobrecarregado, totalmente inseguro.

Quer mais segurança, use o Signal!

Cidade - UF
Rio de Janeiro