Redução de qualidade no streaming já surte efeito

Indicativos apontam que o uso da banda larga brasileira está mais equilibrado.

Ilustração PxHere
Imagem: PxHere

Nos últimos dias, acompanhamos a movimentação da Anatel junto aos provedores de conteúdo como Globoplay, Facebook, Instagram, YouTube e Netflix em prol de uma redução da qualidade de transmissão de vídeos via streaming.

A iniciativa surgiu para não sobrecarregar a infraestrutura de internet brasileira, que está com uma demanda altíssima por conta da reclusão domiciliar preventiva a pandemia do COVID-19.


Trabalho, educação, entretenimento e comunicação estão inteiramente concentrados na web, que se tornou um serviço essencial na vida dos brasileiros em período pandêmico. Por isso, os cuidados para mantê-la em bom funcionamento são tomados.

VIU ISSO?

–> Quanto custa substituir a TV por assinatura pelo streaming?

–> YouTube, Amazon e Disney+ também vão ter limitação de qualidade

–> Coronavírus: tráfego de internet aumenta 40% durante quarentena

E ao que tudo indica, a medida começou a surtir efeito. De acordo com dados NIC.br, por meio do Ix.br, o consumo está abaixo de 11 Tbps, o que indica uma estabilidade na demanda geral, apesar de ainda estar elevado no comparativo com os dados habituais.

Até aqui, a internet brasileira se mostra resiliente em relação às mudanças no padrão de consumo, segundo afirma Milton Kaoru Kashiwakura, diretor de projetos especiais do NIC.br.

O pico continua concentrado no horário nobre, às 21h, mas há um aumento expressivo durante a tarde, devido a adoção em massa do home office.

Com informações de Convergência Digital

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários