13/12/2025
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Senado discute projeto de lei que institui o direito à desconexão

Nova regulamentação busca preservar a vida privada e saúde das pessoas.

O teletrabalho ganhou impulso durante a pandemia da Covid-19, sendo uma medida adotada às pressas pelas empresas para garantir o funcionamento dos negócios e, ao mesmo, a saúde dos trabalhadores.

Porém, sem uma devida regulamentação, a modalidade pode criar confusão entre a vida privada e a vida profissional do indivíduo.

O tema já era proposto em 2003 por Jorge Luiz Souto Maior, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, mas ganhou força com o cenário atual de isolamento social.

Para discutir a questão, está tramitando no Senado Federal o Projeto de Lei nº 4.044/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE/ES), que busca regulamentar o teletrabalho, transformando em lei o direito do empregado à desconexão em seus períodos de folga.

De acordo com a proposta, o empregador não poderá solicitar a atenção do seu funcionário por celular ou qualquer outra ferramenta de comunicação eletrônica fora do horário do expediente. Exceções deverão ser previstas em acordos ou convenções coletivas, mas o tempo gasto pelo trabalhador nesses momentos deverá ser contabilizado como horas extraordinárias.

Além disso, se o funcionário estiver de férias, ele deverá ser excluído de grupos de mensagens e desinstalar de seus dispositivos aplicativos utilizados exclusivamente para o trabalho.

O texto ainda sugere a alteração na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para definir as circunstâncias do regime de plantão e da escala de sobreaviso no trabalho à distância.

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O senador chega a defender que o avanço tecnológico “escraviza” o trabalhador, obrigando-o a estar acessível a todo momento de forma remota.

“Tais ferramentas tecnológicas não têm sido utilizadas de forma episódica pelos empregadores, mas rotineiramente — como se os trabalhadores estivessem à sua disposição a todo momento — e, portanto, em total inobservância da jornada pactuada em contrato de trabalho”, argumenta.

O projeto foi apresentado na última semana e aguarda apreciação dos senadores.

Com informações de Agência Senado.

Apesar do aumento de receitas, lucro da Algar Telecom cai

Resultados mostram o reflexo da Covid-19 nas operações da operadora.

Nesta quinta-feira, 13, a Algar Telecom divulgou os resultados financeiros do segundo trimestre de 2020. Apesar da pandemia da Covid-19, a receita líquida da operadora cresceu 12,7% na comparação com o mesmo período de 2019, atingindo R$ 580,7 milhões, e viu sua base de clientes subir 25,7%.

Entretanto, o lucro líquido da companhia despencou 50,8%, para R$ 85,2 milhões.

O crescimento da receita foi impulsionado principalmente pela expansão do segmento B2B (+11,4%). Hoje, os clientes corporativos representam 60% das receitas da Algar Telecom, e segue como uma das prioridades e principal vetor de crescimento da companhia.

Quanto aos consumidores finais, a receita de banda larga cresceu 15,8% e atingiu 52,2% do faturamento no B2C. Os clientes conectados por fibra óptica atingiu 66,8% da base de banda larga fixa.

Em comunicado à imprensa, a Algar Telecom destacou que este foi o primeiro trimestre completo de funcionamento da companhia dentro do contexto da Covid-19. A empresa lembrou que captou R$ 150 milhões para reforçar o capital de giro durante o período.

A operadora diz que investiu em eficiência operacional para continuar com a sua execução do plano de negócios, estando preparada para “adversidades futuras”.

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“Apesar das dificuldades, continuamos otimistas quanto ao futuro dos nossos negócios e nos preparando para atravessar essa crise. Sabemos que o restante do ano continuará sendo extremamente desafiador, mas seguimos confiantes de que a empresa está bem preparada”, afirma Tulio Abi-Saber, diretor financeiro da Algar Telecom.

Com informações de Assessoria de Imprensa Algar Telecom.

Amazon Prime Vídeo impressiona com mais anúncios

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Ritmo acelerado na produção de conteúdo original reflete estratégia contra futura concorrência do Disney+ e HBO Max.

Imagem divulgada pelo IndieWire
Imagem divulgada pelo IndieWire

Nos últimos dias, não faltaram divulgações sobre novidades e futuras produções originais do Amazon Prime Vídeo. Nesse sentido, a plataforma só cresce e se consolida, além de ser uma boa saída para enfrentar as concorrências futuras.

Em breve, o mercado brasileiro será aquecido com as chegadas do Disney+, HBO Max, streaming da ViacomCBS, BBC e outras novidades. Mas, no exterior, o duelo de gigantes já segue a todo vapor.

Contra isso, a melhor maneira de combater é com uma forte produção de conteúdo original, já que os novos entrantes ainda não conseguiram um ritmo e uma boa quantidade de lançamentos para seus produtos de streaming.

E obviamente, trazer conteúdo original é um grande diferencial, já que as plataformas não vão sobreviver apenas com lançamentos que já passaram nos cinemas ou na TV.

Por sinal, a pandemia do coronavírus pode ter atrapalhado, já que pausou gravações no mundo inteiro.

Sobre o Amazon Prime Vídeo, a nova investida do streaming é na Blumhouse Produções. Produtora de filmes de terror que se destacou nas bilheterias e premiações nos últimos anos.

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O acordo entre as duas companhias prevê o lançamento de oito filmes inéditos e exclusivos para o streaming da Amazon.

Será um lançamento em etapas e os títulos já começam a chegar no dia 3 de outubro.

A Blumhouse é responsável por sucessos como “Corra!”, “Atividade Paranormal”, “A Morte te dá Parabéns”, “O Homem Invisível”, “Halloween (2018)”, “Nós” e diversos outros.

Os futuros lançamentos estão reunidos no pôster divulgado abaixo:

Pôster divulgado pelo IndieWire
Pôster divulgado pelo IndieWire

Com informações de IndieWire

Criminosos se disfarçam de técnicos da Claro net; saiba se proteger

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Com a reclusão domiciliar, golpe voltou a ser aplicado para enganar os clientes da operadora; saiba como se proteger.

Ilustração PxHere
Imagem: PxHere

Os clientes da Claro net devem tomar muito cuidado. De acordo com uma apuração do Jornal EXTRA, criminosos se disfarçam de técnicos da operadora para fazer visitas aos clientes e aplicar golpes.

A prática não é uma novidade, pois já foi realizada antes. Agora, de acordo com relatos, voltou a ser utilizada por infratores.

Na ocasião, o cliente recebe um SMS de confirmação e o “falso técnico” se encaminha até a residência para cometer o crime.

Se o consumidor libera a entrada, tudo pode acontecer. Desde assaltos até a aplicação de golpes financeiros com o pretexto de ser em função da Claro.

Nesse ponto, a operadora destaca que não realiza visitas técnicas sem acordar com o cliente.

O agendamento é realizado também pelo aplicativo “Minha Claro Residencial”. Por ali, o cliente acompanha todas as informações referentes ao atendimento, nome do técnico e outros dados.

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É possível consultar ainda pelo número 106 21.

Desconfie de qualquer tentativa de visita técnica sem motivo aparente ou sem constar no aplicativo oficial da Claro.

Com informações de EXTRA

SKY libera séries gratuitamente; saiba como aproveitar

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Empresa liberou acesso para conteúdo FOX e Disney; conheça as atrações disponíveis para todos os assinantes.

Divulgação Disney
Imagem: Divulgação Disney

Quem curte uma maratona de séries e assina a SKY está com programa garantido para o fim de semana. A prestadora anunciou a liberação de séries da FOX para todos os assinantes, diretamente do aplicativo SKY Play.

A ação segue até o dia 31 de agosto, portanto, os usuários que ainda não aproveitaram terão mais de 15 dias para conferir os novos conteúdos gratuitos.

Atrações como “Britannia”, as nacionais “Me Chama de Bruna” e “Impuros”, além do drama “General Colombiano” são algumas das atrações disponíveis.

O acesso pode ser feito diretamente pelo decodificador, no canal 1, ou via desktop e aplicativo nos dispositivos móveis com suporte.

Há também conteúdo Disney liberado sem custo para os clientes, mas ainda não há uma divulgação sobre até quando estarão disponíveis.

Séries como “A Casa da Raven”, “A Guarda do Leão”, “Andi Mack”, “Operação Big Hero”, “Hannah Motana”, “Vingadores e Pantera Negra” e outra estão liberadas.

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Vale lembrar que a empresa segue com uma promoção onde a reprodução de conteúdo via SKY Play gera voucher para sorteio de brindes.

Mais detalhes podem ser conferidos na matéria abaixo:

Novos resultados da Oi: fibra em alta e prejuízo bilionário

Até aqui, não há surpresas; empresa segue em uma situação financeira delicada, mas caminha com sua estratégia.

Capa do relatório da Oi
Imagem: Capa do relatório da Oi

E chegamos aos resultados financeiros da Oi (OIBR3 / OIBR4)referentes ao segundo trimestre de 2020. Até então, os números não surpreendem. A empresa carioca segue com uma frágil situação financeira, mas se mostra estruturada em relação ao seu plano estratégico.

A receita líquida ficou em R$ 4,544 milhões e caiu 10,8% no comparativo ao mesmo período do ano passado. Em comparação ao trimestre anterior, a redução é de 4,3%.

O prejuízo da empresa está em R$ 3,493 bilhões. É um aumento que vai acima de 100% se comparado ao mesmo período de análise de 2019. A dívida bruta ficou em R$ 26,115 bilhões, crescimento de 54,8% anualmente.

Já o Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em R$ 1,359 bilhão, também em queda anual, dessa vez de 15%.

Nos serviços oferecidos pela operadora, a queda do segmento residencial é uma certeza já que a Oi deixou de incentivar a venda dos serviços legados. A pandemia do novo coronavírus também é mencionada como um fator que afetou as receitas da marca.

A arrecadação caiu 11% em relação ao ano passado, mas o futuro carro-chefe da operadora, que é a fibra óptica, segue em alta.

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O trimestre foi encerrado com 6,7 milhões de residências passadas com fibra. Nas adições líquidas, foram 137 mil só no mês de junho. O trimestre totalizou 357 mil clientes.

A receita fechou o período de análise com R$ 268 milhões. Desse valor, R$ 255 milhões são provenientes dos clientes residenciais e R$ 13 milhões das empresas (B2B).

É importante mencionar também que a operadora fez atualizações no seu plano de aditamento da recuperação judicial. Saiba mais:

Com informações de Relações com Investidores Oi

Empresa de fibra da Oi tem valor elevado para R$ 20 bilhões

Valorização teria sido motivada pela alta procura para compra; operadora comunicou atualizações em seu novo plano.

Divulgação Oi
Imagem: Divulgação Oi

Início de madrugada é sempre momento de divulgação por parte da Oi (OIBR3 / OIBR4) e surpresas. Dessa vez, a empresa carioca comunicou sobre uma atualização do seu plano de aditamento da recuperação judicial.

Em tradução: é a estratégia que consiste na divisão da empresa em unidades, que são os ativos móveis, infraestrutura de rede (InfraCo), data center e torres. Porém, agora descobrimos mais uma parte dessa divisão.

Como já sabemos, todas essas serão vendidas na totalidade, com exceção da empresa de fibra que terá apenas o controle acionário ofertado. Afinal, é o futuro da operação.

Mas, com a alta procura, a tele elevou o valor dos seus ativos de rede para R$ 20 bilhões. Fontes do Jornal O Globo garantem que já são mais de dez empresas interessadas na compra, fator que que gerou a valorização.

A fins comparativos, o valor pedido anteriormente era de R$ 6,5 bilhões.

TV por assinatura também está para jogo

Acima, mencionamos sobre uma nova parte da divisão da Oi. Trata-se da UPI TVCo.

Por ela, a operadora pode vender seu negócio de TV por assinatura, com toda a infraestrutura para prestação do serviço via DTH. Na conta, estão inclusos compromissos para pagamentos de contratos adjacentes da tecnologia, assim como do IPTV, ou seja, capacidade satelital e contratos de conteúdo.

O valor colocado é de R$ 20 milhões, mas isso não significa que a Oi estará fora do mercado de TV paga.

A empresa pretende continuar com a oferta por meio da IPTV, vendida junto com a banda larga via fibra óptica.

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–> Conheça a posição do CADE sobre a venda da Oi Móvel

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Sobre a venda da unidade móvel: segue o baile!

A disputa pelos ativos móveis da operadora, que concentram mais de 30 milhões de clientes, segue a todo vapor.

TIM, Vivo e Claro são as favoritas no páreo, já que ofereceram a bagatela de R$ 16,5 bilhões pelo negócio e a Oi já destacou que vai considerar a melhor proposta.

A novidade agora, de acordo com a atualização da Oi, é a possibilidade de um contrato de capacidade, fechado com quem fizer a comprar dos ativos. Será uma prestação do serviço de transmissão de dados take-or-pay pelo prazo de três, cinco ou dez anos.

É importante lembrar que Anatel ainda pode estar no caminho dessa venda. Segundo especulações recentes, não há consenso sobre a venda.

A Highline do Brasil, que chegou a derrubar a primeira proposta feito pelo consórcio de operadoras, deve se reunir com a agência para defender os valores e condições oferecidos pela Oi Móvel.

No mais, com todo esse plano, a Oi precisa acumular recursos para quitar suas dívidas e investir na continuidade da operação.

O encerramento da recuperação judicial é previsto para maio de 2022. Confira o calendário de planejamento da operadora:

Com informações de Relações com Investidores Oi e O Globo

Confirmado! Disney+ chega ao Brasil em novembro

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Confira os conteúdos que serão disponibilizados no país.

Nesta quinta-feira, 13, a Disney confirmou que o seu serviço de streaming, o Disney+, será lançado em toda a América Latina e Caribe, inclusive no Brasil, em novembro deste ano. Entretanto, o valor da assinatura ainda não foi revelado.

Segundo rumores, o preço do serviço será de R$ 28,99 por mês ou R$ 289,99 por ano, e ainda contará com dois meses de degustação gratuita.

No país, o Disney+ será a única plataforma a ofertar o catálogo completo de todos os filmes da Disney, Pixar, Marvel e Star Wars.

Novos filmes, séries, documentários e curtas originais estarão disponíveis no lançamento do serviço, enquanto outros irão estrear posteriormente, com lançamento simultâneo com os Estados Unidos.

Entre eles, estão as novas produções da Marvel Studios, a série de “The Mandalorian” (incluindo a atual 1º e a futura 2º temporada), além de filmes criados pelo The Walt Disney Studios exclusivamente para a plataforma.

A plataforma oferecerá a nova série “High School Musical: O Musical – A Série”, da franquia original do Disney Channel, além de “The Right Stuff”, da National Geographic, série documental que mostra os primeiros anos do programa espacial tripulado dos Estados Unidos.

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–> Disney planeja outro serviço de streaming para 2021

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–> Disney+ aguarda definição legislativa para estrear no Brasil

Também estarão disponíveis os curtas da Pixar, como “Vida Real” e “Disney Family Sundays”, bem como as coleções completas de “SparkShorts” e “Forky Asks a Question”

Desde sua estreia, em novembro de 2019, a plataforma de streaming da Disney já conta com 60,5 milhões de assinantes.

Com informações de Assessoria de Imprensa Disney.

Band firma acordo com DAZN

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Emissora retoma transmissões esportivas já neste fim de semana.

Nesta quarta-feira, 12, a TV Band fechou um acordo de sublicenciamento com a DAZN, o que permite que a emissora passe a transmitir os jogos da Série C do Campeonato Brasileiro. Com a novidade, a emissora retoma as suas transmissões esportivas no próximo fim de semana.

No contratado acertado, os jogos serão transmitidos aos sábados apenas para os estados do Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O acordo continua até 31 de janeiro de 2021, sendo válido até o final da temporada atual da Série C.

A primeira partida ocorre neste sábado, 15, a partir das 17h, com a disputa entre Imperatriz/MA contra Jacuipense/BA. A transmissão será comandada por Rainan Peralva e terá comentários de Juliana Guimarães.

Entretanto, a partida deste fim de semana pode ser cancelada, pois vários jogadores do clube maranhense foram diagnosticados com Covid-19.

“É motivo de muito orgulho concluir esta parceria e poder oferecer para o nosso telespectador do Norte e do Nordeste um produto que vai de encontro com o que a audiência local quer consumir. São times fortes, tradicionais e com torcidas apaixonadas. A parceria do ano passado foi um sucesso e nada mais natural que repetir a dose”, avalia Denis Gavazzi, executivo de Esportes do Grupo Bandeirantes.

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–> Streaming DAZN ganha vantagem contra Globo

–> DAZN fica mais barata

A transmissão completa da Série C continua sendo exclusiva da DAZN. O serviço de streaming está disponível no Brasil por R$ 19,90 por mês.

Com informações de UOL Esporte e Futebol Interior.

Pandemia mudou hábito de consumo da internet dos brasileiros

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Estudo apontou aumento de compras virtuais e acesso a atividades culturais online durante a quarentena.

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De acordo com o Painel TIC COVID-19, desenvolvido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), durante o período de quarentena, ocorreu um aumento expressivo no uso de serviços pela internet, mudando hábitos de brasileiros.

Sobre as atividades online, o estudo apontou que durante a pandemia 49% dos usuários conectados realizaram atividades do trabalho remotamente e 72% fizeram pesquisas na internet sobre saúde.

O Painel TIC COVID-19 identificou um aumento expressivo na utilização de serviços públicos e financeiros pela internet durante o isolamento social, principalmente em usuários das classes C, D e E, ou com menor nível escolarizado.

Outra mudança ocorreu no acesso à cultura, com 43% dos brasileiros conectados pagando por serviços de filmes ou séries pela internet. Outro destaque é que o número de usuários de internet que acompanharam lives praticamente dobrou em relação a 2016.

O estudo apontou que durante a pandemia 66% dos usuários de internet fizeram compras de produtos ou serviços online. Em 2018, essa proporção era de 44%.

Quase metade dos brasileiros (46%) usaram aplicativos de mensagens para mediar compras. A compra de refeições online ou por aplicativos triplicou, passando de 15% há dois anos para 44% durante a pandemia.

VIU ISSO?

–> Projeto prevê internet grátis para quem recebe Auxílio Emergencial

–> Maioria dos brasileiros querem viajar apesar da Covid-19, diz Vivo

–> Covid-19 ajudou a aumentar a audiência na TV Paga

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pela internet e por telefone, entre os dias 23 de junho e 8 de julho de 2020.

“Em um cenário em que atividades relacionadas ao trabalho, o ensino e mesmo o acesso a programas sociais emergenciais passaram a dar-se de maneira predominantemente remota, é fundamental medir os hábitos dos usuários de Internet e compreender como o novo cenário tem modificado a relação desses indivíduos com a rede”, justifica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Com informações de Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).