Pandemia mudou hábito de consumo da internet dos brasileiros

Estudo apontou aumento de compras virtuais e acesso a atividades culturais online durante a quarentena.

This image has an empty alt attribute; its file name is pandemia-mudou-habitos-de-consumo-da-internet-dos-brasileiros.jpg

De acordo com o Painel TIC COVID-19, desenvolvido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), durante o período de quarentena, ocorreu um aumento expressivo no uso de serviços pela internet, mudando hábitos de brasileiros.

Sobre as atividades online, o estudo apontou que durante a pandemia 49% dos usuários conectados realizaram atividades do trabalho remotamente e 72% fizeram pesquisas na internet sobre saúde.


O Painel TIC COVID-19 identificou um aumento expressivo na utilização de serviços públicos e financeiros pela internet durante o isolamento social, principalmente em usuários das classes C, D e E, ou com menor nível escolarizado.

Outra mudança ocorreu no acesso à cultura, com 43% dos brasileiros conectados pagando por serviços de filmes ou séries pela internet. Outro destaque é que o número de usuários de internet que acompanharam lives praticamente dobrou em relação a 2016.

O estudo apontou que durante a pandemia 66% dos usuários de internet fizeram compras de produtos ou serviços online. Em 2018, essa proporção era de 44%.

Quase metade dos brasileiros (46%) usaram aplicativos de mensagens para mediar compras. A compra de refeições online ou por aplicativos triplicou, passando de 15% há dois anos para 44% durante a pandemia.

VIU ISSO?

–> Projeto prevê internet grátis para quem recebe Auxílio Emergencial

–> Maioria dos brasileiros querem viajar apesar da Covid-19, diz Vivo

–> Covid-19 ajudou a aumentar a audiência na TV Paga

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pela internet e por telefone, entre os dias 23 de junho e 8 de julho de 2020.

“Em um cenário em que atividades relacionadas ao trabalho, o ensino e mesmo o acesso a programas sociais emergenciais passaram a dar-se de maneira predominantemente remota, é fundamental medir os hábitos dos usuários de Internet e compreender como o novo cenário tem modificado a relação desses indivíduos com a rede”, justifica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Com informações de Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários