Colunista aponta ‘variação de sons’ na TV paga da Claro net

Será que também é um incômodo para os assinantes? Entenda o problema destacado pela jornalista.

Ilustração - controle remoto (Daniel Verch - Flickr)
Imagem: Daniel Verch (Flickr)

Em nota recente, a colunista Patrícia Kogut, do Jornal O Globo, atribuiu nota zero para a “variação de sons” entre os canais da TV por assinatura da Claro net.

Na prática, o que isso significa? Sabe quando você está em um canal, precisa mudar e se assusta com o volume abruptamente alto e diferente do outro? Esse é o problema apontado.


Não há um equilíbrio ou nivelamento de áudio entre todos os canais da TV paga, as emissoras ficam com volumes diferentes, ou seja, o cliente precisa sempre ajustar.

Vai zapeando pra ver como é preciso acertar o volume toda hora. O Viva, por exemplo, fica inaudível se você usar o volume que aplica à GloboNews”, apontou a jornalista.

Pelo jornal e site, a colunista Patrícia Kogut tem o hábito de dar notas 10 e zero para atrações da TV mundial.

Entretanto, vez ou outra, a atenção é voltada para os meios que distribuem o entretenimento para o público. No caso, a TV por assinatura, aberta ou o streaming.

VIU ISSO?

–> Claro net ganha novo canal na próxima segunda-feira

–> Claro net tv cobra R$ 90 para atualizar decodificador

–> Emissora ganha sinal aberto na SKY, Claro net e Vivo TV

Para entender melhor a questão, entramos em contato a assessoria de imprensa da Claro, que poderá esclarecer se é uma falha das programadoras ou da própria operadora.

O assunto, obviamente, também deve gerar incômodo nos assinantes.

Se houver uma resposta, o conteúdo da publicação passará por atualizações.

[ATUALIZAÇÃO – 26/06/2020 19h25]:

Em nota, a operadora destaca:

“A Claro informa que cada programadora é responsável pelo volume de áudio de seus conteúdos no momento da distribuição e que determina junto aos canais um padrão (norma técnica). Ainda podem ocorrer oscilações no volume dependendo da qualidade do áudio transmitido por cada canal (como áudio Stereo ou Dolby) e a compatibilidade do sistema de som da TV ou Home Theater do cliente.”

Com informações de O Globo

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
12 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Natan Silva

Na SKY também é assim. Eu tenho SKY pré-pago HD, e a diferença de som entre os canais em SD e HD é gritante. Além disso, tem o delay dos canais em HD também, que incomoda um pouco. Na GloboNews o volume tem que estar no mínimo em 20 pra ouvir, já no Telecine tem que abaixar abruptamente pra 10, no mínimo. Já levei muito susto por isso. Será que na SKY na perceberam isso?

Cidade - UF
Brazil
ReBeWdE

eu percebo esse inconveniente na multishow e gnt .. quando entra o comercial da claro num volume tão alto que chega a assustar.

Cidade - UF
Balneário Camboriú
Alvaro Figueiredo

Pra resolver isso, eu fiz o seguinte:

  • apertei o botão “MENU” no controle remoto;
  • fui em “CONFIGURAÇÕES”;
  • fui em “TV”;
  • fui em “SAÍDAS DE ALTA DEFINIÇÃO (HD)”;
  • fui em “SAÍDA DE ÁUDIO HDMI”;
  • escolhi a opção “PCM”.

Pra se informar melhor sobre o que é “Audio PCM”, é só fazer uma busca rápida no Google que é fácil achar.

Cidade - UF
Niterói - RJ
Rodrigo Rodrigues da Costa

Pelo preço que pagam num plano CLARO NET com certeza o cliente também terá uma TV SMART ou equivalente na qual a opção VOLUME AUTOMÁTICO esteja disponível pra ela ativar. Isso resolve o “problema” que ela diz. E ainda impede que abra mão da qualidade do áudio DOLBY DIGITAL Infelizmente a grande maioria não conhece os recursos do que compra.

Cidade - UF
Armação dos Búzios - RJ
Alvaro Figueiredo

Pelo que vi, você não assina a Claro Net. A variação grotesca de volume acontece mesmo com o recurso volume automático ativado.

Infelizmente, a grande maioria, como você, opina em assuntos que desconhecem.

Cidade - UF
Niterói, RJ
Rodrigo Rodrigues da Costa

Assino carinha e ela tá conectada por Wi-Fi no 5G no qual é um recurso oculto que podemos ativar funcionando perfeitamente e minha mãe, Rss, não reclama de mudar de canais e nem de nenhuma variação de volume grotesca como você descreve. Enquanto eu tô por Wi-Fi usando a Claro NET TV com total facilidade você ainda deve usá-la por cabos… Então não tem essa de que eu não entendo do que tô falando porque você sugeriu abrir mão de um áudio de qualidade pra evitar o problema, quando até minha TV de tubo Gradiente resolvia esse problema com o… Leia mais »

Cidade - UF
Armação dos Búzios - RJ
Alvaro Figueiredo

Então, o que é fato é que você não tem Claro Net em casa. Melhor ficar quieto mesmo…

Cidade - UF
Niterói - RJ
Rodrigo Rodrigues da Costa

Pelo preço que pagam num plano CLARO NET com certeza o cliente também terá uma TV SMART ou equivalente na qual a opção VOLUME AUTOMÁTICO esteja disponível pra ela ativar. Isso resolve o “problema” que ela diz. E ainda impede que abra mão da qualidade do áudio DOLBY DIGITAL Infelizmente a grande maioria não conhece os recursos do que compra.

Cidade - UF
Armação dos Búzios - RJ
Rogerio Pires

As SMART TVs da Samsung tem, em sua configuração de áudio, a opção “volume automático” que resolve esta questão.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Última edição 3 meses atrás de Rogerio Pires
Rodrigo Rodrigues da Costa

Perfeito! E já resolvi alguns casos só ativando essa função também que não sabiam.

Cidade - UF
Armação dos Búzios - RJ
Leandro Camilo

Isso não é exclusividade da Claro Net, acontece com todas as operadoras, porque quem define o volume da gravação é a produtora/canal, a operadora somente retransmite. Podia se informar primeiro antes de cagar pela boca dando zero pra quem não tem culpa da coisa.

Cidade - UF
Jundiaí - SP
Rodrigo Rodrigues da Costa

Mega concordo Leandro! Volume Automático neles kkk e sem abrir mão do nosso DOLBY DIGITAL!

Cidade - UF
Armação dos Búzios - RJ