19/12/2025
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Brasil supera marca de 20 milhões de usuários de internet por fibra

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Tecnologia representa mais da metade das conexões de banda larga fixa no país.

Brasil supera marca de 20 milhões de usuários de internet por fibra

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em maio passado o Brasil registrou mais de 20,4 milhões de acessos no serviço de internet banda larga por fibra óptica.

O número representa mais da metade (53%) das conexões de internet fixa do país, que foi de 37,4 milhões no período.

As outras tecnologias seguem o ritmo de estabilidade ou queda, com a banda larga fixa por cabo coaxial registrando 9,4 milhões de acessos, o cabo metálico 5,6 milhões, o rádio 1,7 milhões e o satélite 341,7 mil.

O mercado de banda larga por fibra é liderado pelas competitivas – formado por pequenos provedores espalhadas por todo o país – tendo uma participação de 61,2%.

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Em seguida aparecem as operadoras Vivo (com 20,8% do mercado de fibra), Oi (15,5%) e a Claro (2,5%).

Na lista de competitivas, aparecem a Algar Telecom com 2,08% do mercado e a Brisanet (2,07%), que recentemente ultrapassou o número de acessos da operadora TIM.

Apesar do crescimento no número de acessos nos últimos anos, o serviço de banda larga como um todo registrou uma leve queda de 1,1% em relação ao mês anterior.

Já no ano, o crescimento foi de 2,9%, com 1,1 milhão de adições líquidas no serviço.

De acordo com a agência reguladora, 72% dos acessos à banda larga no país possuem velocidades superiores a 34 Mbps.

A densidade da banda larga fixa no Brasil é de 52,9 acessos para cada 100 domicílios.

Os estados com maior densidade são Santa Catarina (80,85 acessos por 100 domicílios), São Paulo (75,88) e Paraná (68,55). Distrito Federal registra índice de 77,41.

Os estados com menor densidade são Tocantins (21,10), Alagoas (18,93) e Maranhão (18,65).

Com informações de Anatel e Teleco.

Ator da Globo estrela nova campanha da HughesNet

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Serviço de banda larga via satélite está completando cinco anos de operação no Brasil.

Ator da Globo estrela nova campanha da HughesNet

A HughesNet acaba de lançar uma nova campanha publicitária para promover o serviço de internet banda larga via satélite.

A ação conta com a presença de Jackson Antunes, ator, produtor, cantor, compositor e diretor, que está escalado para atuar na próxima novela da TV Globo, “Nos Tempos do Imperador”.

Esta é a quarta vez que Jackson Antunes participa de uma campanha da HughesNet.

A empresa escolheu o artista pela identificação dos assinantes com a vida simples do ator.

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“Existe uma proximidade muito natural dos nossos clientes com o Jackson, que inclusive possui o serviço HughesNet em seu sítio. Ele transmite a simplicidade de quem vive no campo”, destaca Rodrigo Cavalieri, diretor de marketing da Hughes do Brasil.

Segundo o executivo, a nova campanha destaca os serviços do provedor, revolucionando a vida daqueles que moram no campo, além de marcar os cinco anos de operação da marca no Brasil.

O filme tem produção da Gaivota Filmes e terá versões de 30 e 60 segundos, sendo exibido na TV e na internet.

Diante da pandemia da Covid-19, a gravação do comercial foi realizada em um estúdio no Rio de Janeiro, utilizando um cenário virtual e obedecendo os protocolos de segurança sanitários.

A equipe foi reduzida e os profissionais foram testados, com o time de marketing acompanhando o processo de gravação de forma remota.

Durante o vídeo, Jackson Antunes ressalta os os avanços conquistados pela empresa no país.

Atualmente, o provedor cobre o Brasil com três satélites, contando com mais de 270 mil clientes em todo o Brasil.

De acordo com o “Relatório de Banda Larga Fixa 2020”, documento anual publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o provedor lidera o número de acessos em 272 cidades brasileiras.

Confira abaixo a nova campanha da HughesNet com a presença do ator Jackson Antunes.

Com informações de Assessoria de Imprensa HughesNet.

Globoplay libera sinal de canal infantil para todos os assinantes

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Programação do canal pago, que conta com sucessos como Clube da Anittinha, está disponível para todos excepcionalmente nesta semana.

Para presentear as crianças nas férias escolares de julho, assinantes de qualquer plano do Globoplay poderão assistir a programação do canal Gloobinho sem custo adicional deste domingo (04/07) até o próximo (11/07).

Ao longo da semana será possível assistir a desenhos como “Clube da Anittinha”, “Senninha na Pista Maluca”, “Baby Riki”, “Tina & Tony”, “Bom Dia, Martin!” e outros.

O Gloobinho só está disponível para usuários que pagam pelo pacote Globoplay + canais ao vivo, que custa R$ 514,80 no plano anual e R$ 49,90 na assinatura mensal. Este pacote também inclui outros canais.

Além do Gloobinho, o canal Futura, mantido pela Fundação Roberto Marinho, é outro com sinal aberto no Globoplay. Nesse caso, a abertura da programação segue por tempo indeterminado.

Durante a pandemia de Covid-19, a Globo também permitiu que qualquer pessoa pudesse acompanhar os telejornais da GloboNews, maior canal de notícias da televisão fechada do Brasil, no aplicativo canais Globo (antigo Globosat Play) e G1.

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O que é Gloobinho?

O canal de TV por assinatura Gloobinho é voltado para crianças de 2 a 5 anos de idade, sendo assim o irmão mais novo do também canal pago Gloob, ambos pertencentes ao Grupo Globo. Foi lançado em outubro de 2017, conforme noticiado nesta outra matéria do Minha Operadora.

O que é Globoplay?

Globoplay é o serviço de streaming do Grupo Globo. Além de filmes e séries nacionais e internacionais, a plataforma também conta com jornalismo, podcasts, transmissão de 25 canais ao vivo (incluindo a Globo) e rádios CBN São Paulo e Rio de Janeiro. O preço da assinatura mais barata é R$ 14,90 mensais, na aquisição do plano anual.

Vivo anuncia conclusão da venda da FiBrasil

Nova unidade pretende se tornar uma empresa líder no mercado de atacado de fibra no país.

Vivo anuncia conclusão da venda da FiBrasil

A operadora Vivo (VIVT3) acaba de anunciar que consumou a venda da FiBrasil, uma nova empresa voltada para o mercado de fibra no atacado.

O negócio foi anunciado em março deste ano, a partir de um acordo com a canadense Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ).

Na transação, a CDPQ terá o controle de 50% da FiBrasil.

O restante será dividido entre a Telefônica Brasil (mais conhecida pela marca Vivo) e a Telefónica Infra (sociedade sediada na Espanha e controlada pelo Grupo Telefónica).

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Ao todo, a CDPQ investirá R$ 1,8 bilhão, o que inclui pagamentos para a Vivo e investimentos na unidade de fibra.

O contrato prevê aportes na FiBrasil de cerca de R$ 750 milhões, sendo R$ 205 no fechamento da operação.

Já a Vivo contribui com ativos de fibra, incluindo a cobertura atual de 16,3 milhões de casas passadas com tecnologia FTTH.

A previsão é atingir 24 milhões de casas até o final de 2024.

O negócio já tinha sido aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e também pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assim como a Agência Antitruste Europeia.

Em maio, a operadora já havia adiantado que a FiBrasil entraria em operação já neste segundo semestre.

“A Vivo, como cliente âncora da FiBrasil, acelerará a execução de sua estratégia de crescimento no mercado de fibra”, afirmou a empresa em comunicado.

A ideia é que a Vivo continue a gerenciar o relacionamento com o cliente e remunerar a pelo uso da rede de fibra da nova empresa.

A estratégia da Vivo é a mesma utilizada pelas rivais Oi (OIBR3/OIBR4), com a InfraCo, e a TIM (TIMS3), com a FiberCo.

Com informações de Relações com Investidores Vivo.

Twitch amplia acesso a recurso disponível no Prime Video

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Novidade agora pode ser utilizada por celulares Android e iOS.

Twitch amplia acesso a recurso disponível no Prime Video

A empresa Amazon começou a disponibilizar para os usuários mobile do Twitch o recurso “Watch Party”, também chamado de “Sessão em Grupo”.

A nova ferramenta foi lançada no ano passado, inicialmente no Prime Video, também da Amazon.

Ele funciona como um tipo de “sala virtual”, no qual os assinantes podem assistir conteúdos de forma remota e simultânea com amigos, e ainda contar com um chat para fazer comentários.

O recurso se tornou bem-vindo, principalmente no cenário de distanciamento social por conta da pandemia, permitindo que o anfitrião convide até 99 pessoas para assistir conteúdos de forma virtual.

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Na versão web do Twitch o Sessão em Grupo existia desde julho do ano passado, quando foi liberado inicialmente para assinantes dos Estados Unidos.

Agora, será possível acessar a Sessão em Grupo no Twitch por usuários do Android e iOS.

“Watch Parties está atualmente disponível para todos os criadores e visualizadores na web para desktop. Estamos trabalhando na visualização móvel das Watch Parties e esperamos disponibilizá-la nos próximos meses”, diz a postagem no site oficial do Twitch .

Ou seja, a novidade deverá ser liberada aos poucos, conforme os aplicativos são atualizados.

Além disso, o Twitch permite que os usuários transmitam conteúdos do Prime Video diretamente em seus canais, sem se preocupar com a violação de direitos autorais.

Para ter acesso ao “Watch Party” é preciso ser assinante “Amazon Prime“.

O Twitch é um serviço de streaming de vídeo ao vivo, muito utilizado por jogadores de games e para transmitir competições de esportes eletrônicos.

Já no Prime Video, o recurso de Sessão em Grupo já começou a ser disponibilizado no Brasil, sendo acessível no computador.

Ainda não foi liberado no país o “Watch Party” para aplicativos Android e iOS do Prime Video.

Com informações de Canaltech.

Operadoras são contrárias ao fim do roaming entre Brasil e Chile

Empresas alegam que medida pode tornar os serviços mais caros para todos os consumidores, inclusive para os que não viajam para o exterior.

Operadoras são contrárias ao fim do roaming entre Brasil e Chile

A Conexis Brasil Digital, entidade que congrega as operadoras de telecom no país, se manifestou contrária à proposta de tornar gratuito o roaming internacional para viajantes entre o Brasil e o Chile.

A medida faz parte do novo acordo de livre comércio entre os dois países, aprovado na última quarta-feira, 30 de junho, pela Câmara dos Deputados.

Apesar da preocupação dos deputados quanto a um possível aumento de preços, o texto foi aprovado e seguiu para análise do Senado, com a promessa de que o mesmo deve ser alinhado por meio uma legislação feita em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, chegou a comemorar a aprovação do fim do roaming nas redes sociais.

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No entanto, as operadoras não ficaram tão contentes assim.

Segundo a entidade setorial, a mudança pode “gerar custos adicionais para todos os consumidores”, inclusive para aqueles que não fazem viagens internacionais.

A Conexis alerta que o fim do roaming pode prejudicar inclusive os consumidores de baixa renda.

Além disso, as empresas alegam que o texto gera insegurança jurídica no mercado e temor aos investidores, principalmente neste momento que o Brasil se prepara para a chegada do 5G.

Elas alegam ainda que o acordo de livre comércio interfere nos acordos comerciais que já existem entre as operadoras brasileiras e chilenas.

De acordo com a Conexis Brasil Digital, o setor pretende dialogar com o Senado Federal para apresentar essas dificuldades antes que a matéria seja analisada.

O acordo de livre comércio foi assinado em 2018, ficou paralisado no Congresso desde novembro de 2019 e só foi retomado recentemente.

O texto já foi aprovado pelo governo do Chile e aguarda aprovação do Brasil.

Com informações de Assessoria de Imprensa Conexis Brasil Digital.

Vivo anuncia reajuste de preços na telefonia móvel

Mudança nos valores de planos passa a valer já a partir de agosto.

Vivo anuncia reajuste de preços na telefonia móvel

A operadora Vivo começou a notificar os usuários via mensagem de texto (SMS) que ocorrerá um reajuste nos preços praticados em planos do tipo Controle.

Para aqueles que têm faturas com vencimento nos dias 10, 17, 21 e 26, os novos valores passam a valer a partir de agosto de 2021.

Já os vencimentos no dia 1 e 6, a mudança ocorre apenas em setembro.

As mensagens de texto enviadas já indicam o novo valor que será cobrado do cliente, mas, mesmo assim, é informado um link no qual o usuário pode consultar os novos valores.

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Segundo apurou o Tecnoblog, a mudança no preço envolve 247 planos Vivo Controle, sendo que boa parte deles são parecidos, tendo apenas algumas características ou preços diferentes.

O reajuste da Vivo não segue um padrão claro, sendo diferente para cada plano.

Como benefício pela mudança de preço, a operadora está oferecendo um incremento na franquia de dados de alguns planos.

Por exemplo, o plano “+ VIVO CTRL NOVO 3GB“, passará de R$ 32,99 para R$ 38,99, um reajuste de 18,19%, aumentando a franquia para 4GB.

Já o “VIVO CTRL CARTAO – 6,5GB” subirá de preço em 10,91%, passando de R$ 54,99 para R$ 60,99. Como benefício, o usuário passará a ter um plano de 7GB.

Vale lembrar que os preços e a oferta de planos podem variar de acordo com a localidade do cliente.

O nome do plano contrato pode ser consultado na descrição de serviços da fatura.

A Vivo justifica o aumento pelos investimentos da empresa em “oferecer a melhor experiência” para o cliente.

“Pra nós é importante que você saiba que continuaremos trabalhando para levar conectividade pra você e outras milhões de pessoas que acreditam em um mundo mais conectado e mais digital, ainda mais em um momento como esse em que as redes e as ferramentas de comunicação se tornam mais essenciais do que nunca”, diz a empresa.

Ainda não há informações se outros planos da Vivo também serão reajustados.

Com informações de Tecnoblog.

Justiça condena Vivo e Claro por vazamento de dados

Desembargadores entenderam que as operadoras falharam no dever de segurança e preservação dos dados pessoais dos clientes.

Justiça condena Vivo e Claro por vazamento de dados

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a condenação das operadoras Vivo e Claro de indenizar dois consumidores que tiveram dados pessoais vazados e aparelhos bloqueados por terceiros.

O caso ocorreu em abril de 2019. Na época, um casal era cliente da Vivo e compraram três aparelhos fabricados pela Apple.

O problema começou em junho do mesmo ano, quando um dos iPhones, o da filha, foi roubado.

Apesar das vítimas conseguirem resgatar a linha e bloquear o aparelho da Apple por meio da conta do iCloud, eles começaram a receber mensagens do ladrão exigindo que eles desbloqueassem o iPhone, sob pena de bloquear, via IMEI, os outros aparelhos da família.

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Como eles não cederam às ameaças, o criminoso conseguiu acesso aos dados pessoais dos autores da ação e conseguiu bloquear os três aparelhos da família.

Diante da situação, a família teve que comprar novos aparelhos e celebrar um novo contrato, dessa vez com a Claro, inclusive alterando o número de contato, e mantendo o antigo contrato com a Vivo.

Mesmo assim, o ladrão conseguiu novamente acesso aos dados atualizados e conseguiu bloquear também os novos aparelhos, impedindo que eles utilizassem os serviços de voz.

Segundo a ação, o criminoso conseguiu o acesso aos dados da família por conta de uma fragilidade na segurança dos sistemas das operadoras.

Na 3ª Vara Cível de Brasília, a Vivo e a Claro foram condenadas a indenizar as vítimas pelos danos sofridos.

Porém, as duas empresas de telefonia recorreram da decisão.

A Vivo alegou que não havia comprovação que ela teria praticado ato ilícito e que os celulares não ficaram incomunicáveis.

Já a Claro afirma que o bloqueio não partiu dela e que o vazamento de dados é fruto de uma fragilidade no sistema operacional desenvolvida pela Apple, fabricante do aparelho.

Ao analisar o recurso, os desembargadores da 2ª Turma Cível do TJDFT entenderam que existiam provas que mostram que o criminoso teve acesso ao CPF, data de nascimento e aos IMEIs dos aparelhos, a partir do “vazamento de dados pessoais dos autores nos bancos de dados das operadoras”.

“A despeito de as rés alegarem que não houve o reportado vazamento, não há como se vislumbrar que o delinquente soube da data da aquisição dos aparelhos, das características específicas e dos novos números por outros meios, mormente porque afirma em suas falas a facilidade de acessar base de dados de operadoras diversas”, afirmaram.

Os magistrados afirmaram que as operadoras falharam na prestação dos serviços e que devem responder pelos danos causados às vitimas, incluindo os prejuízos materiais e os danos morais.

A Justiça condenou as duas operadoras a pagarem, de forma solidária, o valor de R$ 10 mil para cada um dos dois autores da ação, a título de danos morais, além de reembolsar os valores pagos referentes aos dias que não puderam utilizar o serviço móvel por conta do bloqueio dos aparelhos.

Além disso, a Claro terá que pagar o valor de R$ 7.608, a título de indenizar os aparelhos inutilizados.

Já a Vivo terá que indenizar os três aparelhos celulares adquiridos inicialmente, em abril de 2019.

Diante do aumento de caso de roubos de celulares, como este, o Procon-SP lançou nesta semana um vídeo explicando como usuários podem apagar dados de aparelhos furtados.

Com informações de TJDFT.

Efeito HBO Max: Disney+ lança assinatura promocional de R$ 1,90

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Chegada da nova plataforma de streaming aquece concorrência no Brasil.

Efeito HBO Max: Disney+ lança assinatura promocional de R$ 1,90

Após três dias da chegada do HBO Max no Brasil, o Disney+ lançou uma nova promoção que oferta a assinatura na plataforma de streaming por R$ 1,90 no primeiro mês.

Porém, após 30 dias, o novo usuário do Disney+ pagará o valor vigente, que é de R$ 27,90 mensais.

A oferta é válida até 7 de julho de 2021, podendo o usuário cancelar o plano a qualquer momento, mas sem direito a reembolso.

Vale lembrar que o Disney+ retirou a oferta de 7 dias gratuitos em fevereiro deste ano, menos de três meses após o lançamento do serviço no país.

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Entretanto, esta nova oferta do streaming Disney não tem o mesmo apelo da promoção de 50% de desconto oferecida pelo HBO Max.

Até 31 de julho de 2021, novos assinantes do HBO Max pagam metade do preço vigente de assinatura e ainda por tempo indeterminado, desde que eles não cancelem a assinatura.

Pelo preço de R$ 19,97 (ante os R$ 27,90/mês), o HBO Max perde apenas para o Amazon Prime Video, que custa R$ 9,90 por mês.

O novo serviço se tornou mais barato que o Paramount+ (R$ 19,90), Netflix (R$ 21,90), Globoplay (R$ 22,90) e Disney+ (R$ 27,90).

Sem contar que o HBO Max também conta com um plano mobile (algo novo ainda no Brasil), saindo por R$ 9,95 no valor promocional.

O Disney+ reúne séries, filmes e documentários dos estúdios criativos da Disney, incluindo Disney Television Studios, FX, 20th Century Studios, 20th Television, entre outros.

Já o HBO Max reúne conteúdos das marcas HBO, DC, Warner Bros, New Line, CNN, Cartoon Network, Looney Toones Cartoons, TNT, TBS, TruTV e Adult Swin.

Em parceria com Facebook, Claro lança nova campanha do Prezão

Com presença da cantora Anitta, ação busca relacionar benefícios do plano com grupos da rede social. Confira o vídeo e a oferta.

Em parceria com Facebook, Claro lança nova campanha do Prezão

A operadora Claro lançou nesta sexta-feira, 2 de julho, uma nova campanha publicitária do plano móvel pré-pago Prezão, a partir de uma parceria com o Facebook.

Com a presença de Anitta, a ação é focada nos grupos do Facebook, divulgando aqueles que têm alguma relação com os benefícios do Prezão.

No vídeo (disponível no final da matéria), é exibido membros reais de um grupo de costura, para representar o benefício Claro Cursos, e outro do Descomplica, pela operadora oferecer navegação ilimitada na plataforma voltada para estudantes do ENEM, por exemplo.

“Nós fomos atrás de comunidades que fossem diversas de estilo e comportamento. Trazendo os nossos consumidores como protagonistas e chegando em Grupos que representam o público do Prezão da Claro, que usa a conectividade nos seu dia a dia para se divertir, estudar, produzir conteúdo e trabalhar”, comenta Ane Lopes, diretora de marca e comunicação da Claro.

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O comercial, produzido pela agência Talent Marcel, contará com versões de 15, 30 e 45 segundos, sendo divulgados no Facebook Watch, a plataforma de vídeos da rede social.

Além de Anitta, participam do vídeo os rappers da “Batalha da Aldeia” cantando um jingle feito exclusivamente para a campanha e que está disponível no serviço “Claro Música”.

Prezão

O Prezão da Claro oferta 12GB, sendo 6GB do plano e mais 6GB promocionais durante seis meses, se o usuário renovar o plano todos os meses.

O pacote pré sai por R$ 29,99 por mês, e inclui acesso gratuito ao Claro Cursos e Descomplica, além de navegação ilimitada no WhasApp (incluindo ligações de voz e vídeo).

Apesar da parceria com a rede social e da promoção dos grupos, o Prezão não inclui navegação ilimitada no Facebook.

Ou seja, ao usar o Facebook, o usuário vai consumir a franquia de dados.

A disponibilidade e preço da oferta pode variar de acordo com a localidade do usuário.

Confira abaixo a nova campanha do Prezão da Claro.

Com informações de Assessoria de Imprensa Claro.