27/04/2024

Banda larga via satélite ficará mais barata no Brasil

Congresso acaba de aprovar medida provisória que reduz carga tributária do setor.

Banda larga via satélite ficará mais barata no Brasil

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 26 de maio, a medida provisória 1018/2020, que reduz a carga tributária sobre os serviços de banda larga via satélite, entre outras medidas.

Na prática, a medida vai reduzir os encargos incidentes sobre as antenas de pequeno porte ou “very small aperture terminal” (VSAT).

Serão desoneradas a Taxa de Fiscalização de Instalação (TFI), a Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF), a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) e a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine).

Segundo o Executivo, responsável por editar a MP, a redução nos valores de taxas e contribuições vai ajudar a derrubar o preço do serviço de internet via satélite, dobrando a oferta da banda larga, principalmente em regiões rurais e remotas.

VEJA TAMBÉM:

–> Viasat quer impedir que SpaceX lance mais satélites da Starlink

–> Bolsonaro participa de inauguração de ponto de Wi-Fi em zona rural do Piauí

–> IBGE: Internet está presente em 83% dos domicílios brasileiros

O setor de telecom comemorou a aprovação, que ainda depende de sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Para Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, a MP vai ajudar a impulsionar os investimentos no país.

“Medidas como esta são necessárias para a ampliação dos investimentos e das políticas públicas em telecom. E fundamentais para preparar o país para a chegada do 5G”, afirmou Ferrari.

Segundo a Conexis, o Brasil é um dos países que tem uma das maiores cargas tributárias no setor de telecomunicações do mundo.

Só em 2020, o setor de telecom pagou R$ 60,6 bilhões em tributos, o que representa 42% da receita líquida das empresas.

O texto aprovado pela Câmara e Senado também derrubou o teto de gastos para o uso do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) em investimentos na educação pública do país.

“É uma defesa histórica a utilização dos recursos recolhidos pelo setor para a construção de políticas públicas de telecomunicações para os cidadãos que mais precisam de conectividade”, apontou Ferrari.

A medida também moderniza a legislação para compartilhamento de torres de telefonia, o que beneficia a implantação do 5G.

Com informações de Conexis Brasil Digital.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários