Acordo prevê fim do roaming entre Brasil e Chile

Entrada em vigor ainda depende de aprovação do Congresso brasileiro.

Na semana passada, o Senado do Chile aprovou o acordo de livre comércio com o Brasil, o que cria alianças empresariais com o objetivo de impulsionar a recuperação econômica nos dois países.

Entre os vários termos do acordo, está previsto o fim da cobrança de taxas de roaming internacional, medida que beneficia usuários que viajam entre o Brasil e o Chile.


Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Chile, o fim do roaming terá um “impacto positivo no desenvolvimento de atividades econômicas”, o que inclui o turismo, comércio digital e outros negócios.

Na prática, a Vivo e a Claro não teriam problema em ofertar o benefício, já que a Telefónica (controladora da primeira) e a América Móvil (dona da segunda), também são proprietários de operadoras chilenas: Movistar e Claro, respectivamente.

Por outro lado, a Oi e a TIM precisarão celebrar acordos com operadoras do Chile, como a Entel ou WOM.

Entretanto, a entrada em vigor do acordo comercial ainda deve demorar para acontecer.

VIU ISSO?

–> Vivo Easy tem a tarifa de roaming internacional mais barata da Vivo

–> Roaming internacional não será mais cobrado em países do Mercosul

–> TIM é condenada por cobrança indevida de roaming internacional

Assinado em 2018, o texto passou pelos vários ministérios envolvidos antes chegar no Congresso brasileiro, em novembro de 2019. Desde então, a tramitação está paralisada.

Para ser ratificado, o acordo precisa ser aprovado pelas comissões e plenários do Senado e Câmara.

Diante da pandemia da Covid-19, as comissões estão paralisadas e no plenário os parlamentares estão priorizando apenas pautas de combate ao novo coronavírus.

Com informações de O Globo.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários