19/12/2025
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Em vídeo, Procon-SP ensina como deletar dados de celulares roubados

Criminosos têm furtado aparelhos para acessar aplicativos de bancos e aplicar golpes.

Em vídeo, Procon-SP ensina como deletar dados de celulares roubados

Nesta semana, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) publicou um vídeo no YouTube (disponível logo abaixo) no qual instrui os usuários como apagar dados de smartphones furtados ou roubados.

A iniciativa surgiu após reunião do Procon-SP com as operadoras Vivo, TIM, Claro; além de representantes da Febraban; das fabricantes Apple, Motorola e Samsung; e do Google e Facebook.

O órgão tem recebido denúncias de que criminosos estão roubando aparelhos para acessar aplicativos de bancos para aplicar golpes, como fazer transferências, fazer empréstimos ou outras transações em nome da vítima.

Durante a reunião, as empresas detalharam os mecanismos e procedimentos de segurança utilizados nos dispositivos e plataformas.

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No vídeo, Fernando Capaz, diretor executivo do Procon-SP, faz o alerta sobre o crime e orienta os consumidores sobre como proceder.

“Se roubaram o seu celular, em pouco tempo uma quadrilha vai aplicar golpes na sua conta bancária e te causar prejuízos enormes. Não espere! Defenda-se. Não há tempo para você informar seu banco, corra para o primeiro celular ou computador e apague os dados do seu celular”, afirma Capaz.

O diretor do Procon-SP explica que o usuário pode limpar os dados do celular acessando as páginas android.com/find (para celulares Android) ou icloud.com (para iPhones e outros dispositivos iOS).

Com esse procedimento, os criminosos não têm como aplicar o golpe, diz Fernando.

Confira o vídeo do Procon-SP abaixo:

O Procon também pretende lançar em breve uma central para auxiliar os usuários que tiveram os aparelhos roubados.

A entidade afirma que está analisando com os diferentes setores a melhor forma de implementar essa central.

Enquanto isso, o órgão de proteção ao consumidor recomenda que as vítimas façam o boletim de ocorrência e entrem em contato com os bancos para bloquear contas, além das operadoras para desativar o chip e o IME dos celulares.

Com informações de Procon-SP.

Executivo diz que HBO Max tem ‘dinheiro suficiente’ para competir no mercado

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Plataforma de streaming acaba de expandir operação para 39 países, incluindo o Brasil.

Executivo diz que HBO Max tem 'dinheiro suficiente' para competir no mercado

Durante entrevista com jornalistas nesta semana, Casey Bloys, chefe de conteúdo da HBO e do streaming HBO Max afirmou que a empresa possui dinheiro suficiente para competir com as plataformas rivais.

O HBO Max acaba de chegar ao Brasil e em mais 38 países, com um preço competitivo e uma extensa biblioteca de conteúdo das marcas HBO, DC, Warner Bros, New Line, CNN, Cartoon Network, Looney Toones Cartoons, TNT, TBS, TruTV e Adult Swin.

Vale lembrar que a WarnerMedia (proprietária do HBO Max) será fundida com a Discovery, reforçando ainda mais o catálogo de conteúdos.

Bloys afirma que não tem a resposta sobre a quantidade certa de programação que a plataforma precisa ofertar para os assinantes, mas que isso sempre será na “tentativa e erro”.

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“No momento, sinto que temos o suficiente para fazer a programação que precisamos fazer, mas sempre haverá um debate sobre a quantidade certa de programação e, portanto, há a quantidade certa de dinheiro?”, diz o executivo.

Ele afirmou que vê o HBO Max como um pacote da TV Paga e que dentro dele estão vários serviços de programação, como a HBO, os filmes da DC, entre outros.

Sobre “Game of Thrones”, um dos principais carro-chefe da HBO, Bloys disse que a série derivada “House of the Dragon” continua sendo o foco da empresa e que ela está programada para 2022.

Ele revelou que há vários outros roteiros e desenvolvimento, mas a única série de “Game of Thrones” em produção no momento é mesmo “House of the Dragon”.

Além das mais de 15 mil horas de conteúdo da plataforma, o HBO Max promete lançar 100 títulos locais nos próximos dois anos, sendo que 33 deles já estão em andamento.

Os novos conteúdos receberão o selo “Max Originals”.

Com informações de Canaltech e The Hollywood Reporter.

Brasil é o 18º no ranking de países comprometidos com segurança cibernética

Nas Américas, o país só perde para Estados Unidos e Canadá.

Brasil é o 18º no ranking de países comprometidos com segurança cibernética

De acordo com um novo relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT), o Brasil ficou na 18ª posição no ranking global de países comprometidos com a agenda da segurança cibernética.

Nas Américas, o Brasil aparece em terceiro, com nota de 96,6, ficando atrás do Canadá (97,67) e Estados Unidos (100).

Na edição anterior do documento, em 2018, o Brasil estava na 70ª posição no ranking mundial e na sexta colocação no continente americano.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a melhora na posição do país é resultado da implantação da Política Nacional de Segurança da Informação, de 2018, além das Estratégias Nacionais de Segurança Cibernética e de Segurança de Infraestruturas Críticas, de 2020.

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A agência também ressalta que editou o Regulamento de Segurança Cibernética da Anatel, por meio da resolução nº 740/2020, além de ter criado um espaço no portal dedicado a segurança cibernética.

A UIT classificou que o Brasil conta com uma estrutura legal robusta e com estruturas organizacionais e técnicas que fortalecem a segurança cibernética do país.

O regulamento da Anatel, por exemplo, obriga que as operadoras de telefonia, internet e TV por assinatura tenham políticas de segurança cibernética.

As empresas precisam realizar ciclos de avaliação de vulnerabilidades, comprar equipamentos e softwares de fornecedores com política de segurança compatível, além de notificar a Anatel no caso incidentes que afetam a segurança das redes ou dos dados dos consumidores.

“Cabe destacar que a Anatel, como representante do Brasil nos organismos internacionais de telecomunicações, foi responsável pelo envio da resposta do Brasil à edição 2020 do Índice, também colaborando nas respostas de vários órgãos e entidades essenciais ao processo, como o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; o então Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; o Ministério da Justiça e Segurança Pública; o Ministério das Relações Exteriores; o NIC.br; e o CERT.br”, disse a agência em comunicado.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

Na Coréia do Sul, clientes processam operadoras por ‘5G lento’

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Baixa performance da rede de nova geração tem gerado insatisfação nos usuários.

Na Coréia do Sul, clientes processam operadoras por '5G lento'

Enquanto o 5G ainda não tem data para chegar no Brasil, uma ação coletiva na Coreia do Sul está cobrando das operadoras de telefonia uma melhor performance nas redes de nova geração.

Os sul-coreanos foram um dos primeiros a experimentar as redes 5G, ainda em abril de 2019.

No entanto, de lá para cá, a velocidade da conexão móvel ainda não chega perto do que foi prometido pelas operadoras.

No ano passado, por exemplo, a velocidade média do 5G na Coréia do Sul era quatro vezes maior que a do 4G.

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Teoricamente, a velocidade deveria ser vinte vezes maior do que o 4G, como era propagado pelas operadoras.

Diante disso, a ação coletiva já reuniu 520 consumidores insatisfeitos.

O representante do grupo já afirmou que mais usuários devem aderir ao processo.

A ideia é pedir uma compensação das operadoras SK Telecom, KT e LG Uplus pelo não cumprimento dos termos dos serviços.

Atualmente, a rede móvel no país é suportada principalmente pelo espectro de 3,5 GHz. Porém, é esperado que ocorra uma melhora da performance nacional com a implantação das ondas milimétricas, na faixa de 28 GHz.

Segundo um recente estudo realizado pela Ericsson, a insatisfação dos usuários não é restrita à Coreia do Sul.

A fabricante sueca apontou que em todo o mundo, 70% dos usuários do 5G não estão felizes com os produtos oferecidos com os novos planos de telefonia celular.

As ofertas 5G não são muito diferentes das que já são oferecidas no 4G em muitos mercados, ressaltou a Ericsson.

Já no Brasil, a expectativa é que o leilão de frequências seja realizado neste segundo semestre.

O Governo Federal promete que o 5G estará disponível em todas as capitais brasileiras até julho de 2022.

Com informações de Teletime.

Vivo passa a comercializar pacote com Word, Excel e PowerPoint

Novidade faz parte de uma parceria com a Microsoft e permite que o usuário pague pelos programas diretamente na fatura do celular.

Vivo passa a comercializar pacote com Word, Excel e PowerPoint

A partir de uma nova parceria com a Microsoft, a operadora Vivo está vendendo para clientes móveis o pacote “Microsoft 365”, que inclui acesso aos aplicativos premium do pacote Office, como Word, Excel, Powerpoint e Outlook.

O pacote comercializado é o “Family”, que permite dividir a licença com até seis pessoas e inclui 1TB de espaço de armazenamento no OneDrive para cada usuário.

A suíte de produtividade inclui ainda o aplicativo de segurança parental Microsoft Family Safety, que gera relatórios e permite limitar o tempo de uso de dispositivos.

O preço é de R$ 45 por mês, o mesmo valor cobrado na assinatura avulsa diretamente na Microsoft.

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Porém, para quem não tem cartão de crédito, a Vivo possibilita que o usuário pague o Microsoft 365 Family por meio da fatura do telefone celular.

A ideia da parceria foi permitir que a Microsoft não apenas expandisse os canais de venda, como também as opções de pagamento.

“Essa iniciativa se conecta com a nossa missão de empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a alcançar mais, e ajudar os nossos clientes nesse novo momento de trabalho e educação híbridos, e na vida pessoal mais digital”, diz Adriano Galvão, vice-presidente de negócios para o segmento de consumo na Microsoft no Brasil, em nota à Exame.

“Nossa atuação como hub de serviços digitais passa pela construção de um ecossistema de parceiros relevantes em suas áreas de atuação, de modo que possamos oferecer benefícios que gerem valor para nossos clientes”, diz, Marcio Fabbris, vice-presidente de vendas ao consumidor da Vivo.

A suíte de aplicativos da Microsoft pode ser contratado diretamente na Vivo App Store.

Com informações de Exame.

Câmara aprova roaming internacional gratuito entre Brasil e Chile

Usuários que viajam entre os dois países não precisarão pagar taxas extras para utilizar o celular.

Câmara aprova roaming internacional gratuito entre Brasil e Chile

Nesta quarta-feira, 30 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou um acordo de livre comércio entre Brasil e Chile.

O acordo entre os dois países foi assinado em 2018 e já tinha recebido sinal verde do governo chileno em setembro do ano passado.

Já do lado brasileiro, a matéria ficou paralisada no Congresso desde novembro de 2019, e não teve movimentação durante o ano de 2020, por conta da priorização de projetos voltados para o combate à pandemia.

O texto prevê vários compromissos, entre eles, a eliminação de cobrança de taxas no roaming internacional para viajantes entre os dois países.

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A ideia é que a medida gere impactos positivos no turismo, comércio digital e outros negócios entre Brasil e Chile.

Durante o debate na Câmara, partidos questionaram se a medida não resultaria no aumento de outras tarifas e preços já cobrados aos usuários, já que o roaming internacional é um serviço caro e que beneficia poucos consumidores.

No fim, o deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) anunciou um acordo para elaborar uma lei, com o auxílio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para encontrar uma forma de não prejudicar os consumidores com o fim do roaming.

“É um equívoco a questão do roaming, mas com a concordância do Itamaraty é possível fazer uma correção com uma lei infraconstitucional”, afirmou Bulhões.

Na prática, a Vivo e a Claro não teriam tanto problema para oferecer o roaming gratuito, uma vez que as controladoras das mesmas, Telefónica e América Móvil, respectivamente, possuem operadoras atuando no Chile.

Já a Oi e TIM teriam que celebrar acordos com empresas chilenas.

O acordo de livre comércio entre Brasil e Chile agora segue para apreciação do Senado Federal.

Com informações de Agência Câmara.

Mercado Livre oferece até 50% de desconto na assinatura do HBO Max

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Benefício é concedido dentro do programa ‘Mercado Pontos’.

Mercado Livre oferece até 50% de desconto na assinatura do HBO Max

O Mercado Livre está oferecendo descontos de até 50% no recém-chegado serviço de streaming HBO Max.

A oferta é dentro do programa “Mercado Pontos” e é exclusiva para a assinatura do plano padrão, de R$ 27,90 por mês.

Quanto maior o nível do usuário no programa de pontos, maior é o desconto, iniciando com 10% OFF no nível 1 e indo até 50% OFF no nível 6.

Além disso, a promoção oferece 7 dias de acesso grátis na plataforma da HBO Max.

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Oferta do HBO Max no Mercado Livre

“No Mercado Livre trabalhamos para oferecer aos nossos usuários uma proposta integral que inclua os melhores benefícios. É por isso que esta nova aliança com a HBO Max nos permite continuar melhorando nossa proposta de valor, complementando a oferta de streaming que existe hoje no Brasil, trazendo novas experiências para compartilhar em família”, comenta Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil.

No comunicado à imprensa, o Mercado Livre não explicou por quanto tempo o desconto é oferecido aos usuários ou até quando a promoção é vigente.

O Minha Operadora entrou em contato com o Mercado Livre, solicitando mais detalhes sobre a oferta, assim como o regulamento da promoção, mas a assessoria de imprensa não deu um retorno até o fechamento desta matéria.

De qualquer forma, a oferta do Mercado Livre só é vantajosa para aqueles que não possuem cartão de crédito, pois oferece a possibilidade de pagar a assinatura por boleto ou com o saldo disponível na conta do Mercado Pago.

Vale lembrar que o HBO Max lançou já na estreia a promoção que oferece 50% de desconto na assinatura dos planos padrão (saindo por R$ 13,95 por mês) e mobile (R$ 9,95 mensais).

A promoção do HBO Max é válida até 31 de julho de 2021, mas os usuários permanecem com o desconto por tempo indeterminado, até que eles cancelem a assinatura no serviço de streaming.

[ATUALIZAÇÃO – 02/07/2021 18h50]:

Em resposta ao Minha Operadora, o Mercado Livre informou que os descontos nas assinaturas do HBO Max, por meio do programa Mercado Pontos, são por tempo indeterminado.

Com informações de Assessoria de Imprensa Mercado Livre.

Sikêra Jr. ironiza perda do patrocínio da TIM, após fala homofóbica

‘Sai telefonia A, vem telefonia B. Operadoras são pelo menos seis no Brasil’, afirmou o apresentador.

Sikêra Jr. ironiza perda do patrocínio da TIM, após fala homofóbica

O apresentador Sikêra Jr., do programa “Alerta Nacional”, ironizou a perda de patrocinadores após ter chamado a comunidade LGBT+ de “raça desgraçada”.

Durante o programa da última terça-feira, 29 de junho, ele chegou a pedir desculpas publicamente, falando que se excedeu, mas reforçou que a opinião dele “continua a mesma”.

Ainda no mesmo dia, ele minimizou a perda de anunciantes, dizendo que existe uma “fila de espera” de empresas interessadas no programa, e que é comum na rádio e na TV que marcas abandonem programas.

“As marcas que continuam anunciando aqui apoiam minha forma de pensar, de opinar, muito obrigado pela confiança”, disse Sikêra Jr.

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Entre as empresas que deixaram de patrocinar o programa após a fala homofóbica está a operadora TIM, que acaba de receber um prêmio internacional por incentivar a diversidade e a inclusão.

A TIM alegou que não compactua com programas que disseminam notícias falsas e discursos de ódio.

Porém, o apresentador ironizou a retirada de patrocínio da operadora.

“A vida continua, eu tenho que seguir. Sai telefonia A, vem telefonia B. Operadoras são pelo menos seis no Brasil”, afirmou.

Mesmo assim, ele disse que as portas estão abertas para as empresas que cancelaram anúncios e que elas serão muito bem-vindas.

Além da perda de patrocinadores, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra o apresentador pela prática de homofobia.

A indenização solicitada é de R$ 10 milhões pelo comentário homofóbico.

Vale lembrar que, desde 2019, declarações de homofobia e de transfobia podem ser enquadrados no crime de racismo, com pena prevista de um a três anos de prisão, podendo chegar a cinco anos nos casos mais graves.

Com informações de Estado de Minas.

TIM Brasil recebe prêmio durante a Mobile World Congress

Premiação internacional visa reconhecer melhores ações em práticas de governança corporativa.

TIM Brasil recebe prêmio durante a Mobile World Congress

A operadora TIM (TIMS3) foi reconhecida pela “2021 Global Mobile Awards”, por promover ações em prol da diversidade e da inclusão dentro e fora da empresa.

A premiação foi entregue pela entidade GSMA, que congrega operadoras de todo o mundo, com o anúncio sendo feito em cerimônia durante a Mobile World Congress (MWC21), que acontece nesta semana na Espanha.

Chamada de “Diversity in Tech Award”, a categoria homenageia aquelas operadoras que promovem a igualdade, diversidade e direitos humanos no setor de tecnologia.

A organização reconheceu ações da operadora, como o lançamento do “Teclado Consciente TIM“; o programa de estágio inclusivo com vagas destinadas a estudantes negros; a adesão aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres” da ONU; além de ações educativas voltadas para temas de diversidade e inclusão, por meio do TIM Convida e TIM Talks.

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“É uma grande honra receber este reconhecimento internacional, uma comprovação de que é possível aliar os objetivos econômicos da empresa à evolução da sociedade. Seguiremos focados em nosso compromisso com a comunidade e em conduzir o negócio em linha com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança”, comemorou o CEO da TIM, Pietro Labriola.

Vale lembrar que a operadora acaba de se tornar signatária Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

A TIM também retirou o patrocínio que mantinha com a RedeTV! e a TV A Crítica, após o apresentador do programa policial “Alerta Nacional”, de Sikêra Jr., fazer comentários homofóbicos.

No episódio, a empresa alegou que não compactua com movimentos que disseminam notícias falsas e discursos de ódio.

“Estamos focados em ter uma cultura interna sempre mais inclusiva e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Para isso, temos trabalhado com envolvimento de todos os níveis da companhia e do ecossistema externo. Esse reconhecimento é fruto dessa atuação integrada e mostra que estamos no caminho certo”, ressalta Maria Antonietta Russo, executiva, vice-presidente de recursos humanos da companhia.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Com foco no cliente, Claro amplia programa ‘Conta Comigo’

Operadora busca entender as necessidades dos consumidores e identificar oportunidades de melhoria.

Com foco no cliente, Claro amplia programa ‘Conta Comigo’

A operadora Claro anunciou que ampliou o programa “Conta Comigo”, no qual executivos da companhia atuam na linha de frente de trabalho, atendendo diretamente os clientes.

Durante o programa, o presidente da operadora atua como vendedor por um dia ou um diretor vivencia como é a rotina em um call center, por exemplo.

A ideia é fazer com que os líderes da Claro enxerguem a rotina dos colaboradores e as necessidades dos clientes, se aproximando cada vez mais do consumidor final.

Segundo a Claro, em maio passado o programa foi ampliado e teve a participação de 230 líderes, entre gerentes e diretores, em um webinar intitulado “Acessibilidade e Inclusão: muito além de um regulamento”.

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O evento foi totalmente online por conta da pandemia da Covid-19.

“É uma iniciativa essencial. E discutir sobre o tema de acessibilidade e inclusão é a primeira etapa para que uma empresa possa se tornar referência em assunto de responsabilidade social”, afirmou Lisa Folkerts, diretora da área São Paulo Capital da operadora.

Este é o quinto ano de existência do Conta Comigo, o que já levou mais de 730 líderes a conhecer as operações e a rotina de atendimento ao cliente.

O objetivo do programa é identificar melhorias e oportunidades para otimizar a experiência do cliente.

Só em 2019, cerca de 100 oportunidades de melhorias foram identificadas pelos líderes.

“É uma experiência totalmente necessária. É a oportunidade que temos de entender a fundo as necessidades dos nossos clientes e também dos nossos colaboradores. A Claro é uma empresa que busca sempre aperfeiçoar seus métodos e o programa é mais uma prova disso”, afirma Nivaldo Sousa, diretor regional da Claro no interior de São Paulo.

A operadora explica que o programa é realizado em formato trimestral, permitindo a troca de conhecimento entre os diversos setores da companhia, além de promover a evolução e crescimento da empresa como um todo.

Em outubro passado, a Claro recebeu um prêmio internacional de design, por desenvolver um aplicativo “simples e inteligente” para melhorar o atendimento aos clientes.

Com informações de Assessoria de Imprensa Claro.