17/12/2025
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Pietro Labriola é confirmado como CEO da Telecom Italia

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Foi confirmado, nesta sexta-feira (21), que o executivo Pietro Labriola será o novo CEO e integrante do conselho da Telecom Italia, controladora da TIM Brasil, que também é comandada pelo presidente eleito. A decisão do conselho de administração foi unânime, de acordo com a imprensa local. A deliberação da decisão foi hoje (21).

Desde que foi chamado para ocupar o cargo de gerente geral da TIM Itália, até a chegada de outro CEO, Labriola tem mostrado serviço. O executivo apresentou um plano de reestruturação do grupo, onde será possível que o conselho de administração justifique aos acionistas da tele a recusa da oferta de compra feita pela KKR, de US$ 12,2 bilhões.

O plano proposto por Labriola lembra um pouco a solução feita com a Oi. A proposta prevê a segregação estrutural de ativos, mas com a diferença de que os ativos de infraestrutura e serviços da Telecom Italia vão compartilhar o atual patrimônio e endividamento do grupo.

Agora que foi escolhido para ser CEO da operadora italiana, Labriola deve dar lugar ao seu cargo na operadora brasileira para Alberto Griselli, o mais cotado internamente para assumir a função.

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Enquanto esteve na TIM Brasil, Pietro Labriola entregou resultados, sendo que já no primeiro ano, a empresa apresentou alta nas receitas e lucro antes de impostos, depreciações e amortizações (EBITDA).

O executivo tem perfil conciliador, sendo que uma vez propôs a união entre as operadoras brasileiras para abordar em conjunto o mercado das carteiras digitais e de publicidade móvel. Tais projetos não saíram, o que não impedia o executivo de orientar o fechamento de negócios inovadores no setor, como a participação no capital social de startups em troca de big data e atração de clientes da base da TIM e a segregação dos ativos de fibra para a criação da I-Systems, uma sociedade em rede neutra formada com a empresa IHS.

Algar Telecom lança solução IoT de eficiência energética

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Por meio do centro de inovação em negócios digitais Brain, a Algar Telecom lança solução IoT (Internet das Coisas) de eficiência energética para apoiar empresas de todos os portes. Denominada de Utilities Control, a solução fornece informações precisas para agregar inteligência ao consumo de energia, em conjunto com uma calculadora para acompanhar as emissões de CO2.

Para tal, são incluídas funções de controle e monitoramento em três frentes: climatização (temperatura e umidade de ar-condicionado), refrigeração (temperatura, umidade, abertura e fechamento de portas de balcões refrigerados, freezers e câmaras frias) e quadros de energia (consumo, tensão e corrente).

A ideia da solução partir dos problema enfrentados pelos próprios clientes, como perdas devido ao mau funcionamento dos equipamentos ou da rede elétrica; altos custos com manutenção; difícil escalabilidade da estrutura de facilities; problemas na gestão do consumo de energia; e ausência de geração de dados para inteligência energética.

O centro de inovação entrevistou empresas e obteve o resultado de que 92% buscam eficiência energética, 75% gerenciamento remoto e gestão centralizada; 48% gestão da demanda no mercado livre; 27% informações para troca de equipamentos ofensores; e 13% integração de dados.

A solução vem de uma parceria com a HEPHAENERGY, startup recifense de tecnologia com foco na criação de produtos inteligentes que atendam as necessidades de corporações relacionadas à eficiência energética e ao consumo eficiente – como mobiliários solares inteligentes e sensores de monitoramento remoto.

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A Utilities Control, funciona a partir de sensores que fazem a captação de dados de consumo e os enviam para a nuvem, organizando-os de forma amigável em um painel de gestão (dashboard) e aplicativo (iOS e Android), onde as informações ficam centralizadas. Dessa forma, é possível monitoramento dos equipamentos em tempo real e assim ter uma ideia geral de manutenção preditiva, evitando assim possíveis falhas.

Práticas ESG

A Algar Telecom é referência em boas práticas ambientais, sociais e de governança, sendo que o consumo de energia limpa já faz parte de 66% da organização, por causa da construção de usinas de energia solar para autogeração e contratação de energia no mercado incentivado.

“As práticas voltadas para ESG são amplamente disseminadas na companhia e agora estamos lançando nosso primeiro produto com esse foco, com a intenção de levar este know-how para a nossa cadeia de relacionamentos. Queremos não apenas auxiliar nossos clientes na gestão mais eficiente dos seus equipamentos e na busca por um consumo mais inteligente, mas também incentivá-los e apoiá-los para que seus negócios também estejam cada vez mais alinhados com a agenda ESG”, comenta Zaima Milazzo, presidente do Brain.

App do Discovery+ já está disponível nas TVs LG

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Nesta semana, a fabricante LG anunciou uma notícia que deixou os donos de televisores muito felizes, em especial aqueles que assinam o Discovery+. A empresa ampliou o catálogo de seus aplicativos de streaming, onde passou a integrar nas suas Smart TV, o DiscoveryPlus. O download da plataforma pode ser realizado direto na loja oficiais de apps LG.

De acordo com a LG, os modelos de televisores contemplados com a nova plataforma vão desde televisões HD, Full HD e Ultra HD, até as linhas LG NanoCell TV, QNED MiniLED e OLED TV.

Caso ocorra alguma dúvida sobre os aparelhos compatíveis com o aplicativo, o usuário pode verificar na loja se está disponível, além de que, poderão realizar o download na loja dos modelos com o sistema operacional webOS 4.0 ou superior.

Por ser uma plataforma recém chegada, é normal alguns modelos e marcas de televisão não serem compatíveis com o Discovery+, mas com a LG, o streaming aumenta o seu alcance, assim como a fabricante.

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Sobre o DiscoveryPlus

Lançado em novembro de 2021, o streaming promete um catálogo com mais de 25 mil episódios em séries, gêneros com aventura, sobrevivência, comida, casa e decoração e conteúdo infantil.

Os destaques do streaming são séries e franquias como Largados e Pelados, Aeroporto: Área Restrita, 90 Dias Para Casar e Irmãos à Obra. A plataforma também conta com conteúdo voltado para o público infantil, inclusive títulos inéditos como o Ba Da Bean, além das temporadas completas de Peppa Pig.

Para assinar o Discovery+, o usuário pode escolher entre dois planos: mensal e anual. O mensal tem o preço de R$ 21,90, enquanto que o anual, fica 12 vezes de R$ 18,90, totalizando um valor de R$ 226,80/ano. Além disso, o assinante ainda pode degustar a plataforma por sete dias totalmente grátis, válida no pacote mensal.

Confira o tweet da LG confirmando a novidade:

Vivo lança plano banda larga com Globoplay; saiba o valor

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Com o início da vigésima segunda edição do Big Brother Brasil 22, a procura pelo Globoplay tem crescido bastante e a expectativa é que o número de assinantes da plataforma apresente um aumento durante o reality show. Não querendo ficar de fora desse possível crescimento, a Vivo lançou planos de banda larga com Globoplay.

São planos de 200 Mega, 300 Mega e 600 Mega, todo com acesso ao streaming do Grupo Globo. Além da plataforma, os dois primeiros pacotes também contam com o Vivo Home Assistent, a assistência técnica presencial e remota especializada da operadora.

O plano de 200 Mega está pelo valor de R$ 99,99/mês, com wifi grátis e serviços digitais: Fun kids, Skeelo audiobooks, Estádio TNT Sports, Band News, Bancah Jornais. Vale ressaltar que esse valor é apenas nos 12 primeiros meses de assinatura, sendo que depois passará a ser R$ 119,99 por mês.

O plano de 300 mega é de R$ 119,99, também com wifi grátis e serviços digitais: Fun kids, Skeelo audiobooks, Estádio TNT Sports Band News Bancah Jornais, Após um ano, o valor do pacote passa a ser por R$ 139,99/mês.

A banda larga de 600 mega está por R$ 159,99 mensalmente. O assinante terá os mesmos benefícios citados nos planos acima. Lembrando que esse valor também é apenas durante um ano, e a partir do 13º mês, o valor da assinatura passará a ser R$ 179,99.

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Importante ressaltar que os planos de banda larga disponibilizado pela Vivo combo Globoplay, o streaming sai praticamente como um bônus, uma vez que originalmente, tais pacotes da operadora custam os mesmos valores do combo.

Outro ponto importante é que mesmo após os 12 meses de assinatura com o valor “promocional”, considerando o valor do plano mensal individual do Globoplay, que está custando R$ 24,90/mês, o combo Vivo ainda sai mais barato.

O combo da Vivo após 1 ano será de R$ 119,99/mês, mas se o cliente for fazer a assinatura de forma individual da banda larga e do Globoplay, ele irá desembolsar R$ 124,89/mês, uma diferença de R$ 4,90. Embora seja um valor irrisório, economia nunca é demais.

TV Jovem Pan lança dois novos programas; saiba quais são

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Nesta quinta-feira (20), estreou na TV Jovem Pan, o programa “Vamos Falar do Brasil”, que tem o objetivo de focar nos principais assuntos que impactam o cotidiano do país. A atração será apresentada pelo jornalista e radialista Joseval Peixoto, que possui passagens relevantes por grandes veículos de imprensa, além de já ter sido âncora do “Jornal da Manhã”.

“É uma grande honra e satisfação ter a oportunidade de iniciar essa nova etapa com o grupo Jovem Pan. Vamos falar de um Brasil grandioso, mas sem deixar de lado temas importantes, como a corrupção, a violência e as balas perdidas, que estão cansando e assustando a nação brasileira. Por exemplo, nossa Amazônia sofre com incêndios, mas também mostraremos a beleza da grande floresta, desse pulmão de oxigênio de todo o nosso planeta”, afirma Peixoto.

De acordo com Joseval Peixoto, a proposta do programa também é falar sobre a importância do povo brasileiro no mundo e da diversidade que integra a identidade brasileira e remontam sua história e conquistas.

“Somos netos e bisnetos de italianos, portugueses, africanos, índios, islâmicos. Estamos construindo aqui neste país a maior civilização da história. A síntese de todos os povos e todas as culturas do mundo. É desse Brasil que nós vamos falar. Desse país que é belo, como diz o hino, pela sua própria natureza”, completa.

Já a partir do dia 24 de janeiro, ao meio-dia, irá estrear o programa de debate esportivo na Jovem Pan, mas com enfoque esportivo. Denominando de “Bate Pronto”, será comentado por Thiago Asmar, onde reunirá discussões de tudo que é relevante para o futebol no Brasil e no mundo. No dia da estreia, o programa terá a participação de Vampeta, Mauro Cezar Pereira, Nilson Cesar e Mauro Beting.

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Com duração de um hora de relógio, o Bate Pronto altera a grade de horários dos programas esportivos, sendo que o “Camisa 10”, jornal diário de esportes da emissora, passará a ser transmitido na rádio e YouTube, das 11h30 ao meio-dia. A nova atração vem na sequência, para TV, rádio e Youtube, do meio-dia às 13h. Depois, segue no rádio e no YouTube até as 13h30.

A TV Jovem Pan está disponível 24 horas ao vivo, na Claro e na Claro TV Box (canal 576), Vivo TV (581), SKY (576), nas antena parabólicas no canal 7, e no streaming DIRECTV GO e Panflix, app de streaming da Jovem Pan.

Vivo Empresas lança plano de voz ilimitada na nuvem

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A Vivo Empresas lançou um serviço de comunicação unificada, chamado de Vivo Voz Negócios, com o objetivo de facilitar a comunicação nas empresas, tanto entre os colaboradores quanto com o público externo.

A nova solução é uma plano de voz ilimitada com PABX na nuvem, onde é possível que os ramais sejam operadoras de qualquer lugar e com qualquer dispositivo, como celulares, computadores ou tablets.

Para utilizar a solução, basta instalar o softphone no equipamento desejado e ter uma conexão com internet. Além disso, o produto lançado pode ser integrado com o Microsoft Teams na realização de chamadas.

O Vivo Voz Negócio é um conjunto das principais funcionalidades de uma plataforma de colaboração com uma linha telefônica, como realização e recebimento ilimitado de chamadas interna e externas ao ambiente do próprio cliente (celular, fixo, nacional e internacional); possibilidade de vídeo chamada, reuniões por voz e chat; Mobilidade para atender ligações no computador, smartphone e tablet; possuir URA para que as chamadas externas sejam encaminhadas por um menu de navegação e Integração com o Microsoft Teams.

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De acordo com o diretor de marketing da Vivo empresas, Gabriel Domingos, há uma grande demanda para o tipo de serviço, especialmente durante a pandemia, onde já há um modelo híbrido de trabalho ou totalmente home office.

“Observamos uma grande demanda do mercado por esse tipo de serviço, especialmente durante a pandemia, já que agora temos um modelo de trabalho híbrido ou mesmo completamente remoto. Queremos que os nossos parceiros, sejam eles grandes ou pequenos, consigam a partir desses serviços digitais modernos, se adaptar a este novo momento e, com isso, possam crescer. Tudo que o colaborador vai precisar para utilizar o serviço é ter acesso à internet”.

Fábio Faria abre processo por calúnia e difamação contra Ernesto Araújo

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Nesta quinta-feira (20), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, pelas redes sociais, informou que está processando o ex-Ministro das Relações Exteriores do Brasil Ernesto Araújo por calúnia e difamação. A ação será analisada pela 7ª Vara Criminal de Brasília.

Ernesto a esquerda e Fábio Faria a direita. Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Ao expor o documento da ação em uma postagem no Twitter, o ministro falou: “Enquanto a gente trabalha pelo Brasil, uns só atrapalham. A partir de agora, mentiras e teorias esdrúxulas, frutos de criações mentais, serão tratadas na justiça“.

O processo de Fábio Faria contra Ernesto Araújo se baseia na participação do ex-chanceler em um programa no YouTube chamado de Conversa Talk, que aconteceu na última sexta-feira (17), onde teve participação também de outros bolsonaristas, como pastor Silas Malafaia e os ex-ministros Ricardo Salles e Abraham Weintraub.

De acordo com a queixa-crime, Ernesto Araújo acusou o ministro de “entregar o 5G para a China” e sugerir que o partido de Fábio Faria, PSD, seria financiado pelos chineses, “e, portanto, no seu entender, as ações do Ministério das Comunicações do Brasil estariam pautadas, na realidade, pelos interesses do país oriental”.

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Após a informação do processo movido pelo ministro das Comunicações, o ex-chanceler se manifestou nas redes sociais acusando Faria de “perseguir conservadores” e de usar “indevidamente o Poder Judiciário como mordaça ao debate”. Ainda acusa o ministro das Comunicações de estar do lado da “velha política“, além de apontar como personagem “decisivo para diluir e enfraquecer”, o projeto liderado pelo presidente Jair Bolsonaro, em 2018″.

“Só não vê de que lado você está quem não quer. Você está do lado da velha política, contra o projeto transformador que o povo brasileiro escolheu em 2018 na figura do Presidente Jair Bolsonaro. Em um ano e meio no Ministério, você foi decisivo para diluir e enfraquecer aquele projeto e agora vem tentar calar – com medidas judiciais improcedentes – aqueles que, como eu, ainda sonham com um Brasil diferente do seu. Mas não se preocupe, jamais me deixarei intimidar e continuarei dizendo a verdade”, afirma Ernesto em postagem.

Confira os tweets:

TV Jovem Pan está sem diretor e vive dias de caos

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Parece que o clima nos bastidores da Jovem Pan News não está amigável. De acordo com o portal Notícias da TV, a emissora vive dias de caos, pois seu principal diretor, Humberto Candil, não aparece na Redação desde o final de 2021.

Os profissionais que trabalham no canal estão insatisfeitos com a gestão dos chefes pela forma que a equipe esta sendo tratada e pela falta de oportunidade para crescimento dentro da empresa.

O diretor saiu de licença desde 23 de dezembro e até agora não retornou a TV. Segundo o portal, Candil está resolvendo problemas pessoais e chegou a pegar Covid-19. Desde então, os poderes do diretor estão sendo exercidos por Marco Túlio Victoria, chefe de Redação da TV.

No entanto, diversos repórteres, editores, produtores e até cinegrafistas estão se queixando do comando de Marco Túlio, afirmando que ele é “ríspido e ignorante”. O que tem tirado a paz dos profissionais, devido ao tratamento que ele tem dado aos contratados.

Um caso recente foi o comportamento de Victoria com o repórter Victor Moraes, onde teria sido ofendido por Marco Túlio por telefone. Nos últimos dias, o atual chefe tem escalado profissionais sem experiência para fechar jornais, o que provocou a insatisfação dos profissionais renomados da TV. O problema está incluindo até os estagiários que têm ganhado mais espaço do que os que possuem maior graduação na área.

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Não bastasse a insatisfação com a gestão, os profissionais estão sofrendo pressão por audiência. Desde que foi inaugurado em agosto, a Jovem Pan só teve bom resultado no dia de estreia e com o programa Os Pingos nos Is. Em dezembro, a emissora ocupou a 48ª posição no ranking total da TV por assinatura.

No segmento de canais de notícias, perde com grande diferença da GloboNews e da CNN Brasil, que deveriam ser concorrentes diretas. Nos fins de semana, a TV chega a ficar no traço absoluto, principalmente nos sábados, dia em que vai ao ar o talk show de Antonia Fontenelle.

De acordo com Notícias da TV, a Jovem Pan afirmou que Humberto Candil está de licença médica. Quanto aos problemas nos bastidores, a emissora disse que não comenta sobre assuntos internos.

Jovem Pan pode ter novo diretor

Segundo o site NaTelinha, o atual chefão da Rede TV!, Franz Vacek, pode está sendo cotado para assumir o cargo de Candil, uma vez que os jornalistas da Jovem Pan estão cogitando que ele será demitido.

MCom aprova projeto milionário para implantação de rede fibra óptica da Surf Tech

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O Ministério das Comunicações publicou nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria MCom Nº 4.321 que aprova o projeto de investimento de R$ 925 milhões em infraestrutura no setor de telecomunicações da Surf Tech, empresa independente da Surf Telecom. Foi aprovado a emissão de debêntures incentivadas pela companhia, onde prevê a implantação de rede de fibra óptica e infraestrutura de rede.

O projeto é voltado para as regiões Centro-Oeste, Sul e parte da Sudeste e Norte, sendo que as redes de fibra óptica vão atender as cidades do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Tocantins.

O programa de debêntures incentivadas do governo gera descontos no imposto de renda dos investimentos feitos nas redes com os recursos adquiridos, sendo que os aportes devem ser realizados em no máximo dois anos após a oferta pública.

De acordo com o Ministério das Comunicações, as empresas de telecomunicações podem contrair dívidas para os seguintes casos: rede de acesso fixo ou móvel, sistema de comunicação por satélite, rede local sem fio WiFi, cabo submarinos e subfluviais, data centers, redes IoT, redes 5G, infraestrutura geral de rede de telecomunicações, e infraestrutura para virtualização de redes.

O programa do governo já é usado por diversas outras empresas do setor de telecomunicação. Por exemplo, a TIM, Claro, Algar Telecom e Brisanet já usam as debêntures incentivadas para a ampliação de suas redes.

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Obrigações

Na Portaria publicada no DOU, o MCom estabeleceu algumas obrigações pela empresa do projeto. Entre elas estão:

  • Destacar, quando da emissão pública das debêntures, na primeira página do Prospecto e do Anúncio de Início de Distribuição ou, no caso de distribuição com esforços restritos, do Aviso de Encerramento e do material de divulgação, o número e a data de publicação da portaria de aprovação e o compromisso de alocar os recursos obtidos no projeto prioritário aprovado.
  • Encaminhar ao Ministério das Comunicações até 30 de abril de cada ano as informações constantes no artigo 7º, incisos I a IV, da Portaria nº 502 MCOM, de 1º de setembro de 2020;
  • Enviar o relatório final previsto no artigo 7º, § 2º, da Portaria nº 502 MCOM, de 1º de setembro de 2020, em até 90 (noventa) dias após a utilização de todo o valor captado no projeto de investimento;
  • Manter a documentação relativa à utilização dos recursos captados, até cinco anos após o vencimento das debêntures ou dos certificados de recebíveis imobiliários ou após o encerramento do fundo de investimento em direitos creditórios, para consulta e fiscalização pelos órgãos de controle.

Saiba qual a operadora que cobre o maior número de municípios no Brasil

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras atualizaram os dados dos municípios cobertos pelas empresas que operam com telefonia celular no Brasil. Os dados de dezembro de 2021 foram divulgados, revelando que a Vivo foi a operadora que apresentou a maior cobertura, cobrindo 5.002 municípios, ganhando da TIM que cobre 4.870.

A terceira operadora com a maior cobertura é a Claro, que atende 4.304 municípios, seguida da Oi cobrindo 3.611, Algar com 406 e Sercomtel com apenas 2. Vale ressaltar que com exceção da Algar, os dados das outras empresas foram divulgados pelas próprias.

De acordo com o portal Teleco, a Vivo lidera a cobertura em três das cinco tecnologias utilizadas na telefonia móvel, onde perde em duas categorias para a TIM e a Claro.

Na cobertura do 2G, quem assume a liderança é a Claro, cobrindo 3.964 municípios, seguida da Vivo com 3.892, Oi com 3.499 e TIM com 3.476. No 3G, a Vivo possui a maior cobertura em 4.879 municípios, contra 4.111 da Claro, 3.995 da TIM e 1.670 da Oi. No 4G, sem nenhuma surpresa, a líder é a TIM, que cobre 4.692 municípios. As seguintes posições são ocupadas pela Vivo (4.286), Claro (2.966) e Oi (1.043).

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Quando se trata das tecnologias LTE Advanced e LTE Advanced Pro, a Vivo lidera nas duas, cobrindo 2.732 em ambas tecnologias. A Claro é a segunda maior cobertura com 2.603 e 2.187 municípios cobertos, respectivamente. A TIM cobre 1.661 com LTE Advanced e 1.493 com LTE Advanced Pro. Enquanto que a Oi só possui cobertura na LTE Advanced, cobrindo 95 municípios.

Diferenças entre os dados da Teleco e Anatel

Ano passado, o Minha Operadora compilou os dados da Anatel sobre qual operadora, entre TIM, Vivo e Claro, tinha a maior cobertura no Brasil. Foi observado que os dados divulgados pela agência eram diferentes dos divulgados pelo portal teleco. Fomos investigar porque o número de municípios cobertos pelas operadoras era diferente entre as duas plataformas.

Descobrimos que os dados divulgados pela Anatel são baseados nas ERBs registradas pelas operadoras, enquanto que as informações de cobertura do Teleco representam as localidades onde as operadoras estão operando comercialmente.

Além disso, em contato com o portal, informaram que seus dados são fornecidos mensalmente pelas próprias operadoras, que consideram esta informação mais representativa da cobertura oferecida aos consumidores.

Embora a agência também receba as informações das próprias operadoras, o órgão afirma que pode ocorrer um atraso entre o licenciamento e a oferta comercial, mas não mais do que alguns poucos meses.

Dessa forma, quando se trata da cobertura que já está sendo comercializada nos municípios, os dados da teleco são mais precisos. No entanto, para saber a quantidade de ERBs licenciadas pelas operadoras, a Anatel é a escolha certa.