28/03/2024

TIM investe em infraestrutura de rede no Nordeste para expandir cobertura

Operadora espera aumentar o número de municípios cobertos com a tecnologia 4G e se prepara para a chegada da rede 5G; saiba detalhes.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (14), a TIM revelou seus planos para a Região Nordeste, onde tem a intenção de aumentar a cobertura em estados nordestinos, com o intuito de melhorar a qualidade e velocidade do sinal de telefonia móvel, em uma preparação para a chegada do 5G e para a aquisição de novos clientes que serão migrados com parte da compra da Oi Móvel.

Com cerca de 2 milhões de clientes TIM, o Nordeste é uma estratégia da operadora e por isso investiu na infraestrutura de rede este ano e pretende fazer novos aportes até o próximo ano. No mês de dezembro, a operadora pretende levar cobertura 4G para 100% dos municípios dos estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Na Bahia e no Piauí, a pretensão é de atender mais de 70 novos municípios, provenientes da aquisição dos ativos da unidade móvel da Oi, sendo 51 cidades baianas e 26 piauienses.

O movimento da TIM beneficia grande parte da população e integra o plano ESG (da sigla em inglês para ambiental, social e governança) da empresa para garantir inclusão de mais brasileiros. Para nível de comparação, entre 2019 e 2021, a operadora aumentou a sua cobertura 4G em 51%, passando de 894 para 1,350 municípios atendidos.

A TIM tem investido em tecnologia e soluções para expandir a sua presença, especialmente em localidades remotas e áreas afastadas, como rodovias e vilarejos, com o projeto SkyCoverage, que usa sites desligados da rede elétrica para expandir a cobertura 4G.

LEIA TAMBÉM:

–> TIM, Vivo ou Claro: saiba qual possui a maior cobertura de internet

–> 5G: TIM estuda ofertar dois modelos com preços diferentes

–> Saiba qual o plano controle mais barato: TIM, Vivo ou Claro

No estado baiano, de acordo com a operadora, já foram instalados antenas em mais de 100 distritos, com a tecnologia que consiste no uso de painéis solares para alimentar torres e antenas, sendo que cada site tem sua própria fonte de geração de energia solar, facilitando assim a instalação em locais que não tem eletricidade de forma regular.

Ageu Guerra, gerente de Operações de Redes da TIM Nordeste, explica que “Dessa forma, garantimos uma maior cobertura 4G com infraestrutura simplificada, de baixo impacto ambiental e menor custo”.

Durante a coletiva, Ageu também falou sobre o resultado do leilão 5G e que a empresa está satisfeita com o desenrolar da licitação.

“Estamos satisfeitos com este resultado e com o caminho que percorremos. O leilão consolida um percurso que iniciamos há dois anos com os testes do 5G. Mas, ao mesmo tempo, começamos uma nova jornada, que revolucionará a experiência das pessoas em um mundo cada vez mais digital”, afirma.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários