InícioTelefonia CelularTIM, Vivo ou Claro: saiba qual possui a maior cobertura de internet

TIM, Vivo ou Claro: saiba qual possui a maior cobertura de internet

Na análise, Minha Operadora levou em consideração as principais operadoras de telefonia móvel no Brasil, em relação ao 2G, 3G e 5G; confira!

Sem a Oi, que está em recuperação judicial, o Brasil possui três grandes operadoras de telefonia celular: TIM, Vivo e Claro. Afinal de contas, qual delas tem a maior cobertura de internet no país? Embora o relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilize os dados de cada telecom, não há uma resposta clara para essa pergunta.

Pensando nisso, com dados da Anatel, verificamos quais das operadoras possuem uma maior cobertura de internet. Vale ressaltar que na análise, iremos considerar a tecnologia disponível por cada uma, como 2G, 3G e 4G. Com essas informações, é possível ajudar o consumidor a escolher um plano de celular combinado com a cobertura.

Cobertura 4G

A TIM lidera a cobertura de 4G, onde alcança 4.701 municípios, atingindo 81,80% da população. Enquanto que a Claro ocupa a segunda posição com 4.380 municípios e alcança 80,66% da população. A Vivo ocupa a terceira posição atingindo 4.201 municípios, dando cobertura a 80,58% da população. O quarto lugar fica por conta da Oi com 1.959 municípios e 63.18% da população. Para nível de comparação, em toda sua extensão, o Brasil tem 5.570 municípios.

Cobertura 3G

A cobertura 3G fica pela liderança da Vivo cobrindo 4.948 municípios e atingindo 85,21% da população. A Claro ocupa o segundo, onde chega a 4.889 localidades e 83,70% da população. A TIM perde a liderança e ocupa o terceiro lugar, com índice de 4.154 localidades, alcançando 76,82% da população. Em relação ao 4G, a Oi aumenta a área de cobertura de 3G para 2.645 localidades e atinge 66,87% da população.


LEIA TAMBÉM:

–> 75% da população mundial terá internet 5G até 2027, segundo a Ericsson

–> Programa levará internet gratuita para alunos da rede pública de ensino

–> Telefonia Móvel cresceu 0,2% entre setembro e outubro, segundo Anatel

Cobertura 2G

A Claro lidera a cobertura 2G, com índice de 4.731 localidades e 81,11% da população total. A Vivo está em segundo lugar cobrindo 4.369 municípios e atinge 77,8% da população. A Oi apresenta uma cobertura satisfatória com o 2G, onde cobre 4.151 municípios e atinge 74,38% da população. Enquanto que a TIM fica em quarto lugar com 3.937 localidades e 73,33% da população.

Conclusão

Para determinar a operadora com a maior cobertura, é necessário levar em consideração a tecnologia de rede: 2G, 3G e 4G. Dessa forma, para classificar as empresas, levaremos em consideração qual cobre mais localidades. Sendo assim, no 4G, a TIM lidera a competição atingindo 4.701 municípios. No 3G, quem lidera é a Vivo cobrindo 4.948 localidades e no 2G, a Claro fica com a liderança alcançando 4.731 regiões.

Confira como fica o gráfico de cobertura das operadoras:

Gráfico produzido pelo Minha Operadora

Importante ressaltar que o ranking pode ser alterado com a chegada do 5G, sendo que a operadora que tiver domínio da cobertura da quinta geração de internet, ficará a frente das suas concorrentes.

Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.

3 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários