15/12/2025
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Preço do 5G será acessível ao cidadão, segundo Fábio Faria

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O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou de um debate sobre o leilão do 5G com a Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicações (CCT), onde participou também o senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte. Durante o debate, o ministro foi questionado por Prates sobre a concentração de mais de 90% dos espectros da tecnologia a nível nacional em apenas três empresas.

Fábio Faria afirmou que o modelo de apenas três operadoras é comum em todo mundo e que a entrada de outras empresas para fornecer o serviço de forma nacional é muito difícil sem ter investido anteriormente no 3G e 4G. No entanto, quando se trata dos blocos regionais, a concorrência é maior.

“Então isso aí a gente tem certeza que a Anatel tem expertise nesse assunto e eles vão monitorar muito bem isso. Em relação à quantidade de operadoras do 5G, vinte, pra não falar de todos os países da Europa, noventa por cento dos países têm três operadores. A Europa inteira, quase a Europa inteira onde eu fui são três operadores”, afirmou.

O ministro mencionou que nos blocos regionais, várias novas operadoras surgiram com o leilão, o que dará mais escolha para o consumidor. Ele afirmou também que o preço do 5G será acessível ao cidadão.

Segundo Fábio Faria, nas localidades em que ele visitou, o preço do 5G é mais barato ou igual ao 4G, pois ganham com o dinheiro das empresas. Faria também afirmou que o agronegócio será um grande contratante da rede 5G.

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Durante o debate, o ministro levantou o exemplo da criação de redes privadas, afirmando que quem será o maior cliente do 5G não será o consumidor em si, mas as empresas.

“Se o banco Bradesco quiser fazer uma rede privada ele contrata. Se uma fazenda de melão lá em Mossoró quiser contratar uma rede privativa porque Mossoró só vai chegar em dois mil e vinte e quatro, estou dando um exemplo aleatório aqui, ele contrata e faz uma rede privativa. Então o agronegócio vai ser um grande contratante 5G. Então a pessoa deixa de ser o maior cliente do 5G. São as empresas maiores clientes”.

Além disso, o ministro das Comunicações ressaltou que uma das prioridades do leilão e da implantação da tecnologia são as escolas, onde a meta é levar no mínimo com qualidade 4G para 85 mil escolas em paralelo com a implantação da quinta geração de internet nas cidades.

TIM recebe prêmio de Empresa Pró-Ética da Controladoria-Geral da União

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Após ter sido premiada como a melhor empresa de Relacionamento com o cliente do ano de 2021, na 21º edição do Prêmio ABT, a TIM recebeu mais um prêmio. Dessa vez, a empresa está sendo reconhecida pelo Pró-Ética da Controladoria-Geral da União (CGU). A cerimônia de premiação foi realizada na terça-feira (07), em Brasília.

O Pró-Ética é uma iniciativa que visa reconhecer e promover o ambiente ético, fomentando a doação voluntária de medidas de integridades pelas empresas, por meio do reconhecimento públicos daquelas que se compromete em implantar ações voltadas para a prevenção, detecção e remediação de práticas corruptas e de fraude.

O vice-presidente de Compliance e DPO da TIM Brasil, Piero Formica, afirma o compromisso da empresa em alinhamento com a jornada ESG em prol de uma sociedade mais justa.

“Para a TIM, ser mais uma vez aprovada pelo Pró-Ética mostra que a empresa está conduzindo seus negócios seguindo a jornada ESG, compromissada em alinhar todas as suas operações em prol de uma sociedade mais justa para todos e contribuindo para um mundo de negócios melhor. Com o engajamento e compromisso de todos os nossos colaboradores, mantemos um ambiente pautado pela ética e integridade”.

No total, 327 empresas se inscreveram na premiação, sendo que 236 responderam ao questionário de avaliação e daí foram aprovadas 195 companhias, onde 67 foram premiadas, incluindo a TIM.

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Para conseguir o reconhecimento de Empresa Pró-Ética, os membros da CGU e do Instituto Ethos avaliam como os executivos que ocupam cargos da alta direção da companhia assumem o compromisso com procedimentos internos, políticas, documentos e ética profissional.

Além disso, também é avaliado o tratamento que a empresa oferece aos seus colaboradores, por meio de treinamentos e fornecendo programas de integridade, assim como a disponibilidade de canais para denúncias.

Claro pretende obter 80% de todo o seu consumo de energia de fontes renováveis até 2022

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Durante debate do painel “Empresas aceleram adoção de fontes de energia alternativas” na 5×5 Tec Summit Energia, realizado nesta quarta-feira (08), o diretor de Infraestrutura da Claro, Hamilton Silva, afirmou que tem o objetivo de obter 80% de todos os consumos de energia da operadora por meio de fontes renováveis até 2022. “Teremos cerca de 70 usinas de fontes renováveis de Norte a Sul do país”.

Desde 2017 que a operadora começou a mapear um problema que começaria a crescer no fornecimento de energia em razão do custo. Na época, foram criados projetos e o “Energia da Claro”.

Segundo Silva, atualmente a companhia já tem 58 usinas em todo o país que servem para autoconsumo, onde cobre aproximadamente 60% do consumo de baixa tensão. “Elas operam com diversas fontes, como eólica, solar, hidrelétricas, biogás, cogeração. Os clientes da Claro têm energia produzida pela própria empresa”, afirma o diretor.

Dessa forma, ao ter iniciativas como essas, Hamilton Silva afirma que a operadora se sente importante por além de contribuir para a redução de emissão de carbono, mas também “por ajudar os reservatórios hídricos e a nossa matriz energética”.

O diretor também trouxe à discussão o problema de incentivos fiscais e financeiros. Para ele, esses pontos precisam ser observados para a implementação de energia renovável no país e para os projetos.

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“Há um desequilíbrio tributário para as fontes renováveis. Em outros países, existe a isenção de tributos para a migração de carros elétricos”, citou Silva.

Durante o debate, foi discutido também o desafio da implementação da rede 5G, onde o diretor de Infraestrutura da empresa afirmou que foram realizados estudos internos sobre a demanda da tecnologia.

“Estima-se que o 5G trará 15% da demanda. Essa demanda será integrada ao projeto de energia. O 5G vai aumentar a carga e iremos agregar às usinas que estamos construindo. À medida que tivermos a previsibilidade de demanda, agregaremos aos projetos”, explicou.

5G: TIM estuda ofertar dois modelos com preços diferentes

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Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (8), executivos da TIM Brasil começaram a dar pistas sobre como a operadora vai operar os planos da rede 5G. Segundo o diretor de receita da TIM, Alberto Grisseli, a companhia irá oferecer, pelo menos, dois modelos de precificação da tecnologia para o consumidor final, sendo que um será oferta padrão, direcionado para todos os clientes, e outro para uso mais “sofisticado”.

Outro ponto comentado foi a disponibilidade da tecnologia. Os executivos não mostraram interesse em liberar o acesso à rede para todos os clientes, alegando que não faz sentido criar ofertas de 5G com alcance nacional, já que o público será restrito por causa do cronograma de cobertura.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabelece que todas as capitais deverão ter conexão 5G até julho de 2022, com pelo menos uma antena para cada 100 mil habitantes.

Embora não tenha comentado com detalhes sobre a implementação da tecnologia, Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, deixou a entender que avalia colocar valores diferentes entre o acesso ao 5G DSS e Standalone (SA).

“Ter o 5G DSS, uma antena em cada cidade, é diferente de colocar 5G SA. O valor é outro. Dá pra ter o mesmo preço? Não vamos abrir a estratégia, mas o mundo funciona com diferentes níveis de serviço”.

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“Tem várias variáveis para construir diferentes pacotes de serviço a diferentes consumidores. Hoje o DSS está disponível em poucos bairros. Na medida em que a cobertura de 5G avança, a tecnologia nos permite combinar funcionalidades e construir planos tarifários que endereçam as necessidades de diferentes tipos de clientes. Permite criar algo para todo mundo e ter algo mais sofisticado para clientes mais sofisticados. Nosso exercício é entrar agora nas capitais”, completou Alberto Griselli.

Embora tenha apresentado posicionamentos e indícios, os executivos da TIM não deixaram explicitamente se cobrará mais caro ou se precisará fazer contratação de planos específicos para o cliente ter acesso a rede 5G. Outro ponto afirmado na coletiva foi que os clientes da operadora não precisarão trocar de chip para acessar a rede.

O posicionamento da TIM Brasil é contrária ao da Vivo, que já afirmou que os pacotes atuais de todos os clientes serão automaticamente atualizados para a quinta geração de internet móvel. Já a Claro afirmou que será necessário a migração para um SIM Card mais moderno, de acordo com o site Uol Tilt.

Anatel determina que fabricantes de smartphones ativem rádio FM em aparelhos compatíveis

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determina que as fabricantes de smartphones ativem o recurso de rádio FM por padrão em hardwares compatíveis. A portaria sobre o recurso foi assinada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, e desde o dia 29 de novembro, a agência tem condicionado a homologação de aparelhos no Brasil à habilitação da tecnologia, restrita por software pelas fabricantes.

Em outras palavras, as empresas que não atenderem o novo requisito não irão receber a autorização oficial necessária para comercializar seus dispositivos no território nacional. De acordo com a Anatel, a maior parte dos modelos que possuem receptor de radiodifusão não são compatíveis com as frequências estendidas entre 76,1MHz e 87,5MHz, o que limita esses modelos ao FM tradicional.

A decisão é resultado de uma demanda do setor de radiodifusão nacional, que encontrava obstáculos das principais fabricantes de smartphones. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 83% dos aparelhos que são produzidos no Brasil possuem hardwares receptores de rádio FM integrados.

Segundo Fábio Faria, ministro das Comunicações, grande parte dos dispositivos compatíveis não possuem o recurso ativado. Ele completa que o objetivo da regra é “assegurar que a funcionalidade não seja bloqueada, até porque isso não gera qualquer custo adicional para as empresas”.

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Além disso, o ministro afirma que com a ativação da recepção de sinal FM tem como objetivo levar informações para a população, especialmente as pessoas que moram em zonas mais remotas.

Entre as fabricantes que oficialmente atuam no país, somente a Motorola tem aparelhos compatíveis com a faixa estendida, sendo 27 opções ao todo, no momento. Segundo o site Telesíntese, as fabricantes Multilaser, ASUS e DL afirmaram que seus dispositivos são compatíveis apenas com a faixa tradicional.

A Samsung solicitou um prazo de seis meses para adaptar sua linha de smartphones. A Apple afirmou que nenhum de seus aparelhos possuem recursos para rádio FM, independente da frequência utilizada.

Labriola assume cargo na Telecom Italia e afirma que nada mudará na TIM Brasil

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Em sua nomeação como diretor-geral da Telecom Italia, o presidente da TIM Brasil, Pietro Labriola, garantiu que nada mudará na operação da operadora no país. O executivo passa desde então a acumular dois cargos e garante que manterá contato permanente com a equipe brasileira, embora seja a distância. Durante coletiva de imprensa, Labriola comentou também sobre a rede 5G.

De acordo com Pietro Labriola, a TIM manterá a mesma estratégia que tem hoje, assim como o foco na inovação e no cliente, que tem proporcionado bons resultados para a operadora. Além disso, confirmou que todos os diretores da companhia continuavam em seus cargos.

“Querem saber o que muda na TIM Brasil agora que eu tenho também a direção geral? A resposta é muito simples: nada. A TIM Brasil continuará na mesma trajetória de hoje […], focada na inovação e no cliente, o que tem trazido bons resultados para a companhia”, afirmou.

Quando questionado sobre a tecnologia 5G, o executivo destacou que os clientes não precisarão fazer a troca de chip para ter acesso a quinta geração de internet móvel, sendo necessário apenas um aparelho que suporte a rede. Ainda de acordo com o novo diretor-geral da Telecom Italia, a TIM prevê que o 5G esteja disponível em todas as capitais até mesmo antes do prazo do Governo Federal de junho de 2022.

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Durante a coletiva, Pietro Labriola também falou que os rumores a respeito da venda da TIM Brasil são especulações, pois a empresa local é estratégica para a Itália e que não há nenhuma discussão para alterar os planos industriais do grupo.

O assunto começou após um vazamento de informação de que o fundo KKR propôs comprar 100% da TIM Itália por US$ 12 bilhões. Para os analistas do mercado, se for levada a frente, o fundo pode não ter o interesse em manter a operação brasileira, gerando assim rumores sobre a possível venda do ativo pelo controlador. “Deixo o conselho de administração da TIM Italia focar no que tem que fazer. Não vamos correr atrás dos rumores de mercado. Não temos que alimentar fofocas”, disse Labriola.

O presidente da TIM Brasil também ressaltou que a meta da operadora é se tornar a melhor no país até 2023, e que há eventos de grande importância em curso, como a aquisição da unidade de telefonia móvel da Oi.

“O Plano estratégico do grupo TIM é ter a TIM Brasil como um dos pilares de desenvolvimento. Confirmamos o guidance para 2021, estamos trabalhando para confirmar guidance de médio prazo, estamos trabalhando para fechar o acordo da Oi. Temos um plano na Itália que tem no centro a TIM Brasil”, reiterou Labriola.

Membros do Congresso detonam fusão entre Discovery e WarnerMedia nos EUA

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De acordo com site Los Angeles Times, mais de 30 membros do democratas do Congresso nos Estados Unidos estão se mostrando contra a fusão entre a WarnerMedia e a Discovery. Os legisladores apresentaram uma carta nesta segunda-feira (06), onde afirmam que a consolidada transação “levanta preocupações antitruste significativas” e solicita uma avaliação mais minuciosa da divisão antitruste do Departamento de Justiça dos EUA.

A fusão entre a WarnerMedia e Discovery foi anunciada em maio, e até então, não tinha encontrado muitas dificuldades ao tempo que o processo ia avançando, podendo encontrar uma turbulência nesse momento.

“A fusão ameaça aumentar o poder de mercado da empresa combinada e diminuir substancialmente a concorrência na indústria de mídia e entretenimento, prejudicando tanto os consumidores quanto os trabalhadores americanos”, de acordo com a carta.

Há algum tempo, o presidente-executivo da WarnerMedia e do Discovery, David Zaslav, já havia argumentado que o negócio não é anticompetitivo, uma vez que a Discovery é muito menor do que a Warner.

Além disso, Discovery tem apostado na “programação de não ficção” de baixo orçamento, enquanto que HBO e Warner Bros tem investido em produções de grande orçamento, como “Game of Thrones”, “Wonder Woman”, “Godzilla vs. Kong , ”“ A Teoria do Big Bang ”e os filmes de Harry Potter.

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Outra preocupação de um dos legisladores é a restrição ainda maior de oportunidade de mídia para latinos que o sindicato Discovery-WarnerMedia pode ter. “A indústria de mídia e entretenimento já sofre com a falta de representação hispânica em sua força de trabalho”, observou a carta.

Na carta, os legisladores também afirmaram que as empresas pós-fusão abandonaram posteriormente suas promessas de entrega de valor aos consumidores.

“Finalmente, a recente consolidação no mercado de mídia e entretenimento levou a preços mais altos para os consumidores, e muitas vezes as partes em fusão não entregaram benefícios e quebraram as promessas feitas ao público, ao Congresso e aos responsáveis ​​pela defesa da concorrência”, escreveram eles.

TIM, Vivo ou Claro: saiba qual possui a maior cobertura de internet

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Sem a Oi, que está em recuperação judicial, o Brasil possui três grandes operadoras de telefonia celular: TIM, Vivo e Claro. Afinal de contas, qual delas tem a maior cobertura de internet no país? Embora o relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilize os dados de cada telecom, não há uma resposta clara para essa pergunta.

Pensando nisso, com dados da Anatel, verificamos quais das operadoras possuem uma maior cobertura de internet. Vale ressaltar que na análise, iremos considerar a tecnologia disponível por cada uma, como 2G, 3G e 4G. Com essas informações, é possível ajudar o consumidor a escolher um plano de celular combinado com a cobertura.

Cobertura 4G

A TIM lidera a cobertura de 4G, onde alcança 4.701 municípios, atingindo 81,80% da população. Enquanto que a Claro ocupa a segunda posição com 4.380 municípios e alcança 80,66% da população. A Vivo ocupa a terceira posição atingindo 4.201 municípios, dando cobertura a 80,58% da população. O quarto lugar fica por conta da Oi com 1.959 municípios e 63.18% da população. Para nível de comparação, em toda sua extensão, o Brasil tem 5.570 municípios.

Cobertura 3G

A cobertura 3G fica pela liderança da Vivo cobrindo 4.948 municípios e atingindo 85,21% da população. A Claro ocupa o segundo, onde chega a 4.889 localidades e 83,70% da população. A TIM perde a liderança e ocupa o terceiro lugar, com índice de 4.154 localidades, alcançando 76,82% da população. Em relação ao 4G, a Oi aumenta a área de cobertura de 3G para 2.645 localidades e atinge 66,87% da população.

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Cobertura 2G

A Claro lidera a cobertura 2G, com índice de 4.731 localidades e 81,11% da população total. A Vivo está em segundo lugar cobrindo 4.369 municípios e atinge 77,8% da população. A Oi apresenta uma cobertura satisfatória com o 2G, onde cobre 4.151 municípios e atinge 74,38% da população. Enquanto que a TIM fica em quarto lugar com 3.937 localidades e 73,33% da população.

Conclusão

Para determinar a operadora com a maior cobertura, é necessário levar em consideração a tecnologia de rede: 2G, 3G e 4G. Dessa forma, para classificar as empresas, levaremos em consideração qual cobre mais localidades. Sendo assim, no 4G, a TIM lidera a competição atingindo 4.701 municípios. No 3G, quem lidera é a Vivo cobrindo 4.948 localidades e no 2G, a Claro fica com a liderança alcançando 4.731 regiões.

Confira como fica o gráfico de cobertura das operadoras:

Gráfico produzido pelo Minha Operadora

Importante ressaltar que o ranking pode ser alterado com a chegada do 5G, sendo que a operadora que tiver domínio da cobertura da quinta geração de internet, ficará a frente das suas concorrentes.

Programa levará internet gratuita para alunos da rede pública de ensino

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Nesta quarta-feira (8), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o Programa Internet Brasil, que foi instituído pelo presidente Jair Bolsonaro, por meio de uma Medida Provisória, para levar internet gratuita às escolas. O programa será de responsabilidade do Ministério das Comunicações.

A ação tem o objetivo de levar acesso à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino, que são integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal

No programa, os alunos terão acesso à internet gratuita por meio de chip, pacotes de dados ou outros dispositivos, que não foram citados na descrição da ação. O Internet Brasil será implementado de forma gradual, de acordo com a disponibilidade financeira e orçamentária.

Viabilizar aos alunos acessos a recursos digitais, incluindo os disponibilizados pela rede pública de ensino, é um dos objetivos do Internet Brasil. Outras metas são

  • Aumentar a participação dos estudantes em atividades pedagógicas não presenciais;
  • Contribuir também para a inclusão digital das famílias dos participantes;
  • Apoiar as políticas públicas que necessitem de acesso à internet para a sua implementação.

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O Ministério das Comunicações deverá cuidar dos contratos de gestão com organizações sociais e tratar de acordos de parceria com organizações da sociedade civil de interesse público.

Conforme o Programa Internet Brasil, o dinheiro da ação virá do governo federal, de contrapartidas e doações: dotações orçamentárias da União, contrapartidas financeiras, físicas ou de serviços, de origem pública ou privada, doações públicas ou privadas e outros recursos destinados à implementação do Programa Internet Brasil, oriundos de fontes nacionais e internacionais.

No início de 2021, o presidente chegou a vetar um projeto de lei que também previa internet gratuita. Na ocasião, alunos e professores da rede pública seriam contemplados com o projeto, mas Bolsonaro argumentou que o programa era um obstáculo para cumprir a meta fiscal do governo.

Entretanto, em junho, o Congresso derrubou o veto do presidente e promulgou a Lei Lei 14.172/20, que destina R$ 3,5 bilhões para projeto que beneficia alunos e professores. O projeto ainda continua vigente, mesmo após a criação do Internet Brasil.

Oi é líder de mercado em telefonia fixa, segundo relatório da Anatel

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A telefonia fixa apresentou uma queda de 4,1% entre outubro de 2020 a outubro de 2021, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações. Embora tenha apresentando essa queda, no mês de outubro, o serviço teve mais de 29 milhões de acessos, sendo que a operadora Oi assumiu a liderança com o maior número de acessos, com 8,82 milhões.

Com isso, a Oi é líder em market share na telefonia fixa no mês, onde possui 30,2% do mercado. No entanto, a Claro está na cola da operadora, ocupando a segunda posição com 29,9% do mercado. Enquanto que a Vivo possui 26,3%, Algar Telecom com 4,5% e TIM com 2,8%. Outras empresas apresentaram o market share de 5,3%.

Quantos aos acessos, com a Oi sendo líder, a Claro (8,5 mi) mantém a segunda posição, seguida da Vivo (7,68 mi), Algar Telecom (1,3 mi) e TIM (828,3k). Outras empresas somaram um total de 1,54% de acesso na telefonia fixa.

Embora seja líder no market share no segmento, a Oi (13,1%) perde duas posições no mercado de banda larga fixa, onde a primeira posição passa a ser ocupada pela Claro (24,4%), seguida da Vivo (15,8%).

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Nesse segmento, a TIM (1,7%) também perde para a operadora regional Brisanet (2,0%) e Algar Telecom (1,9%). Outras operadoras totalizam 39,9% do market share em banda larga fixa. Vale ressaltar que no relatório, a agência não especifica quais são essas outras operadoras. Dessa forma, a liderança nessa categoria, é considerada a empresa única com maior porcentagem.

A banda larga fixa apresentou mais de 40,0 milhões de acessos em outubro, sendo que o ranking é o mesmo do market share: Claro (9,75 mi), Vivo (6,33 mi), Oi (5,24 mi), Brisanet (804,54 mil), Algar Telecom (71.43 mil), TIM (686.56 mil) e outras operadoras (15,94 mi).

Confira como fica o mercado no gráfico:

Gráfico produzido pelo Minha Operadora