19/04/2024

Anatel determina que fabricantes de smartphones ativem rádio FM em aparelhos compatíveis

Com a nova determinação, empresas devem ativar a frequência como requisito para ter a autorização oficial de comércio dos aparelhos; entenda.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determina que as fabricantes de smartphones ativem o recurso de rádio FM por padrão em hardwares compatíveis. A portaria sobre o recurso foi assinada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, e desde o dia 29 de novembro, a agência tem condicionado a homologação de aparelhos no Brasil à habilitação da tecnologia, restrita por software pelas fabricantes.

Em outras palavras, as empresas que não atenderem o novo requisito não irão receber a autorização oficial necessária para comercializar seus dispositivos no território nacional. De acordo com a Anatel, a maior parte dos modelos que possuem receptor de radiodifusão não são compatíveis com as frequências estendidas entre 76,1MHz e 87,5MHz, o que limita esses modelos ao FM tradicional.

A decisão é resultado de uma demanda do setor de radiodifusão nacional, que encontrava obstáculos das principais fabricantes de smartphones. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 83% dos aparelhos que são produzidos no Brasil possuem hardwares receptores de rádio FM integrados.

Segundo Fábio Faria, ministro das Comunicações, grande parte dos dispositivos compatíveis não possuem o recurso ativado. Ele completa que o objetivo da regra é “assegurar que a funcionalidade não seja bloqueada, até porque isso não gera qualquer custo adicional para as empresas”.

LEIA TAMBÉM:

–> Anatel passará a fiscalizar e regular os Correios

–> Anatel apreendeu 2,7 milhões de produtos irregulares até novembro

–> Anatel publica as autorizações para a exploração de lotes comprados no leilão 5G

Além disso, o ministro afirma que com a ativação da recepção de sinal FM tem como objetivo levar informações para a população, especialmente as pessoas que moram em zonas mais remotas.

Entre as fabricantes que oficialmente atuam no país, somente a Motorola tem aparelhos compatíveis com a faixa estendida, sendo 27 opções ao todo, no momento. Segundo o site Telesíntese, as fabricantes Multilaser, ASUS e DL afirmaram que seus dispositivos são compatíveis apenas com a faixa tradicional.

A Samsung solicitou um prazo de seis meses para adaptar sua linha de smartphones. A Apple afirmou que nenhum de seus aparelhos possuem recursos para rádio FM, independente da frequência utilizada.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários