15/12/2025
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Rappi Brasil disponibiliza HBO Max para seus clientes Prime Plus

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Nesta terça-feira (14), o Rappi Brasil, aplicativo de delivery, anunciou que está oferecendo o serviço de streaming HBO Max para os membros do seu programa de assinaturas. A ação é válida para novos clientes da plataforma, que terão direito a três usuários simultâneos, criação de até 5 perfis personalizados, download de conteúdo, além de ter acesso a títulos em 4K para dispositivos compatíveis.

De acordo com Philipp Gutheim, head do Rappi Prime, a iniciativa tem como objetivo turbinar o plano Prime, que surgiu de uma pesquisa realizada com os usuários mais fiéis da plataforma. Além da satisfação com a entrega gratuita já implantada para esses clientes, eles também demandam um tratamento preferencial e benefícios adicionais.

“Nos últimos meses, coletamos muitas opiniões de nossos usuários mais fiéis e um dos principais pontos que identificamos foi a oportunidade de oferecer um plano Prime com tratamento preferencial e benefícios adicionais, além de nossa bem-sucedida entrega gratuita. Foi quando decidimos criar uma experiência Premium, não apenas em nosso serviço principal de entrega de restaurante e mercado, mas em todo o nosso ecossistema de parceiros. Estamos muito satisfeitos por ter um parceiro como a HBO Max, cuja marca e plataforma de alta qualidade estão alinhadas com o nível de qualidade de serviço que queremos oferecer aos nossos usuários Premium”, acrescenta Philipp Gutheim.

Dessa forma, a empresa de delivery resolveu estender a experiência Prime para além do serviço de entrega de restaurante e mercado, com benefícios para todo o ecossistema de parcerias.

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Ao contratar o plano de fidelidade Rappi Prime Plus, o assinante poderá ter acesso a produções audiovisuais da Warner Bros, HBO, DC, Cartoon Network, além do catálogo com conteúdo esportivo do streaming, que inclui a transmissão da UEFA Champions League e do Campeonato Paulista.

Além disso, os usuários também terão acesso aos últimos lançamentos do cinema como Matrix Resurrections, King Richard: Criando Campeãs. Atualmente, o valor da assinatura do plano Prime Plus do Rappi Brasil é de R$ 34,90 por mês.

A parceria com o aplicativo de delivery é uma grande oportunidade para a HBO Max expandir a sua base de clientes na América Latina. De acordo com a Vice-Presidente de Parcerias da empresa, Ana Julia Ghirello, “uma aliança como a que estamos fechando com o Rappi, somada à qualidade de nossa oferta com um catálogo de primeira […] nos permite seguir ganhando a preferência de nossos usuários em toda a região”.

“Desde que anunciamos nossa chegada à América Latina há alguns meses, nosso objetivo principal tem sido que cada vez mais pessoas desfrutem da experiência e conteúdos que oferece a HBO Max. Desta maneira, uma aliança como a que estamos fechando com o Rappi, somada à qualidade de nossa oferta com um catálogo de primeira com grandes produções internacionais e locais pensada para todos, nos permite seguir ganhando a preferência de nossos usuários em toda a região”, comenta Ana Julia Ghirello.

Algar Telecom lança plataforma para gerenciamento de SIM Cards

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A Algar Telecom está lançando uma plataforma para empresas que precisam simplificar a gestão de SIM Cards de qualquer operadora. Em parceria tecnológica com a V.eye, a solução MoT, traz um traz um dashboard inteligente para consolidar todas as informações de conectividade em um único lugar, possibilitando o gerenciamento automatizado de consumo e custos de conectividade.

“Voltada para clientes que usam aplicações de IoT e contratam chips, a plataforma nasce com o objetivo de facilitar o dia a dia de quem acessa múltiplos sistemas de diferentes provedores de conectividade, possibilitando avaliações precisas e tomadas rápidas de decisões. Desse modo, garante a redução de custos e o aumento da produtividade”, explica Augusto Salomon, diretor executivo B2B da Algar Telecom.

De acordo com a empresa, a previsão de crescimento exponencial e Internet das Coisas (IoT) para os próximos anos, fica mais evidente uma necessidade de gerenciar grandes parques. Gerir a conectividade dessa imensa quantidade de dispositivos é um grande desafio para as empresas de soluções IoT.

A solução MoT vem exatamente com essa ideia de facilitar o dia a dia das empresas, trazendo praticidade e facilidade, gerindo toda a conectividade, de ponta a ponta, desde a compra até o uso, tudo em um único lugar.

“Nossa parceria com a Algar se fortalece neste cenário importante para o IOT, que possui projeções positivas de crescimento para os próximos anos”, pontua Israel Peixoto, CTO da V.eye.

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Segundo a Algar Telecom, o dashboard inteligente mostra em gráficos toda a base de conectividade, monitorando as informações relevantes para o negócio, que podem ser baixadas como relatórios. O painel acompanha o consumo e a previsão de consumo de SIM Cards e outros; entrega o status: mostrando se está online ou offline, ou sem se comunicar; dá visibilidade ao total, planos contratados, status de tráfego, ciclo de uso, entre outros indicadores.

A plataforma também traz funcionalidade de automação, oferecendo a possibilidade de criar regras de acordo com a necessidade de cada negócio. Por exemplo: um cliente pode ser noticiado quando o consumo de dados passar dos 75% do pacote contratado ou ter um bloqueio automático se um SIM Card mudar de endereço, em casos de suspeita de roubo. Além disso, há, ainda, um menu geral para facilitar ações cotidianas, incluindo reset, bloqueio, alterações de plano, etc.

A solução MoT faz parte da unidade de negócios IoT da empresa de telecomunicações, que atua em conjunto com o Brain, centro de inovação fundado pela Algar Telecom em 2017, onde desenvolve novas soluções IoT, explorando as verticais de negócio como mobilidade urbana, saúde e eficiência energética.

Claro leva 5G e conteúdo interativo com túnel imersivo para o Rio Open

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A Claro, patrocinadora máster do Rio Open, com túnel imerso ultra conectado, leva 5g e conteúdo interativo para a Leblon Boulevard, área interativa e tradicional do evento, que começou nesta segunda-feira (14) e vai até o próximo domingo (20). No túnel, a operadora ativará a quinta geração de internet móvel, que poderá ser acessada pelos espectadores via wifi disponibilizado ao público.

Com o mote do evento “A emoção está de volta” e da campanha lançada recentemente “Claro na velô do Verão”, a operadora disponibilizará a melhor experiência sensorial no torneio em seu túnel, com conteúdos interativos em 3D sobre a velocidade da internet móvel mais rápida do país, segundo dados do Speedtest by Ookla. Além de conteúdo sobre Claro Gaming, plataforma feita para quem ama games e busca sempre as melhores experiências.

A expectativa é de que fãs da modalidade compartilhem esta experiência de velocidade e conectividade em sete dias de evento — entre os dias 14 e 20. Vale ressaltar que as ativações da operadora no Rio Open priorizam a segurança e bem-estar dos espectadores, além de respeitar os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades competentes.

A operadora é patrocinada desde a primeira edição do maior torneio de tênis da América do Sul. O italiano Matteo Berrettini, sexto colocado no ranking ATP, será a grande atração desta edição, além do norueguês Casper Ruud, oitavo do mundo, e do argentino Diego Schwartzman, campeão do Rio Open em 2018 e décimo quarto colocado no ranking da ATP.

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Sobre a Open Rio

Segundo o seu site, o Rio Open apresentado pela Claro é o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil e marcou a estreia de uma etapa do circuito WTA no Rio de Janeiro. Faz parte de um seleto grupo de 13 torneios denominados ATP 500, sendo um dos 22 mais importantes do calendário da ATP. Isso o credencia como o maior evento esportivo anual da cidade, e um dos únicos torneios ATP 500 de saibro no mundo, junto com Barcelona e Hamburgo.

TSE fecha acordo contra ‘fake news’ com Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter

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O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fechou, nesta segunda-feira (15), um acordo com as empresas Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, YouTube e Kwai para criar uma ferramenta para inibir a disseminação de fake news, somente o Telegram não está incluindo neste grupo. No WhatsApp, será implementado um canal para os eleitores.

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“Estamos todos preocupados e empenhados em preservar um ambiente de debate livre, amplo, robusto, mas que preserve regras mínimas de legalidade, e de civilidade”, pontuou o presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso. “É impossível exagerar no mundo contemporâneo a importância que assumiram as mídias digitais”, concluiu.

O acordo entre as empresas e o TSE determina que sejam implementadas para inibir o envio e a disseminação de notícias falsas na internet. Para o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, o “objetivo é desenvolver ações para coibir e neutralizar a disseminação de notícias falsas nas redes sociais durante as eleições deste ano”.

No Facebook, uma das ferramentas adotadas pela rede social será a criação de um canal de denúncias focado nas fake news, enquanto que no Instagram, será criado um chat dedicado para sanar dúvidas sobre as eleições. No Twitter, caberá ao TSE avaliar qualquer dúvida referente ao processo eleitoral.

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Quanto ao Telegram

Há semanas que instituições do Estado brasileiro, assim como TSE, têm tentado manter contato com a plataforma para obter informação sobre as ferramentas de moderação do aplicativo de mensagem, mas tiveram retorno, sendo esse o possível motivo do Telecom ter ficado de fora do acordo.

Devido a essa falta de resposta da plataforma, há duas situações que podem acontecer: aceitar que o aplicativo não atende aos pedidos do Judiciários do Brasil ou proibir as atividades da rede social no Brasil, ou seja, bloqueá-lo. De acordo com o portal CanalTech, investigadores envolvidos na situação acreditam que o mensageiro poderá ser possivelmente suspenso em território brasileiro.

Em ambos os casos, a situação pode vir a ser problema, pois segundo pesquisas divulgadas em 2021, a plataforma está presente em mais da metade dos smartphones no Brasil. O problema pode vir de duas vertentes: bloqueá-lo pode afetar muitas pessoas que usam a plataforma para uso profissional e como meio de comunicação, mas por ficar de fora do acordo também é um caso grave, já que as pessoas ficam mais expostas a notícias falsas.

Mais uma! Oi, TIM, Vivo e Claro são notificadas pelo Procon-JP

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Assim como o Procon-SP, a Secretaria municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-SP) notificou as operadoras Oi, TIM, Claro e Vivo, que devem explicar como será o processo de comunicação junto ao consumidor quanto a incorporação dos clientes Oi, após a empresa ter sido comprada pelas operadoras. Todas envolvidas na operação têm o prazo de 5 dias para responder ao Procon-JP.

A transferência dos clientes Oi para a TIM, Vivo e Claro irá acontecer aos poucos, onde cada operadora foi direcionada para uma área definida, de acordo com o DDD de cada linha. No caso da Paraíba, a Vivo passará a ser a nova operadora dos clientes da Oi.

O Secretário Rougger Guerra alerta que nenhum consumidor será obrigado a fica na operadora definida, tendo o direito de escolher para qual fará a portabilidade numérica.

“Não se pode negar o direito de escolha do cidadão de ter os serviços de telefonia da operadora que desejar, por isso a informação nesse momento é importante e o Procon-JP pretende acompanhar todo esse processo de migração”, destacou ele.

Conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras deverão tomar medidas para evitar que o cliente seja prejudicado durante a migração. Dentre elas está o direito de portabilidade a qualquer momento, a proibição da migração automática de fidelização ou mesmo impor fidelização em um novo contrato por parte da empresa, além de estabelecer uma comunicação clara e detalhada sobre o procedimento.

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O Procon-JP ressalta que as operadoras notificadas deverão explicar as informações que deverão constar na comunicação oficial aos clientes Oi.

“As empresas terão que comunicar aos clientes informações básicas da prestação dos serviços e se os contratos, ofertas e planos anteriores serão mantidos, por exemplo. Também é importante saber se existe incompatibilidade no conjunto de serviços oferecidos pela Oi e o que a nova operadora oferece”, prossegue Rougger.

As empresas também deverão explicar a respeito da alteração nos canais de atendimento ao consumidor, e se houve mudanças, deverá informar as alterações. Além disso, informar também como funcionará as demandas junto a órgão de defesa do consumidor e se elas serão respondidas pela a operadora que integrar aquele grupo.

Claro/NET é notificada pelo Procon-AM por ‘apagão’ em Manaus

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Nesta terça-feira (15) e no sábado passado (12), diversos pontos da cidade de Manaus ficaram sem internet devido a um apagão ocorrido na Claro/NET, deixando seus clientes sem acesso ao serviço. Com isso, a empresa foi notificada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), que deverá fazer o abatimento em valores cobrados ao fim do mês na conta dos clientes que foram afetados.

No documento, o órgão pró-consumidor pede que a Claro/NET dê explicações sobre a situação e diga a quantidade de consumidores que foram afetados pela falta de internet e como será realizado o abatimento ao final do mês do valor correspondente ao período em que o serviço ficou interrompido.

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas deu o prazo, no máximo, de dez dias corridos para que a Claro/NET apresente uma resposta. Caso não responda a notificação ou se a resposta for considerada insatisfatória, a empresa poderá ser multada pelo acontecimento.

“A falta de internet prejudica diretamente a população, que depende do serviço para trabalhar, estudar e até mesmo para o seu lazer. O Procon-AM está atento às demandas dos consumidores e segue trabalhando para garantir os seus direitos”, afirma o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.

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Por meio de nota, a Claro informou que a falha no serviço de internet foi pontual e causada por atos de “vandalismo na infraestrutura da companhia”.

“A Claro informa que seus serviços estão operando normalmente em Manaus, Amazonas. A operadora esclarece que alguns clientes podem ter percebido uma instabilidade de sinal na cidade, devido a uma inconsistência sistêmica pontual e também concorrência das vandalismo na infraestrutura da companhia, já solucionada. A Claro reforça o compromisso de continuar trabalhando para oferecer sempre a melhor experiência aos seus clientes no estado”.

Caso Porto Velho

Sem internet desde a madrugada de domingo (13), centenas de usuários afirmaram que estavam sem conseguir navegar na rede de internet fixa da Claro, em Porto Velho. Na segunda-feira (14), a operadora afirmou que a falha também foi resultado de atos de vandalismo.

“A Claro esclarece que parte de sua infraestrutura foi vandalizada, nesta madrugada de domingo para segunda-feira, e ocasionou impacto nos serviços de banda larga fixa em alguns bairros da capital Porto Velho, Rondônia. As equipes técnicas da companhia seguem atuando na ocorrência para restabelecer os serviços no menor tempo possível”, disse a empresa.

Geração de caixa operacional da Oi foi negativo em dezembro

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Ainda em processo de recuperação judicial e prestes a fechar a venda da sua unidade móvel, a Oi informou ao mercado que a geração de caixa operacional líquida recuperada no mês de dezembro de 2021 foi negativa em um valor de R$ 56 milhões. Esse número é consideravelmente menor dos resultados registrados no mês anterior, que também ficou negativo, mas foi em R$ 165 milhões.

A nível de comparação em relação ao mês anterior, houve um aumento nos recebimentos registrados de R$ 48 milhões, chegando ao total de R$ 2,332 bilhões. As saídas de caixa com pagamentos e investimentos apresentaram redução em R$ 59 milhões, atingindo o patamar de R$ 2,389 bilhões.

Dessa forma, o saldo final do caixa financeiro das recuperandas da empresa teve um aumento de R$ 70 milhões em dezembro de 2021, chegando a um total de R$ 2,698 bilhões.

No mês de dezembro, a geração de caixa da Oi também veio das demais movimentações das recuperandas, onde incluem as Operações Financeiras, representando uma entrada de caixa de R$ 127 milhões. Com isso, a variação do saldo final do caixa financeiro das recuperandas foi positiva em R$ 70 milhões no mês citado, resultando em total de R$ 2,698 bilhões, uma alta de 3,0% em comparação a novembro.

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Recuperação Judicial

As empresas envolvidas no processo de recuperação judicial da Oi são: Oi S.A. (“Oi S.A.”), Telemar Norte Leste S.A. Oi Móvel S.A. Copart4 Participações S.A. Copart5 Participações S.A. Portugal Telecom International Finance B.V. e Oi Brasil Holdings Coöperatief U.A.

Quanto às ações OIBR3

Nesta terça-feira, as ações fecharam em alta de 1,11%, cotadas a R$ 0,91. No entanto, ainda é uma valor abaixo de R$1, que o mínimo exigido pela bolsa, a empresa estuda fazer um grupamento de ações, casos continuam abaixo de 1 real, até assembleia prevista para acontecer em abril.

Unidade Móvel

O carro chefe para sair do processo de recuperação, a venda da Oi Móvel para a TIM, Vivo e Claro já foram aprovadas pela Agência Nacional de Telecomunicações e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Há informações de que parte dos diretores da Anatel estão cogitando atender o pedido da Algar Telecom em anular as reuniões que decidiram a aprovação da venda ocorrida na agência, alegando ilegalidade.

No entanto, até lá a operação continua de pé, sendo que a Anatel já publicou a autorização de uso de espectro das Oi para as compradoras TIM, Vivo e Claro.

Labriola vê crescimento com a compra dos ativos da Oi Móvel pela TIM

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Nesta segunda-feira (14), o CEO e presidente do Grupo Telecom Italia, Pietro Labriola, apresentou o plano industrial da empresa italiana ao conselho de administração. A estratégia do executivo é focar em grandes clientes, como cloud, Internet das Coisas (IoT) e cibersegurança no mercado doméstico.

Para a TIM Brasil, a diretriz será os benefícios das sinergias com a aquisição de ativos da Oi Móvel e com o lançamento do 5G.

Segundo o comunicado da Telecom Italia, o plano apresentado por Labriola acredita que há uma área de alto crescimento no mercado brasileiro com o serviço de telefonia móvel, seja pela integração dos ativos da unidade móvel da Oi, em especial espectro, ou pela chegada da quinta geração de internet móvel.

Além disso, o executivo afirma que “trabalha com a estratégia de melhoria contínua da base de clientes por meio de parcerias dedicadas, como as de banco e entretenimento“.

Entretanto, esse plano industrial é apenas o primeiro passo. O grupo italiano terá que identificar para cada unidade de negócios, do corporativo, do consumidor, da infraestrutura de rede e do mercado brasileiro, o “modelo que garanta o desenvolvimento em termos de inovação, lucratividade e criação de valor“.

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Além disso, ainda falta a resolução sobre a proposta de compra dos ativos da Telecom Italia pelo fundo norte-americano KKR. O conselho de administração da empresa reconheceu que o Pietro Labriola continua “explorando possíveis opções estratégicas, incluindo soluções que vão além da integração vertical, como anunciado em 26 de janeiro“.

Na mesma situação, o CEO da Telecom Italia apresentou como novo diretor-executivo financeiro (CFO) Adriana Calaza, no lugar de Giovanni Ronca. Antes de assumir o novo cargo, Calaza foi CFO da TIM Brasil entre o final de 2016 e julho de 2021, quando renunciou ao cargo por questões pessoais.

Amazon compra espaço publicitário na programação da Globo

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Na noite desta segunda-feira (14), em um espaço que não é habitualmente preenchido comercialmente pela Globo, foi ocupado por uma divulgação pelo trailer oficial da série O Senhor dos Anéis – Os Anéis de Poder. O mais curioso é que a produção é uma obra da Amazon. E fica a pergunta: como foi parar exatamente no momento em que, atualmente, é o espaço de maior audiência da Rede Globo?

Acontece que um acordo firmado entre a Globo e a Amazon fez com que a divulgação da série fosse transmitido exatamente entre a novela Um Lugar ao Sol e o Big Brother Brasil (BBB), cujo horário são responsáveis pelos maiores índices de ibope da TV aberta brasileira, na atualidade.

Ou seja,  a plataforma de streaming adquiriu um espaço nobre na programação da Globo para fazer uma divulgação altamente forte e bem visivel da sua nova empreitada.

Em um movimento idêntico ao transmitido na televisão dos Estados Unidos, onde o primeiro trailer oficial da série, que tem duração de 60 segundos, foi revelado ao público durante o intervalo da final do Super Bowl LVI, um dos maiores eventos esportivos do mundo.

Pelo jeito, a Amazon está investindo muito em seu plano de crescimento, pois o horário nobre da Rede Globo é um dos mais caros, senão o mais caro, da emissora para publicidade. Mais relevante ainda é o fato de que não é um espaço comercialmente ocupado. A plataforma de streaming adquiriu um espaço nobre na programação da Globo.

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Senhor dos Anéis – Os Anéis de Poder

A nova série da Amazon levará para as telas, pela primeira vez, as lendas heróicas da Segunda Era da história da Terra Média, que se passa milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien.

Como qualquer produção começa normalmente, o drama épico começa em um tempo de relativa paz. A série conta com um elenco de personagens com atores conhecidos e novos, enquanto enfrentam o temido ressurgimento do mal na Terra Média. Das profundezas mais escuras das Montanhas Nebulosas, às majestosas florestas da capital élfica de Lindon, ao deslumbrante reino insular de Númenor, aos confins do mapa, esses reinos e personagens irão esculpir legados que viverão muito tempo depois deles.

Vivo promove evento para celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna

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Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, a Vivo promove uma série de debates chamada “Semanas Diversas”, cuja proposta é conectar o movimento da “Semana de Arte Moderna” de 1922 com a transformação vivida ao longo dos últimos 100 anos, além da pluralidade no Brasil contemporâneo, sob o olhar da diversidade.

Os encontros irão reunir artistas, professores e pesquisadores no Teatro Vivo, das 19h às 21h, sendo que os ingressos são gratuitos via Sympla e Vivo Valoriza.

“A arte é uma expressão potente e genuína da diversidade brasileira. Nossa proposta é estabelecer diálogos sobre o movimento modernista que sacudiu a sociedade na época e relacioná-lo ao momento atual, como forma de valorizar e promover a diversidade”, comenta Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

No dia 17, o tema do encontro será “Reverberações” e discutirá a inserção de pessoas trans nos sistemas artístico, social e políticos nos dias atuais. O encontro terá a presença de Digg Franco, co-fundador da casa Chama e articulador político-cultural, Patrícia Wagner, curadora, crítica e mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP e Marina Mathey, atriz, cantora e diretora da ProduTrans com pocket show da cantora.

O tema do dia 18 será “Relações Descoloniais” e as lutas que o grupos não-brancos têm para a inserção nos sistemas da arte e do design. No palco estarão a drag queen amazonense Uyra Sodoma (Emerson Munduruku), que promove em seus trabalhos a defesa da natureza e da sustentabilidade socioambiental, o designer Kevelin Oliveira, que por meio do design promove a reflexão sobre a cultura negra e direitos LGBTQIA+, Fernando Oliva, doutor em Crítica e História da Arte pela USP e participante da equipe curatorial do MASP.

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No mesmo dia também terá a performance do grupo “Poetas Ambulantes”, apresentando poesia marginal contemporânea com trechos de Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade.

No último dia (19), o tema será “Modernismos”, uma reflexão sobre os desdobramentos dos Modernismos no início do Século 20 em diferentes perspectivas. O encontro terá a participação do poeta Sérgio Vaz, ativista, criador da Cooperifa e da Semana de Arte Moderna da Periferia. No debate, estão Vinícius Spricigo, professor do departamento de História da Arte da UNIFESP, Renata Bittencourt, coordenadora do Educativo dos Instituto Moreira Salles e Lisette Lagnado, curadora da 11a Bienal de Berlim, crítica de arte, pesquisadora e escritora.

Para aqueles que não puderem e não conseguirem participar presencial dos encontros, todos serão gravados e disponibilizados no @Vivo.Cultura, no Instagram.