16/12/2025
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Vivo amplia apoio à arte promovendo a cultura e os artistas negros

Ações fazem parte do programa Vivo Diversidade que incentiva a representatividade negra e cultura afro no país.

Quadro de uma pintura dos olhos de uma personalidade negra.
Divulgação/Pinacoteca.

A Vivo irá ampliar seu apoio à arte em 2021, com objetivo de promover a cultura e os artistas negros. Essa iniciativa envolve novos patrocínios nas artes plásticas, uma temporada do Teatro Vivo em Casa e conteúdos exclusivos ligados ao tema na plataforma Vivo Cultura.

Neste sábado, 1º, as pessoas já podem visitar a Exposição “Enciclopédia Negra“, na Pinacoteca de São Paulo, que conta com patrocínio da Vivo.

A mostra conta com 103 obras, de 36 artistas contemporâneos, que retratam personalidades negras que tiveram suas histórias apagadas ou que sequer haviam sido registradas.

Os trabalhos retratam personalidades biografadas em livro homônimo, publicado em março pela Companhia das Letras e de autoria dos pesquisadores Flávio Gomes e Lilia M. Schwarcz e do artista Jaime Lauriano.

Em junho deste ano, a empresa realizará a segunda temporada do Teatro Vivo em Casa, com todos os espetáculos interpretados atrizes e atores negros.

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“A Vivo acredita na diversidade e promove a pluralidade dentro e fora da empresa, por meio da arte e da adesão à importantes movimentos sociais. Ao valorizarmos a cultura e artistas negros, fomentamos a reflexão e damos destaque a estes talentos”, afirma a diretora de Comunicação de Marca e Comunicação da Vivo, Marina Daineze.

Já a plataforma @vivo.culura também ganhará neste mês a segunda temporada de “Nos Caminhos da Arte“, uma série de audiovisuais que incentiva a reflexão a respeito das obras de renomados artistas nacionais e internacionais.

O “Vivo na Arte”, fruto de uma parceria entre a operadora e museus patrocinados pela empresa, vai ao ar na segunda quinzena de julho, trazendo conteúdos exclusivos e focados no acervo de cada museu.

E, por fim, em agosto acontece o lançamento da galeria virtual “Talentos Negros nas Artes Plásticas“, em parceria com o portal Terra e galerias especializadas.

A gelaria promove o reconhecimento de obras de artistas negros e é voltada tanto aos seguidores do perfil @vivo.cultura quanto aos clientes Vivo Valoriza e ao público em geral.

Com informações de Telefônica.

Empresas de telefonia do RN não podem aplicar multas a clientes desempregados

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Para não ser multado por cancelamento de serviços, usuário precisará comprovar que perdeu o emprego após adesão ao contrato de fidelidade.

Reprodução: Fugiblogs

Empresas de telefonia fixa e celular do Rio Grande do Norte estão proibidas de aplicarem multas por quebra de fidelidade a clientes que tenham sido demitidos, após aderirem ao contrato.

Isso é o que diz a Lei Nº 10.881, sancionada no dia 29 de abril, e publicada nesta sexta-feira, 30, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo o texto, a aplicação das multas fica proibida nos pedidos de cancelamento ou mudança para plano mais vantajoso. Para se livrar da multa, o usuário terá que comprovar que perdeu o vínculo empregatício após a adesão ao contrato.

As empresas concessionárias de prestação de serviços de telefonia fixa e celular terão o prazo de 90 dias para se adequarem aos termos da lei, contados a partir da data de publicação do texto.

O descumprimento da lei, após o prazo estabelecido para adequação das empresas, será considerado como infração ao artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor.

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A lei foi sancionada pela governadora, Fátima Bezerra (PT), após ser aprovada de forma unânime pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

Casos parecidos

Outros estados do país também já haviam aprovados leis semelhantes a essa, aprovada pela ALRN e sancionada pela governadora do Rio Grande do Norte.

Em junho do ano passado, foi aprovada no Rio de Janeiro uma lei que as operadoras de telefonia, TV por assinatura e internet de cobrarem multas de fidelidade enquanto durasse a pandemia de Covid-19.

Na mesma época, o estado da Paraíba aprovou uma lei semelhante, alegando que famílias e trabalhadores, especialmente os informais, ficaram impossibilitados de gerar renda, tendo os seus recursos comprometidos.

Nesse sentido, Sergipe aprovou a Lei Nº 8.672, divulgada no Diário Oficial do Estado no dia 2 de abril do ano passado, com imposições semelhantes às empresas de telefonia fixa, móvel e de TV por assinatura, também assegurando diretos aos clientes demitidos após adesão aos contratos.

Com informações de Tribuna do Norte.

Wi-Fi Brasil poderá contar com novas formas de financiamento

Agora, o programa poderá contar com recursos de diversos órgãos e instituições.

Antena de recepção de internet
Reprodução:  iStock

O Ministério das Comunicações anunciou a inclusão de órgãos estaduais, municipais, entidades instituições e empresas públicas e privadas no time do Wi-Fi Brasil.

De acordo com a Portaria, publicada nesta semana, todas essas entidades poderão participar da implementação do programa, que leva conectividade ao país.

Essa participação irá acontecer através de parcerias com o Ministério das Comunicações (MCom), responsável pela coordenação do programa.

Anteriormente, o Wi-Fi Brasil podia contar apenas com recursos do próprio MCom, de termos de execução descentralizada de órgãos da administração federal e de emendas parlamentares.

Ainda de acordo com a Portaria, as parcerias devem ser realizadas para a implementação de pontos de internet em bibliotecas, escolas, instituições públicas, telecentros, aldeias indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos rurais, entre outras localidades.

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Essa mudança também deve beneficiar praças públicas que tenham acesso livre e gratuito para o público em geral.

“Com essas parcerias, poderemos chegar a mais pontos que possuem dificuldade ou nenhum acesso à internet. Isso quer dizer que mais brasileiros estarão conectados e serão beneficiados por serviços e acesso à informação”, explica o diretor do programa da Secretaria Executiva do MCom, José Afonso Cosmo.

No total, são possíveis três formas de parcerias. A primeira delas, é através de Acordo de Cooperação Técnica, por meio da indicação de pontos que devem ser atendidos, segundo os objetivos do programa. Isso, quando não houver transferência de recursos.

Outra forma, quando há previsão de repasse ou transferência de recursos ao MCom, está ligada ao financiamento dos custos mensais dos Pontos de Presença Atendidos.

E por fim, também será permitida a contratação direta da instituição parceira justo à prestadoras de serviço do programa para a execução do objeto da parceria.

Atualmente, o programa Wi-Fi Brasil atende a mais de 9.700 escolas, cerca de 600 unidades de saúde, além de 500 comunidades indígenas.

Com informações do Mcom.

Operadoras oferecem Paramount+ gratuitamente; veja quais

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Streaming exibirá a nova temporada da série The Handmaid’s Tale no Brasil com exclusividade; veja quem poderá acessar sem custo.

Cartaz da 4ª temporada de The Handmaid's Tale. Imagem: Divulgação Hulu/Estúdios Paramount
Cartaz da 4ª temporada de The Handmaid’s Tale. Imagem: Divulgação Hulu/Estúdios Paramount

A partir deste domingo, 2 de maio, a procura pelo Paramount+ deve aumentar e tudo se deve a nova temporada de “The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia”.

No Brasil, a nova temporada da série será exibida com exclusividade no novo serviço de streaming.

A plataforma, obviamente, é exclusiva dos estúdios Paramount, que detém os direitos da produção, exibida pelo Hulu nos EUA.

No Brasil, o único serviço que disponibiliza as três temporadas da aclamada série é o Globoplay, mas ainda não há sinal de quando a nova temporada deve ou se vai chegar.

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É muito provável que a trama passe a ser exclusiva do Paramount+ em terras brasileiras.

O serviço, que antes era disponibilizado apenas no Prime Video Channels, agora tem uma interface própria e cobra R$ 19,90 pela assinatura.

A ideia é reunir as produções do estúdio para bater de frente com gigantes no mercado, como Netflix e Disney+.

Mas, antes mesmo de “voar solo”, o Paramount+ já havia estabelecido uma série de parcerias.

De acordo com o site do próprio streaming, clientes da Claro, GGGNET, Inter Service, MaxiTV, Milha Telecom, Online Telecom, UmPlay, Vivo e Watch poderão acessar gratuitamente, caso tenham um plano com o benefício.

O botão “Outros Parceiros”, na página de login, mostra uma série de outras operadoras regionais que oferecem.

A lista é encabeçada por Algar, Brasilnet, Conexão Telecom, JR Telecom, Sumicity, entre outras, confira aqui.

O login geralmente é o CPF do cliente e a senha, normalmente, são os seis primeiro dígitos do mesmo documento.

No entanto, é importante que todos entrem em contato com suas operadoras para confirmar o acesso ao benefício.

Após se unir com a Disney, Globoplay anuncia parceria com a Apple

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Assinantes do streaming poderão desfrutar do Apple TV+; veja como aproveitar a oportunidade.

Interface do Apple TV+
Imagem: Interface do Apple TV+

Atento ao mercado, o Globoplay continua em busca de parceiros, principalmente os internacionais.

Dessa vez, o streaming do Grupo Globo se aliou com a Apple para oferecer o serviço Apple TV+ aos seus assinantes.

Mas, como e qual ação será feita? É simples, os consumidores terão uma degustação de três meses de todo o conteúdo oferecido pela “maçã”.

Isso significa que o Globoplay disponibiliza três meses grátis de Apple TV+ para seus assinantes, mas não todos.

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Apenas quem possui o pacote com os canais Globo ao vivo poderá desfrutar da oportunidade.

Após o período, todos terão que pagar a mensalidade de R$ 9,90 regularmente para continuar com acesso ao catálogo.

A promoção segue válida para quem já assina, assim como para novos assinantes e pessoas que fizerem o ‘upgrade’ do plano.

Em comunicado, o Grupo Globo destaca sua plataforma de streaming como um ‘marketplace’ de conteúdo digital.

Isso significa que, além de produções originais e licenciadas, o serviço pode vir a ‘vender’ títulos, a julgar pelo o que engloba a definição.

O Apple TV+ foi lançado em 2019 como uma grande promessa para ‘bater de frente’ com gigante como Netflix, Disney+ e Amazon Prime Video.

No entanto, a empresa ainda está devagar com sua plataforma. Lançou séries e filmes originais, alguns de bastante sucesso, mas ainda não decolou a ponto de se aproximar da base de assinantes dos concorrentes.

Séries como “The Morning Show”, “Ted Lasso” e “For All Mankind” e filmes como “Greyhound”, “Palmer” e “Wolfwalkers” são alguns exemplos de atrações disponíveis no catálogo.

O Globoplay afirma que os clientes aptos para a ofertar vão receber um código, a partir desta sexta-feira, 30 de abril.

Consumidores poderão acessar o Apple TV+ pelo iPhone, iPad, Apple TV, iPod touch, Mac, Smart TVs Samsung, LG, Sony e VIZIO, dispositivos Roku e Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV e os consoles PlayStation e Xbox.

Com informações de Assessoria de Imprensa Globo

LG vai demitir 700 funcionários no Brasil

Após acumular anos de prejuízos, empresa anunciou a saída do concorrido mercado de smartphones.

LG vai demitir 700 funcionários no Brasil

Nesta quinta-feira, 29 de abril, a fabricante LG aprovou a proposta do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) para pagar a indenização de R$ 37,5 milhões aos 700 funcionários que serão demitidos.

A demissão em massa será na fábrica da empresa sul-coreana em Taubaté, no interior do estado de São Paulo.

A proposta apresentada é 46% superior ao que foi apresentado inicialmente pela LG, que era de R$ 25,7 milhões.

De acordo com o Sindmetau, o valor individual da indenização para cada um dos funcionários deve variar entre R$ 12 e R$ 73 mil.

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O cálculo leva em conta o salário, tempo de serviço e verbas rescisórias legais de cada demitido.

A proposta inclui ainda o programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e extensão do plano de saúde até janeiro do ano que vem.

As operações na fábrica serão encerradas no próximo dia 31 de julho.

Já a produção de computadores e monitores será transferida para Manaus, onde há maiores incentivos fiscais para a fabricante.

No último dia 12 de abril, os funcionários da fábrica haviam entrado em greve, dias após o anúncio da interrupção da fabricação de smartphones pela LG em todo o mundo.

A paralisação foi motivada após a apresentação da primeira proposta.

Na época, a LG afirmou ao sindicato que os benefícios já estavam no limite do que poderia oferecer aos funcionários.

A LG já foi uma das maiores empresas de produção de smartphones do mundo, ao lado da Samsung e Apple.

Entretanto, a empresa não resistiu à concorrência das chinesas Huawei e Xiaomi.

A LG vinha apresentando prejuízos no mercado de celulares desde 2015.

“A decisão estratégica da LG de sair do setor de telefonia móvel incrivelmente competitivo permitirá à empresa concentrar recursos em áreas de crescimento, como componentes de veículos elétricos, dispositivos conectados, casas inteligentes, robótica, inteligência artificial e soluções business-to-business, bem como plataformas e serviços”, afirmou a companhia em comunicado.

Com informações de Valor.

Huawei registra diminuição de 16,5% da receita no primeiro trimestre de 2021

Registro de queda acontece após empresa vender unidade de dispositivos móveis, Honor, em novembro do ano passado.

Logomarca Huawei com o fundo preto
Reprodução: Huawei

A Huawei divulgou nesta semana seus resultados financeiros do primeiro trimestre deste ano. A empresa afirma que gerou CNY 152,2 bilhões, o equivalente a US$ 23,18 bilhões em receita.

O resultado é 16,5% menor do que o registrado nos primeiros três meses de 2020. Por outro lado, a divisão de Network Businesses vem de constante crescimento, enquanto a receita de Consumer Business também registrou queda.

Como explicação para isso, a Huawei diz que parte desse resultado se deve a venda, em novembro do ano passado, da unidade de dispositivos inteligentes, Honor.

Já a margem de lucro líquido da Huawei cresceu 3,8%, para 11,1%. Para a companhia, isso é resultados de seus esforços para a melhoria da qualidade de suas operações e eficiência da gestão. Esse crescimento também vem sustentado por uma receita de royalties de patentes de US$ 600 milhões.

Registro de queda acontece após empresa vender unidade de dispositivos móveis, Honor, em novembro do ano passado.

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Eric Xu, presidente rotativo da Huawei, acredita que o ano será de desafios, mas que também será o momento em que a estratégia de futuro da empresa começará a ganhar forma.

“Agradecemos aos nossos clientes e parceiros pela confiança contínua. Independentemente dos desafios que surgirem, continuaremos a manter a resiliência do nosso negócio. Não apenas para sobreviver, mas de forma sustentável. Como sempre, continuaremos focados nas necessidades de nossos clientes e continuar entregando valor de negócio prático”, afirma.

Uma das principais metas da Huawei é conseguir explorar, de forma integral, todo o potencial do 5G. Nesse sentido, a companhia vem contribuindo para que as operadoras consigam implementar suas redes de quinta geração para redes móveis e de banda larga em todo o mundo.

Com isso, a empresa espera atender as demandas dos consumidores e da indústria, além de aumentar sua eficiência de entrega.

“Como sempre, continuamos comprometidos com a inovação tecnológica e investindo fortemente em P&D à medida que trabalhamos para enfrentar os desafios de continuidade de fornecimento causados ​​por restrições de mercado”, complementa o presidente rotativo da companhia.

Com informações de Assessoria de Imprensa.

Operadoras rivais poderão acompanhar processo de venda da Oi Móvel

Negócio vem recebendo críticas de empresas concorrentes e entidades do setor.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aceitou os pedidos da Algar Telecom, Sercomtel, Associação NEO, Telcomp e Idec para acompanharem a análise da venda da Oi Móvel para as operadoras Claro, TIM (TIMS3) e Vivo (VIVT3).

Agora, as operadoras e as entidades passam a ser partes interessadas no processo que verifica se existirá um ato de concentração de mercado após a venda dos ativos móveis da Oi.

O Cade entendeu que o ingresso delas no processo permitirá que elas contribuam com a análise do processo.

Elas também poderão apresentar argumentos sobre o negócio, permitindo o máximo de conhecimento possível para balizar a decisão do órgão antitruste.

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“Tendo em vista o manifesto interesse por parte das postulantes e dada a possibilidade de serem afetadas pela decisão a ser adotada pelo Cade, conclui-se que são terceiros dotados de legítimo interesse pelo caso ora sob análise, constatação que autoriza o enquadramento do pleito”, afirma a Superintendência Geral do Cade.

Nas últimas semanas, Algar Telecom, Sercomtel, Associação NEO, Telcomp e Idec ingressaram com petições para acompanhar de perto as movimentações dentro do Cade, enquanto a venda da Oi Móvel é analisada.

A Algar Telecom, por exemplo, está preocupada com a possibilidade de o negócio aumentar as barreiras para a entrada e expansão de novos players no mercado nacional de telefonia móvel.

A Sercomtel quer ter acesso a informações mais detalhadas sobre o desmembramento da Oi Móvel, como os impactos no mercado de atacado e quais serão os acordos de não concorrência.

A Associação NEO considera a venda da Oi Móvel para a Claro, Vivo e TIM como uma estratégia coordenada sem precedentes entre as maiores operadoras do país, com o potencial para controlar o mercado da forma que desejarem.

A TelComp defende compromissos com a qualidade dos serviços prestados.

Finalmente, o Idec se preocupa com os preços dos serviços em áreas remotas do país e sem concorrência.

A análise da venda da Oi Móvel começou em março passado e deve se estender pelo resto do ano, com a decisão saindo até dezembro.

A conclusão do negócio também depende de aprovação regulatória da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Com informações de Teletime.

Mercado Livre oferta Paramount+ por até R$ 11,94 por mês

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Serviço de streaming reúne conteúdos do Showtime, Comedy Central, MTV, Nickelodeon, Nick Jr., Smithsonian Channel e Paramount Pictures.

Mercado Livre oferta Paramount+ por até R$ 11,94 por mês

A partir de uma nova parceria com a ViacomCBS, o Mercado Livre está oferecendo descontos entre 10% e 40% na assinatura do Paramount+.

Atualmente, a plataforma de streaming tem custo de R$ 19,90 por mês e oferece 7 dias de uso de graça.

O benefício de desconto está disponível para quem é cadastrado no Mercado Livre.

Quanto maior o nível do usuário no programa de fidelidade do Mercado Livre, maior é o desconto no preço de assinatura do Paramount+.

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O desconto pode chegar a até R$ 7,96, ficando a mensalidade do serviço por R$ 11,94/mês, conforme a seguir:

NívelDescontoValor mensal
110%R$ 17,91
215%R$ 16,92
315%R$ 16,92
420%R$ 15,92
530%R$ 13,93
640%R$ 11,94

Os valores acima foram calculados pelo Minha Operadora e podem apresentar diferença de centavos para mais ou para menos, dependendo do arredondamento utilizado pelo Mercado Livre.

O cliente sobe de nível conforme ele vai comprando ou vendendo produtos, baixando o aplicativo do site do Mercado Livre ou adicionando itens à lista de favoritos.

O desconto no Paramount+ é válido para novas assinaturas e o usuário pode cancelar quando quiser.

O valor é cobrado após os 7 dias de degustação gratuita.

O usuário pode pagar a assinatura por meio do saldo disponível no Mercado Pago (a carteira digital do Mercado Livre) ou por boleto bancário.

Oferta do Paramount+ no Mercado Livre

Além do Paramount+, o Mercado Livre também mantém parceria com o Disney+.

Entretanto, em vez de desconto no valor da assinatura, o cliente do Mercado Livre ganha entre 2 e 6 meses gratuitos de acesso à plataforma de streaming da Disney.

O novo Paramount+ foi lançado no Brasil no último dia 4 de março.

A versão repaginada do serviço herdou os títulos da antiga plataforma e incluiu mais produções dos canais Showtime, Comedy Central, MTV, Nickelodeon, Nick Jr. e Smithsonian Channel, todos pertencentes ao conglomerado ViacomCBS.

A plataforma conta ainda com os filmes do catálogo da Paramount Pictures.

Ele pode ser assinado diretamente pelo site ou aplicativo do Paramount+ ou por meio de parcerias, como é o caso do Mercado Livre.

Aproveitando a onda do 5G, Nokia vê ações crescerem 16%

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Veja qual a explicação da alta.

Logomarca da Nokia com o escrito "Connecting People"
Reprodução: NOKIA

A Nokia, empresa de infraestrutura e tecnologia de telecomunicações, viu suas ações subirem 16%, com a alta nas vendas de equipamentos 5G no primeiro trimestre deste ano.

Resultados positivos como esse também vêm sendo alcançados pela sua rival, a Ericsson, à medida que mais operadoras passam a adotar a rede 5G.

Em contrapartida, a empresa chinesa Huawei está enfrentando cada vez mais restrições de governos mundo a fora, que manifestam preocupação com a segurança nacional.

O presidente-executivo da Nokia, Pekka Lundmark, afirma que a demanda pelo 5G vem aumentando ao longo de 2021, assim como de infraestrutura de rede, que está ligada a conexões de fibra para residências e escritórios.

Quando assumiu o cargo, no ano passado, Lundmark cortou empregos e corrigiu alguns erros da gestão anterior, relacionados a produtos, o que acabou gerando impacto nos planos da Nokia ligados ao 5G e nos preços das ações.

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Um exemplo disso, é que a receita trimestral da empresa subiu 3%, para 5,08 bilhões de euros, superando as expectativas de analistas, que eram de 4,72 bilhões, segundo dados da Refinitiv. Já as vendas de infraestrutura de rede cresceram 28%, para 1,73 bilhão de euros.

Para o analista de CCS insight, Richard Webb, os resultados mostram um bom começo de ano para a empresa. Ele destaca que a margem operacional de 11% revela um impacto positivo decorrente da reestruturação pela qual a Nokia está passando.

No entanto, o crescimento no segundo semestre do ano deve ser prejudicado. Isso porque a Nokia perdeu parte de um contrato com a Verizon e viu a Samsung fechar um contrato de US$ 6 bilhões com a operadora.

O lucro trimestral por ação teve um aumento de 5 centavos de euro. Já o lucro ajustado foi de 7 centavos de euro por ação, quando as expectativas dos analistas era de um lucro ajustado de 1 centavo de euro.

“Este deveria ser um ano ruim, mas agora começou bem… o mercado claramente acredita nos objetivos da Nokia mais do que antes e talvez até os veja como um tanto conservadores porque o primeiro trimestre foi muito forte”, disse o analista da OP Markets, Kimmo Stenvall.

Com informações de Reuters.