29/03/2024

Banir Huawei no Brasil é difícil, diz Mourão

Vice-presidente lembra que a fabricante chinesa já atua no país há mais de dez anos.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a repercussão do banimento da Huawei no Reino Unido, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, comentou a possibilidade de proibir a fabricante chinesa nas redes móveis brasileiras.

Em entrevista para o UOL, ele afirmou que é “difícil banir a Huawei” do leilão do 5G no país.

“A Huawei já está aqui. A Huawei já está há mais de 10 anos aqui no Brasil. Parte da nossa rede de 4G usa os equipamentos da Huawei. As nossas operadoras não podem da noite para o dia simplesmente retirar isso” afirmou o vice-presidente.

Espera-se que a fabricante tenha papel fundamental nas redes de telefonia na América Latina e Brasil, apesar do forte lobby dos Estados Unidos.

O governo de Donald Trump está, até mesmo, disposto a financiar a rede 5G do Brasil, desde que a Huawei fique de fora.

Os americanos já sinalizaram que a cooperação em áreas de defesa e inteligência pode ser comprometida se o Brasil fizer negócios com fornecedores que eles consideram “não confiáveis”.

Por outro lado, uma sanção à Huawei poderia azedar a relação comercial com a China, o que poderia ter impacto negativo no agronegócio brasileiro.

VIU ISSO?

–> Só Brasil fala em restringir Huawei, diz dona da Claro

–> Vivo é citada pelo governo dos Estados Unidos

–> Leilão do 5G fica para 2021

Apesar de Mourão e outros membros do governo, como os ministros Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e Paulo Guedes, da economia, afirmarem publicamente suas opiniões a favor da Huawei na infraestrutura 5G do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro se mantém neutro sobre o tema.

Segundo Fabio Faria, atual ministro das Comunicações, a questão da fabricante chinesa será decidida apenas no ano que vem e que a palavra final será de Bolsonaro.

Com informações de UOL.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários