23/04/2024

Espectro do 4G deve esgotar até 2023, alerta Nokia

Fabricante enviou o comunicado para a consulta pública do MCTIC sobre as políticas para o 5G, divulgada na última semana.

Imagem: Pixabay

Seria o prazo final para a chegada e viabilização do 5G? Na consulta pública do MCTIC sobre políticas para o 5G, a fabricante de telecomunicações Nokia escreveu um alerta e afirmou que o espectro 4G deve sofrer um esgotamento de capacidade até 2023 nos grandes centros urbanos.

Como solução, a empresa sugere que novas faixas sejam distribuídas o mais rápido possível, só assim a conectividade de quinta geração poderá ser ativada. Para a Nokia, é fundamental que cada operadora tenha 100 MHz nas faixas de 3,5 GHz.

Entretanto, é justamente o uso da faixa de 3,5 GHz que gera polêmica por conta da interferência na Banda C, que pode afetar as TVs via satélite.

A Nokia explica que o espectro inferior a 1 GHz deve ser utilizado para aplicações de baixa latência e áreas extensas, enquanto a banda 2,3 GHz deve ficar para B2B.

VIU ISSO?
Nokia antecipa que leilão de 5G do Brasil será o maior do mundo
iPhone tem o 4G mais rápido no Brasil
Brasil teve 47 ativações 4G a cada um minuto no primeiro semestre

Recentemente, Wilson Cardoso, diretor de soluções da Nokia, afirmou que o leilão de 5G no Brasil pode ser um dos maiores do mundo. Ele defendeu que a realização seja logo no início de 2020 e justificou sua fala com base na possível venda das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz e 26 GHz no mesmo certame.

Na contribuição ao MCTIC, a Nokia cobrou também estudos para destinação do 28 GHz ao SLP. A marca defende que o destino primário para os serviços de satélite deve ser respeitado.

Outra sugestão foi a venda das bandas 700 MHz APT e 600 MHz, as duas abaixo de 1 GHz. Trata-se de uma boa oportunidade para se alinhar com a Europa, Canadá, Estados Unidos e México.

A desregulamentação do segmento também foi destacada pela Nokia. Afinal, é necessário facilitar a instalação de novas antenas para viabilizar e desenvolver o 5G. Até 2025, o estimado é que as operadoras terão que instalar 180 mil estações de rabiobase 5G.

Com informações do Tele.Síntese

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários