17/12/2025
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São Paulo ganha ponto comercial com Wi-Fi 6

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Tecnologia comporta 250 usuários conectados simultaneamente a uma velocidade de 1 Gbps cada.

São Paulo ganha ponto comercial com Wi-Fi 6

A Linktel instalou o primeiro ponto comercial da empresa na cidade de São Paulo que oferta a tecnologia Wi-Fi 6 (padrão IEEE 802.11 ax).

A novidade permite que 250 usuários acessem a internet de forma simultânea, com cada um deles navegando na velocidade de 1 Gbps.

O ponto está localizado no Brascan Open Mall, situado na zona oeste da capital paulista.

A tecnologia utilizada é a da Ruckus Commscope, que oferece cobertura de rede abrangendo a área externa do centro comercial de 7 mil m², inclusive nos restaurantes.

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O local foi escolhido por receber um público ligado a empresas de tecnologia e finanças da região, além de ser um lugar de referência de consumo, gastronomia e entretenimento.

O Wi-Fi 6 é visto pela empresa como uma opção complementar à chegada do 5G.

A tecnologia possui uma gestão mais eficiente de rede, principalmente para casos de maior demanda de dados e densidade de usuários.

Porém, é importante destacar que o dispositivo também precisa ser compatível com o novo padrão de rede sem fio.

Caso contrário, os aparelhos se conectam à rede por meio do Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 4.

Linktel

A Linktel é uma operadora que oferece acesso à internet por meio de hotspots Wi-Fi em locais públicos, em mais de 11 mil pontos pelo país, como aeroportos, shoppings, arenas esportivas, praças, restaurantes e cafés, entre outros.

Recentemente, a Linktel anunciou uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para oferecer acesso em locais públicos ao Eduroam, uma rede segura e exclusiva para a comunidade acadêmica.

Um ponto já está disponível no Aeroporto Internacional de Salvador, com a expectativa de expandir a oferta da rede acadêmica para mais cidades.

Com informações de Teletime.

Brisanet pode arrecadar R$ 1,5 bilhão com venda de ações na Bolsa

Investidores podem fazer reserva de papéis a partir da próxima sexta-feira.

Brisanet pode arrecadar 1,5 bilhão com venda de ações na Bolsa

Na próxima sexta-feira, 16 de julho, investidores poderão entrar com pedido de reserva de ações do provedor regional Brisanet.

A empresa está se preparando para realizar a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Valores (B3), sob o código de BRIT3.

A estreia da Brisanet na B3 está prevista para o próximo dia 29 de julho.

O período de reserva de papéis seguirá até o dia 26 de julho, com a fixação do valor das ações da Brisanet no dia seguinte.

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Segundo projeções da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os papéis do provedor terão preços entre R$ 13,92 e R$ 17,26.

A oferta consiste na emissão de 89,7 milhões de novas ações, podendo a empresa captar mais de R$ 1,5 bilhão.

A Brisanet poderá emitir um lote suplementar de até 15% do total, ou 13,4 milhões de novas ações ordinárias, caso necessário.

A operação é coordenada pelo Santander, XP Investimentos, BTG Pactual, UBS e Bradesco BBI.

O dinheiro levantado na venda de ações será utilizado para expandir a rede de fibra do provedor cearense, além de aportar capital na Agility Telecom (controladora da Brisanet).

Unifique

A Brisanet não é o único provedor a estrear na Bolsa de Valores neste mês.

Nesta segunda-feira, 12 de julho, a catarinense Unifique (FIQE3) também abriu o período de reserva de ações, com estreia prevista para o próximo dia 27 de julho.

A Unifique pode levantar em torno de R$ 898,9 milhões a partir da emissão de 95,1 milhões de ações.

Apesar da expectativa de crescimento e retorno aos acionistas nesse tipo de investimento, a reserva de ações só deve ser feita por investidores que já conhecem e têm experiência em processos de IPO.

Com informações de Teletime.

Netflix promete lançar produções brasileiras todos os meses

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Na lista estão séries, documentários, filmes e reality shows. Confira o trailer.

Netflix promete lançar produções brasileiras todos os meses

A partir deste mês de julho, a Netflix pretende lançar todos meses (até o fim de 2021), com exclusividade na plataforma de streaming, séries, documentários, filmes e reality shows produzidos no Brasil.

Na lista de estreias está, por exemplo, a segunda temporada de “Sintonia”, que tem como cenário a comunidade periférica de São Paulo.

“Abrir essa janela e mostrar para o mundo como vivemos e como nos articulamos é muito importante para mostrar que o Brasil é um país diverso em seu DNA; que seu povo e suas histórias são muito mais que estereótipos”, celebra o ator Christian Malheiros, intérprete de Nando na série.

Na categoria filmes, tem o “Confissões de Uma Garota Excluída”, que traz no elenco Klara Castanho, Julia Gomes, Fernanda Concon e Kiria Malheiros.

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Tem ainda os longas “Amor Sem Medida”, comédia romântica com o ator Leandro Hassum; e “Diários de Intercâmbio”, protagonizado por Thati Lopes e Larissa Manoela (que lançou recentemente uma MVNO).

“Nós, brasileiros, temos algo único, que é o calor humano, a forma intensa de nos doarmos para as experiências, para as sensações, os sentimentos. E o filme fala sobre isso, trazendo esse desejo de aprender sobre outras culturas, além da vontade de se desafiar e se testar em situações pouco confortáveis, em outro idioma”, comenta Larissa.

A Netflix também pretende lançar a série documental “É o Amor: Família Camargo”, mostrando o cotidiano e intimidade da família do cantor Zezé di Camargo, incluindo a filha Wanessa Camargo.

“Foi realmente uma experiência inusitada e maravilhosa gravar a série. Até agora, estou bastante impressionado com a excelência desta produção, uma produção brasileira, o que é muito bom! Jamais imaginei que seria capaz de fazer um trabalho como esse, em formato documental, mostrando nossa rotina, nossa intimidade em casa e como lidamos com situações adversas e emoções”, celebra Zezé.

Ainda nas produções documentais tem “João de Deus”, que conta a história do homem por trás das conhecidas cirurgias espirituais e que esteve envolvido em um escândalo de assédio sexual.

Também está na lista o show “Emicida: AmarElo – Ao Vivo”, com estreia em 15 de julho.

Finalmente, tem os reality shows “Casamento às Cegas Brasil” e “Brincando com Fogo Brasil”, este último com estreia prevista para o próximo dia 21 de julho.

A Netflix lançou um trailer apresentando cenas inéditas dos lançamentos previstos.

Com informações de Assessoria de Imprensa Netflix.

Internet lenta? Ministério Público obriga operadoras a ressarcir clientes

Medida partiu do estado de Santa Catarina e beneficia clientes da Oi, Vivo, Claro e TIM.

Internet lenta? Ministério Público obriga operadoras a ressarcir clientes

A Justiça Federal de Santa Catarina condenou as operadoras Oi, Vivo, Claro e TIM a ressarcir clientes que tiveram redução na velocidade da internet contratada.

A decisão é fruto de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF-SP).

A medida beneficia os clientes das operadoras residentes em Santa Catarina.

Segundo a decisão da Justiça, as empresas deverão devolver o valor dos serviços cobrado quando as velocidades instantâneas mínimas de conexão no período de pico (entre 10h e 22h), previstas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não são cumpridas.

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De acordo com Carlos Augusto de Amorim Dutra, procurador da República em Santa Catarina, consumidores de várias localidades catarinenses têm procurado os Procons municipais para denunciar problemas com a velocidade da internet.

Há relatos de constantes instabilidades e até emissão de faturas mesmo quando o serviço não é prestado.

O MPF-SC também apurou que as operadoras comercializam pacotes com base apenas na velocidade máxima de conexão, mas sem fazer qualquer referência a eventuais variações na velocidade por questões técnicas.

“Tal prática, além de caracterizar propaganda enganosa, induz o consumidor a erro no que toca à natureza, características e qualidade do serviço, vez que prejudica seu conhecimento sobre o conteúdo do serviço, gerando uma expectativa do recebimento integral da velocidade contratada”, afirmou Augusto.

A Justiça também obrigou as operadoras a disponibilizarem gratuitamente aos clientes equipamentos e aplicativos para medir a velocidade da internet fixa e móvel.

A decisão se estende também para a Anatel, que deverá informar os consumidores sobre esses equipamentos e aplicativos, bem como fiscalizar o cumprimento das determinações feitas às operadoras.

De acordo com o regulamento atual da Anatel, a velocidade contratada pode ser 80% na média e até 40% em momentos de pico.

Antes da decisão da Justiça, a superintendente de relações com os consumidores da agência reguladora, Elisa Leonel, já havia afirmado que a Anatel pretende passar a cobrar mais transparência das operadoras na hora de comercializar planos de internet.

Um novo regulamento de proteção ao consumidor deve ser publicado pela agência até o final do ano.

Com informações de Ministério Público Federal.

Leilão do 5G pode ficar para setembro, reconhece Fábio Faria

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Proposta de edital segue sob análise do Tribunal de Contas da União.

Leilão do 5G pode ficar para setembro, reconhece Fábio Faria

Nesta segunda-feira, 12 de julho, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, reconheceu que a publicação do edital para o leilão de frequências do 5G poderá ter um prazo de dois ou três meses, ou seja, até o final de setembro.

Este prazo começou a ser contado oficialmente há cerca de duas semanas.

A afirmação foi feita durante entrevista para a rádio 89FM, do estado do Rio Grande do Norte (vídeo no final da matéria).

Desde que assumiu o Ministério das Comunicações, Faria prometia que o leilão seria realizado ainda no primeiro semestre deste ano.

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Porém, com os atrasos na liberação do edital pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com a demora na aprovação da minuta pelo Tribunal de Contas da União (TCU), esse prazo foi mudando nas últimas semanas, inicialmente para julho, depois agosto, e agora setembro.

A proposta de edital do leilão está com o TCU desde o final de março.

Entretanto, o tribunal de contas afirma que o prazo começou a ser contado apenas a partir de 25 de junho, após a Anatel entregar todos os documentos e prestar todos os esclarecimentos solicitados pelo TCU.

Normalmente, o órgão tem um prazo de 150 dias para analisar licitações.

Porém, em fevereiro passado, ministros do tribunal de contas chegaram a prometer um prazo de 60 dias para liberar o edital.

Agora, o TCU projeta 90 dias, podendo o prazo ser estendido a depender da decisão do ministro relator, Raimundo Carreiro.

Segundo Fábio Faria, o TCU está ciente da urgência da realização do leilão e que não acredita que a aprovação vai demorar tanto.

“Mas eu acredito, diante das conversas que tenho tido com ministros do TCU, semana passada falei com todos, que eles vão acelerar o prazo”, afirmou o ministro.

É importante destacar que após a aprovação do TCU, o edital ainda deverá passar por ajustes na Anatel, podendo demorar cerca de 30 dias, caso as solicitações de mudanças não sejam extensas.

Além disso, a agência deverá estipular um prazo após a publicação do texto final do edital, para que as empresas possam fazer questionamentos, antes da realização do leilão.

Confira abaixo a entrevista do ministro Fábio Faria à rádio 89FM.

Com informações de Teletime.

Anatel começa a entrevistar consumidores sobre a qualidade dos serviços de telecom

Ideia é avaliar a satisfação geral dos clientes de telefonia, banda larga e TV por assinatura.

Anatel começa a entrevistar consumidores sobre a qualidade dos serviços de telecom

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a entrevistar por telefone clientes das operadoras Algar Telecom, Brisanet, Claro, MOB Telecom, Oi, SKY, TIM, Unifique e Vivo.

A iniciativa visa coletar dados para a “Pesquisa para Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida Junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações 2021”.

A entrevista tem duração média de 10 minutos, na qual são feitas perguntas sobre os serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV Paga.

Neste ano, um novo modelo de questionário foi adotado pela Anatel, em que os clientes poderão avaliar a satisfação geral com a prestação dos serviços, a qualidade do atendimento das empresas, além de outras informações sobre o serviço contratado, incluindo funcionamento, cobranças e recargas.

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A pesquisa também coleta dados para efeitos de classificação do perfil sociodemográfico dos consumidores, como idade, renda e escolaridade.

A agência reguladora alerta que nestas entrevistas não são solicitados dados pessoais, como número de documentos, e-mail para contato, endereço residencial, número de cartões de crédito, dados de contas bancárias ou senhas.

A expectativa é entrevistar 82 mil consumidores de todo o país.

O objetivo é aperfeiçoar a análise do resultado e melhorar as decisões da Anatel.

“Os resultados do levantamento são utilizados pela Anatel com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho da instituição e de prestar informações sobre o desempenho dos serviços para a sociedade. Os resultados permitem comparar, por unidade da federação, a satisfação e percepção de qualidade dos consumidores por prestadora e por serviço”, explicou a agência.

Esta é a sétima edição da pesquisa, com a previsão de divulgação dos resultados no primeiro trimestre de 2022.

Na última edição da “Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2020”, a operadora Claro foi escolhida como a melhor operadora do país, segundo os entrevistados.

Com informações de Anatel.

Cuba restringe uso da internet pela população para conter protestos

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Manifestantes lutam contra a escassez de alimentos, o aumento de preços e a forma como o governo lidou com a Covid-19.

Cuba restringe uso de internet da população para conter protestos
Imagem: BBC/Reprodução

Diante dos protestos contra o governo, Cuba passou a limitar o acesso à internet móvel da população.

O serviço de telefonia celular foi lançado na ilha em dezembro de 2018, mas é ofertado pela Etecsa, uma empresa estatal de telecomunicações.

De acordo com o site de monitoramento Netblocks, o acesso a aplicativos como WhatsApp, Facebook, Instagram e Telegram foi restringido nos servidores da Etecsa.

O apagão nas telecomunicações em Cuba visa tentar reduzir a força dos protestos que acontecem desde o último domingo, 11 de julho.

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Os cubanos reclamam da falta de alimentos, do aumento de preços, do colapso da economia e a forma como o governo tem combatido a pandemia.

Nas últimas semanas, o país tem registrado recordes no número de casos de Covid-19.

A internet móvel era o principal meio para que a população tivesse acesso a notícias independentes, o que aumentou o mal-estar dos cubanos após os protestos.

Cerca de 100 pessoas já foram presas durante as manifestações.

Sem o serviço de mensagens, parentes se aglomeram na frente de delegacias para receber notícias de presos durante os protestos.

Estas são as maiores manifestações em Cuba da última década. Os protestos são raros no país.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, chamou os protestantes de “mercenários” e “contrarrevolucionários” e que a escassez no país é provocada pelas sanções americanas em vigor desde 1962.

Já o ministro das Relações Exteriores do país alegou que as manifestações foram financiadas e instigadas pelos Estados Unidos.

“O povo cubano está defendendo com bravura os direitos fundamentais e universais”, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Nos últimos anos, outros países também adotaram a medida antidemocrática de bloquear a internet para reprimir protestos, como é o caso da Índia, Irã e Sudão.

Com informações de BBC.

DirecTV Go e SKY Play anunciam série com exclusividade

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Mais uma vez, as duas empresas se unem para trazer conteúdo inédito no streaming; conheça a novidade e saiba os detalhes.

Cartaz da série Debris, lançamento no SKY Play e DirecTV Go.
Imagem: Divulgação NBC

Mais uma vez, SKY e DirecTV Go se uniram para trazer um conteúdo com exclusividade para seus assinantes brasileiros. Para quem não é familiarizado, as duas empresas estão ‘debaixo’ do guarda-chuva da Vrio Corp., empresa da norte-americana AT&T.

Enquanto a primeira fornece os tradicionais serviços de TV por assinatura, a segunda é uma espécie de IPTV legalizada.

Isso significa que para ter acesso ao DirecTV Go, os assinantes vão precisar de uma TV adaptada ou mesmo uma Smart TV com suporte ao app. Feito isso, é só fazer a assinatura de R$ 69,90 e aproveitar o catálogo de emissoras diretamente pelo aplicativo.

É possível ainda somar ao catálogo com os canais à la carte e pagar o custo extra de cada opção oferecida.

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No DirecTV Go, há ainda o acervo de conteúdo sob demanda, com produções dos canais do serviço, assim como os conteúdos exclusivos negociados pela marca.

Um deles é a série Debris, criação de JH Wyman, conhecido pelo cargo de showrunner na série Fringe, grande sucesso nos 2000.

Na trama, dois agentes federais de personalidades distintas investigam e recuperam objetos de uma nave espacial caída na terra. Ao longo dos episódios, ambos se envolvem na grande conspiração sobre os artefatos.

Além do DirecTV Go, todos os clientes da SKY poderão assistir a primeira temporada exclusivamente pelo SKY Play, app de vídeo sob demanda da operadora.

Até mesmo os pré-pagos terão acesso, contanto que estejam com recarga ativa.

O app já conta 53 canais ao vivo via streaming e uma biblioteca com mais de 10 mil conteúdos.

Algumas produções dependem do pacote do assinante para serem liberadas no app. Outras ficam disponíveis para todos, como é o caso da série Debris, lançamento.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY Brasil

Promoção: SKY pretende sortear smartphones e ‘kits cinema’ para assinantes

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Prêmios serão distribuídos para clientes pós e pré-pago com recarga ativa.

Promoção: SKY pretende sortear smartphones e 'kits cinema' para assinantes

A operadora SKY acaba de anunciar o lançamento da promoção “Fanáticos por Cinema”.

A oferta está disponível para clientes pós-pagos que possuem o canal Telecine contratado no pacote.

Para os clientes pré, é preciso ter ativado e quitado um pacote com o canal Telecine, como o Recarga Programada 30 dias (Smart +Telecine, Smart + Cinema, Master + Telecine, Master + Cinema), Recarga combo 3, 7, 15 e 30 dias (Smart +Telecine, Smart + Cinema, Master + Telecine, Master + Cinema) ou Recarga Avulsa 3, 7, 15 e 30 dias (Telecine – 06 canais e Cinema).

O período da promoção se encerra às 23h59 do dia 1º de setembro de 2021.

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De acordo com a operadora, seis clientes vão ganhar um smartphone Galaxy S20, da Samsung, no valor de R$ 3.000 (ou outro aparelho de igual ou valor aproximado).

Serão quatro celulares sorteados para clientes pós-pago e dois para pré-pago.

Além disso, a SKY pretende sortear 315 “kits cinema”, que inclui almofada, copos e balde de pipoca, sendo 215 para assinantes pós e 100 para clientes pré.

Para participar, os interessados precisam se inscrever no hotsite da promoção, pelo aplicativo da SKY ou enviar um SMS com o CPF do titular da assinatura ou recarga para o número 30126.

A SKY explica que o cliente pós-pago que tiver o canal Telecine por dois ou mais meses ou pagarem a fatura por meios digitais recebem três números extras, aumentando as chances de ser sorteado.

Já os clientes pré podem aumentar as chances de ganhar o prêmio ao ter dois meses ou mais de recarga programada do pacote Telecine, Cinema ou que tiveram uma recarga programada ativa.

Os vencedores da promoção serão divulgados até o dia 30 de setembro no hotsite da promoção “Fanáticos por Cinema”.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

Oi economiza milhões com reciclagem de modens e decodificadores

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Somente no ano passado, a operadora recondicionou mais de 150 mil equipamentos.

Oi economiza milhões com a reciclagem de modens e decodificadores

De acordo com o “Relatório de Sustentabilidade 2020“, a Oi economizou R$ 45 milhões com o processo de reciclagem e recuperação de equipamentos de telecom.

A operadora possui um programa que coleta em lojas físicas produtos eletrônicos, baterias e celulares sem uso e descartados por clientes.

O documento afirma que a operadora recuperou no ano passado 150 mil unidades de equipamentos de fibra (FTTH) e 7,4 equipamentos de dados, utilizados em serviços de internet banda larga e TV por assinatura.

Durante o recondicionamento, o equipamento descartado é reparado, atualizado e higienizado, podendo voltar a ser utilizado por outro usuário.

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O programa de logística reversa busca reduzir custos além de minimizar o impacto ambiental, uma vez que esses equipamentos podem conter materiais tóxicos.

Ao jogar no lixo, os equipamentos podem contaminar o ambiente com elementos como mercúrio, berílio, chumbo ou lítio.

Neste ano, a empresa tem a meta de recondicionar 328,7 mil equipamentos, o que pode garantir uma economia de R$ 66,2 milhões.

Além do programa de reciclagem, a Oi já utiliza 50% de energia renovável proveniente de fontes de biomassa, solar e hídrica.

A operadora pretende atingir a marca de 80% de uso energético de fontes limpas até 2022 e de 100% até 2025.

A Oi também é signatária do Pacto Global, desde 2009 – que busca alinhar as ações da Oi com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -, além de apoiar um programa em prol da redução das mudanças climáticas por meio da gestão de carbono na atmosfera.

Outras iniciativas de reciclagem

A Oi não é a única operadora a adotar políticas de reuso de equipamentos.

A Vivo, por exemplo, também tem um programa de coleta e recondicionamento de equipamentos utilizados na internet fixa e TV Paga.

Até o fim deste ano, a Vivo pretende recondicionar 1,5 milhão de modens e decodificadores.

Além das empresas, o Ministério das Comunicações (MCom) também incentiva a prática da reciclagem, recebendo na sede da pasta produtos eletrônicos para recondicionamento e posterior doação para projetos de inclusão digital.

Com informações de Telesíntese e Relações com Investidores Oi.