26/04/2024

Acessibilidade à internet continua desigual no mundo, diz ONU

Acesso a telefones celulares melhorou, mas ainda existem lacunas na conectividade da população de muitos países.

Apesar da popularização dos smartphones, o mundo ainda é muito desigual sob o ponto de vista da conectividade. De acordo com um novo relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 19% da população de países em desenvolvimento têm acesso à internet.

O número é muito diferente dos países desenvolvidos, em que 87% da população é conectada.

Segundo a ONU, o principal causador dessa desigualdade é o alto custo da internet. Em 2016, enquanto em países desenvolvidos o preço da conexão era de 3% do PIB per capita, em certos países em desenvolvimento esse número chega a 30%.

Entre todas as regiões analisadas, os prebanda larga fixaços mais altos estão na África. O custo anual do acesso à banda larga fixa ultrapassa 1.700% do PIB per capita na República Centro-Africana. Nos Estados Unidos este percentual é de 0,8%.

VIU ISSO?

–> Cerca de metade da população mundial não tem acesso à internet

–> Internet gratuita deveria ser um direito humano básico, diz estudo

–> Operadoras auxiliam campos de refugiados com cobertura, diz ONU

Além disso, existem disparidades na infraestrutura de telecomunicações entre regiões urbanas e rurais. Em países como Índia, Quirguistão e Moldávi, o uso de banda larga em grandes cidades é tão alto quanto em países desenvolvidos. Já nas áreas mais afastadas dos centros urbanos o índice é um dos mais baixos do mundo.

A organização defende que garantir a acessibilidade ajuda a melhorar governança nos países e facilitar a participação da população, ajudando indivíduos e grupos a expressar suas opiniões e reivindicarem causas comuns. Esse desenvolvimento sustentável só pode ser realizado, no entanto, se todos tiverem acesso à internet.

Com informações de ONU.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários