19/04/2024

Wi-Fi 6: Internet melhor e mais rápida está chegando

Upgrade de redes sem fio provavelmente chegará antes do 5G e oferecerá mais velocidade de transferência e maior alcance.

Apesar de todo hype em torno da tecnologia 5G, o futuro da conectividade sem fio em residências, empresas e locais públicos utilizará uma nova tecnologia ainda pouco divulgada: o Wi-Fi 6. O novo protocolo de rede sem fio não apenas aumentará a velocidade de transferência de dados, mas também abrangerá uma área de cobertura maior, sem sofrer interferências com redes vizinhas.

O Wi-Fi 6, ou 802.11ax, é a sexta versão do padrão 802.11 para transmissões sem fio. A tecnologia oferece velocidades mais rápidas do que as tecnologias anteriores nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. Ela permitirá que usuários acessem internet em áreas com múltiplos usuários sem comprometer a vida útil da bateria de dispositivos móveis.

O Wi-Fi 5 já proporciona velocidades mais rápidas, mas com este aumento da velocidade, as pessoas começaram a encontrar ainda mais usos para a internet sem fio. Entretanto, a tecnologia atual apenas permite que o roteador se conecte a um dispositivo por vez, enviando e recebendo pequenos pacotes de informações antes de passar para o próximo. Isso significa que, quanto mais dispositivos houver em uma determinada rede Wi-Fi, mais lento o sinal ficará.

Junte a quantidade de smartphones, assistentes virtuais, smart TVs, notebooks e outros aparelhos conectados nas casas das famílias brasileiras hoje em dia. Quanto mais dispositivos, o sinal do Wi-Fi se torna cada vez mais congestionado.

Em teoria, roteadores com o Wi-Fi 6 serão quatro vezes mais rápidos em áreas onde vários dispositivos estão conectados na mesma rede, algo que nunca foi realizado antes, entregando 500 Mbps em cada antena do aparelho.

A sexta geração de Wi-Fi em conjunto com o 5G deverão transformar não apenas a experiência de consumidores, mas também a de governos e empresas. A necessidade de maior largura de banda e maior velocidade da internet é uma resposta à crescente demanda mundial por veículos autônomos, realidade virtual, entre outros dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

VIU ISSO?
–> Dicas de como melhorar o Wi-Fi da sua casa
–> O que fazer para que o sinal Wi-Fi funcione em todos os cômodos?
–> Google vai criar pontos de Wi-Fi gratuitos em todo o Brasil

Grandes companhias já apostam nessa tecnologia. A Qualcomm, por exemplo, lançou nesta terça-feira, 27, uma família de plataformas Wi-Fi 6 com a marca ‘Networking Pro Series’, desenvolvidas para melhorar experiência de conectividade sem fio para ser utilizada em uma ampla gama de aplicações.

As plataformas 1200, 800, 600 e 400, diferenciadas por formato, escala de aplicativo e necessidades de computação, foram projetadas para integrar diversos dispositivos simultâneos.

“O Wi-Fi 6 é uma reimaginação que transformou o modo como o Wi-Fi funciona, um salto adiante ao lado do 5G e projetado para acomodar o grande aumento de dispositivos conectados”, afirmou Nick Kucharewski, vice-presidente da Qualcomm.

Smartphones, como o Samsung Galaxy S10 já suporta Wi-Fi 6, e é provável que outras marcas sigam o exemplo em seus próximos lançamentos. Embora a disponibilidade de aparelhos habilitados deva permanecer pequena em 2019, a partir de 2020, os principais fabricantes globais de dispositivos começarão a adotar a nova geração de rede sem fio.

Portanto, se você está em busca de um novo roteador ou ponto de acesso sem fio e pode esperar mais um pouco, os primeiros dispositivos certificados para Wi-Fi 6 não devem demorar a chegar no Brasil. Muito provavelmente, os primeiros produtos chegarão em 2020, antes mesmo do sinal 5G.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários